10 monstros da mitologia grega

10 monstros da mitologia grega

Os monstros da mitologia grega chamam bastante a atenção, seja por suas formas aterrorizantes, poderes assustadores e malignos ou pela capacidade de interferirem decisivamente na vida dos homens.

A mitologia grega é uma das mais vastas e reconhecidas em nossa atualidade, repleta de seres fantásticos, deuses, semideuses e heróis que costumam ser retratados sempre como integrantes da eterna luta entre o bem e o mal.

É muito comum que os monstros da mitologia grega sejam descritos na forma antropozoomórfica ou ainda como misturas de diferentes animais.

Preparamos uma lista para você conhecer alguns dos maiores monstros da mitologia grega. Confira!

Quer se preparar para um concurso público dando aula? Veja esse vídeo!

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

Confira também as entrevistas que estamos realizando no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

 

Conheça 10 monstros da mitologia grega

10 monstros da mitologia grega

  1. Cérbero

Era uma espécie de cão mostruoso que guardava a entrada e a saída do submundo, o Tártaro, morada de Hades, deus dos infernos. Sua função era impedir que quem chegasse ao mundo dos mortos retornasse, assim como também impedir que os vivos atravessassem seus limites.

É descrito na maioria das vezes como um cão de três cabeças e ainda possuía uma cauda de dragão ou cobra.

Este monstro da mitologia grega aparece na famosa saga Harry Potter.

10 monstros da mitologia grega

  1. Grifos

Os grifos eram criaturas aladas que possuíam corpo de leão e cabeça de águia, e ainda penas que cobriam seu dorso. Segundo o mito, seus ninhos eram feitos tendo ouro como matéria-prima, mas no lugar dos ovos eles punham ágatas.

São descritos como seres astutos e muito fortes, que geralmente eram usados pelos deuses para guardar algo de muito precioso, sendo então guardiões fortes e ferozes e quase impossível de serem vencidos.

Este monstro da mitologia grega também são retratados na saga Harry Potter, mas nomeados hipogrifos, que são a fusão de um grifo com uma égua.

10 monstros da mitologia grega

 

  1. Harpias

As harpias eram mulheres caracterizadas como aves de rapina, dotadas de asas e com os seios à mostra.

Extremamente sanguinárias, eram utilizadas por Hades, deus do inferno, para levar-lhes os mortos que se recusavam a entrar no barco que levava ao rio Estige que conduzia ao submundo.

Também eram usadas por Zeus para causar aflição a seus desafetos, por onde quer que passassem deixavam um rastro de fome, sujeira e pestes.

10 monstros da mitologia grega

  1. Leão de Neméia

O leão de Neméia era uma fera que habitava a planície de mesmo nome, levando terror aos seus habitantes, já que era um monstro incapaz de ser morto, ferido ou capturado por homens comuns.

Sua pele era impenetrável para mortais, porém sua invulnerabilidade tem fim quando Hércules, filho de Zeus, recebe a missão de seus doze trabalhos, sendo o primeiro deles matar o monstro de Neméia.

E é o filho de Zeus quem põe fim ao tormento dos moradores daquela região matando a fera estrangulada, tamanha era a força descomunal que o mesmo possuía.

10 monstros da mitologia grega

  1. Medusa

A Medusa é a mais conhecida das três górgonas, monstro feroz de aspecto feminino, e dentre as três é a única mortal, pois o poder de sua imortalidade fora tirado por Atena em vingança por Possêidon, seu marido, tê-la traído com esta.

É descrita como uma mulher horrenda e perversa, tendo no lugar dos cabelos serpentes venenosas e possuidora de um olhar petrificante, capaz de transformar tudo o que fosse vivo em pedra, além de possuir presas de bronze.

É atribuída ao herói Perseu a morte da Medusa, tendo feito com que ela olhasse para o próprio reflexo no espelho transformando a si mesma em pedra, tendo sido depois disto decapitada.

Este monstro da mitologia grega aparece no filme Percy Jackson, o ladrão de raios, onde o mito é detalhado.

10 monstros da mitologia grega

  1. Minotauro

Este era um monstro com corpo de homem e cabeça de touro. Enteado do rei Minos, de Creta. Era uma criatura feroz e implacável, mantida presa em um labirinto no palácio de Cnossos.

Para saciar sua fome monstruosa ele precisava se alimentar de carne humana e por isso eram enviados 7 moças e 7 rapazes atenienses todos os anos para serem devorados pela criatura.

É o herói Teseu quem consegue dar fim ao Minotauro, sendo auxiliado por Ariadne, filha do rei Minos, que lhe mostra como se deslocar dentro do labirinto.

10 monstros da mitologia grega

  1. Quimera

Monstro mítico capaz de soltar fogo pelas narinas, possuía cabeça e corpo de leão e mais uma cabeça anexa de cabra, além de um rabo de serpente.

Supõe-se que tenha se originado da junção da Hidra de Lerna com o Leão de Neméia, ambos também feras mortas por Hércules.

O monstro assolava o reino da Cária e o da Lícia, até que teria sido morto pelo herói Belerofonte montando no cavalo alado Pégaso.

10 monstros da mitologia grega

  1. Hidra

A Hidra de Lerna era um monstro que habitava um pântano próximo ao lago que lhe dava nome.

Era formado por um corpo de dragão e muitas cabeças de serpentes. Originalmente teria sido criado por Hera para matar Hércules, que a venceu usando sua astúcia.

A cada cabeça que lhe era cortada duas outras nasciam em seu lugar, então Hércules pediu ao seu fiel escudeiro, Iolau, para que queimasse o local das feridas logo após o corte, assim ela se fechava e seria impossível que outras nascessem. Este foi um dos doze trabalhos do herói grego.

10 monstros da mitologia grega

  1. Tifão

É descrito como um dos monstros mais temidas pelos deuses gregos, sendo um monstruoso gigante cuja cabeça chegava a tocar os astros celestes, com olhos vermelhos brilhantes aterrorizantes.

Suas asas abertas podiam ofuscar o sol e de seus ombros saíam dragões, cuspia fogo pela boca e lançava rochas incandescentes do céu. Seria pai de outros tantos monstros mitológicos como o próprio Leão de Neméia e a Hidra de Lerna.

 monstros da mitologia grega

  1. Empusa

As empusas eram filhas de Hécate, a deusa dos caminhos, espíritos malignos designados para missões diabólicas.

Eram vistas como mulheres com patas enormes e desproporcionais ao próprio corpo, uma de burro e outra de bronze. São consideradas exemplares de vampiros, uma vez que se alimentavam de carne humana eventualmente.

Cabelos de fogo e garras afiadas, eram capazes de sofrer metamorfose e passar por um animal ou bela jovem para atrair suas vítimas e drenar suas forças vitais.

Estes são apenas alguns dos principais monstros da mitologia grega. Qual deles você achou mais bizarro?

 

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.