in

1º Período da História da Educação Brasileira

1º Período da História da Educação Brasileira

Hoje vamos apresentar um texto onde mostra trabalhos de diferentes representações e neste poste vamos falar um pouco mais aprofundado de “1º Período da História da Educação Brasileira” mostrando seus pontos principais.

Os pontos principais da educação brasileira mostrando como pode ser aplicada na educação de crianças e jovens.

1º Período da História da Educação Brasileira

O primeiro período da História da Educação foi um período que ocorreu bastante mudanças, onde a educação passou por implementações de diversas origens e estados.

1º Período da História da Educação Brasileira 1

No período da exploração inicial, os esforços educacionais foram dirigidos aos indígenas, submetidos à chamada “catequese” promovida pelos missionários jesuítas que vinham ao novo país difundir a crença cristã entre os nativos.

Consolidação do Modelo Orgânico Exportador Dependente

O modelo orgânico exportador dependente começou no Inicio da era do café (Ouro preto) Rebeliões regionais que não obtiveram sucesso, impulsionadas pela burguesia européia, sob o interesse de uma política divisionista.

Imagem relacionada

Solução temporária para a crise vem com o sucesso da lavoura cafeeira a partir de 1840.

Reforma Educacional

A reforma educacional foi superficial pelas propostas serem voltadas aos interesses das classes dominantes; Cursos superiores isolados. Preocupação estreitamente profissionalizante, causada pela desvinculação da teoria e pratica. A teoria estudada era somente a realidade européia.

Vídeo Sobre Consolidação do Modelo Orgânico Exportador Dependente:

Educação e Civilização

A educação não contou com investimentos suficientes para o atendimento escolar elementar da população em idade escolar, no fim do séc XIX continuando a ter o mesmo número de escolas.

Resultado de imagem para jesuitas

Assim podemos concluir que o modelo comercial-exportador contribuiu de forma negativa e excludente para as camadas baixas, por ser um modelo de educação burguês, e se limitava a teorias baseadas em um transplante cultural Francês, desconsiderando a realidade brasileira.

Dependencia

A dependência expressa subordinação, a ideia de que o desenvolvimento capitalista do país e por sua inserção no capitalismo mundial dada pelo imperialismo. Portanto, a superação do subdesenvolvimento passaria pela ruptura com a dependência e não pela modernização e industrialização da economia, o que pode implicar inclusive a ruptura com o próprio capitalismo.

Vídeo Sobre educação e civilização:

A fase Jesuíta

Estado e Igreja nessa época era próxima, na medida em que ambas empreendiam medidas que colaboravam com seus interesses mútuos. Enquanto os jesuítas tinham apoio na catequização dos nativos, o Estado contava com auxílio clerical na exploração do território e na administração.

Resultado de imagem para jesuitas

Na fase Jesuíta foi um período de muitas mudanças, principalmente algumas na educação como as escolas, que eles fizeram algumas implementações baseadas na igreja católica.

Escolas Jesuítas

Muitas escolas tradicionais do país, bem como várias instituições de ensino superior espalhadas nos mais diversos pontos do território brasileiro, ainda são administradas por setores dirigentes da Igreja Católica. Somente no século XIX, foi que as escolas laicas passaram a ganhar maior espaço no cenário educacional brasileiro.

Vídeo Sobre a fase jesuíta:

As Reformas Pombalinas

Entre 1750 e 1777, Sebastião José de Carvalho, o Marquês de Pombal, estabeleceu uma série de reformas modernizantes com o objetivo de melhorar a administração do Império português e aumentar as rendas obtidas através da exploração colonial. Esse tipo de experiência condizia com uma tendência vivida em várias monarquias européias.

Resultado de imagem para As Reformas Pombalinas

A intervenção política “esclarecida” de Pombal surgiu no momento em que Portugal enfrentava sérios problemas econômicos. A Coroa lusitana tinha perdido diversas de suas possessões no continente asiático e sofria com as imposições do Tratado de Methuen, assinado junto à Inglaterra, em 1703.

Vídeo Sobre as Reformas Pombalinas:

FIM

Chegamos ao fim de uma lista que foi recheada de conteúdos, e hoje falamos de 1º Período da História da Educação Brasileira com suas características. Se você gostou do assunto e do texto, compartilha nas redes sociais, e ajude a divulgar nossos trabalhos. Você também pode acessar as nossas redes sociais.

Como ser um bom líder

Como ser um bom líder

Salmo 44 2

Salmo 44