10 livros sobre Religião

0

Hoje vou apresentar 10 ótimos livros sobre Religião que podem ser uma ótima introdução para você!

Para falar sobre temas pouco discutidos com profundidade em sala de aula, o demonstre começou uma série com lista de livros, dando continuidade com a lista sobre livros de Religião. Com o propósito de orientar os discentes e docentes na busca de conhecimento.

10 livros sobre Religião

A religião é um ponto importante de apoio do ser humano, e por isso, um dos elementos de maior influência na vida social. Diversos acontecimentos, bons ou ruins, foram motivados por questões religiosas, tamanha a sua relevância na sociedade. Há religião em todas as sociedades, independente da localização, ou seja, é um elemento incrustado na vida dos indivíduos e que surge em todos os meios sociais e culturais, embora se apresente de maneiras diferentes por conta da diversidade cultural.

Lista de livros sobre Religião

Cristianismo Puro E Simples – livros sobre religião

Autor: C.s. Lewis

Sinopse: Em um dos períodos mais sombrios da humanidade, a Segunda Guerra Mundial, C.S. Lewis foi convidado pela BBC a fazer uma série de palestras pelo rádio com o intuito de explicar a fé cristã de forma simples e clara. Mais tarde, ajustado pelo próprio Lewis, esse material daria origem a Cristianismo puro e simples, um grande clássico da literatura.

Na obra mais popular e acessível de seu legado, Lewis apresenta os principais elementos da cosmovisão cristã, gradativamente conduzindo o leitor a temas mais profundos e complexos, provocando reflexão e debate. Nesta edição especial e com tradução de uma das maiores especialistas em Lewis do Brasil, você vai encontrar as palavras que encorajaram e fortaleceram milhares de ouvintes em tempos de guerra — e ainda reverberam mais de 70 anos depois.

A Essência do Budismo – livros sobre religião

Autor: Prophet,Elizabeth Clare

Sinopse: Em A essência do budismo, Elizabeth Clare Prophet utiliza ensinamentos e histórias do budismo tradicional e moderno para mostrar como podemos começar a percorrer o caminho que nos conduz de onde estamos hoje até a completa iluminação búdica.

Os dez passos apresentados pela autora nos conduzem a um caminho de iluminação que ultrapassa os limites impostos por nossa condição material. Eles nos guiam a uma espiritualidade com parâmetros elevados, independentemente da religião que o leitor professe, e são capazes de transformar nossa relação com as pessoas e todos os outros seres.

O Segredo Judaico de Resolução de Problemas – livros sobre religião

Autor: Bonder,Nilton

Sinopse: Os judeus, em seu longo e atribulado percurso, experimentaram inúmeras situações de ameaça à sobrevivência, tanto do ponto de vista individual como coletivo. Tais vivências deram origem a uma refinada perspicácia, uma espécie de feeling particular que os próprio judeus passaram a chamar de Ídiche Kop – ‘cabeça de judeu’.

Sua característica mais marcante é a ousadia radical com que questiona o impossível e o inexorável e defende a permanência no jogo, precisamente quando tudo já parece perdido. Através de anedotas e pequenos contos, este livro decodifica a sapiência em quatro diferentes dimensões – o Aparente do Aparente, O Oculto do Aparente, O Aparente do Oculto e o Oculto do Oculto -, revelando mundos que se interceptam numa tessitura extremamente complexa e delicada, cujo equilíbrio demanda por vezes a prevalência do tolo sobre o sábio, e do silêncio sobre a resposta.

O Candomblé Bem Explicado – livros sobre religião – livros sobre religião

Autor: Kileuy,Odé / Oxaguiã,Vera de

Sinopse: Para mais bem compreendermos uma cultura, devemos conhecer um pouco de seu idioma. E, para essa viagem, é necessário que tenhamos na bagagem um bom repertório de palavras (quanto maior, melhor), o que será útil na hora de nos comunicarmos, de lermos e por fim de termos uma noção básica desse novo universo — seja ele um país ou uma religião.
O que é o candomblé? A história do candomblé é uma história não-escrita, por isso, a cada dia, ela é redescoberta e recontada para que dúvidas da comunidade praticante sejam esclarecidas e mais luz seja jogada sobre o preconceito que ainda sofre essa religião em nosso país. No Brasil, o candomblé surgiu através da herança cultural trazida pelos africanos escravizados e foi devidamente adaptada às condições da então colônia.
‘O Candomblé bem Explicado’ é resultado da pesquisa de um babalorixá e de sua filha-de-santo que, motivados por sua própria experiência prática, decidiram elucidar conceitos e temas bastante recorentes no cotidiano religioso dos que pertencem às três nações analisadas com maior enfoque nesta obra — Bantu, Iorubá e Fon —sem que, no entanto tenham até o momento sido objeto de aprofundadas reflexões teóricas. Todas as questões apresentadas no livro seguem pautadas pelos patamares religiosos. Em suas pesquisas, os autores descobriram infinitas diversidades e conceitos simbólicos que explicam, por exemplo, o uso de objetos, as características e funções variadas dos itens que participam do candomblé e são pouco explicados

O Santo e o Sultão – As Cruzadas, o Islã e A Missão de Paz de Francisco de Assis – livros sobre religião

Autor: Acatu

Sinopse: O Santo e o Sultão’ mostra uma luz na visão da força espiritual que transcende o conflito. Por meio deste livro, os leitores podem aprender não apenas sobre acontecimentos ocorridos na Idade Média, mas também uma lição pacificadora de importância para ambos, ocidentais e muçulmanos, que buscam criar uma melhor compreensão da religião e das barreiras culturais de cada um que simplesmente velarizar um ou outro.

O Livro Essencial de Umbanda – livros sobre religião

Autor: Barbosa Júnior,Ademir

Sinopse:  Umbanda é uma das religiões que mais cresce no país. Aliando o culto a entidades e orixás com a prática da caridade e atendimento fraterno a milhares de pessoas que procuram diariamente terreiros em todo o país, a Umbanda vem conquistando novos adeptos a cada dia.
Neste livro, Ademir Barbosa Júnior desvenda conceitos trazidos pela Umbanda fazendo com que o leitor possa conhecer e se aprofundar de uma maneira clara e objetiva nos principais elementos desta religião, tais como:
Orixás – Espíritos – Guias e Guardiões – Linhas da Umbanda – Esquerda e Direita – Pontos – Oferendas e firmezas – Terreiro – Giras – Banhos, velas e ervas – Orações – Mediunidade – Reencarnação – Ação e Reação – Oxalá – Ogum – Oxóssi – Xangô – Oxum – Iansã – Nanã – Obaluaê – Exu – Oxumaré – Obá – Ibejis – Ossaim – Euá – Orunmilá – Iemanjá – Yori – Yorimá – Baianos – Cangaço – Boiadeiros – Marinheiros – Ciganos – Exu Mirim – Pombogira – Caboclo – Pretos-Velhos

O Livro Dos Espíritos – livros sobre religião

Autor: Kardec,Allan

Sinopse: Contendo os princípios doutrinários, é o marco inicial da Codificação Espírita. Com o didático método de entrevista, Kardec apresentou 1018 perguntas aos Espíritos, obtendo, de diversos médiuns, claras e elucidativas respostas, atualizadas até aos nossos dias.
Esta obra indispensável, é dividida em quatro grandes partes, abrangendo os temas fundamentais de nossa vida: As Causas Primeiras – Deus, o Universo, a Criação e o Princípio Vital; o Mundo dos Espíritos – Imortalidade da Alma, natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, reencarnação; as Leis Morais, sendo Jesus considerado o modelo da perfeição moral para a Humanidade; e Esperanças e Consolações, com análise das penas e gozos terrestres e futuros

A Essência do Xintoísmo – A Tradição Espiritual do Japão

Autor: Yamakage,Motohisa

Sinopse: No Japão ancestral, quando predominava o xintoísmo e a atividade econômica era basicamente a agricultura, os japoneses tinham uma percepção profunda das leis da natureza e dos mistérios do mundo natural. Eles viviam com um sentimento de respeito e gratidão em relação a esses mistérios e expressavam essa sensibilidade por meio dos mitos e dos rituais. Essa é a essência do xintoísmo.
Este livro tem o privilégio de ser a primeira obra traduzida para o português que aborda com profundidade essa religião. Até então se falava apenas da manifestação externa do xintoísmo, não permitindo ao leitor uma análise mais profunda da sua filosofia. Em A Essência do Xintoísmo, porém, o autor transmite aos leitores, de maneira clara e envolvente, as bases desse caminho espiritual, que foi o alicerce da nação japonesa e de todas as artes marciais criadas no Japão.
Os praticantes de artes marciais brasileiros finalmente têm em mãos um texto de qualidade sobre o xintoísmo, com o qual poderão entender melhor os ensinamentos dos fundadores dessas artes, uma vez que a maioria deles era xintoísta. Esta também é uma obra importante para quem se interessa por filosofia e religiões em geral. Portanto, para todos os que praticam artes marciais japonesas ou simplesmente querem conhecer as suas raízes, esta é uma leitura obrigatória.

Mulheres Religião E Poder – Ensaios Feministas- livros sobre religião

Autor: Zeus Livros

Sinopse: Convicções e temperos feministas, apesar de seu sabor e inegável importância para muitas pessoas, não são apreciados nos lugares de poder político e religioso da grande maioria dos países latino-americanos. Sem dúvida, as pessoas se sustentam nas convicções temperadas por muitos condimentos curtidos ao longo de séculos e culturas. Os temperos são múltiplos e variados e surgem das necessidades dos diferentes contextos históricos.

Há um tempero contemporâneo chamado feminismo, o qual, preparado por mulheres de certa estirpe, na maioria das vezes é rejeitado nos cardápios dos principais lugares de dominação masculina e muito especialmente nos espaços religiosos do cristianismo. O condimento feminista é forte, uma mistura de azedume e ardência picante, além de doçura.

As crenças religiosas e seus temperos emocionais têm a ver com nosso corpo, com nossas opções, com nossas políticas, nossos direitos, sobretudo por intermédio de nossas emoções herdadas e adquiridas. O caminho da consciência e da mudança é longo. Percorremos apenas algumas pequenas avenidas, sabendo que estão interligadas a muitas outras, a ruas, a vielas, a buracos escondidos, a vias sem saída, a praças abertas às brincadeiras das crianças e aos namorados que nutrem seus sonhos de amor.

Depois desse aperitivo, ofereço-lhes a comida preparada com ternura e cuidado; ao saboreá-la, as leitoras/es poderão até descobrir as formas de melhorá-la introduzindo novos condimentos e formas de preparo.

A Cabana – Guia de Estudos – Encontrando A Cura Para A Perda, o Trauma e A Dor – livros sobre religião

Autor: Young,William P. / Robison,Brad

Sinopse: Em 2014, na Bienal do Livro de São Paulo, Klara Castanho foi pedir um autógrafo para Luiza Trigo, que estava lançando seu novo livro. Desse encontro nasceu uma amizade. Um ano depois, inquieta e cheia de ideias, Klara pediu ajuda de Luiza com o conteúdo de um programa jovem de entrevistas que planejava fazer na internet, baseado no que via no dia a dia. Depois de trabalhar um pouco no que Klara havia escrito, Luiza sugeriu: “Que tal pegarmos esses textos e transformarmos em um livro?”. Klara adorou.

Assim surgiu a história de Giovana, uma garota que acaba de se mudar com a família para São Paulo e que, de quebra, precisa encarar os dilemas da adolescência. Obedecer sempre aos pais controladores ou se aventurar em busca de independência? Ignorar suas convicções para andar com o grupinho popular do colégio, ou isolar-se com a amiga tímida e solitária? Viver um grande amor e perder o amigo, ou contentar-se com a friendzone? O resultado disso tudo são situações e personagens coloridos e autênticos, já que suas dúvidas, erros e acertos foram inspirados nas vivências das próprias autoras. E isso mostra um pouco do motivo pelo qual elas compartilham a paixão pela leitura: com ficção podemos exprimir grandes verdades.

Fonte

Alto Astral, link:https://www.altoastral.com.br/religiao-formacao-individuo/

FIM

Bom pessoal, é isso!

Se você gostou da lista, não deixe de comentar e compartilhar.

Não gostou de algo? Comente e nos ajude a construir um texto melhor!