Olá pessoal hoje o demonstre traz uma lista de 10 Psicólogos da educação, onde mostra a sua biografia, teorias e outras informações. Para ajudar no conhecimentos diversos sobre filosofia e sociologia.

10 Psicólogos da educação – Psicologia do Desenvolvimento

É o ramo da psicologia que estuda o processo de ensino/aprendizagem em diversas vertentes: os mecanismos de aprendizagem nas crianças e adultos (o que está estreitamente relacionado com a psicologia do desenvolvimento); a eficiência e eficácia das tácticas e estratégias educacionais; bem como o estudo do funcionamento da própria instituição escolar enquanto organização (onde se cruza com a psicologia social).

Jean Piaget – Psicólogo

Foi um biólogo, psicólogo e epistemólogo suíço, considerado um dos mais importantes pensadores do século XX. Defendeu uma abordagem interdisciplinar para a investigação epistemológica e fundou a Epistemologia Genética, teoria do conhecimento com base no estudo da gênese psicológica do pensamento humano.

Foi um biólogo, psicólogo e epistemólogo suíço, viveu por 84 anos, teve obras como A Construção do Real na Criança. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1970. 360 p. A Epistemologia Genética e a Pesquisa Psicológica. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1974. A Epistemologia Genética. Trad. Nathanael C. Caixeira. Petrópolis: Vozes, 1971. 110p. desenvolveu em suas pesquisas a teoria da construção do conhecimento, mais conhecida como Epistemologia genética, seu foco principal foi o sujeito Epistemológico o qual foi estudado pelo método clínico desenvolvido pelo próprio Piaget.

Jean Piaget Teoria Cognitiva

A teoria diz que é preciso compreender a ação do sujeito no processo de construção do conhecimento. Apesar de diferenças entre suas teorias, procuraram compreender como a aprendizagem ocorre no que se refere às estruturas mentais do sujeito e sobre o que é preciso fazer para aprender.

Vídeo sobre Jean Piaget:

Lev Vygotsky – Psicólogo

Filho de uma próspera família judia, formou-se em Direito pela Universidade de Moscou em 1918. Durante o seu período acadêmico estudou simultaneamente Literatura e História na Universidade Popular de Shanyavskii. destacou-se em sua época por suas críticas literárias e análises do significado histórico e psicológico das obras de Arte, trabalhos que posteriormente foram incorporados no livro “Psicologia da Arte”, escrito entre 1924 e 1926, incluindo naturalmente a tese de doutorado sobre Psicologia da Arte, que defendeu em 1925.

Foi um psicólogo, morreu aos 38 anos, pensador importante em sua área e época, foi pioneiro no conceito de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida.

Lev Vygotsky teoria Psicologia cultural-histórica

Os fatores biológicos e sociais constituem-se como caminhos complementares de investigação, no processo em o biológico se transforma no sócio-histórico requerendo tanto o conhecimento do cérebro como substrato material da atividade psicológica como o estudo da cultura como parte essencial da constituição do ser humano.

Vídeo sobre Lev Vygotsky:

Erik Erikson – Psicólogo

Erik Homburger Erikson nasceu em Frankfurt am Main, Alemanha, em 15 de Junho de 1902. Começou a sua vida como artista plástico. Em 1927, depois de estudar arte e viajar pela Europa, passou a lecionar em Viena a convite de Anna Freud, filha de Sigmund Freud. Em 1933 emigrou para os Estados Unidos e naturalizou-se americano. Lecionou nas universidades de Harvard, Berkeley e Yale. Na década de 1930, tendo mesmo habitado na reserva dos índios Sioux, as suas experiências pessoais em antropologia, muito referidas nas suas obras, deram-lhe uma perspectiva social marcante.

Viveu aos ate os 92 anos, foi um psicanalista responsável pelo desenvolvimento da Teoria do Desenvolvimento Psicossocial na Psicologia e um dos teóricos da Psicologia do desenvolvimento.

Erik Erikson – Teoria do desenvolvimento psicossocial

O crescimento psicológico ocorre através de estágios e fases, não ocorre ao acaso e depende da interação da pessoa com o meio que a rodeia. Cada estágio é atravessado por uma crise psicossocial entre uma vertente positiva e uma vertente negativa. As duas vertentes são necessárias, mas é essencial que se sobreponha a positiva. A forma como cada crise é ultrapassada ao longo de todos os estágios influenciará a capacidade para se resolverem conflitos inerentes à vida.

Erik Erikson teoria – Psicologia do desenvolvimento

É o estudo científico das mudanças de comportamento relacionadas à idade durante a vida de uma pessoa. Este campo examina mudanças através de uma ampla variedade de tópicos, incluindo habilidades motoras, habilidades em solução de problemas, entendimento conceitual, aquisição de linguagem, entendimento da moral e formação da identidade.

Vídeo sobre Erik Erikson:

John Bowlby – Psicólogo

Bowlby nasceu em Londres em uma família de classe média-alta. Ele foi o quarto de seis filhos e foi criado por uma babá à moda britânica de sua classe social na época. Seu pai, Sir Anthony Alfred Bowlby, primeiro baronete, era cirurgião da Casa Real. Bowlby estudou psicologia e ciências pré-clínicas no Trinity College em Cambridge, ganhando prêmios por desempenho intelectual notável. Depois de Cambridge, ele trabalhou com crianças delinquentes e desajustadas, na época com vinte e dois anos, fazendo residência no University College Hospital em Londres. Aos vinte e seis, ele se formou em medicina. Enquanto estava na escola de medicina, ele se matriculou no Instituto de Psicanálise. Após sua saída, ele se formou em psiquiatria adulta no Maudsley Hospital. Em 1937, aos 30 anos de idade, qualificou-se como psicanalista.

Foi um psicólogo, psiquiatra e psicanalista britânico, notável por seu interesse no desenvolvimento infantil e por seu trabalho pioneiro na teoria do apego.

John Bowlby – Teoria do Apego

A teoria que descreve certos aspectos a curto e longo-termo de relacionamentos entre humanos e entre outros primatas. Seu princípio mais importante declara que um recém-nascido precisa desenvolver um relacionamento com, pelo menos, um cuidador primário para que seu desenvolvimento social e emocional ocorra normalmente.

Vídeo John Bowlby:

Mary Ainsworth – Psicólogo

Mary Ainsworth nasceu em Glendale, Ohio em 1913, sendo a mais velha de três irmãs. Seus pais se formaram no Dickinson College. Seu pai recebeu o mestrado em História e foi transferido para uma empresa de manufatura no Canadá quando Mary tinha cinco anos. Embora seus pais sempre tenham posto uma forte ênfase na educação, foi o livro Character and the Conduct of Life de William McDougall que inspirou seu interesse em psicologia.

Foi uma psicóloga do desenvolvimento norte-americana conhecida por seu trabalho em apego emocional com “A Situação Estranha” bem como no desenvolvimento da teoria do apego. O livro de Ainsworth que resultou deste estudo de campo, Infância em Uganda (1967).

Mary Ainsworth teoria – Teoria do Apego

Apego seguro – B

Uma criança que é seguramente apegada à sua mãe irá explorar livremente enquanto a mãe estiver presente, irá se envolver com estranhos, ficará visivelmente irritada quando a mãe sair e feliz ao vê-la retornar. No entanto, a criança não irá se envolver com um estranho se sua mãe não estiver na sala.

Apego inseguro ansioso-resistente – Grupo C

Uma criança com o estilo de apego ansioso-resistente é ansiosa por exploração e por estranhos, mesmo quando a mãe está presente. Quando a mãe se afasta, a criança fica extremamente angustiada. A criança será ambivalente quando ela voltar — busca permanecer perto da mãe mas ressentida, e também resistente quando a mãe começa a dar atenção. Quando reunido com a mãe, o bebê também pode bater ou empurrar sua mãe quando ela se aproxima e não aceitar seu colo quando ela o pega.

Apego inseguro ansioso-evitativo – Grupo A

Uma criança com o estilo de apego inseguro ansioso-evitativo irá evitar ou ignorar o cuidador — mostrando pouca emoção quando o cuidador deixa a sala ou retorna. A criança pode fugir do cuidador quando ele se aproxima e não se agarrar a ele quando segurado. A criança não irá explorar muito, independentemente de quem estiver lá. Estranhos não serão tratados de forma muito diferente da forma em que o cuidador foi tratado.

Vídeo sobre Mary Ainsworth:

Kenneth Clarck – Psicólogo

Filho de pai rico Clark foi apresentado às artes ainda jovem. Entre suas primeiras influências estavam os escritos de John Ruskin , que incutiram nele a crença de que todos deveriam ter acesso à grande arte. Depois de sofrer a influência do perito e negociante Bernard Berenson , Clark foi nomeado diretor do Ashmolean Museum em Oxford aos vinte e sete anos, e três anos depois estava à frente da National Gallery da Grã-Bretanha . Seus doze anos viram a galeria transformada para torná-la acessível e convidativa para um público mais amplo. Durante a Segunda Guerra Mundial Quando a coleção foi transferida de Londres para segurança, Clark tornou o prédio disponível para uma série de shows diários que provaram ser um estimulante de moral durante a Blitz .

Foi um historiador de arte britânico, diretor de museu e locutor. Depois de executar duas galerias de arte importantes nas décadas de 1930 e 1940, ele chegou a um público mais amplo na televisão, apresentando uma série de programas sobre artes nas décadas de 1950 e 1960, culminando na série revolucionária Civilization em 1969.

Kenneth Clarck teoria

Não tem teorias.

Vídeo sobre Kenneth Clarck:

Eleanor E. Maccoby – Psicólogo

Maccoby foi o segundo mais velho de quatro irmãos nascidos de Eugene e Viva Emmons. A mãe de Maccoby era cantora / musicista e seu pai possuía localmente uma pequena empresa. Suas crenças familiares e modo de vida eram incomuns para esse período de tempo. Em 1940, ela seguiu seu marido, Nathan Maccoby, para Washington, DC , onde ele tinha um emprego na Comissão do Serviço Civil dos EUA. Eles permaneceram em Washington, DC até 1947 até se mudarem para Michigan . Eleanor e Nathan adotaram três filhos. Seu primeiro filho, Janice Maccoby, foi adotado em 1952. Quatro anos depois, eles adotaram seu segundo filho, Sarah Maccoby, e logo após seu terceiro filho, Mark Maccoby.

É uma psicóloga americana que é mais reconhecida por suas pesquisas e contribuições acadêmicas para o campo da psicologia infantil e familiar. Ao longo de sua carreira, ela estudou psicologia do desenvolvimento , especificamente, diferenças de sexo, desenvolvimento de gênero, diferenciação de gênero, relações entre pais e filhos, desenvolvimento infantil e desenvolvimento social a partir da perspectiva da criança.

Eleanor E. Maccoby teoria

Apenas estudou a teoria do desenvolvimento.

Vídeo sobre Eleanor E. Maccoby:

Albert Bandura – Psicólogo

É um psicólogo canadense, professor de psicologia social da Universidade de Stanford. Fez contribuições no campo da psicologia social, cognitiva, psicoterapia e pedagogia. Em 1968, aos 43 anos, foi o presidente mais jovem eleito para a Associação Americana de Psicologia (APA). É um dos dez psicólogos vivos mais citados do mundo.

Psicologo, tem 93 anos, contribuiu no campo da psicologia social, cognitiva, psicoterapia e pedagogia.

Albert Bandura – Teoria do aprendizado social

Procurou confirmar tal teoria ao fazer um experimento com um joão-bobo. Três grupos de crianças foram submetidos a um filme diferente cada, nos quais adultos agrediam os bonecos. No primeiro filme o adulto era recompensado por agredir o boneco, no segundo filme era punido e no terceiro filme não sofria nenhuma consequência. Depois do filme, as crianças foram colocadas em uma sala onde podiam ser observadas sem perceberem. Na sala havia diferentes brinquedos, dentre eles um joão-bobo. Relatou-se que o grupo que viu o adulto sendo recompensado tendia a repetir com maior frequência as agressões quando comparado aos dois últimos grupos. Sua conclusão é que comportamentos agressivos se tornam mais frequentes ao ver outros serem recompensados por sua agressividade.

Vídeo sobre Albert Bandura:

 Lawrence Kohlberg – Psicólogo

Kohlberg foi professor na Universidade de Chicago,bem como na Universidade Harvard. Especializou-se na investigação sobre educação e argumentação moral, sendo mais conhecido pela sua teoria dos níveis de desenvolvimento moral. Muito influenciado pela teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget, o trabalho de Kohlberg refletiu e desenvolveu as ideias de seu predecessor, ao mesmo tempo criando um novo campo na psicologia: “desenvolvimento moral”.

Foi um psicólogo estadunidense nascido em Bronxville, Nova Iorque, morreu aos 59 anos, Além das contribuições relevantes de James Rest e Elliot Turiel, a pesquisa de Kohlberg ganhou também uma continuidade importante em Jürgen Habermas.

 Lawrence Kohlberg Teoria do Desenvolvimento Moral

A teoria do desenvolvimento moral é a mais conhecida de Kohlberg. Sua teoria, assim como a de Piaget, é universalista. Não afirma a universalidade das normas, mas a das estruturas que permitem a aplicação das normas em contextos precisos e proporcionam critérios para o juízo moral. Acredita que através de um processo maturacional e interativo, todos os seres humanos têm a capacidade de chegar à plena competência moral, medida pelo paradigma da moralidade autônoma, ou, como prefere Kohlberg, pela da moralidade pós-convencional.

Vídeo sobre Lawrence Kohlberg:

Noam Chomsky – Psicólogo

Chomsky é Professor Emérito em Linguística no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, e teve seu nome associado à criação da gramática ge(ne)rativa transformacional. É também o autor de trabalhos fundamentais sobre as propriedades matemáticas das linguagens formais, tendo seu nome associado à chamada Hierarquia de Chomsky. Seus trabalhos, combinando uma abordagem matemática dos fenômenos da linguagem com uma crítica do behaviorismo, nos quais a linguagem é conceitualizada como uma propriedade inata do cérebro/mente humanos, contribuem decisivamente para a formação da psicologia cognitiva, no domínio das ciências humanas.

É um linguista, filósofo, cientista cognitivo, comentarista e ativista político norte-americano, reverenciado em âmbito acadêmico como “o pai da linguística moderna”, também é uma das mais renomadas figuras no campo da filosofia analítica.

Noam Chomsky teoria

Não estudou sobre teorias, mas treve trabalhos importantes como Gramática Ge(ne)rativa gramática gerativa, embora geralmente dominante, deu origem a escolas que dela divergem em aspectos técnicos como a Gramática Lexical-Funcional ou a HPSG. Noutros casos, há diferenças mais profundas, especialmente nas abordagens ditas funcionalistas, em parte herdeira do legado da Escola de Praga.

Vídeo sobre Noam Chomsky:

FIM

Pessoal chegamos ao fim de mais uma lista de Psicólogos com suas teorias e ensinamentos, e hoje trouxemos 10 Psicólogos da educação. Se você gostou compartilhe nas redes sociais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.