10 livros sobre Arte

0
700
10 livros sobre Arte 15

Hoje vou apresentar 10 ótimos livros sobre arte que podem ser uma ótima introdução para você!

Para falar sobre temas pouco discutidos com profundidade em sala de aula, o demonstre começou uma série com lista de livros, dando continuidade com a lista de livros sobre Arte. Com o objetivo de orientar os discentes e docentes na busca de conhecimento.

10 livros sobre Arte

Costumamos associar a palavra “arte” a algumas formas de expressão bem conhecidas, como a pintura, as esculturas, etc. Entretanto, a arte é um campo muito mais vasto, onde o artista tem a possibilidade de se expressar de diversas maneiras. Sendo uma das melhores maneiras do ser humano expressar seus sentimentos e emoções, a arte pode estar representada de diversas maneiras, entre elas: a pintura plástica, a escultura, o cinema, o teatro, a dança, a música, a arquitetura, etc. Podemos definir a arte como um reflexo da cultura e da história, através dos valores estéticos da beleza, do equilíbrio e da harmonia.

Entretanto, mesmo reconhecendo a importância da Arte, como forma de expressão e de contar a história do mundo através da pintura, essa por muito tempo foi desvalorizada na grade curricular. Dessa forma, a maioria das aulas voltadas para o lado artístico constitui atividades de ligar pontos e copiar formas geométricas, sempre desconsiderando o aluno como produtor.

Por outro lado, nas últimas décadas, com a mudança nos Parâmetro Curricular Nacional, onde o papel da escola passa a abranger o ato de ensinar a produção histórica e social da arte e, ao mesmo tempo, garantir ao aluno a liberdade de imaginar e edificar propostas artísticas pessoais ou grupais com base em intenções próprias, criou-se uma área chamada  de Sociointeracionista responsável por praticar essa mistura de produção, reflexão e apreciação de obras artísticas, de forma mostrar as diversas vertentes da arte.

Lista de livros sobre Arte

Historia da arte para crianças – livros sobre Arte

Autor:  Lenita Miranda de Figueiredo

História da arte para crianças’ apresenta os caminhos da Arte, desde a Idade da Pedra até a Atualidade. Em 40.000 anos de Arte, são contados fatos dramáticos, pitorescos e, até mesmo cômicos no Humanismo e na História, para entreter e divertir. Ao resgatar a história das grandes obras de arte por meio de um enredo vivido por duas crianças, esta obra viaja pelas diversas culturas do mundo, reconhecendo a importância da Arte na vida, na história e no desenvolvimento dos povos.

Sumário – 1 – Arte na Pré-História; 2 – Cavernas e Sambaquis Brasileiros; 3 – Arte Egípcia; 4 – Mesopotâmia; 5 – Arte na Grécia; 6 – Arte Etrusca; 7 – Arte Romana; 8 – Arte Cristã Primitiva; 9 – Arte Bizantina; 10 – Arte Românica; 11 – Arte Gótica; 12 – Arte Chinesa e Japonesa; 13 – Arte na Índia; 14 – Renascença; 15 – Barroco e Rococó; 16 – Academismo; 17 – Neoclassicismo; 18 – Romantismo; 19 – Realismo; 20 – Impressionismo; 21 – Expressionismo; 22 – Fovismo; 23 – Cubismo; 24 – Futurismo; 25 – Abstracionismo; 26 – Dadaísmo; 27 – Concretismo; 28 – Surrealismo; 29 – Tachismo; 30 – Grafismo; 31 – Pop-Art; 32 – Op-Art; 33 – Cândido Portinari; 34 – Em Paris.

Escrito por Lenita Miranda de Figueiredo, jornalista e escritora brasileira. Trabalhou no jornal Folha de S.Paulo, no qual criou o suplemento infantil Folhinha e mais tarde a Folha Feminina, Historia da arte para crianças pode ser trabalhada em sala de aula de forma a dar um novo olhar sobre a história da arte e seus movimentos.

Arte Para Crianças – livros sobre Arte

Autor:Amanda Renshaw

Figurinos são arte? Como pintamos sentimentos? Por que Giseppe Arcimboldo buscou inspiração em uma quintanda? Como se faz um Alberto Giacometti? Você consegue pintar um barulho? Por que Jeff Koons fez uma escultura gigante com 70 mil plantas? Este livro explora as escolas e as atitudes de 30 artistas diferentes. Ele ajuda a estimular a criatividade e a imaginação infantis, fazendo com que a criança se pergunte por que os artistas criam as coisas da maneira como o fazem.

O Livro do Cinema – livros sobre Arte

Autor: Vários autores

Sinopse: Será que Chinatown realmente subverteu o gênero noir? Quais os efeitos causados pelo roteiro fragmentado de Pulp Fiction? Como os múltiplos pontos de vista afetam a noção de realidade em Rashomon? Ao exibir os melhores filmes de todos os tempos, este livro responde a estas questões e tantas outras enquanto traz um panorama do mundo do cinema.

Escrito em linguagem simples e recheado de imagens icônicas dos filmes, além de pôsteres e infográficos, “O Livro do Cinema” explora os personagens, diretores, roteiros e temas-chave de mais de cem dos maiores filmes já feitos.

Seja você um grande cinéfilo ou um frequentador ocasional das salas de cinema procurando indicações, este livro te dará novas perspectivas sobre seus filmes prediletos ou uma introdução a uma grande quantidade de outras joias que você não pode deixar de ver.

 

O auto da compadecida – livros sobre Arte

Autor: Ariano Suassuna

Sinopse: O ‘Auto da Compadecida’, de Ariano Suassuna, consegue o equilíbrio perfeito entre a tradição popular e a elaboração literária ao recriar para o teatro episódios registrados na tradição popular do cordel. Esta nova edição é revista pelo autor. O livro traz, ainda, o texto de apresentação de Braulio Tavares e desenhos e pinturas de Romero de Andrade Lima.

Escrito por Ariano Suassuna dramaturgo, romancista, ensaísta, poeta e professor, O auto da compadecida pode ser utilizado em sala de aula para abordar a modalidade artística teatro. Dessa forma, os alunos podem ficar familiarizados com o tipo de texto teatral.

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

O grande sonho da maior parte dos docentes é passar em um concurso, e sem dúvidas a maior dificuldade está em entender a prova e aprender a estudar para o certame. Por isso, sendo eu concursado e tendo passado por isso, quero indicar um curso que realmente faz a diferença:

Centro do ConcurseiroClique aqui para fazer o curso do Pietro Frazon e conquiste sua vaga.

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminha o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Batuque Batuta: Música na Escola – livros sobre Arte

Autor: Marcio Coelho e Ana Favaretto 

Sinopse: Neste livro, nosso objetivo é iniciar uma apresentação dos principais elementos da música, os parâmetros de sua matéria-prima, relatar uma breve história da gênese dessa arte, buscando uma contextualização com as nossas manifestações populares e, finalmente, analisar as obras do PAS (Programa de Avaliação Seriada) da segunda etapa.

Acreditamos que este livro é uma tentativa de sistematizar um possível conteúdo programático de música para o estudante do segundo ano do Ensino Médio. É um embrião que está sendo gerado dia a dia e seu crescimento está respaldado pelos PCNS, pela análise dos programas de avaliações de algumas universida- des no Brasil e pela vivência da sala de aula. Ressaltamos que o nosso objetivo não é determinar o que deve ser ensinado em sala de aula, mas apenas indicar um caminho que poderá ser trilhado pelos professores e estudantes envolvidos nessa jornada do Ensino Médio.

Esse livro pode ser utilizado em sala de aula para familiarizar os alunos com a música, os conceitos musicais. A partir disso, o professor pode iniciar uma contextualização com as manifestações musicais ao longo da história do Brasil e mostrar a importância na construção política brasileira.

 

 

 

 

O quinze – livros sobre Arte

Autor: Rachel de Queiroz

Sinopse: Esta obra discorre sobre a grande seca de 1915, de que Rachel tanto ouviu falar. Ceição convence Mãe Nácia a partir. Vicente quer ficar, salvar o gado. Dona Maroca manda soltar o gado. Chico Bento vende as reses e parte com a família. Chegará à Amazônia? Não consegue as passagens e vai indo a pé. Um retirante em meio à seca. A fome e o cangaço. Este é um drama da terra.

Essa obra escrita por Rachel de Queiroz, primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras, romancista, escritora e jornalista, pode ser utilizada na sala de aula para exemplificar a arte literatura. A partir da leitura dessa obra, o professor poderá abordar as fases literárias.

Antígona – livros sobre Arte

Autor: Sófocles

Sinopse: Quem foi Antígona? Filha de Édipo – quele que sem conhecê-los, matou o pai e casou-se com a própria mãe, tornando-se rei de Tebas. Mas ser filha dele (e portanto também sua irmã) significa mais do que isto. Na arte de Sófocles, o destino ultrapassou os limites da vida de Édipo, trazendo conseqüências para sua filha Antígona e os irmãos.

Escrita por Sófocles, dramaturgo grego, Antígona pode ser utilizada em sala de aula como mais um exemplo de peça teatral. A partir dela, o professor poderá retratar as tragédias gregas.

Casacadabra – Invençoes Para Morar – livros sobre Arte

Autores:  Bianca Antunes, Carolina Hernandes e Simone Sayegh

livros sobre arte

Sinopse: Uma viagem de descobertas por pequenos segredos da arquitetura conhecendo dez casas por todo o mundo de forma divertida e ao mesmo tempo cheia de aprendizado.

Arte Brasileira Para Crianças: 100 Artistas e Atividades Para Você Brincar. – livros sobre Arte

Autores: Isabel Diegues,‎ Márcia Fortes,‎ Mini Kerti,‎ Priscila Lopes.

Sinopse: Toda criança gosta de fazer arte. Com este livro, crianças de todas as idades poderão conhecer o trabalho de diversos artistas brasileiros e ainda experimentar algumas atividades inspiradas em suas obras. Numa linguagem simples e divertida, Arte brasileira para crianças conta com uma seleção de 99 importantes nomes das artes, apresenta um trabalho e uma pequena biografia de cada um deles, além de propor uma atividade inspirada na obra do artista para as crianças conhecerem diferentes ideias, materiais e maneiras de fazer arte. O livro traz, ainda, um glossário para as crianças aprenderem os mais diversos termos relativos às artes visuais. A brincadeira acontece com os trabalhos de Adriana Varejão, Alfredo Volpi, Beatriz Milhazes, Candido Portinari, Hélio Oiticica, Leonilson, Lygia Clark, Miguel Rio Branco, Nuno Ramos, Tarsila do Amaral, Tunga, entre outros.

Fazendo Arte – livros sobre Arte

Autora: Maja Pitamic

Sinopse: As histórias e os significados contidos em 21 obras-primas servem de inspiração para que as crianças, sob orientação de um adulto, elaborem 42 projetos. Usando materiais facilmente encontrados, elas vão desenvolver a habilidade criativa, colocando e m prática técnicas como pontilhismo, relevo e mosaico. De forma lúdica e divertida, este livro ensina como usar as cores, as formas, o preto e branco, a luz e a sombra. Explica como recriar animais, paisagens e retratos, e desvenda o fantástico mundo dos mitos e das lendas.

Filmes sobre Arte

O auto da compadecida, 2000

Sinopse: O filme mostra as aventuras de João Grilo e Chicó, dois nordestinos pobres que vivem de golpes para sobreviver. Eles estão sempre enganando o povo de um pequeno vilarejo no sertão da Paraíba, inclusive o temido cangaceiro Severino de Aracaju, que os persegue pela região. Somente a aparição da Nossa Senhora poderá salvar esta dupla.

Frida, 2002

Sinopse: A pintora mexicana Frida Kahlo se casa com o artista Diego Rivera, com quem compartilha suas opiniões políticas radicais, paixão e trabalho.

Fonte

Nova escola, link: https://novaescola.org.br/conteudo/1509/o-que-ensinar-em-arte

FIM

Bom pessoal, é isso!

Se você gostou da lista, não deixe de comentar e compartilhar.

Não gostou de algo? Comente e nos ajude a construir um texto melhor!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.