10 livros sobre Arqueologia

0
886
10 livros sobre Arte 13

Hoje vou apresentar 10 ótimos livros sobre Arqueologia que podem ser uma ótima introdução para você!

Para falar sobre temas pouco discutidos com profundidade em sala de aula, o demonstre começou uma série com lista de livros, dando continuidade com a lista sobre livros de Arqueologia. Com o propósito de orientar os discentes e docentes na busca de conhecimento.

10 livros sobre Arqueologia

Apesar de há muito tempo essa profissão ser representada na ficção em filmes, como A múmia, Indiana Jones, a Arqueologia no Brasil ainda é pouco conhecida. Dessa forma, variados esteriótipos foram criados ao redor da imagem dessa profissão, como escavadores de dinossauros e múmias. Entretanto, essa ciência é mais abrangente.

A Arqueologia pode ser entendida como a ciência que estuda vestígios materiais da presença humana, sejam estes vestígios antigos ou recentes, com o objetivo de compreender mais sobre os mais diversos aspectos da humanidade, buscando o “porquê ” das mudanças ocorridas nas sociedades humanas. Portanto, a Arqueologia no ensino básico fica restrita as disciplinas de história e geografia, sendo falada sem profundidade em tópicos específicos: o estudo das sociedades antigas.

Lista de livros sobre arqueologia

Descobrindo A Arqueologia – o Que Os Mortos Podem Nos Contar Sobre A Vida? – livros sobre antropologia

Autor: Cecília Petronilho

 

Sinopse: A partir da tristeza de duas crianças, que sentem a perda de um pequeno jabuti, o leitor mergulha na sabedoria e curiosidade do avô e seus netos, que vão juntos descobrir, nas histórias arqueológicas, como os povos de diferentes épocas e lugares viviam, e como eram seus rituais de sepultamento.

Uma aventura arqueológica no museu – livros sobre antropologia

Autores: Cristine Mallmann Vicroski e Fabricio J. Nazzari Vicroski

Sinopse: Trata-se de um livro infantil em formato de história em quadrinhos elaborado pelos arqueólogos Cristine Mallmann Vicroski e Fabricio J. Nazzari Vicroski, com ilustrações de Leandro Dóro.

O enredo desenvolve-se em torno de um recipiente cerâmico localizado por crianças e seu cachorro no quintal de sua casa, o achado é encaminhando ao museu onde as crianças são convidadas a conhecer um pouco mais sobre a pré-história, arqueologia e o modo de vida das populações pré-coloniais. A publicação é destinada à divulgação e valorização do patrimônio arqueológico para o público infantil com faixa etária entre 10 e 12 anos. Sua 3ª edição foi publicada no ano de 2014, porém, agora está sendo disponibilizada a versão digital, permitindo assim o seu amplo acesso.

O conteúdo aborda especialmente as tipologias de sítios arqueológicos recorrentes na região sul do Brasil.

Arqueologia na Região Centro-Oeste do Brasil – livros sobre antropologia

Autor: Bruce Trigger

 

Sinopse:Esta tradução nos chega em boa hora: não são poucos aqueles leitores que se interessam pela Arqueologia, porém buscando mais os resultados obtidos por longa tradição de pesquisas no campo do que o entendimento profundo e acertado do ‘pensamento arqueológico’, suas teorias e métodos, seu nível de reflexão, seu discurso próprio e diferenciador .Este livro de Tigger vem, pois, preencher uma lacuna em nosso meio, atendendo tanto a leigos quanto a estudantes e pesquisadores dessa área.’- Haiganuch Sarian- Museu de Arqueologia e Etmologia -Universidade de São Paulo

Classificação em Arqueologia – livros sobre arqueologia

Autor: Robert Dunnel

Sinopse: O livro originalmente intitulado “Systematics in Prehistory” trata daquilo que é o mais essencial para muitas ciências: classificação! O autor faz questão de organizar o pensamento sobre arqueologia e ciência de uma forma realmente sistemática, oferecendo discussões e definições bem construídas de ciência e arqueologia, teoria, método, técnica, etc. Apesar de ter sido publicado em 1971, o livro não está nada ultrapassado! Mesmo que muitos arqueólogos e estudantes possam vir a discordar das definições e ideias do autor, e o livro ainda faz esse pessoal refletir sobre aquilo que qualquer arqueólogo(a) deveria ter uma noção básica, ou até mesmo repensar muito do que já aprenderam.

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

Compre o nosso ebook de atividades educativas para o mês de julho. Material 100 ilustrado, com atividades e roteiros de atividades únicas e focadas no ensino de leitura e escrito:

31 atividades escolares para o mês de julho

Clique aqui ou na imagem para comprar o ebook por apenas 10 reais!

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminhar o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

A Arqueologia Passo a Passo

Autor: Raphael de Filippo

Sinopse: Quem são os hominídeos? Quais são as idades da pré-história? Como é o dia de trabalho em um sítio arqueológico? Essas são algumas das perguntas respondidas neste guia ilustrado sobre a arqueologia, que acompanha passo a passo os caminhos dessa ciência, revelando as mais importantes descobertas sobre a história da Terra e do homem.

Mistérios da Arqueologia e da História – Um Guia Para o Lado Oculto da Ciência – livros sobre Arqueologia

Autor: Preston Peet

Sinopse: Onde é que a civilização ‘moderna’ começa? O que se encontra abaixo das ondas? Mitos descrevem o impacto interestelar? Como eles levantavam aquelas pedras? A Arca da Aliança era um dispositivo mecânico? Houve sobreviventes da catástrofe atlante? Quem realmente descobriu o Mundo ‘Novo’? A ‘História oculta’ continua a fascinar um público cada vez maior.
Neste compêndio, Preston Peet reúne um elenco de estrelas de contribuintes para questionar a sabedoria estabelecida sobre a história do mundo e suas civilizações. Peet e os colaboradores desta antologia nos guiam por meio de aventuras arqueológicas e caça ao tesouro, mistérios antigos, tecnologias perdidas ou redescobertas e diversos ‘fenômenos paranormais’, usando estudos oficiais, relatórios científicos e pesquisas acadêmicas.

Eles nos falam sobre origens míticas ou históricas, cataclismos e migrações, tecnologias e contatos, religiões e sabedoria, civilizações e cidades perdidas, muralhas antigas, aviação na antiguidade, instrumentos científicos antigos, acobertamentos arqueológicos, o significado das pirâmides do Egito, o tsunami do Natal de 2004 no Oceano Índico e muito mais.

Arqueologia da Amazônia – livros sobre Arqueologia

Autor: Eduardo Gomes

 

Sinopse: Eduardo Neves, doutor em arqueologia, defende que a investigação do passado da Amazônia – que, ao contrário do que se imagina, tem milhares de anos de ocupação humana – pode ajudar no planejamento de um futuro sustentável para a região.
Nesse livro, o autor propõe um olhar voltado ao passado para implementação de estratégias para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Antes Das Pirâmides – Desvendando o Maior Mistério da Arqueologia – livros sobre Arqueologia

Autor: Knight,Christopher / Butler,Alan

Sinopse: Uma jornada pela ciência da Idade da Pedra revela fragmentos de uma civilização perdida. Quem criou a maior maravilha do mundo antigo? Os construtores do Egito, como revela essa espantosa investigação, foram inspirados por uma civilização anterior, pelo menos mil anos mais velha do que eles? Antes das Pirâmides lança uma nova luz dramática sobre como os imensos monumentos funerários dos faraós em Gizé foram concebidos, construídos e por quê.

Em uma série de revelações que estilhaçam as doutrinas modernas da arqueologia e da história das religiões, Christopher Knight e Alan Butler demonstram que as pirâmides foram construídas como um portal para o firmamento e em um modelo astronômico preciso da Constelação de Órion. Eles também explicam que as medições usadas em Gizé exigiam conhecimento exato das dimensões terrestres, 2 mil anos antes de elas serem calculadas, e acreditam que o plano das pirâmides não é original, e sim uma cópia de outro lugar sagrado criado na Inglaterra mais de um milênio antes. No local dos grandes henges em Thornborough, em North Yorkshire, eles descobriram que lá surgiu o modelo das pirâmides, muito antes dos faraós.

Deuses, Túmulos e Sábios – livros sobre Arqueologia

Autor: Ceram,C.w.

Sinopse: O autor mostra neste livro um quadro completo, vivo, real e dramático das culturas grego-romana, egípcia, mesopotâmica, asteca e maia. Quatro ciclos culturais independentes que revelam algumas das civilizações mais adiantadas da humanidade.

Grandes Civilizações do Passado – Arqueologia Das Primeiras Culturas – livros sobre Arqueologia

Autor: Gowlett,John

Sinopse: O livro oferece ao leitor uma viagem extraordinária à civilização da Grécia antiga, guiando-o a ela um olhar novo, através de imagens de altíssima qualidade, freqüentemente inéditas, mas sempre escolhidas segundo critérios de sequencialidade lógica, a fim de permitir um imediato enquadramento histórico e cultural dos temas.

Filmes Sobre Arqueologia

Animação Tempo das Cavernas

Sinopse: Família da pré-história vê sua caverna ser destruída. Depois disso, os Croods partem em uma aventura em busca de um novo lugar para morar, liderados por um garoto muito imaginativo que lhes ajuda a desbravar um mundo inteiramente novo.

Fonte:

Arqueologia e pré-história, link: https://arqueologiaeprehistoria.com/o-que-e-arqueologia/

Carta educação, link: http://www.cartaeducacao.com.br/aulas/fundamental-2/arqueologia-em-sala-de-aula/

FIM

Bom pessoal, é isso!

Se você gostou da lista, não deixe de comentar e compartilhar.

Não gostou de algo? Comente e nos ajude a construir um texto melhor!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.