13 Plantas Frutíferas em Vaso

0

As plantas são de diferentes tipos e estão em diferentes lugares do planeta, e muita dessas plantas servem para uma grande quantidade de remédios, para diversas doenças.

Sendo um dos maiores e mais biodiversos grupos de seres vivos na Terra, as plantas verdes fornecem uma parte substancial do oxigênio molecular e são a base dos alimentos da maioria dos ecossistemas, especialmente dos terrestres.

Então o demonstre veio mostrar nesse poste uma lista recheada de “plantas Frutíferas em Vaso”, que podem ajudar as pessoas em seus problemas de saúde chegando até a curar algumas doenças que as pessoas enfrentam.

Índice: hide

Plantas Frutíferas em Vaso

As plantas de frutas em vasos, são muito comuns em lugares com pouco espaço, como quintais pequenos, e essas plantas em sua maioria são enxertadas para que o seu crescimento seja pouco e comece a produzir frutos mais rápido.

13 Plantas Frutíferas em Vaso 1

A uma vantagem em plantar esse tipo de plantas em vasos, porque podem servir como decoração de um local e o crescimento é um pouco menor, mas a desvantagem é que a planta é projetada para ficar sempre com a mesma quantidade de frutos, não podendo evoluir.

Romã – Plantas Frutíferas em Vaso

A importância da romã é milenar, ela aparece nos textos bíblicos e os gregos a consideravam como símbolo do amor e da fecundidade. Para os judeus, a romã é um símbolo religioso com profundo significado no ritual do ano novo, pois acredita-se que o ano que chega sempre será melhor do que aquele que vai embora. É uma arvoreta que atinge de 2 a 5 m, de tronco acinzentado e ramos avermelhadas quando novos. A romãzeira se adapta desde os climas tropicais e subtropicais aos temperados e mediterrânicos.

13 Plantas Frutíferas em Vaso 2

As flores da romazeira são vermelho-alaranjadas e simples, ocorrendo variedades de flores dobradas como a “Legrellei”. Os frutos são esféricos, com casca coriácea e grossa, amarela ou avermelhada manchada de escuro. O seu interior é composto de muitas sementes, cobertas por um tegumento espesso, polposo de cor rósea ou avermelhado, de sabor ácido e doce. É esta polpa que envolve as sementes a parte comestível do fruto.

Romã – Ficha da Planta Frutíferas em Vaso

  • Nome Científico: Punica granatum
  • Nomes Populares: Romãzeira, Romã, Romeira
  • Família: Lythraceae
  • Categoria: Árvores, Árvores Frutíferas, Bonsai, Medicinal
  • Clima: Continental, Equatorial, Mediterrâneo, Subtropical, Tropical
  • Origem: Oriente Médio
  • Altura: 2.4 a 3.0 metros, 3.0 a 3.6 metros, 3.6 a 4.7 metros
  • Luminosidade: Sol Pleno
  • Ciclo de Vida: Perene

Para que serve Romã

Sua popularidade no paisagismo tem aumentado muito nos últimos tempos. A utilização da romazeira é usual em jardins de estilo mediterrâneo e é crescente seu cultivo em vasos, adaptando-se aos jardins em varandas e pequenos espaços. A variedade “Nana” (Mini-romazeira) é a mais apropriada para esta utilização.

Vídeo sobre Romã:

Vídeo sobre a planta que está no youtube.

Limoeiro – Plantas Frutíferas em Vaso

O limão é o fruto do limoeiro, uma pequena árvore frutífera e muito produtiva. É de fato a fruta mais conhecida no mundo, utilizada há centenas de anos, com inúmeras propriedades. Confunde-se muitas vezes com a lima-ácida, conhecida como limão-tahiti e limão-galego (Citrus latifolia), mas que por questões práticas estão reunidas neste artigo com as devidas ressalvas.

13 Plantas Frutíferas em Vaso 3

Os limoeiros não atingem mais de 6 metros de altura, são muito ramificados, de caule e ramos castanho-claros, recobertos de espinhos longos e pontiagudos, com copa aberta e arredondada. Suas folhas são elípticas a lanceoladas, verdes e coriáceas, dispostas alternadas. As inflorescências surgem em cachos e são compostas de flores axilares, alvas ou róseas, muito perfumadas e atrativas para as abelha.

Limoeiro – Ficha da Planta Frutíferas em Vaso

  • Nome Científico: Citrus limon
  • Nomes Populares: Limão, Lima-ácida, Limão-eureka, Limão-feminello, Limão-gênova, Limão-lisboa, Limão-monochelo, Limão-verdadeiro, Limão-verde, Limoeiro
  • Família: Rutaceae
  • Categoria: Árvores Frutíferas, Medicinal
  • Clima: Equatorial, Mediterrâneo, Subtropical, Tropical
  • Origem: Ásia
  • Altura: 3.0 a 3.6 metros
  • Luminosidade: Sol Pleno
  • Ciclo de Vida: Perene

Para que serve Limoeiro

Os limões e as limas-ácidas são frutas ricas em vitamina C, utilizadas desde as grandes navegações para combater e prevenir o escorbuto. Seu sumo tem ampla utilização na culinária, no tempero de frutos do mar, aves e suínos, além de servir para o preparo de sucos, refrigerantes, doces e drinques, entre estes a popular caipirinha.

Vídeo sobre Limoeiro:

Vídeo sobre a planta que está no youtube.

Jabuticaba – Plantas Frutíferas em Vaso

A jabuticabeira é uma árvore nativa da Mata Atlântica, conhecidas por seus deliciosos frutos. Seu tronco é bastante ramificado e de casca lisa, que se renova anualmente após a frutificação. Na primavera surgem do tronco numerosas flores brancas, que cobrem quase toda sua extensão. Este processo ocorre simultaneamente à queda das folhas, modificando completamente a aparência da árvore. Após a polinização, as flores gradativamente vão sendo substituídas por pequenos frutos verdes, esféricos, que tornam-se vermelhos e depois negros, quando completamente amadurecidos.

13 Plantas Frutíferas em Vaso 4

Os frutos são do tipo baga, apresentam casca brilhante e fina, que rompe-se facilmente à primeira mordida, evidenciando a polpa branca, doce e suculenta que envolve cerca de 1 a 4 sementes. Os frutos geralmente são consumidos in natura, mas prestam-se para o preparo de sucos, licores, aguardentes, vinagres e doces. São também muito atrativos para as aves silvestres. As safras de jaboticaba são proporcionalmente abundantes às chuvas que acompanham o amadurecimento dos frutos.

Jabuticaba – Ficha da Planta Frutíferas em Vaso

  • Nome Científico: Myrciaria cauliflora
  • Nomes Populares: Jabuticaba, Fruita, Jaboticaba, Jaboticabeira, Jabuticaba-açu, Jabuticaba-do-mato, Jabuticaba-paulista, Jabuticaba-preta, Jabuticaba-sabará, Jabuticabeira
  • Família: Myrtaceae
  • Categoria: Árvores, Árvores Frutíferas, Árvores Ornamentais
  • Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
  • Origem: América do Sul, Brasil
  • Altura: 4.7 a 6.0 metros, 6.0 a 9.0 metros, 9.0 a 12 metros, acima de 12 metros
  • Luminosidade: Sol Pleno
  • Ciclo de Vida: Perene

Para que serve Jabuticaba

A jabuticabeira é uma planta elegante de folhas pequenas e atinge seu “auge” como planta ornamental durante a floração e frutificação. É uma planta própria para o quintal ou pomar, pois suas frutas azedam muito rapidamente o que a torna difícil de ser cultivada em grandes pomares comerciais.

Vídeo sobre Jabuticaba:

Vídeo sobre a planta que está no youtube.

Pitangueira – Plantas Frutíferas em Vaso

A pitangueira é uma árvore ou arbusto frutífero e ornamental, nativo da mata atlântica e conhecido principalmente pelos frutos doces e perfumados que fazem parte da cultura dos brasileiros. O nome “pitanga” é de origem tupi e significa vermelho-rubro, uma alusão à cor dos frutos maduros. O porte pode ser arbustivo, entre 2 a 4 metros de altura, ou arbóreo, chegando nestes casos entre 6 e 12 metros. A copa é densa e arredondada. O florescimento é errático, e pode ocorrer duas ou mais vezes ao ano, dependendo na maioria das vezes do clima da região de plantio e da variedade da planta.

13 Plantas Frutíferas em Vaso 5

As flores são pequenas, hermafroditas, brancas, perfumadas, com longos estames e muito melíferas, atraindo abelhas. As folhas são opostas, simples, ovais, acuminadas, glabras, avermelhadas quando jovens, e que gradativamente vão tomando a cor verde. No Brasil não há uma grande diferenciação de variedades, mas temos o maior banco de germoplasma da espécies e algumas cultivares importantes desdenvolvidas no IPA (Empresa Pernambucana de Pesquisa Agropecuária). Já no exterior, para onde a pitangueira foi amplamente difundida, houve uma preocupação maior em selecionar as melhores plantas e desenvolver novas cultivares.

Pitangueira – Ficha da Planta Frutíferas em Vaso

  • Nome Científico: Eugenia uniflora
  • Sinonímia: Eugenia brasiliana, Eugenia costata, Eugenia indica, Eugenia lacustris, Eugenia michelii, Eugenia microphylla, Eugenia parkeriana, Stenocalyx affinis, Stenocalyx brunneus, Stenocalyx dasyblastus, Stenocalyx glaber, Stenocalyx impunctatus, Stenocalyx lucidus, Stenocalyx michelii, Stenocalyx strigosus, Stenocalyx uniflorus, Myrtus brasiliana, Plinia pedunculata, Plinia rubra
  • Nomes Populares: Pitanga, Pitangueira, Cerejeira-brasileira, Ginja, Pitanga-branca, Pitanga-do-mato, Pitanga-rósea, Pitanga-roxa, Pitangueira-miúda, Pitangueira-vermelha, Pitanga-vermelha, Pitangueira, Pitangueira-comum
  • Família: Myrtaceae
  • Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais, Árvores, Árvores Frutíferas, Árvores Ornamentais, Cercas Vivas
  • Clima: Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Semi-árido, Subtropical, Temperado, Tropical
  • Origem: América do Sul, Argentina, Brasil, Uruguai
  • Altura: 1.8 a 2.4 metros, 2.4 a 3.0 metros, 3.0 a 3.6 metros, 3.6 a 4.7 metros, 4.7 a 6.0 metros, 6.0 a 9.0 metros, 9.0 a 12 metros
  • Luminosidade: Sol Pleno
  • Ciclo de Vida: Perene

Para que serve Pitangueira

Os frutos são bagas globosas, deprimidas nos polos, com sulcos longitudinais e quando maduros ficam de cor vermelha, vinho e até mesmo negra, de acordo com a variedade. A polpa é macia, suculenta e vermelha, recoberta por uma casca muito fina e delicada. Carrega entre 1 a 3 sementes grandes.

Vídeo sobre Pitangueira:

Vídeo sobre a planta que está no youtube.

Araçá-boi – Plantas Frutíferas em Vaso

O araçá-boi é uma planta arbustiva, nativa da região amazônica, ainda pouco conhecida no Brasil e no mundo, mas de frutos saborosos e alta produtividade. Da mesma família da jabuticaba e da pitanga, o araçá-boi é bastante ramificado e frondoso. Suas folhas são simples, opostas, pecioladas, de formato elíptico a lanceolado, acuminadas e de cor verde-escura.

13 Plantas Frutíferas em Vaso 6

As inflorescências são do tipo tirso (rácimo de cimeiras), a apresentam delicadas flores brancas, hermafroditas, com quatro pétalas cada e muitos estames longos. Após a polinização se formam os frutos, que são do tipo baga, globosos, de tamanho grande, suculentos, perfumados e ácidos, de casca fina e amarela quando madura. Cada fruto pode pesar de 200 a 400 gramas e conter de 4 a 12 sementes.

Araçá-boi – Ficha da Planta Frutíferas em Vaso

  • Nome Científico:Eugenia stipitata
  • Nomes Populares:Araçá-boi, Araça-mark, Planta-iogurte, Pé-de-iogurte, Goiaba-amazônica, Ubá-caxi, Araguassuba, Araçá-manga, Araçá-açu
  • Família: Myrtaceae
  • Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais, Árvores, Árvores Frutíferas
  • Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
  • Origem: América Central, América do Sul, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, Peru
  • Altura: 2.4 a 3.0 metros, 3.0 a 3.6 metros, 3.6 a 4.7 metros
  • Luminosidade: Sol Pleno
  • Ciclo de Vida: Perene

Para que serve Araçá-boi

Os frutos do araçá-boi tem um aroma delicioso e são macios, com uma rica polpa.

Vídeo sobre Araçá-boi:

Vídeo sobre a planta que está no youtube.

Araçá – Plantas Frutíferas em Vaso

O araçazeiro, cujo fruto é o araçá, é uma árvore ou arvoreta, de copa esparsa, muitas vezes com porte arbustivo, alcançando de 1 a 9 metros de altura. Ocorre naturalmente da Bahia ao Rio Grande do Sul, na Mata Altlântica. Seu tronco é tortuoso e apresenta casca lisa, escamosa, na cor cinza a marrom avermelhada, com ramos pubescentes quando jovens.

13 Plantas Frutíferas em Vaso 7

As folhas são opostas, coriáceas, glabras, simples, inteiras, com forma elíptica a oblonga, e 5 a 10 cm de comprimento. As flores são solitárias, axilares e brancas, com longos estames. O período de florescimento é longo, estendendo-se de junho a dezembro. A frutificação do araçazeiro também se estende por um longo tempo, ocorrendo durante a primavera e verão.

Araçá – Ficha da Planta Frutíferas em Vaso

  • Nome Científico: Psidium cattleyanum
  • Nomes Populares: Araçá, Araçá-amarelo, Araçá-comum, Araçá-da-praia, Araçá-de-comer, Araçá-de-coroa, Araçá-do-campo, Araçá-rosa, Araçá-vermelho
  • Família: Myrtaceae
  • Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais, Árvores, Árvores Frutíferas
  • Clima: Equatorial, Oceânico, Subtropical, Tropical
  • Origem: América do Sul, Brasil
  • Altura: 1.2 a 1.8 metros, 1.8 a 2.4 metros, 2.4 a 3.0 metros, 3.0 a 3.6 metros, 3.6 a 4.7 metros, 4.7 a 6.0 metros, 6.0 a 9.0 metros
  • Luminosidade: Sol Pleno
  • Ciclo de Vida: Perene

Para que serve Araçá

Os frutos, ricos em vitamina C, podem ser consumidos in natura ou na forma de sucos, sorvetes, doces, compotas, licores ou marmeladas. Eles também são muito apreciados pela fauna silvestre, que se encarrega de espalhar as sementes.

Vídeo sobre Araçá:

Vídeo sobre a planta que está no youtube.

Laranjinha-kinkan – Plantas Frutíferas em Vaso

A laranjeira-kinkan é um arbusto ou pequena árvore perenifólia, frutífera e ornamental, muito semelhante às plantas do gênero Citrus, aos quais pertencem as laranjas e tangerinas. Elas se diferenciam principalmente pelos frutos menores, com poucos gomos, e de casca fina e comestível. O tronco é bastante ramificado, podendo ter ramos muito espinhentos ou lisos, e o crescimento é lento, chegando a 5 metros de altura.

13 Plantas Frutíferas em Vaso 8

As folhas são lanceoladas, alternas, coriáceas, glabras, com a página superior verde-escuro e a inferior, verde clara. As flores surgem na primavera, nas axilas foliares, e são brancas, muito perfumadas, em rácemos de um a quatro. Os frutos amadurecem no outono, e podem ser redondos, elipsóides ou piriformes, de acordo com a variedade. Em geral, as laranjinhas-kinkan apresentam casca fina, delicada, doce e comestível, com a polpa um tanto azeda.

Laranjinha-kinkan – Ficha da Plantas Frutíferas em Vaso

  • Nome Científico:Fortunella margarita
  • Sinonímia: Citrus japonica, Atalantia hindsii, Citrofortunella madurensis, Citrus erythrocarpa, Citrus hindsii, Citrus inermis, Citrus kinokuni, Citrus madurensis, Citrus margarita, Citrus microcarpa, Fortunella bawangica, Fortunella chintou, Fortunella crassifolia, Fortunella hindsii, Fortunella japonica, Fortunella obovata, Fortunella polyandra, Sclerostylis hindsii, Sclerostylis venosa
  • Nomes Populares: Laranjinha-kinkan, Kinkan, Cunquate, Kumquat, Ximxim,
  • Família: Rutaceae
  • Categoria: Arbustos, Árvores, Árvores Frutíferas, Árvores Ornamentais, Bonsai, Frutas e Legumes
  • Clima: Continental, Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Temperado, Tropical
  • Origem: Ásia, China, Japão
  • Altura: 1.8 a 2.4 metros, 2.4 a 3.0 metros, 3.0 a 3.6 metros, 3.6 a 4.7 metros
  • Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
  • Ciclo de Vida: Perene

Para que serve a Laranjinha-kinkan

Seu chá serve para Dores de garganta, Afecções respiratórias.

Vídeo sobre a Laranjinha-kinkan:

Vídeo sobre a planta no Youtube.

Laranja – Plantas Frutíferas em Vaso

A laranja, fruto da laranjeira, é uma deliciosa fruta cítrica, e uma das frutas mais cultivadas no mundo todo. A laranjeira é uma árvore de porte médio e copa densa, arredondada e perene. Sua origem é controversa, diz-se que pode ser oriunda da Índia, China ou Vietnãm, mas sabe-se de fato que a laranja é consumida desde à antiguidade. Seu tronco e ramos apresentam casca castanho-acinzentada e são um tanto tortuosos.

13 Plantas Frutíferas em Vaso 9

As folhas são verdes, coriáceas, brilhantes e muito aromáticas. A flores da laranjeira simbolizam a pureza, são brancas, pequenas e perfumadíssimas, atraindo abelhas melíferas em profusão. O mel de flores de laranjeira é um dos mais valorizados no mercado. Delas também extraem-se essências amplamente utilizadas na culinária, principalmente a árabe, e na indústria de perfumes.

Laranja – Ficha da Plantas Frutíferas em Vaso

  • Nome Científico: Citrus sinensis
  • Nomes Populares: Laranja, Laranjeira
  • Família: Rutaceae
  • Categoria: Árvores, Árvores Frutíferas
  • Clima: Continental, Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Temperado, Tropical
  • Origem: Ásia
  • Altura: 6.0 a 9.0 metros
  • Luminosidade: Sol Pleno
  • Ciclo de Vida: Perene

Para que serve Laranja

Os frutos são em geral esféricos, de casca alaranjada, com pericarpo branco, rico em pectina. A polpa é aquosa, de coloração entre o amarelo claro e o vermelho.

Vídeo sobre Laranja:

Vídeo sobre a planta que está no youtube.

Goiaba – Plantas Frutíferas em Vaso

A goiaba é o fruto da goiabeira, arbusto ou árvore de pequeno porte, tipicamente tropical. A goiabeira apresenta tronco tortuoso, com casca lisa, que quando envelhece se desprende em finas lâminas de cor castanha. Suas folhas são elípticas, de coloração verde clara, pilosas quando jovens e com nervuras bem marcadas. As flores são axilares, hermafroditas, de coloração branca, com longos e numerosos estames.

13 Plantas Frutíferas em Vaso 10

A floração ocorre na primavera, apenas nos ramos produzidos durante o ano corrente. As goiabas são frutos do tipo baga, ovóides, de casca fina, lisa e verde, que torna-se amarela quando bem amadurecida. A polpa é delicada, doce e perfumada, e pode ser vermelha ou branca, de acordo com variedade. Suas sementes são pequenas, duras, de cor amarelo claro, em formato de rim. A frutificação da goiabeira se estende desde o verão até o outono, mas pode ser conduzida através de podas para que dure o ano todo.

Goiaba – Ficha da Plantas Frutíferas em Vaso

  • Nome Científico: Psidium guajava
  • Nomes Populares: Goiaba, Araçá-das-almas, Araçá-goiaba, Araçá-guaçu, Araçá-mirim, Araçaíba, Araçauaçu, Goiaba-maçã, Goiabeira, Goiabeira-branca, Goiabeira-vermelha, Guaiaba, Guaiava, Guaiba, Guava, Guiaba, Mepera
  • Família: Myrtaceae
  • Categoria: Árvores, Árvores Frutíferas
  • Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
  • Origem: América Central, América do Sul
  • Altura: 6.0 a 9.0 metros, 9.0 a 12 metros
  • Luminosidade: Sol Pleno
  • Ciclo de Vida: Perene

Para que serve Goiaba

Pode ser consumida in natura, ou na forma de doces, sucos e compotas, rendendo saborosos produtos artesanais como a goiabada-cascão. Dela pode-se fabricar também um molho saboroso substituto do catchup, batizado de goiachup.

Vídeo sobre Goiaba:

Vídeo sobre a planta que está no youtube.

Acerola – Plantas Frutíferas em Vaso

A acerola ou aceroleira é um arbusto ou arvoreta, frutífera e ornamental, cultivada em regiões tropicais de todo o mundo, principalmente por seus frutos altamente nutritivos. Seu tronco é ramificado desde à base, a copa é densa e o porte é pequeno, geralmente entre 3 e 5 metros de altura. As folhas são simples, opostas, ovaladas a lanceoladas, pequenas, brilhantes e de cor verde-escura. As margens das folhas são inteiras ou onduladas e possuem pequenos pêlos, que podem provocar irritação na pele. As inflorescências são do tipo corimbo, sésseis, e despontam na axilas foliares, com três a cinco flores. Essas por sua vez são hermafroditas, pentâmeras, com pétalas franjadas de cor branca ou rosa. Os frutos amadurecem entre 22 a 30 dias após a floração.

13 Plantas Frutíferas em Vaso 11

Eles são do tipo drupa, com casca lisa, delicada e brilhante e polpa carnosa, suculenta e aromática, com três gomos que protegem respectivamente três sementes. Os frutos podem ser de cor laranja ou vermelha quando maduros, de acordo com a cultivar. Apesar da aceroleira ser uma planta frutífera, e isso criar uma certa ressalva entre alguns paisagistas, ela se comporta de maneira um tanto diferente das árvores frutíferas mais comuns. Por ser tropical, ela é mais rústica e resistente a doenças e pragas, e menos exigente em manejo, ao contrário de laranjeiras e macieiras por exemplo.

Acerola – Ficha da Plantas Frutíferas em Vaso

  • Nome Científico: Malpighia emarginata
  • Sinonímia: Malpighia glabra, Malpighia berteroana, Malpighia urens, Bunchosia parvifolia, Malpighia biflora, Malpighia dicipiens, Malpighia fallax, Malpighia lucida, Malpighia myrtoides, Malpighia neumanniana, Malpighia nitida, Malpighia oxycocca, Malpighia peruviana, Malpighia punicifolia, Malpighia semeruco, Malpighia undulata, Malpighia uniflora, Malpighia virgata, Malpighia retusa, Malpighia umbellata
  • Nomes Populares: Acerola, Aceroleira, Cereja-das-antilhas, Cereja-de-barbados
  • Família: Malpighiaceae
  • Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais, Árvores, Árvores Frutíferas, Bonsai, Cercas Vivas, Medicinal
  • Clima: Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Semi-árido, Subtropical, Tropical
  • Origem: América Central, América do Norte, América do Sul, Antilhas, Brasil, México, Peru
  • Altura: 2.4 a 3.0 metros, 3.0 a 3.6 metros, 3.6 a 4.7 metros, 4.7 a 6.0 metros
  • Luminosidade: Sol Pleno
  • Ciclo de Vida: Perene

Para que serve Acerola

É uma árvore perfeita para os atuais quintais domésticos, cada vez menores e otimizados. Pode ser plantada em vasos e assim decorar pátios, terraços e outras áreas pavimentadas. Também é excelente em renques, formando uma útil cerca viva, que além de cumprir suas funções paisagísticas, ainda fornece frutos.

Vídeo sobre Acerola:

Vídeo sobre a planta que está no youtube.

Manga – Plantas Frutíferas em Vaso

A manga é o fruto da mangueira, uma árvore longeva, de copa densa, perene e muito frondosa, que pode alcançar 30 metros de altura. Seu tronco é largo, e apresenta casca escura, rugosa e látex resinoso. As folhas são coriáceas, lanceoladas, com 15 a 35 cm de comprimento. Avermelhadas quando jovens e verdes com nervuras amarelas quando maduras. De floração abundante e ornamental, a mangueira apresenta inflorescências paniculadas e terminais, com flores pequenas e polígamas.

13 Plantas Frutíferas em Vaso 12

As mangas são frutos muito bonitos, perfumados, do tipo drupa, de formato ovóide-oblongo, mais ou menos alongado, de acordo com a variedade. Sua casca é fina, porém resistente, e pode apresentar cores diversas entre o verde, vermelho, rosa, amarelo ou laranja, com ou sem manchas pretas. A polpa é originalmente fibrosa, suculenta, de coloração amarela ou alaranjada. No entanto, com o melhoramento genético, frutas menos fibrosas, mais doces e aromáticas já estão largamente disponíveis. Sua polpa pode ser consumida in natura, em sucos, doces ou “chutney”, sendo rica em vitamina A. O fruto apresenta uma única semente, grande e fibrosa.

Manga – Ficha da Plantas Frutíferas em Vaso

  • Nome Científico: Mangifera indica
  • Nomes Populares: Manga, Mangueira
  • Família: Anacardiaceae
  • Categoria: Árvores, Árvores Frutíferas
  • Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
  • Origem: Ásia
  • Altura: acima de 12 metros
  • Luminosidade: Sol Pleno
  • Ciclo de Vida: Perene

Para que serve Manga

É um fruto cheio de vitamina e também ornamental.

Vídeo sobre Manga:

Vídeo sobre a planta que está no youtube.

Fim do poste sobre as Plantas Frutíferas em Vaso

Então estamos chegando ao film de mais uma lista de conteúdos, e nesse poste trabalhamos com “Plantas Frutíferas em Vaso”. Assim se você achou esse poste legal, e conhece alguém que está precisando ler isso, compartilhe com elas e também se possível em suas redes sociais, para que as pessoas possam desfrutar de mais conteúdos.