10 Filmes sobre racismo

0
442
10 Filmes sobre racismo 5

Uma bela oportunidade para todo professor pode ser encontrada nas chamadas “Obras cinematográficas “. Sim, é isso mesmo!

Com isso, preparamos uma lista recheada de dicas para você que está prestes a montar o “brilhante” planejamento de aula. Quer conferir? Ótimo!

Mas, antes, que tal falarmos um pouco sobre o tema desta lista? Hoje iremos trabalhar com o Racismo, conceito de pessoas que são discriminadas, pela cor ou pelo modo de vestir-se, até mesmo por gênero sexual.

Filmes a sobre Racismo

O Racismo trás a sala de aula uma bela oportunidade de se trabalhar: Extinguir o Bullying em sala de aula, repeito entre alunos, e contextos históricos.

Professores de algumas áreas podem e precisam trabalhar este tema que, que desperta nas pessoas pensamentos de fatos passados.

O Demonstre adoraria mostrar essa atividade que você, professor ou professora, poderá trabalhar com os seus alunos. Vem com a gente.

Já pensou em juntar a turma em grupo? Agora, você já experimentou levá-la na sala de vídeo para uma bela sessão de cinema?. Lá vai uma dica para você: que tal expandir as atividades depois do filme?

Atividades com Filmes sobre Racismo

O interessante, antes de se preocupar com o conteúdo do filme, é mostrar aos alunos a realidade apresentada. Cada aluno aprende de um jeito e, portanto, é melhor fazer atividades de estilos diferentes.

Por exemplo: depois da exibição de filmes relacionados a racismo, você pode organizar um discurso a ser alimentado por questões pré-elaboradas por você, professor, e por questões levantadas pelos alunos de acordo com o que eles viram ou não no filme. Gostou da dica?

Lá vai outra. E se você, antes da exibição do filme, resolver introduzir o tema do mesmo? Interessante, não? Isso levantará questões, antes mesmo da tão esperada sessão. Então, com ou sem o debate, você terá “pano pra manga” para explorar o tema de maneira interdisciplinar.

Pensemos numa hipotética divisão do trabalho para filmes sobre racismo:

Nas aulas de Geografia, o professor poderá discutir onde aconteceu o filme, quais os países que mais apresentam índices de racismo.

Nas aulas de Matemática, o professor poderá fazer um levantamento do número confusões envolvendo o tema. E essa informação poderá ser repassada para os professores de  e de História para que os mesmos possam pensar em questões como: a história do racismo.

Enquanto isso, o professor de Literatura poderá mostrar obras sobre  o racismo em dias atuais.

Legal, não é? As possibilidades são infinitas. Então, antes que a gente se perca neste universo, que tal irmos direto aos títulos selecionados?

Filmes sobre Racismo: Histórias cruzadas (2011)

É um filme de drama, baseado no livro romance homônimo de Kathryn Stockett.

Sinopse do Filme sobre racismo: Histórias cruzadas (2011)

Jackson, pequena cidade no estado do Mississipi, anos 60. Skeeter (Emma Stone) é uma garota da sociedade que retorna determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte. Aibileen Clark (Viola Davis), a emprega da melhor amiga de Skeeter, é a primeira a conceder uma entrevista, o que desagrada a sociedade como um todo. Apesar das críticas, Skeeter e Aibileen continuam trabalhando juntas e, aos poucos, conseguem novas adesões.

Atividade sobre o filme Histórias cruzadas

Por muito tempo o racismo permaneceu de uma forma mais xenofóbica do que racial propriamente dita, permanecendo latente até a época de expansão das nações europeias. Iremos desenvolver uma atividade de história em relação ao filme.

Materiais: Caderno dos alunos.

Passo a passo da atividade sobre o filme Histórias cruzadas

  1. Após o filme fale com os alunos sobre este, explicando onde começou o racismo.
  2. Depois cada aluno vai desenvolver 10 atividades sobre a história do racismo.
  3. logo após os alunos vão trocar uns aos outros para responder as questões.
  4. Depois os alunos recebem para corrigir.

Filmes sobre Racismo: A outra historia americana(1998)

Um filme estadunidense de 1998 dirigido por Tony Kaye e escrito por David McKenna, com Edward Norton e Edward Furlong. Foi nomeado para o Oscar de Melhor Ator pela atuação de Norton.

Sinopse do Filme sobre racismo: A outra historia americana(1998)

Derek (Edward Norton) busca vazão para suas agruras tornando-se líder de uma gangue de racistas. A violência o leva a um assassinato, e ele é condenado pelo crime. Três anos mais tarde, ele sai da prisão e tem que convencer seu irmão (Edward Furlong), que está prestes a assumir a liderança do grupo, a não trilhar o mesmo caminho.

Atividade sobre o filme A outra historia americana

No passar dos tempos o pensamento das pessoas em relação ao racismo mudou bastante, hoje já existindo um grande respeito.

Materiais: Folha de papel em branco.

Passo a passo da atividade sobre o filme A outra historia americana

  1. Na disciplina de geografia assista o filme com os alunos, depois explique o filme.
  2. Entregue aos alunos uma folha de papel em branco, e peça que cada uma desenvolva um texto em relação ao racismo nos EUA.
  3. Logo após comente com os alunos sobre o entenderam com a atividade.

Filmes sobre Racismo: A cor púrpura (1985)

Um filme estadunidense de 1985, do gênero drama dirigido por Steven Spelbierg e baseado no romance epistolar da premiada afro-americana Alice Walker, que trata de questões de discriminação racial e sexual.

Sinopse do Filme sobre racismo: A cor púrpura (1985)

Georgia, 1909. Em uma pequena cidade Celie (Whoopi Goldberg), uma jovem com apenas 14 anos que foi violentada pelo pai, se torna mãe de duas crianças. Além de perder a capacidade de procriar, Celie imediatamente é separada dos filhos e da única pessoa no mundo que a ama, sua irmã, e é doada a “Mister” (Danny Glover), que a trata simultaneamente como escrava e companheira. Grande parte da brutalidade de Mister provêm por alimentar uma forte paixão por Shug Avery (Margaret Avery), uma sensual cantora de blues. Celie fica muito solitária e compartilha sua tristeza em cartas (a única forma de manter a sanidade em um mundo onde poucos a ouvem), primeiramente com Deus e depois com a irmã Nettie (Akosua Busia), missionária na África. Mas quando Shug, aliada à forte Sofia (Oprah Winfrey), esposa de Harpo (Willard E. Pugh), filho de Mister, entram na sua vida, Celie revela seu espírito brilhante, ganhando consciência do seu valor e das possibilidades que o mundo lhe oferece.

Atividade sobre o filme A cor púrpura

A maioria das pessoas ainda tem u certo medo de denunciar quando sofre racismo mas hoje existem muitos canais, para a denuncia.

Materiais: Quadro da sala de aula.

Passo a passo da atividade sobre o filme A cor púrpura

  1. Após o filme comente sobre o filme e pergunte onde os alunos ficaram com duvidas.
  2. Coloque no quadro no quadro alguns canais de como denunciar racismo.
  3. Mostre e explique aos alunos como denunciar e cria em discurso com os alunos.

Filmes sobre Racismo: Hotel Ruanda (2004)

O filme é uma coprodução da Itália, Reino Unido e África do Sul, e relata a história real de Paul Rusesabagina, que foi capaz de salvar a vida de 1268 pessoas durante o genocídio de Ruanda em 1994.

Sinopse do Filme sobre racismo: Hotel Ruanda (2004)

Em 1994 um conflito político em Ruanda levou à morte de quase um milhão de pessoas em apenas cem dias. Sem apoio dos demais países, os ruandenses tiveram que buscar saídas em seu próprio cotidiano para sobreviver. Uma delas foi oferecida por Paul Rusesabagina (Don Cheadle), que era gerente do hotel Milles Collines, localizado na capital do país. Contando apenas com sua coragem, Paul abrigou no hotel mais de 1200 pessoas durante o conflito.

Atividade sobre o filme Hotel Ruanda

É muito comum entre as pessoas, não entender que uma palavra ou gesto é relacionada ao racismo.

Materiais: data show.

Passo a passo da atividade sobre o filme Hotel Ruanda

  1. Depois de ter assistido o filme comente com os alunos sobre este.
  2. Com um data show, o professor vai mostrar imagens e texto que tem relação ao racismo e comentar co os alunos.
  3. Depois ensinar leis defendem as vitimas de racismo.

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

Compre o nosso ebook de atividades educativas para o mês de julho. Material 100 ilustrado, com atividades e roteiros de atividades únicas e focadas no ensino de leitura e escrito:

31 atividades escolares para o mês de julho

Clique aqui ou na imagem para comprar o ebook por apenas 10 reais!

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminhar o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Filmes sobre Racismo: Django Livre (2012)

É um filme de aventura e faroeste estadunidense de 2012 escrito e dirigido por Quentin Tarantino.

Sinopse do Filme sobre racismo: Django livre (2012)

Situado na era antes da guerra do Deep South e Velho Oeste, o filme acompanha um escravo liberto (Foxx), que caminha por todo os Estados Unidos com um caçador de recompensas (Waltz) em uma missão para resgatar sua esposa (Washington) de um fazendeiro cruel (DiCaprio).

Atividade sobre o filme Django livre

A atividade vai fazer o aluno compreender o conceito do racismo, Identificar os fatos de racismo ocorridos em eventos esportivos em geral.

Materiais: caderno dos alunos.

Passo a passo da atividade sobre o filme Django livre

  1. Peça aos alunos para definirem o termo “racismo”. Estimule diferentes respostas, sem inibir as respostas.
  2. Logo após, os alunos vão listar e seu caderno eventos esportivos que acontecem racismo.
  3. E depois comentar em sala de aula.

Filmes sobre Racismo: Invictus (2009)

A história é baseada no livro Playing the Enemy: Nelson Mandela and the Game That Made a Nation de John Carlin e na conquista da Copa do Mundo de Rugby de 1995.

Sinopse do Filme sobre racismo: Invictus (2009)

Recentemente eleito presidente, Nelson Mandela (Morgan Freeman) tinha consciência que a África do Sul continuava sendo um país racista e economicamente dividido, em decorrência do apartheid. A proximidade da Copa do Mundo de Rúgbi, pela primeira vez realizada no país, fez com que Mandela resolvesse usar o esporte para unir a população. Para tanto chama para uma reunião Francois Pienaar (Matt Damon), capitão da equipe sul-africana, e o incentiva para que a selação nacional seja campeã.

Atividade sobre o filme Invictus

Nelson Mandela foi um líder rebelde e, posteriormente, presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Seu nome verdadeiro é Rolihlahla Madiba Mandela. Principal representante do movimento antiapartheid, considerado pelo povo um guerreiro em luta pela liberdade.

Materiais: caderno dos alunos.

Passo a passo da atividade sobre o filme Invictus

  1. Após ter assistido o filme comente sobre ele.
  2. Passe para os alunos, em seu caderno, fazer uma resenha sobre a vida de Nelson Mandela.
  3. Depois comentar sobre a vida de Nelson Mandela.

Filmes sobre Racismo: Preciosa (2009)

O enredo gira em torno de Preciosa, uma garota obesa que, além de ser antissocial, sofre frequentemente abusos sexuais de seu pai, o que acabou engravidando-lhe duas vezes, e abusos físico e mental por parte da mãe.

Sinopse do Filme sobre racismo: Preciosa (2009)

1987, Nova York, bairro do Harlem. Claireece “Preciosa” Jones (Gabourey Sidibe) é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Violentada pelo pai (Rodney Jackson) e abusada pela mãe (Mo’Nique), ela cresce irritada e sem qualquer tipo de amor. O fato de ser pobre e gorda também não a ajuda nem um pouco. Além disto, Preciosa tem um filho apelidado de “Mongo”, por ser portador de síndrome de Down, que está sob os cuidados da avó. Quando engravida pela segunda vez, Preciosa é suspensa da escola. A sra. Lichtenstein (Nealla Gordon) consegue para ela uma escola alternativa, que possa ajudá-la a melhor lidar com sua vida. Lá Preciosa encontra um meio de fugir de sua existência traumática, se refugiando em sua imaginação.

Atividade sobre o filme Preciosa

Diversos estudos revelam que a discriminação racial está conectado a uma maior prevalência de doenças cardiovasculares e depressão entre a população negra.

Materiais: Nenhum.

Passo a passo da atividade sobre o filme Preciosa

  1. Comente o filme com os alunos, e explique e discuta com os alunos sobre racismo em relação á doenças, cada aluno dando sua opinião.

Filmes sobre Racismo: Crash – No Limite (2004)

O filme fala de preconceito em vários segmentos e trata sobre tensões raciais e sociais em Los Angeles. Recebeu 6 indicações ao Oscar 2006, vencendo em melhor filme, roteiro original e edição.

Sinopse do Filme sobre racismo: Crash – No Limite (2004)

Jean Cabot (Sandra Bullock) é a rica e mimada esposa de um promotor, em uma cidade ao sul da Califórnia. Ela tem seu carro de luxo roubado por dois assaltantes negros. O roubo culmina num acidente que acaba por aproximar habitantes de diversas origens étnicas e classes sociais de Los Angeles: um veterano policial racista, um detetive negro e seu irmão traficante de drogas, um bem-sucedido diretor de cinema e sua esposa, e um imigrante iraniano e sua filha.

Atividade sobre o filme No Limite

O filme mostra uma realidade escondida: que toda vez que acontece um roubo e tem negros os primeiros que a sociedade culpa é os negros.

Materiais: folhas com questões digitadas.

Passo a passo da atividade sobre o filme No Limite

  1. Elabore 10 questões sobre racismo.
  2. Após ter assistido o filme explique o filme aos alunos.
  3. Entregue aos alunos as questões para responder.
  4. Depois corrija com os alunos.

Filmes sobre Racismo: Quase Deuses (2004)

Filme baseado em fatos reais, lançado em 2004 pelo diretor Joseph Sargent, quemostra a história de Viven Thomas, um carpiteniro que sonhava se tornar médico.

Sinopse do Filme sobre racismo: Quase Deuses (2004)

Nashville, 1930. Vivien Thomas (Mos Def) é um hábil marceneiro, que tinha um nome feminino pois sua mãe achava que teria uma menina e, quando veio um garoto, não quis mudar o nome escolhido. Ele é demitido quando chega a Grande Depressão, pois estavam dando preferência para quem tinha uma família para sustentar. A Depressão o atinge duplamente, pois sumiram as economias de 7 anos, que ele guardou com sacrifício para fazer a faculdade de medicina, pois o banco faliu. Thomas consegue emprego de faxineiro, trabalhando para Alfred Blalock (Alan Rickman), um médico pesquisador que logo descobre que ele tem uma inteligência privilegiada e que poderia ser melhor aproveitado. Blalock acaba se tornando o cirurgião-chefe na Universidade Johns Hopkins, onde está pesquisando novas técnicas para a cirurgia do coração. Os dois acabam fazendo um parceria incomum e às vezes conflitante, pois Thomas nem sempre era lembrado quando conseguiam criar uma técnica, já que não era médico.

Atividade sobre o filme Quase Deuses

O Racismo é um tipo de preconceito associado às raças, às etnias ou às características físicas; visto que as pessoas denominadas racistas baseiam-se na ideologia da superioridade.

Materiais: nenhum.

Passo a passo da atividade sobre o filme Quase Deuses

  1. Depois do filme explique aos alunos os tipos de racimo: Racismo individual, Racismo institucional, Racismo cultural, Racismo primário, Racismo diferencialista, Racismo ecológico ou ambiental.
  2. Depois mostrar situações para os alunos identificar o tipo de racismo.

 

Filmes sobre Racismo: Adivinhe quem vem para jantar (1967)

 

O filme conta a história de Joanna Drayton (Houghton), uma jovem branca estadunidense que acabou de começar um romance com o renomado Dr. Prentice , um médico afro-americano que ela conheceu enquanto estava de férias no Havaí.

Sinopse do Filme sobre racismo: Adivinhe quem vem para jantar (1967)

Em São Francisco, Matt Drayton (Spencer Tracy) e Christina Drayton (Katharine Hepburn), um conceituado casal, se choca ao saber que Joey Drayton (Katharine Houghton), sua filha, está noiva de John Prentice (Sidney Poitier), um negro. A partir de então dão início à uma tentativa de encontrar algo desabonador no pretendente, mas só descobrem qualidades morais e profissionais acima da média.

Atividade sobre o filme Adivinhe quem vem para jantar

O racismo existe mundialmente, o dever da sociedade é extinguir o racismo, mas na maioria das vezes é ao contrário.

Materiais: Caderno dos alunos.

Passo a passo da atividade sobre o filme Adivinhe quem vem para jantar

  1. Comente o filme com os alunos, e logo após proponha uma atividade.
  2. Desenvolve a sinopse do filme “Adivinhe quem vem para jantar”.

FIM

Bom aqui estão dez filmes sobre Hitler com atividade, espero que tenham gostado, compartilhe em redes sociais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.