10 livros sobre Literatura Brasileira

0
618
10 livros sobre Literatura Brasileira 1

Hoje vou apresentar 10 ótimos livros sobre Literatura Brasileira que podem ser uma ótima introdução para você!

Para falar sobre temas pouco discutidos com profundidade em sala de aula, o demonstre começou uma série com lista de livros, dando continuidade com a lista sobre livros de Literatura Brasileira. Com o propósito de orientar os discentes e docentes na busca de conhecimento.

10 livros sobre Literatura Brasileira

A Literatura brasileira é muito apreciada ao redor do mundo. Entretanto, no Brasil, a literatura produzida aqui ainda é pouco valorizada pelos próprios brasileiros, visto que 40% da população não ler, segundo pesquisa Retratos da Leitura. Esse fato é reforçado pela falta de incentivo a leitura e pelo desprezo dado as áreas de linguagens no sistema de ensino brasileiro.

Lista de livros sobre Literatura Brasileira

Memórias Póstumas de Brás Cubas – livros sobre Literatura Brasileira

Autor: Machado de Assis

Sinopse: Uma desconstrução do Brasil, por meio da ironia, que escancara a hipocrisia da nossa elite dirigente no século 19. Machado de Assis dá voz a um narrador defunto que, longe da vida social, pode zombar do caráter das pessoas com quem conviveu. O romance também é importante por se valer de novas técnicas narrativas, fazendo-se a obra mais inovadora daquele século.

O Ateneu – livros sobre Literatura Brasileira

Autor: Raul Pompeia

Sinopse: É o precursor da autoficção, um romance carregadamente autobiográfico, centrado nas desilusões do menino Sérgio em um colégio que era tido como o melhor o país. Ele descobre a falsidade e os comportamentos sórdidos de um mundo onde não há lugar para o amor e a amizade. Escrito com um cuidado de poeta parnasiano, este é o romance brasileiro em que a linguagem literária chegou ao seu ápice.

Recordações do Escrivão Isaías Caminha – livros sobre Literatura Brasileira

Autor: Lima Barreto

Sinopse: É a obra que faz a passagem da língua mais formal, de matriz lusitana, para a linguagem quente das ruas, que representa os seres marginais em um Rio de Janeiro que sonha com a modernidade. Aqui, Lima Barreto acompanha o drama de um mulato inteligente, que é violentamente discriminado por sua cor, o que o autor promove é uma naturalização da linguagem para dar espessura humana a atores sociais que nunca haviam sido protagonistas na literatura brasileira.

Macunaíma – livros sobre Literatura Brasileira

Autor: Mário de Andrade

Sinopse: O mais divertido retrato do Brasil como um país que vive contemporaneamente em todas as idades do continente, no período pré-cabralino, no Brasil dos viajantes estrangeiros, na Colônia, no Império e na modernidade. O grande feito do livro é transformar as características do homem nacional tidas como defeitos em elementos positivos de nossa identidade malandra, ao mesmo tempo em que elege a pilhagem nos documentos como uma forma de invenção selvagem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.