Olá pessoal hoje o demonstre traz uma lista de 10 Psicólogos da Gênese da Psicologia, onde mostra a sua biografia, teorias e outras informações. Para ajudar no conhecimentos diversos sobre filosofia e sociologia.

10 psicólogos cognitivos – Psicologia Cognitiva

Untitled design 36 300x251 7130759

A psicologia cognitiva estuda a cognição, os processos mentais que estão por detrás do comportamento. É uma das disciplinas da ciência cognitiva. Os psicólogos cognitivos são de diferentes tipos, onde alguns estudam teoria já existentes e outros estudam modos de desenvolver teorias novas.

Nasceu na Estônia em 1887 e com cinco anos se mudou para o norte da Alemanha. Estudou em universidade em Tübinger, Bonn e Berlim, e doutorou-se orientado por Stumpf, na Universidade de Berlin, em 1909. Em 1920 escreveu o livro Static and stacionary physycal gestalts, onde Köhler sugere que a teoria da Gestalt consistia em uma lei geral da natureza que pode ser amplamente aplicada em todas as ciências. Em 1922 Köhler se torna professor de psicologia da Universidade de Berlim.

wolfgang kohler 8791548 6831784

Foi um dos principais teóricos da Psicologia de Gestalt, considerado o porta voz do movimento devido aos seus livros escritos com cuidado e precisão, viveu durante 70 anos, contribuiu nos estudos para animais.

Wolfgang Kohler teoria

Não existe teorias relacionadas.

Vídeo sobre Wolfgang Kohler:

Graduou-se na Universidade de Duke, Durham (Carolina do Norte), em 1937 e posteriormente em Harvard, Cambridge (Massachusetts), em 1941, obteve o título de doutor em Psicologia e tem sido chamado o pai da Psicologia Cognitiva, pois desafiou os postulados behavioristas da época. Ensinou e fez investigação, também na New School for Social Research.

Possui doutoramentos “honoris causa” pelas Universidades de Yale, Columbia, Sorbonne, Berlim, Roma, ISPA Instituto Universitário, entre outras. É membro da Society for Research in Child Development e da American Psychological Association. Possui uma obra muito diversificada e traduzida na área da educação, pedagogia e psicologia.

bruner01 4990869 2177759

Foi um psicólogo estadunidense, morreu aos 85 anos, de família polonesa, contribuiu com importantes trabalhos sobre educação, suas publicações mais importantes são Sobre o Conhecimento: Ensaios da mão esquerda (1960) O Processo da Educação (1961), Actos de Significação (1990), A Cultura da Educação (1996).

Jerome Bruner teoria – Revolução Cognitiva

Foi uma expressão utilizada em (1985) por Howard Gardner para designar um movimento científico iniciado nos anos 50, que deu origem a chamada ciência cognitiva. Um movimento interdisciplinar que combina novas ideias da psicologia, da antropologia e da linguística, mesclando-as com os recentes campos da inteligência artificial, ciência da computação e neurociência.

Vídeo sobre Jerome Bruner:

Miller é considerado um dos criadores da ciência cognitiva moderna. Seus estudos sobre a linguagem estão entre os primeiros em psicolingüística. Teve sua participação no desenvolvimento do Modelo T.O.T.E. Estabeleceu que a consciência pode manejar sete, mais ou menos dois, “segmentos” de informação ao mesmo tempo.

Psicólogo, viveu durante 92 anos, contribuiu para o desenvolvimento da programação neurolingüística, trabalhou em um número de aplicações comerciais baseadas no WordNet, sendo a mais notável, o Simpli. O Simpli era um mecanismo anterior de busca na Internet e propaganda criado por George Miller e um número de professores e estudantes graduados da Universidade Brown, inclusive Jeff Stibel, James A. Anderson e Steve Reiss.

George Armitage Miller – WordNet

O WordNet é um banco de dados léxico para o idioma inglês . Agrupa palavras inglesas em conjuntos de sinônimos chamados synsets , fornece definições curtas e exemplos de uso, e registra várias relações entre esses conjuntos de sinônimos ou seus membros. O WordNet pode, assim, ser visto como uma combinação de dicionário e dicionário de sinônimos. Embora seja acessível a usuários humanos por meio de um navegador da Web , seu uso principal é em aplicativos de análise automática de texto e inteligência artificial.

Vídeo George Armitage Miller:

Aaron Beck nasceu em Providence, Rhode Island, filho mais novo entre 4 crianças. Os pais de Beck eram judeus imigrantes da Rússia. Seu nascimento foi após o falecimento de uma irmã na epidemia de influenza. Após o falecimento de sua filha, a mãe de Beck ficou severamente deprimida. Beck sofreu de sentimentos de incompetência após uma doença quase fatal causada por uma infecção em uma fratura no braço. Entretanto, Beck ensinou-se a trabalhar seus medos e problemas cognitivamente; este provavelmente foi o evento que iniciou o desenvolvimento de sua teoria e terapias anos mais tarde.

maxresdefault 1955893 9747939

É um psiquiatra norte-americano e professor emérito do departamento de psiquiatria na Universidade da Pensilvânia. Beck é conhecido como pai da Terapia Cognitiva e inventor das vastamente utilizadas Escalas de Beck, incluindo a Escala de Depressão de Beck (BDI) e Escala de Ansiedade de Beck (BAI).

Aaron Beck – Terapia cognitivo-comportamental

É uma forma de psicoterapia que se baseia no conhecimento empírico da psicologia. Ela abrange métodos específicos e não-específicos (com relação aos transtornos mentais) que, com base em comprovado saber específico sobre os diferentes transtornos e em conhecimento psicológico a respeito da maneira como seres humanos modificam seus pensamentos, emoções e comportamentos, têm por fim uma melhora sistemática dos problemas tratados.

Vídeo Aaron Beck:

Educado na universidade de Cambridge, em 1958 transformou-se diretor da unidade de pesquisa aplicada do Psychology que tinha sido ajustada acima lá pelo conselho de pesquisa médica britânica de Bartlett em 1944. Suas teorias da atenção seletiva e da memória a curto prazo foram desenvolvidas enquanto os computadores digitais estavam começando a se tornar disponíveis à comunidade acadêmica, e eram entre a primeira para usar analogias do computador fazer uma contribuição séria à análise da cognição humana. Foram combinados para dar forma a o que se tornou sabido como da “a hipótese única canaleta”.

tumblr inline mrodb8pknw1qz4rgp 9351838 2032938

Sua carreira e seu trabalho de pesquisa construíram uma ponte sobre a abertura entre a pre-Segunda aproximação da guerra de mundo do senhor Frederick Bartlett e seu desenvolvimento do wartime em psicologia aplicada, e o que dos 1960s atrasados se tornou sabido como o psicologia cognitiva.

Donald Broadbent teoria – Memória

É a capacidade de adquirir, armazenar e recuperar (evocar) informações disponíveis, seja internamente, no cérebro (memória biológica), seja externamente, em dispositivos artificiais (memória artificial). Também é o armazenamento de informações e fatos obtidos através de experiências ouvidas ou vividas. Focaliza coisas específicas, requer grande quantidade de energia mental e deteriora-se com a idade.

Vídeo Donald Broadbent:

É um psicólogo cognitivo que estuda a memória humana , a compreensão da linguagem , a emoção e a modificação do comportamento. Ele recebeu seu Ph.D. na teoria de aprendizagem da Universidade de Yale em 1959. Ele atualmente possui o AR Lang Emeritus Professorship na Universidade de Stanford . Além de sua pesquisa, Bower também foi um consultor notável para inúmeros estudantes, incluindo John R. Anderson , Lawrence W. Barsalou , Lera Boroditsky , Keith Holyoak , Stephen Kosslyn , Alan Lesgold eRobert Sternberg , entre outros.

Gordon H. Bower é um psicólogo social cognitivo atualmente. Suas principais áreas de estudo incluem memória humana, dispositivos mnemônicos, estratégias de recuperação, estratégias de gravação e aprendizado de categoria . Ele está interessado em processos cognitivos , emoção , imaginação, linguagem e compreensão de leitura, como eles se relacionam com a memória.

Gordon H. Bower teoria – Aprendizagem de conceito

Também conhecida como aprendizado de categoria , realização de conceito e formação de conceito , é definida por Bruner , Goodnow e Austin (1967) como “a busca e listagem de atributos que podem ser usados ​​para distinguir exemplares de não exemplares de várias categorias “. Mais simplesmente, conceitos são as categorias mentais que nos ajudam a classificar objetos, eventos ou idéias, construindo no entendimento de que cada objeto, evento ou ideia tem um conjunto de características relevantes comuns. Assim, a aprendizagem de conceito é uma estratégia que exige que o aluno compare e contraste grupos ou categorias que contenham recursos relevantes para o conceito com grupos ou categorias que não contenham recursos relevantes ao conceito.

Vídeo Gordon H. Bower:

Ele é o autor de muitos livros e mais de 120 artigos ou capítulos de livros. Martin Seligman, ex-presidente da American Psychological Association, descreveu Csikszentmihalyi como o principal pesquisador em psicologia positiva do mundo.

ec28788873dd3e152461bc6c5c35d3694ab69023 2880x1620 4357091 scaled 5676683

É um psicólogo húngaro. Ele criou o conceito psicológico de fluxo, um estado mental altamente focado. Ele é o Professor de Psicologia e Gestão da Claremont Graduate University. Ele é o ex-chefe do departamento de psicologia da Universidade de Chicago e do departamento de sociologia e antropologia em Lake Forest College.

Mihaly Csikszentmuhalyi teoria

Csikszentmihalyi é famoso por seu trabalho no estudo da felicidade e criatividade, mas é mais conhecido como o arquiteto da noção de flow e por seus anos pesquisando e escrevendo sobre o tópico.

Vídeo Mihaly Csikszentmuhalyi:

É uma psicóloga cognitiva americana especializada na memória humana. Ela coordenou diversas pesquisas sobre a maleabilidade da memória e é conhecida pelas suas descobertas inovadoras sobre o efeito da desinformação e a memória de testemunhas oculares, bem como a criação de falsas memórias, como aquelas relacionadas a abuso sexual infantil.

loftus 600 4297258 2896312

Seu trabalho envolve também a aplicação de pesquisas no meio legal, onde ela consulta ou providencia testemunhos para milhares de casos. Loftus é reconhecida internacionalmente e já recebeu diversos prêmios e diplomas honorários. Em 2002, ela foi colocada em 58º lugar na lista dos 100 mais influentes pesquisadores na área de psicologia no século XX, sendo a mulher mais bem colocada da lista.

Elizabeth Loftus teoria 1

É uma psicóloga cognitiva americana especializada na memória humana, mas não corresponde a nenhuma teoria.

Vídeo Elizabeth Loftus:

É um psicólogo americano. Ele é professor de psicologia na Universidade de Harvard . Sua pesquisa concentrou-se nos aspectos psicológicos e biológicos da memória humana e da amnésia , com ênfase particular na distinção entre formas conscientes e não-conscientes de memória e, mais recentemente, nos mecanismos cerebrais de memória e distorção cerebral e memória e simulação futura.

JA13 Page 11 01 9614895 6022894

Schacter recebeu seu BA da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill em 1974, MA e Ph.D. da Universidade de Toronto em 1977 e 1981 respectivamente. Seu Ph.D. A tese foi supervisionada por Endel Tulving . Em 1978, ele foi pesquisador visitante no Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de Oxford . Ele também estudou os efeitos do envelhecimento na memória.

Daniel Schacter teoria – Cérebro

Nosso cérebro é como uma máquina do tempo , ou, para ser preciso, funciona como um simulador de realidade virtual . Ele também disse que nosso cérebro pode imaginar o futuro, mas tem dificuldade em retratar o passado.

Vídeo Daniel Schacter:

FIM

Pessoal chegamos ao fim de mais uma lista de Psicólogos com suas teorias e ensinamentos, e hoje trouxemos 10 Psicólogos cognitivos. Se você gostou compartilhe nas redes sociais.