10 livros sobre o Folclore

0
629
10 livros sobre o Folclore 1

Hoje vou apresentar 10 ótimos livros sobre Folclore que podem ser uma ótima introdução para você!

Para falar sobre temas pouco discutidos com profundidade em sala de aula, o demonstre começou uma série com lista de livros, dando continuidade com a lista sobre livros de Folclore. Com o propósito de orientar os discentes e docentes na busca de conhecimento.

10 livros sobre o Folclore

 

O folclore é definido como uma cultura popular, tornada normativa pela tradição. Essa definição dada por Luís da Câmara Cascudo tem como objetivo ressaltar o significado etimologia da palavra, onde folk siginifica povo e lore significa sabedoria, instrução. Dessa forma, é salientado a importância da cultura popular como uma forma de conhecimento que se organizam, e geralmente, origina mitos (narrativas) e rituais (festas, cerimônias etc).

Lista de livros sobre Folclore

Nove monstros do Brasil – livros sobre Folclore

Autor: Flávio de Souza

Nove monstros do Brasil (Foto: Divulgação)

Sinopse: Misturando o formato de almanaque – com fichas explicativas contendo informações sobre nove monstros folclóricos brasileiros – e narrativas que lembram os causos contados ao redor da fogueira, Flavio de Souza constrói um livro divertido e muito instrutivo para quem deseja se aventurar pelo universo dos seres fantásticos que habitam o Brasil”, comenta a equipe de curadores do Clube de Leitores A Taba, serviço de assinatura de livros infantis com foco na formação de leitores.

 Armazém do Folclore – livros sobre Folclore

Autor:  Ricardo Azevedo
Armazem de Folclore (Foto: Divulgação)

Sinopse: Nessa obra Ricardo Azevedo aproveita seus conhecimentos de pesquisador da cultura brasileira para encantar-nos com os mais diferentes gêneros colhidos na tradição popular, por meio de uma releitura criativa e de uma prosa rítmica e fluente, tal qual devem ser textos oriundos da oralidade. O título reflete o caráter do livro: o leitor, ao abrir a primeira página, entra na “vendinha” do autor, puxa o banquinho e encanta-se com a magia e a riqueza desse patrimônio da cultura popular brasileira: quadras, adivinhas, receitas culinárias, trava-línguas, lendas, frases feitas, ditados e contos da nossa tradição, estão todas ali, ao alcance das mãos e do brilho dos olhos numa estante literária da diversidade cultural”, comenta a equipe de curadores do Clube de Leitores A Taba.

Abecedário de personagens do folclore brasileiro – livros sobre Folclore

Autor : Januária C. Alves

Abecedário de personagens do folclore brasileiro (Foto: Divulgação)

Sinopse: O livro apresenta de maneira original e consistente um panorama dos seres que habitam a imaginação de brasileiros das diferentes regiões do país. São mais de 140 personagens, suas características físicas, psicológicas, origem e casos que protagonizam. Uma verdadeira enciclopédia do folclore para ler e descobrir mais sobre a nossa cultura”, comenta a equipe de curadores do Clube de Leitores A Taba.

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

Compre o nosso ebook de atividades educativas para o mês de julho. Material 100 ilustrado, com atividades e roteiros de atividades únicas e focadas no ensino de leitura e escrito:

31 atividades escolares para o mês de julho

Clique aqui ou na imagem para comprar o ebook por apenas 10 reais!

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminhar o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Como nasceram as estrelas: doze lendas brasileiras – livros sobre Folclore

Autor: Clarice Lispector

Como nasceram as estrelas: doze lendas brasileiras (Foto: Divulgação)

Sinopse: Nesta edição, podemos reler doze contos do folclore brasileiro recontados, de modo especial, por Clarice Lispector . A maioria das lendas são de tribos indígenas, com exceção de “As aventuras de Malazarte”, “O Negrinho do Pastoreio” e “Uma lenda verdadeira”, sobre a noite do nascimento de Cristo. Como uma narradora antiga, Clarice nos relembra os enredos que transformaram seres humanos em estrelas e animais e os acontecimentos que levaram os bichos a perderem a fala — restando-lhes apenas cantar e grunhir. Os cantos maviosos do Uirapuru e da sereia Yara a seduzirem pretendentes; as proteções e as vinganças do Curupira e do Saci-Pererê são relembradas a fim de advertir o leitor. Como uma narradora moderna, Clarice surpreende o leitor ao subverter a moral da história, declarando o sentido que as histórias tem para si e expondo as lacunas que não são contadas, mas em que todos seguimos acreditando”, comenta a equipe de curadores do Clube de Leitores A Taba.

Lendas Brasileiras para jovens – livros sobre Folclore

Autor: Câmara Cascudo

Lendas brasileiras para jovens (Foto: Divulgação)

Sinopse: Câmara Cascudo é uma das figuras de proa que documentaram o Brasil pelas vias da imaginação criadora do povo brasileiro, levantando de todas as regiões os mitos, as lendas e outras variantes de contos tradicionais. A edição em livro das lendas recolhidas por Câmara Cascudo tem como propósito difundir e compartilhar essas histórias fascinantes entre diferentes culturas, e também preservar a sua concepção e composição da forma mais remota possível, desde quando começaram a ser repassadas oralmente por diferentes gerações dos povos que as originaram. Algumas são bem conhecidas como “A lenda da Iara” (NO) e “O Negrinho do Pastoreio” (RS), fundadas em mistérios e fantasmagorias que continuam mexendo com o imaginário dos ouvintes e dos leitores; outras, como “A morte de Zumbi” (NE), narram trajetórias de heróis que viveram de fato, mas que a História terminou por desmistificar, como o lendário suicídio do líder dos Palmares, mas sem abalar a preferência pela versão lendária que ajudou a engrandecer a fama de Zumbi”, comenta a equipe de curadores do Clube de Leitores A Taba.

Eu vi o Saci – livros sobre Folclore

Autor: José Carlos Pontes

Eu vi o Saci (Foto: Divulgação)

Sinopse: O Saci é um dos principais personagens do folclore brasileiro e esta história se baseia justamente nisso. Afinal, quem não quer saber mais sobre este personagem tão famoso? Onde ele vive? Como capturá-lo? Certo dia, um criador de sacis vai à escola conversar com os alunos e são tantas as dúvidas que ele combina uma visita dos pequenos ao seu “viveiro de sacis”. Será que conseguirão ver os sacis? Não vai ser assim tão fácil, mas a aventura está garantida!”, afirma a equipe de curadoria da Leiturinha.

Cuca de batom que dançava balé – livros sobre Folclore

Autor: Adriana Felicíssimo

A Cuca de batom que dançava balé (Foto: Divulgação)

Sinopse: De acordo com a lenda, a Cuca assusta e pega as crianças que não obedecem seus pais. Mas será mesmo? Esta Cuca aqui é muito boazinha e só queria dançar balé no teatro municipal, linda como primeira bailarina e sem esquecer o seu batom. Ah, no final tem várias curiosidades sobre esta lenda tão famosa!”, afirma a equipe de curadoria da Leiturinha.

Os guardiões do verde – livros sobre folclore

Autor: José Maurício Séllos (UniDuni)

Sinopse: Alguns personagens do folclore brasileiro estão diretamente ligados à preservação da natureza. Este livrinho traz isso à tona e conta a história deles de um forma bem simples, refletindo sobre nossa maior riqueza: o verde! O título é ideal para conversar com seu pequeno sobre o Meio Ambiente, usando a cultura popular brasileira como base.

Dois chapéus vermelhinhos – livros sobre Folclore

Autor: Ronaldo Simões Coelho

Dois Chapéus Vermelhos (Foto: Divulgação)

Sinopse :Este livro é completamente diferente de tudo que você já tenha visto! Chapeuzinho Vermelho e Saci começam a se corresponder por e-mail, e nessas trocas de mensagens eles descobrem muita coisa sobre a cultura um do outro e várias coisas em comum. Como será que termina esta história?”, afirma a equipe de curadoria da Leiturinha.

Sacita – livros sobre Folclore

Autor: Andréa Pernambuco Toledo

Sacita (Foto: Divulgação)

Sinopse: Sacita é uma Saci menina que mora na mata com a família dos saguis, mas quando vai à escola não é aceita, afinal ela não é um sagui então ela deve ir à escola dos sacis! Sacita roda o mundo e encontra a sua escola. Lá faz um amigo, o Sacito, aprende tudo que quer e lê tantos livros que sabe de cor. Mas bate uma saudade da sua família de saguis… Resolve, então, voltar para sua floresta. Como não ia aguentar de saudade, Sacito vai junto, e lá os dois passam os dias lendo livros e contando histórias para os saguis!”, afirma a equipe de curadoria da Leiturinha.

Filmes sobre Folclore

Sítio do Picapau Amarelo, 2012.

Fonte:

Brasil Escola, link: http://brasilescola.uol.com.br/folclore/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.