10 Reino dos Animais – Biologia 

0

Olá, como sabemos a biologia está presente em nosso dia a dia de várias formas, sendo assim o demonstre hoje vem com uma lista de fatores que influenciam na biologia, e principalmente no modo de viver pelas pessoas.

E hoje vamos falar do Reino dos Animais, onde baseado em estudos, vamos mostra como é o desenvolver desse processo biológico que envolve diversos animais.

Reino dos Animais – Biologia

O reino dos Animais é composto por milhares de especies e diferentes animais, um reino biológico composto por seres vivos pluricelulares, Eucariontes, heterotróficos, cujas células formam tecidos biológicos, com capacidade de responder ao ambiente que os envolve ou, por outras palavras, pelos animais.

Tendencias evolutivas nos grupos animais

Nos dias atuais a evolução dos animais é bem avançada com uma grande quantidades de animais, e variadas especies, onde esses animais evoluem constantemente.

Resultado de imagem para Tendencias evolutivas nos grupos animais

Os animais são seres eucariontes, ou seja, possuem em suas células um núcleo individualizado, que tem a finalidade de proteger o DNA. São heterotróficos, isto quer dizer que não são capazes de produzir o próprio alimento.

Videos sobre Tendencias evolutivas nos grupos animais:

Parentesco evolutivo entre os principais grupos animais

As relações de parentesco entre grupos de seres vivos podem ser representadas em diagramas – atualmente chamados árvores filogenéticas – compostos por linhas que se dividem sucessivamente.

Resultado de imagem para Parentesco evolutivodos animais

Cada divisão indica que uma espécie ancestral deu origem a novas espécies. As espécies atuais estão representadas na ponta de cada ramo da árvore filogenética e, quanto mais se aproxima da base, mais antigo é o ancestral.

Videos sobre Parentesco evolutivo:

Sistemas corporais dos animais (digestivos, respiratórios – cutânea, branquial, pulmonar, traqueal – circulatórios, excretores)

O sistema corporal dos animais é muito diferente uns dos outros, mudando o tecido de um ao outro, sendo que a estrutura animal multicelular, vertebrado ou invertebrado, apresenta uma sucessão de patamares de organização, cada vez mais complexos e abrangentes.

Resultado de imagem para Sistemas corporais dos animais

Sistema digestivo – realiza a recepção e preparação do alimento, eliminando os resíduos dessa preparação; sistema respiratório – permite as trocas gasosas; sistema excretor – elimina os resíduos azotados e o excesso de líquidos; sistema endócrino – regula os processos metabólicos internos; sistema nervoso e órgãos dos sentidos – realiza a regulação e coordenação dos processos metabólicos internos e ajustes ao meio externo; sistema reprodutor – permite a produção de novos indivíduos.

Videos sobre Sistemas corporais dos animais:

Animais invertebrados

Os animais invertebrados podem ser classificados de acordo com o local onde vivem. Alguns são terrestres, como formigas, caracóis e minhocas; outros possuem a capacidade de voar, como moscas, joaninhas e gafanhotos.

Resultado de imagem para Animais invertebrados

Os animais invertebrados são Aeróbicos, pois retiram o oxigênio do ar ou da água conforme o meio em que vivem (há diversos tipos de sistema respiratório); Têm o corpo formado por muitas células, são assim pluricelulares; São eucariontes, pois suas células tem núcleo envolvido por membrana; São seres heterótrofos, pois necessitam ingerir outros seres vivos, uma vez que não possuem clorofila e não são capazes de produzir o próprio alimento;

Videos sobre Animais invertebrados:

Filo Porifera

Os porifera são também chamados de esponja, s estrutura das esponjas é tal que, se forem trituradas e passadas por uma peneira, de modo a separar as suas células, estas poderão reagrupar-se e formar novamente uma esponja, em tudo semelhante á original.

Resultado de imagem para Filo Porifera

A maioria das esponjas reage ao toque, especialmente em volta da sua abertura principal, embora os estímulos sejam conduzidos lentamente, provavelmente célula a célula.

Videos sobre Filo Porifera:

Reino Cnidaria

Os cnidários são os primeiros animais a apresentarem uma cavidade digestiva no corpo, fato que gerou o nome celenterado, destacando a importância evolutiva dessa estrutura, que foi mantida nos demais animais.

Resultado de imagem para Reino Cnidaria

Nos cnidários existe um tipo especial de célula denominada cnidócito, que apesar de ocorrer ao longo de toda a superfície do animal, aparece em maior quantidade nos tentáculos.

Videos sobre Reino Cnidaria:

Filo Platyheminthes (platelmintos)

Os platelmintos, que compreendem em torno de 15 mil espécies, vivem principalmente em ambientes aquáticos, como oceanos, rios e lagos; são encontrados também em ambientes terrestres úmidos. Alguns têm vida livre, outros parasitam animais diversos, especialmente vertebrados.

Resultado de imagem para platelmintos

Os exemplos de platelmintos são: as planárias, as tênias e os esquistossomos.

Videos sobre Filo Platyheminthes (platelmintos):

Filo Nematoda (nematódeos)

Os nematódeos são dos habitats marinho, de água doce e terrestre. E a maioria é de vida livre, há muitos representantes parasitas de praticamente todos os tipos de plantas e animais.

Resultado de imagem para nematódeos

Seu tamanho é muito variável, indo de aproximadamente 1 mm até cerca de oito metros de comprimento. Possuem boca e ânus. A circulação de gases, nutrientes e substâncias tóxicas é feita pelo pseudoceloma. Possuem dois canais longitudinais, que percorrem a lateral do corpo do verme, unidas por um canal transversal, que emite um ducto que elimina excretas pelo poro excretor.

Videos sobre Filo Nematoda (nematódeos):

Filo Mullusca (moluscos)

Os moluscos constituem um grande filo de animais invertebrados, marinhos, de água doce ou terrestres.

Resultado de imagem para moluscos

O filo Mollusca é o segundo filo com a maior diversidade de espécies, depois dos Artrópodes, e inclui uma variedade de animais muito familiares, como as ostras, as lulas, os polvos e os caramujos.

Videos sobre Filo Mullusca (moluscos):

Filo Annelida (anelídeos)

Os anelídeos são animais que não possuem ossos, e são de corpo mole, alongado, cilíndrico e dividido em anéis, apresentando uma nítida segmentação. Tem em torno de 15 mil espécies, encontradas na água doce ou salgada e em solo úmido.

Resultado de imagem para anelídeos

Os anelídeos são animais triblásticos, celomados e com simetria bilateral. O corpo dos anelídeos é composto por anéis e revestido por celoma. O celoma é uma cavidade corporal que se localiza no interior da mesoderme. É preenchido por um líquido chamado de fluido celômico, onde se alojam as vísceras do animal. Os órgãos digestivos em sequência são: a boca, o papo, a moela, o intestino e o ânus.

Videos sobre Filo Annelida (anelídeos):

Filo Arthropoda (artrópodes)

Artrópodes (filo Arthropoda) são animais dotados de patas articuladas e que possuem esqueleto externo (exoesqueleto) nitidamente segmentado. Entre eles, besouros, borboletas, aranhas, camarão, centopeia e piolho de cobra.

Resultado de imagem para artrópodes

Todos os artrópodes possuem o corpo dotado de vários segmentos e apêndices articulados, como patas e antenas, que possibilita movimentos. Essa é a sua característica diagnóstica (identifica e diferencia os artrópodes dos outros) e que dá o nome ao grupo, do grego arthros: articulação e podos:pés.

Videos sobre Filo Arthropoda (artrópodes):

Filo Echinodermata (equinodermos)

Os equinodermos (filo Echinodermata) são animais invertebrados e exclusivamente marinhos. O seu corpo é organizado, geralmente, em cinco partes simétricas que se distribuem na forma dos raios de uma circunferência.

Resultado de imagem para equinodermos

Os equinodermos são triblásticos, celomados e deuterostômios. Durante a fase larval apresentam simetria bilateral e na fase adulta, a simetria é radial. Apresentam uma grande diversidade de formas, tamanhos e modos de vida.

Videos sobre Filo Echinodermata (equinodermos):

Cordados

Os cordados representam o grupo de animais do filo Chordata. São representados por alguns invertebrados aquáticos e todos os vertebrados: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

Resultado de imagem para Cordados

A característica principal deste filo é que durante a fase embrionária todos apresentam tubo nervoso dorsal, notocorda, fendas faringianas e cauda pós-anal. Além disso, são animais triblásticos, enterocelomados, metamerizados, deuterostômios, com simetria lateral e apresentam sistema digestório completo.

Videos sobre Cordados:

A origem dos vertebrados

As evidências embriológicas sugerem que os “parentes” invertebrados mais próximos dos cordados são os equinodermos. Essas evidências são principalmente as semelhanças na maneira como se origina o celoma (enterocélica) e no destino do blastóporo (deuterostômios).

Resultado de imagem para A origem dos vertebrados

Os vertebrados são animais que predominam no mundo. Vertebrados são todos os animais que possuem uma espinha dorsal, que pode ser cartilaginosa, no caso de tubarões e raias, ou formada de ossos.

Videos sobre A origem dos vertebrados:

Protocordados

Os protocordados são animais marinhos cordados que não possuem caixa craniana e coluna vertebral. O sistema nervoso com posição dorsal (tubo nervoso dorsal); Presença de fendas branquiais (pequenos buracos presentes nas faringes e responsáveis pela respiração ou filtração de alimentos); Ausência de caixa craniana; Não possuem encéfalo; Ausência de coluna vertebral (como ocorre nos animais vertebrados). Apresentam todas as características dos cordados.

Resultado de imagem para Protocordados

As principais características: presença de notocorda na fase larval (na fase adulta perde a notocorda) restrita a área caudal. Outra característica e a existência de corpo saculiforme (formato de pequeno saco).

Videos sobre Protocordados:

Peixes (peixes-bruxa, lampreias, peixes cartilaginosos, peixes ósseos)

Os peixes são de água doce e salgada, existem cerca de 24 mil espécies, das quais mais da metade vive em água salgada.

Resultado de imagem para peixes biologia

Foram os primeiros vertebrados a surgir na Terra, e eram pequenos, sem mandíbula, tinham coluna vertebral cartilaginosa e uma carapaça revestindo seus corpos. Na evolução, houve uma série de adaptações que representaram aos peixes melhores condições de sobrevivência em seu habitat.

Videos sobre Peixes:

Tetrápodes (terrapoda) (anfíbios, répteis, aves, mamíferos)

Os tetrápodes são animais vertebrados terrestres, que possuem quatro membros. Estes animais pertencem à superclasse Tetrapoda. Os anfíbios, mamíferos, répteis e aves são tetrápodes.

Resultado de imagem para Tetrápodes

Os tetrápodes Possuem quatro membros. são animais vertebrados, ou seja, possuem coluna vertebral segmentada e crânio, cuja função é realizar a proteção do cérebro. são animais cordados. Possuem sistema digestório completo, tubo nervoso dorsal e simetria bilateral.

Videos sobre Tetrápodes:

Mamíferos

Os mamíferos são animais com osso pertencentes ao Domínio Eukaryota, Reino Animalia, Filo Chordata, Sub-filo Vertebrata e Classe Mammalia. Existem cerca de 5 mil espécies de mamíferos.

Resultado de imagem para Mamíferos

Os mamíferos são animais diversos, vivem na terra, na água e no ar, em qualquer lugar do planeta podem se encontrar mamíferos. Os mamíferos se caracterizam pela presença de pelos pelo corpo e de glândulas mamárias nas fêmeas.

Videos sobre Mamíferos:

FIM

Chegamos ao fim de mais uma lista de fatores que envolvem a biologia, e hoje falamos do Reino dos Animais. Se você gosta de nossos trabalhos, ajude para que mais pessoas possam também conhecer do nosso conteúdo, compartilhe nas redes sociais, indique amigos.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.