Neste post, você encontrará diversas curiosidades bíblicas que com certeza você não deve ter reparado ou nunca deve ter ouvido. Ficou curioso? Continue lendo esse post.

20 Curiosidades Bíblicas

A Bíblia Sagrada ocupa o primeiro lugar do ranking de livros mais lidos do mundo há cerca de 50 anos, e desde então permanece como o livro mais lido de todos os tempos. Foram espalhadas cerca de 3,9 bilhões de cópias pelo mundo, sendo traduzida em mais de 3 mil idiomas e dialetos. Para quem não sabe, a Bíblia é uma coleção de textos religiosos com valor sagrado para os Cristãos.

Esse livro tão grande que compõe diversos livros é repleto de curiosidades e mistérios. Ficou curioso? Acompanhe esse post para saber mais.

Curiosidades Bíblicas – O menor livro

Você deve estar se perguntando “Como o menor livro se a bíblia é gigante?”. Calma, explicarei melhor. Como sabemos, a Bíblia é composta por diversos livros, e dentre esses, existe o menor livro bíblico.

Qual o menor livro? – Curiosidade Bíblica

O menor livro da Bíblia encontra-se no Novo Testamento. O livro de II João é o menor livro bíblico e possui apenas 13 versículos.

Do que se trata o livro de II João? – Curiosidade Bíblica

O livro de II João contém uma grande preocupação com uma advertência urgente acerca de enganadores que não estavam ensinando a exata doutrina de Cristo e que sustentavam que Jesus de fato não ressuscitara na carne, mas apenas espiritualmente. João estava muito ansioso para que os verdadeiros crentes estivessem conscientes desses falsos mestres e não tivessem nada a ver com eles.

Curiosidades Bíblicas – O maior livro

Acabamos de citar o menor livro bíblico e a mensagem que ele transmite, entretanto, você sabe qual o maior livro da Bíblica?

O maior livro da Bíblia – Curiosidade Bíblica

Diferente do menor livro, o maior livro encontra-se no Antigo Testamento, é o livro de Salmos, um dos mais lidos e mais conhecidos pelo fato de conter cânticos inspiradores. O livro possui 150 orações poéticas (não podemos chamar de capítulos).

Curiosidades Bíblicas – Muitas palavras

A Bíblia é um livro grande e isso todo mundo já sabe, mas você já imaginou quantas palavras esse livro tão grande possui?

Palavras – Curiosidade Bíbllica

A Bíblia, o livro mais lido do mundo, possui aproximadamente 773.693 mil palavras. É curioso como alguns pregadores do evangelho decoram muitos versículos e onde estão localizados.

Curiosidades Bíblicas – Livros, capítulos e versículos

A Bíblia Sagrada, como conhecemos, é formada por um total de 66 livros, sendo 39 livros do antigo testamento e 27 do novo testamento.

A Bíblia possui 1.189 capítulos e 31.102 versículos, muita coisa para ser lida, não é mesmo?

Curiosidades Bíblicas – Nome de Deus 

A Bíblia é o principal livro das pessoas que são aptas ao Cristianismo e que são monoteístas, adoram somente a Deus, entretanto, existem alguns livros bíblicos que não citam o nome de Deus.

Sem Deus – Curiosidade Bíblica

Alguns livros bíblicos, por mais que sejam religiosos, não possuem o nome de Deus, são eles: Ester e Cantares de Salomão.

Curiosidades Bíblicas – Bígamo

Um livro religioso cheio de promiscuidade? Pois é, a Bíblia possui diversas partes sagradas e profanas, inclusive a bigamia.

Primeiros safadões – Curiosidade Bíblica

O primeiro bígamo registrado na bíblia se chamava Lamaque, um homem extremamente violento, e suas esposas se chamavam Ada e Zilá. A passagem se encontra-se no livro de Gênesis 4-19.0

Curiosidades Bíblicas – Pai dos flautistas e harpistas

A flauta é um instrumento formado por um tubo oco com orifícios, num dos quais o executante sopra, ao mesmo tempo que ocupa os dedos em tapar ou destapar os demais, para obter variações na altura dos sons.

A Harpa é um dos instrumentos de existência mais remota. Ela tem a forma de um triângulo e suas cordas, de extensões distintas, estão posicionadas em um patamar perpendicular à tampa da caixa de ressonância. Elas são atadas por cravelhas.

Existe um homem que, segundo a Bíblia, é o pai de todas as as pessoas que tocam flauta e harpa.

Pai dos flautistas – Curiosidade Bíblica

Jubal é um personagem bíblico do Antigo Testamento, mencionado no livro de Gênesis como um filhos do perverso Lameque e de Ada, fazendo parte da descendência de Caim. Jubal foi o primeiro músico mencionado e se tornou o pai de todos os flautistas e harpistas. Essa passagem é descrita no livro de Gênesis 4-21.

Curiosidades Bíblicas – Quantos anos ela tem?

A Bíblia não é muito de citar a idade de seus personagens, ainda mais dos personagens femininos, e só uma mulher que teve sua idade citada em toda a Bíblia.

Quem foi exposta? – Curiosidade Bíblica

A única mulher que tece sua idade em toda a Bíblia foi a Sara, a menção se encontra no Antigo Testamento, especificamente no livro de Gênesis 23-1.

Esse é o mês da consciência negra no Brasil. Você conhece as leis que se relacionam com a história dos negros no Brasil?

E aí, você acha que a pedagogia de Paulo Freire é Marxista? Veja isto!

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

Confira também as entrevistas que estamos realizando no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

 

Curiosidades Bíblicas – Paga para ser mãe

Ser mãe é uma dádiva impagável financeiramente, entretanto, na Bíblia Sagrada uma mãe foi paga para cuidar de seu próprio filho.

Salário de ser mãe – Curiosidade Bíblica

O povo de Israel, que morava no Egito, foi prejudicado pelo Faraó que mandou matar todos os meninos que iriam nascer ou as que tinham acabado de nascer, entretanto, Joquebede, que trabalhava no palácio, colocou seu filho em um cesto e colocou dentro de um rio.

Seu filho foi encontrado pela filha do Rei Faraó, para quem Joquebede trabalhava, então, a própria foi escolhida para cuidar de seu próprio filho. Além de salvar seu filho da morte, ele foi cuidado em um palácio e ela ainda foi assalariada.

O menino encontrado pela filha do rei foi alguém muito importante na Bíblia e um dos nomes mais influentes no Antigo Testamento, Moisés. A passagem se encontra no livro de Êxodo 2-8,9,10.

Curiosidades Bíblicas – O gato comeu a sua língua?

A Bíblia conta que um dos personagens após um ato muito esplendoroso, se tornou  mudo para sempre.

O gato comeu a língua de quem? – Curiosidade Bíblica

Na verdade o gato não comeu a língua de ninguém, o que aconteceu de fato foi que após falar frente a frente com um anjo, Zacarias ficou mudo para sempre. Essa passagem se encontra no livro de Lucas 1-18,19,20.

Curiosidades Bíblicas – Jesus sabia escrever?

Embora seja um homem extremamente sábio e cheio de ensinamentos, não existe nenhum livro bíblico escrito por Jesus, afinal, ele sabia escrever?

Jesus de Nazaré, o escritor – Curiosidade Bíblica

Jesus foi alguém que nos deixou muitos ensinamentos, entretanto, nenhum livro registrado, a única vez que a Bíblia nos descreve Jesus escrevendo se encontra em João 8-6,7,8. Entretanto, não se sabe o que ele escrevia.

Curiosidades Bíblicas – Consciência Pesada

Quem nunca teve dificuldade para dormir após fazer uma coisa errada e ficar com a mente pesada? Entretanto, uma pessoa de muito poder não teme a nada, muito menos um rei, e ele não conseguiu dormir.

Consciência Pesada – Curiosidade Bíblica

Após mandar matar Daniel, ordenando que jogassem-o em uma cova de leões, o Rei Dário ficou muito preocupado e não descansou naquela noite. A passagem dessa história encontra-se no livro de Daniel 6-16 a 19.

Curiosidades Bíblicas – Contra o seu próprio povo?

Todos sabemos que o povo de Israel é o povo do Senhor, entretanto, o Senhor já ficou contra do seu povo e a favor de outro.

Israel X Babilônia – Curiosidade Bíblica

Em  Ezequiel 30-25 podemos observar que o Senhor ficou a favor de Babilônia e não a favor de Israel. https://www.youtube.com/watch?v=PnmISZHtoBY

Curiosidades Bíblicas – Contribuintes dos INSS

Calma, na Bíblia existem impostos  registrados, entretanto não o INSS, mas mesmo assim, a Bíblia relata a história do primeiro aposentado de todos os tempos.

O primeiro aposentado – Curiosidade Bíblica

A primeira a se aposentar em todos os tempos foi o Rei Joaquim. A passagem se encontra no Antigo Testamento no livro de Jeremias 52-33,34.

Curiosidades Bíblicas – É melhor se magoar

Sorrir é extremamente bom, mas você já imaginou que chorar seria melhor do que sorrir? Pois é, a Bíblia relata que sofrer as vezes é muito melhor .

Chorar ou sorrir? – Curiosidade Bíblica

No Antigo Testamento, especificamente no livro de Eclesiastes 7-3, a Bíblia assegura que a mágoa é muito melhor do que o riso.

Curiosidades Bíblicas – Ctrl C + Ctrl V

Lembra da época escolar quando você fazia a lição e seu amigo não, e quando ele pedia emprestado e você falava “copia mas não faz igual”? Na Bíblia isso aconteceu, entretanto, foi igual.

Salmos Idênticos- Curiosidade Bíblica

No livro dos Salmos, existem duas orações poéticas que são idênticas. É o Salmo de número 14 e o Salmo de número 53.

Curiosidades Bíblicas – O melhor remédio

Você sabe qual seria o melhor remédio para a sua alma? A Bíblia  conta isso no Antigo Testamento.

Receita de um bom remédio – Curiosidade Bíblica

A Bíblia Sagrada conta que o coração alegre é o melhor remédio. Essa passagem acontece no Antigo Testamento, especificamente no livro de Provérbios 17-22

Curiosidades Bíblicas – Caiu no próprio anzol

Diversas vezes ouvimos falar sobre o carma, lei da semeadura, o famoso “aqui se faz, aqui se paga”. Na Bíblia, existe uma pessoa que morreu com sua própria armadilha.

Caçador virou caça – Curiosidade Bíblica

No livro de Ester, capítulo 7 e versículo 10, diz que Hamã pretendia matar Mardoqueu, entretanto, ele morreu em seu próprio instrumento que iria utilizar para marar o seu inimigo.

Curiosidades Bíblicas – Feminismo

O feminismo fé muito explicito na Bíblia, onde mulheres mesmo que submissas aos seus maridos, tinham papéis importantes na sociedade.

Colonizadora – Curiosidade Bíblica

Segundo I Crônicas 7-24, Seerá foi uma mulher muito importante no Antigo Testamento e fundadora de duas cidades.

Curiosidades Bíblicas – Vou morrer de dor de cabeça!

Quem nunca usou a expressão “estou morrendo de dor de cabeça” que atire a primeira pedra. Todos nós já falamos nem que seja uma vez essa frase tão exagerada. Entretanto, na Bíblia, uma pessoa não exagerou e realmente morreu de dor de cabeça.

Morte por uma dor de cabeça – Curiosidade Bíblica

A história da mulher de Suném, mais conhecida como sulamita é alvo de muita repercussão, pois seu filho morreu de dor de cabeça. Essa história foi registrada no livro de II Reis 4-17,18,19,20.

 https://www.youtube.com/watch?v=Bq6Rs4Q-Wgk

Até a próxima!

Espero que após esse post incrível sobre o livro mais lido do mundo você tenha redescoberto novos pensamentos e novos olhares sobre a bíblia.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.