10 livros sobre Filosofia

0
460
10 livros sobre Filosofia

Hoje vou apresentar 10 ótimos livros sobre  Filosofia que podem ser uma ótima introdução para você!

Para falar sobre temas pouco discutidos com profundidade em sala de aula, o demonstre começou uma série com lista de livros, dando continuidade com a lista sobre livros de Filosofia. Com o propósito de orientar os discentes e docentes na busca de conhecimento.

10 livros sobre Filosofia

A filosofia é um campo das ciências humanas que está encarregada do estudo das ideias, de aspectos relacionados a racionalidade e de como isso está ligado a existência humana. A ciência filosófica é importante por se tratar de uma ciência que promove a construção do pensamento crítico, visto que é a ciência do saber.

Lista de livros sobre Filosofia

O Príncipe – Maquiavel-livros sobre filosofia

Autor: Nicolau Maquiavel

Sinopse: A grandeza e originalidade de ‘O Príncipe’ consiste em ter alargado o campo da ciência na política, distinguindo os interesses políticos primários das classes, mas confundindo-os, ao mesmo tempo, em uma monstruosa razão de Estado pela qual o povo é apenas matéria plástica nas mãos do Príncipe.

O Livro Da filosofia -livros sobre filosofia

Autor: Burnham,Douglas / Buckingham,Will

Sinopse: O livro da filosofia traz uma coleção de ideias fundamentais para um mergulho no pensamento filosófico. Engana-se quem pensa que por se tratar de uma compilação a abordagem é simplista e somente voltada a leigos: o livro é completo, instigante e oferece a leitores com diferentes perfis informação de qualidade em apresentação gráfica inovadora. Um verdadeiro convite ao exercício do pensar — o verdadeiro objetivo da filosofia.

Organizado de maneira sincrônica, o que permite cobrir da Antiguidade ao momento contemporâneo, o livro é composto por capítulos organizados em torno de máximas dos grandes expoentes da filosofia. A partir dessas máximas, o pensamento é destrinchado e posto em diálogo com as discussões do momento histórico em questão e com outras épocas e perspectivas. Assim, em único livro, visões e teorias conflitantes são postas lado a lado, mostrando que a prática da filosofia não se faz de pensamentos estáticos, mas de uma atividade cotidiana na qual se questiona o viver e suas contradições, expectativas e temores.

Filosofia Para Corajosos-livros sobre filosofia

Autor: Pondé, Luiz Felipe

Sinopse: O objetivo deste livro é ajudar o leitor a pensar com a sua própria cabeça. Para tal, o filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé, autor de vários best-sellers, se apoia na história da filosofia para apresentar argumentos para quem quer discutir todo e qualquer tipo de assunto com embasamento. Afinal, os grandes filósofos estudaram, pensaram e escreveram sobre os temas essenciais com os quais ainda lidamos no mundo contemporâneo. O livro está dividido em três partes: ‘Uma filosofia em primeira pessoa’, onde o autor conta como ele entende a filosofia, ‘Grandes tópicos da filosofia ao longo do tempo’, que traz um repertório básico dos temas que todo mundo precisa conhecer mais a fundo, e ‘Por que acho o mundo contemporâneo ridículo?’, uma análise ferina da sociedade atual.

Convite a Filosofia – Ensino Médio-livros sobre filosofia

Autor: Chaui,Marilena

Resultado de imagem para convite a filosofia

Sinopse: Um exuberante exercício do pensamento que fomenta a reflexão crítica e amplia os horizontes do leitor.

– O livro discute os grandes temas da Filosofia, como Razão, Verdade, Conhecimento, Ciência, Ética, Política, Arte, Religião, Metafísica.- A autora contempla questões relacionadas à cidadania, à democracia, aos direitos humanos, às novas tecnologias e às posturas éticas de seu tempo.

– Mais de 1 000 questões com respostas no Manual do Professor possibilitam uma revisão eficiente de cada capítulo.

– O novo projeto gráfico é leve e agradável, com glossário e minibiografias laterais.

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

O grande sonho da maior parte dos docentes é passar em um concurso, e sem dúvidas a maior dificuldade está em entender a prova e aprender a estudar para o certame. Por isso, sendo eu concursado e tendo passado por isso, quero indicar um curso que realmente faz a diferença:

Centro do ConcurseiroClique aqui para fazer o curso do Pietro Frazon e conquiste sua vaga.

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminha o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Fundamentos da Filosofia – História e Grandes Temas-livros sobre filosofia

Autor: Cotrim,Gilberto

Sinopse:  Fundamentos da Filosofia – História e Grandes Temas’ apresenta uma proposta de estudo das filosofias mediante um texto claro e conciso, enriquecido com o pensamento dos grandes filósofos, e a abordagem dos temas mais frequentes das discussões filosóficas atuais. Esta introdução ao estudo filosófico deve ser trabalhada com flexibilidade. Muitos percursos podem ser realizados na relação ensino-aprendizagem. Nesta dinâmica, o livro serve como ponto de partida, nunca como ponto de chegada. Seu conteúdo deve ser discutido, ampliado e questionado.

Mundo de Sofia – livros sobre filosofia

Autor: Gaarder,Jostein

Sinopse: Às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões-postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo. Os postais são enviados do Líbano, por um major desconhecido, para uma certa Hilde Moller Knag, garota a quem Sofia também não conhece.
O mistério dos bilhetes e dos postais é o ponto de partida deste romance fascinante, que vem conquistando milhões de leitores em todos os países e já vendeu mais de 1 milhão de exemplares só no Brasil. De capítulo em capítulo, de “lição” em “lição”, o leitor é convidado a percorrer toda a história da filosofia ocidental, ao mesmo tempo que se vê envolvido por um thriller que toma um rumo surpreendente.
Para comemorar esse grande sucesso, a Companhia das Letras lança agora nova tradução de ‘O mundo de Sofi’a — feita diretamente do norueguês — e novo projeto gráfico para toda a coleção de Jostein Gaarder.

Uma Breve História da Filosofia – livros sobre filosofia

Autor: Warburton,Nigel

Sinopse:‘Se você está procurando um livro sobre filosofia, Uma breve história… é o lugar para começar. Acessível, engraçado e informativo.” Sacramento News and Review

Uma breve história da filosofia apresenta os grandes expoentes do pensamento ocidental e explora suas principais ideias sobre o mundo e sobre a melhor maneira de viver nele. Em quarenta capítulos, Nigel Warburton, um dos mais conhecidos e mais lidos filósofos contemporâneos, propõe uma rica jornada histórica, partindo da tradição iniciada com Sócrates, há aproximadamente 2.500 anos. O autor traz ainda dados interessantes sobre a vida e o pensamento de alguns dos mais instigantes filósofos como Kant, Maquiavel, Sêneca, Freud, Nietzsche, entre muitos outros. A leitura flui graças à maneira divertida que Warburton encontrou para encadear os capítulos: no final de cada texto, ele faz um link com o filósofo que vem a seguir. De maneira descomplicada, Uma breve história… recupera a grandiosidade da busca do entendimento filosófico pela humanidade e convida todos a se juntarem à discussão.

A CONDIÇAO HUMANA – livros sobre filosofia

Autor: ARENDT, HANNAH

Resultado de imagem para A CONDIÇAO HUMANA

Sinopse: A versão definitiva de A condição humana, mais que uma resposta à pergunta sobre como e por que foi possível o totalitarismo, e mais que um exame da relação entre totalitarismo e tradição, converteu-se em uma fenomenologia das atividades humanas fundamentais no âmbito da vida ativa – o trabalho, a obra ou fabricação e a ação. ARendt principia sua investigação com o exame da relação entre a condição humana e a vita activa, definida em contraposição à vita contemplativa, mas visa antes de tudo a transcender a caracterização tradicional das atividades e da relação entre elas com vistas a uma indagação sobre o significado das próprias atividades e das transformações em seu caráter na era moderna.

Tudo o que Você Precisa Saber Sobre Filosofia-livros sobre filosofia

AutorPaul Kleinman 

Sinopse: Descubra os maiores pensadores do mundo e suas ideias inovadoras! Muitas vezes, os livros didáticos transformam as grandes teorias, os princípios e os valores da filosofia em discursos tão tediosos que até Platão rejeitaria. Tudo o que você precisa saber sobre filosofia corta os detalhes chatos e a metodologia filosófica desgastante e traz a filosofia de uma maneira envolvente que atrairá o leitor para explorar a fascinante história do pensamento humano. De Aristóteles e Heidegger ao livre arbítrio e à metafísica, Tudo o que você precisa saber sobre filosofia é embalado com centenas de boatos filosóficos divertidos, ilustrações e quebra-cabeças que você não vai ser capaz de encontrar em qualquer outro lugar. Então, se você está ansioso para desvendar os mistérios do existencialismo, ou apenas quer saber o que fez Voltaire ser conhecido como um carrapato, Tudo o que você precisa saber sobre filosofia tem todas as respostas – mesmo aquelas que você não sabia que estava procurando.

Guia Politicamente Incorreto da Filosofia

Autor: Pondé, Luiz Felipe

Sinopse: “O Guia Politicamente Incorreto da Filosofia”, de Luiz Felipe Pondé, e o terceiro da coleção Politicamente Incorreto. Nele, Pondé, com a ironia costumeira, desbrava a história do politicamente correto, através do pensamento de grandes filósofos, como Nietzsche, Darwin, o escritor Nelson Rodrigues, entre outros. “Para os defensores do politicamente correto, tudo é justificado dizendo que você é pobre, gay, negro, índio, ou seja, algumas das vítimas sociais do mundo contemporâneo. Não se trata de dizer que não há sofrimento na história de tais grupos, mas sim dos exageros do politicamente correto em querer fazer deles os proprietários do monopólio do sofrimento e da capacidade de salvar o mundo. O mundo não tem salvação”. Dividido por temas, a obra se baseia em conceitos defendidos por grandes filósofos do mundo inteiro para abordar assuntos como capitalismo, religião, mulheres, instintos humanos, preconceito, felicidade e covardia. Se até o aeroporto se tornou um churrasco na laje, o futuro mais otimista para o mundo é ser brega. “Guia Politicamente Incorreto da Filosofia” não é um livro sobre a história da filosofia, mas sim um ensaio sobre a filosofia do cotidiano. Luiz Felipe Pondé, o pecador irônico, confessa uma mentira moral e universal na sociedade: o politicamente correto. Porque no fundo, você sabe que também achou graça na piada do seu amigo.

 

Fonte

Administradores, link: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/a-importancia-da-filosofia/34349/

FIM

Bom pessoal, é isso!

Se você gostou da lista, não deixe de comentar e compartilhar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.