Neste post, você encontrará diversas curiosidades da África. Um continente tão rico que tem muita coisa para despertar a curiosidade de muitos. Confira!

20 Curiosidades sobre a África

A África é um dos maiores continentes do mundo com uma rica diversidade de fauna e flora, um continente de deslumbrar os olhos de qualquer um.

Neste post, você encontrará 20 curiosidades da África que com certeza irão te surpreender. Esse continente completamente subestimado tem muito o que oferecer. Confira a seguir!

Curiosidades da África – Grande demais

A África é um continente que tem muito o que ser explorado, não é atoa que é um dos maiores continentes do planeta.

Grande Território – Curiosidades da África

Com 30 milhões de quilômetros quadrados, a África é o terceiro maior continente do mundo. Ela cobre 20% das terras do planeta.

Curiosidades da África – Maior País

Que a África é um grande continente todos nós sabemos, entretanto, é um continente que temos muito o que descobrir ainda. Por exemplo, você sabe qual é o maior país da África?

Qual o maior país da África? Curiosidades da África

O maior país africano é o Sudão, com quase 10% do território continental. O segundo maior é a Argélia.

Curiosidades da África – Menor país

Você acabou de descobrir qual o maior país do continente africano. Entretanto, você faz ideia de qual o menor?

Qual o menor país da África? – Curiosidades da África

O menor país do continente são as Ilhas Seycheless, na costa do Índico, próximo a Madagáscar. O segundo mais pequeno é São Tomé e Príncipe, na costa atlântica.

Curiosidades da África – População

A África é um continente super populoso e é um dos mais populosos de todo o mundo.

Grande população no país – Curiosidades da África

A África é o segundo continente mais populoso do planeta, com um contingente populacional que, em 2005, somava mais de 1 bilhão de pessoas.

Curiosidades da África – Qual o país mais populoso?

Acabamos de citar que a África é um dos maiores continentes e também um dos mais populosos. Você sabe qual o país mais populoso do continente africano?

País mais populoso da África – Curiosidades da África

O país mais populoso é a Nigéria, com aproximadamente 135 milhões de habitantes. O segundo com maior população é o Egito, com cerca de 80 milhões. O terceiro é a Etiópia, com 76 milhões (dados de 2012).

Curiosidades da África – Quais as cidades mais populosas?

Você faz ideia de quais são as cidades mais populosas do continente africano? Confira a seguir.

Cidades mais populosas – Curiosidades da África

As cidades mais populosa da África são: Lagos, Nigéria (8,7 milhões de habitantes); Cairo, Egito (7,7 milhões de habitantes); Kinshasa, República Democrática do Congo (6,3 milhões); Nairóbi, Quênia (4 milhões) e Adis Abeba, Etiópia (3,6 milhões) (dados de 2012).

Curiosidades da África – Idioma

A África é um continente com diversos idiomas e dialetos, entretanto, você faz ideia de qual a língua predominante?

Francês – Curiosidades da África

O idioma Francês é um dos mais falados no continente. A abrangência é tamanha, que ele é mais falado lá do que na própria França. A zona francófona, onde se fala o Francês, na África, é composta por oito Estados da África Ocidental, seis Estados da África Central, Comores e a Ilha da Reunião.

Curiosidades da África – Continente rico

A África é a responsável por quase a metade de todo o ouro encontrado no mundo, com certeza é um continente que tem muito o que oferecer.

Ouro na África – Curiosidades da África

Também conhecida como “Rand”, a Witwatersand é famosa por ser a fonte de 40 por cento do ouro explorado no mundo. A moeda sul-africana foi nomeada em homenagem ao pequeno local da África do Sul.

Curiosidades da África – Líderes online

O continente africano possuí o maior número de usuários da internet em todo o mundo.

Record de usuários – Curiosidades da África

A internet é um âmbito muito impressionante e, às vezes, não mensuramos o seu tamanho em termos de internautas e usuários que navegam pelas mais variadas redes sociais. E de uso da internet, em termos de usuários, o continente africano marca aí os seus 67.731.700,00 milhões de navegantes.

Já em se tratando de redes sociais, ela vai mais além. De 350 milhões de pessoas que possuem conta na rede social Facebook, 100 milhões são pertencentes à África.

Curiosidades da África – Mercado Negro

Infelizmente o comércio ilegal é muito frequente no continente africano, onde diversos animais são explorados e mortos frequentemente.

Marfim – Curiosidade da África

O marfim é o objeto mais cobiçado na África, por conta do alto valor de mercado que o chifre tem. Com o comércio ilegal, feito até por militares e clandestinos, o continente enfrenta uma matança desmedida de elefantes por minuto.

De acordo com dados de Ongs de preservações locais, cerca de 96 elefantes são mortos por dia no continente. Especialistas já estão prevendo uma possível chance de extinção dos maiores mamíferos da Terra.

Curiosidades da África – Maior Assassino

O maior assassino da África não são os leões, ou nenhum outro felino, é um animal aparentemente dócil que ninguém esperaria tal comportamento.

Assassinos na África – Curiosidades da África

O animal mais mortífero no continente africano é o hipopótamo. Segundo os registros de mortes pelo animal, na África, o robustinho é o responsável pelo alto índice de ataques a humanos nas beiras de lagos e pantanais. Sua especialidade é atacar de baixo para cima, visando vir por baixo do barco em que a vítima se encontra e abocanhar com toda força o que tiver pela frente.

Curiosidades da África – Falta de recursos

O continente africano sofre de diversas crises, principalmente a escassez de alguns recursos essenciais, como por exemplo, a água.

Água – Curiosidade da África

O continente africano é um local onde o solo contém muitas impurezas e passa por problemas graves como seca, escassez de água e recursos naturais. Segundo estimativas, mais de 300 milhões de pessoas não possuem acesso à bebida potável, por isso, antes de consumir, ela é muito bem fervida e filtrada para que os africanos possam consumi-la.

Por conta do crescimento populacional e à enorme necessidade de irrigação para plantações, os cientistas afirmam que a demanda pelo recurso essencial à vida deve aumentar nas próximas décadas de forma considerável.

Curiosidades da África – O maior animal 

O maior animal terrestre de todo o mundo é nativo do continente africano e queridinho universalmente. Você faz ideia de qual animal seja este?

Peso pesado – Curiosidade da África

Gigantes, bonitos, pesados e possuem o item mais cobiçado do continente: o marfim. Os elefantes são preciosidade lá. E o mérito são dos africanos, pois o maior animal terrestre vivo do mundo tem seu lar construído lá. Devido a condições climáticas, de solo e de natureza para sobrevivência, os elefantes habitam um dos lugares mais propensos para o fortalecimento de sua espécie.

Curiosidades da África – Animais Altos

Além de comportarem os maiores animais terrestres de todo o mundo, o continente africano é responsável por comportar os mais altos animais.

Alto pra burro – Curiosidade da África

As girafas ou camelos-leopardos, como eram chamadas pelos romanos quando elas existiam no norte da África, são esses incríveis animais de pele lustrosa e que se alimentam de mantimentos encontrados nos mais altos galhos das árvores.

Por que Camelo-Leopardo? – Curiosidade da África

O apelido românico (camelo-leopardo) se deve por conta de uma crença de que esses animais vinham da junção de uma fêmea camelo com um leopardo macho. Existem nove subespécies em diferentes regiões e habitam as terras secas no sul do deserto do Saara. E a África é o berço que acolhe o mais alto animal do mundo.

Curiosidades da África – Criança não trabalha

Como diria a cantiga, “criança não trabalha, criança da trabalho”. Entretanto na África, o índice de trabalho infantil é altíssimo e exploração é altíssimo.

Trabalho Infantil – Curiosidades da África

Trabalho infantil é ilegal e a comissão de direitos da criança e do adolescente está aí para fiscalizar. Bom, trabalhos direcionados e fiscalizações à parte, o fato é que a África ocupa quase o topo no ranking de denúncias por trabalho infantil. Os dados são alarmantes. Cerca de mais de 40% das crianças entre as idades de 5 a 14 estão envolvidas em trabalho infantil nas áreas de minas e no campo do trabalho doméstico.

Curiosidades da África – Hábitos antigos

Embora estamos no século XXI, alguns povos da África possuem hábitos muito antigos, na verdade, pré-históricos.

Idade das pedras – Curiosidade da África

Esses povos são os conhecidos Khoisan ou Khoi-san ou só san, com você preferir. São os famosos caçadores-coletores, com uma longa história estimada em dezenas de milhares de anos que reproduzem seus hábitos e costumes de gerações a gerações.

Encontram-se no deserto do Kalahari, na Namíbia, Botsuana e na Angola. São conhecidos por cultivarem hábitos considerados dos homens das cavernas, como o método mais antigo de se obter fogo e até caçar. As ferramentas que eles utilizam são estimadas em 44.000 anos de idade.

Curiosidades da África – Cénario

A África é um dos mais belos continentes com muita diversidade para você explorar e fazer diversas fotos totalmente fora do comum para suas redes sociais.

Diversidade – Curiosidades da África

A África tem diversas paisagens, com desertos, florestas tropicais e savanas.

Curiosidades da África – Maior deserto

A África é um continente com diversas surpresas, pois assim como o Brasil, possuí uma grande variedade de biomas.

Maior deserto do mundo – Curiosidade da África

O Saara, maior deserto do planeta, está localizado na África.

Curiosidades da África – Deserto do Saara

O deserto do Saara de longe é um lugares mais marcantes de toda a África, e como é o maior do mundo, ele ocupa grande parte do território, você faz ideia do quanto?

Espaço territorial – Curiosidade da áfrica

O deserto do Saara ocupa um terço do continente africano. Não é atoa que é o maior deserto do mundo.

Curiosidades da África – Valioso

Como foi abordado acima, a África é um continente muito rico e possuí diversos materiais de muito valor.

Diamantes – Curiosidade da África

Alguns países africanos têm os diamantes mais valiosos do planeta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.