in

10 Plantas Variadas

10 Plantas Variadas 10

Como sabemos as plantas são de diferentes tipos e estão em diferentes lugares do planeta, e muita dessas plantas servem para uma grande quantidade de remédios, para diversas doenças. E a medicina estuda as diariamente para aprimorar os remédios.

Sendo um dos maiores e mais biodiversos grupos de seres vivos na Terra, as plantas verdes fornecem uma parte substancial do oxigênio molecular e são a base dos alimentos da maioria dos ecossistemas, especialmente dos terrestres.

Então o demonstre veio mostrar nesse poste uma lista recheada de “plantas variadas”, que podem ajudar as pessoas em seus problemas de saúde chegando até a curar algumas doenças que as pessoas enfrentam.

Índice: hide

Plantas Variadas

As plantas podem ser pequenas ou grandes, podem ser com flores ou sem flores, alguns tem frutos e outros. Isso porque a diversidade das plantas é muito grande em todo o mundo.

10 Plantas Variadas 1

As plantas variadas, são plantas que estão em nosso alcance diariamente, como nas praças, nos jardins das casas, em floretas e outros mais.

Lofantera – Plantas Variadas

A lofantera é uma árvore muito exuberante com seus cachos de flores pendentes. Originária da floresta amazônica, é semidecídua e pode atingir de 10 a 20 metros de altura. Apresenta copa de forma cônica ou piramidal. Os ramos são de coloração marrom clara, com estrias longitudinais e pequenos calos avermelhados, além de cicatrizes foliares bastante aparentes. As folhas são de coloração verde escura, grandes, glabras, opostas, simples, obovadas e com nervuras bem marcadas.

10 Plantas Variadas 2

Suas flores são amarelas e reúnem-se em longas inflorescências pendulares. Os frutos são do tipo cápsula. Floresce de Março a Agosto. Tem grande utilização paisagística, devido ao seu espetacular aspecto quando florida. Apresenta crescimento moderado e é adequada para plantio isolado ou em grupos, embelezando parques e jardins, assim como na recuperação de áreas degradadas, principalmente próximas a rios e lagos.

Lofantera – Ficha da Plantas Variada

  • Nome Científico: Lophantera lactescens
  • Nomes Populares: Lofantera, Chuva-de-ouro, Chuva-de-ouro-da-amazônia, Lanterneira, Lofantera-da-amazônia
  • Família: Malpighiaceae
  • Categoria: Árvores, Árvores Ornamentais
  • Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
  • Origem: América do Sul, Brasil
  • Altura: 9.0 a 12 metros, acima de 12 metros
  • Luminosidade: Sol Pleno
  • Ciclo de Vida: Perene

Para que serve a Lofantera

Sua madeira é medianamente dura, alaranjada e compacta e é utilizada localmente na construção civil, marcenaria e carpintaria.

Vídeo sobre a Lofantera:

Vídeo sobre a planta que está no youtube.

Urucum – Plantas Variadas

O urucum é uma arvoreta exuberante, seja pela beleza de suas flores, seja pelos seus vistosos cachos de frutos. Originária da região amazônica, suas sementes são muito utilizadas pelos índios para tingir a pele e os cabelos. Suas folhas são em formato de coração, com a ponta afilada, glabras, alternadas e sustentadas por longos pecíolos.

10 Plantas Variadas 3

As inflorescências são compostas de muitas flores brancas, levemente rosadas ou róseas. Os frutos são cápsulas ovóides a globosas, deiscentes e de coloração marrom-avermelhada que encerram numerosas sementes pequenas e ricas em corante vermelho, conhecido como bixina. Floresce nos meses mais quentes do ano.

Urucum – Ficha da Plantas Variada

  • Nome Científico: Bixa orellana
  • Nomes Populares: Urucum, Achicote, Achiote, Achote, Bija, Bixa, Colorau, Orucú, Tintória, Uru-uva, Urucú, Urucú-bravo, Urucú-da-mata, Urucuuba, Urucuzeiro
  • Família: Bixaceae
  • Categoria: Árvores, Árvores Frutíferas, Árvores Ornamentais, Medicinal
  • Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
  • Origem: América Central, América do Sul
  • Altura: 1.8 a 2.4 metros, 2.4 a 3.0 metros, 3.0 a 3.6 metros, 3.6 a 4.7 metros, 4.7 a 6.0 metros, 6.0 a 9.0 metros
  • Luminosidade: Sol Pleno

Para que serve a Urucum

Na cultura popular também é conhecido pelas suas propriedades fitoterápicas, com ações expectorantes, antibióticas, antiinflamatórias, entre outras.

Vídeo sobre a Urucum:

Vídeo sobre a planta que está no youtube.

Gabiroba – Plantas Variadas

A gabirobeira é um arbusto lenhoso, ornamental e frutífero nativo de áreas de cerrado da América do Sul. Seu tronco é curto, tortuoso, com copa bastante ramificada e ramos cilíndricos e pubescentes. As folhas são opostas, lanceoladas a obovadas, coriáceas, simples, verdes e pubescentes. A floração ocorre na primavera, despontando flores grandes axilares, hermafroditas, pentâmeras e brancas, com um denso tufo de estames longos no centro.

10 Plantas Variadas 4

Os frutos surgem no verão, e são bagas semelhantes a uma pequena goiaba, globosos, verdes a amarelos, com cálice persistente, polpa doce e delicada e casca fina. As sementes são de cor creme, achatadas e com formato de ferradura. Com a crescente busca por jardins mais sustentáveis e ecológicos, a gabiroba vem ganhando lugar de destaque no paisagismo brasileiro, pois além de ser frutífero, ele ainda atrai a fauna silvestre e apresenta uma floração espetacular. Não obstante, é ideal para jardins onde a economia de água é importante, pois é bastante resistente à estiagem.

Gabiroba – Ficha da Plantas Variada

  • Nome Científico:Campomanesia pubescens
  • Sinonímia: Abbevillea widgreniana, Britoa eriantha, Campomanesia affinis, C. apiculata, C. australis, C. bracteolata, C. campestris, C. corymbosa, C. cuneata, C. dimorpha, C. discolor, C. diversifolia, C. eriantha, C. erosa, C. fusca, C. gomesiana, C. hassleri, C. heterophylla, C. houlletii, C. lanceolata, C. obversa, C. ovalifolia, C. paranensis, C. pohliana, C. reticulata, C. rhytidophylla, C. rugosa, C. salviifolia, C. suaveolens, C. trichosepala, C. virescens, C. warmingiana, C. widgreniana, C. yerutiensis, Guajava hians, Psidium corymbosum, P. erianthum, P. erosum, P. hians, P. obversum, P. pubescens, P. suaveolens
  • Nomes Populares: Gabiroba, Guabiroba-felpuda, Guabiroba, Guabirova, Guavirova, Gavirova, Araçá-congonha, Guavira, Gabirobeira, Guabiram, Guabirababa
  • Família: Myrtaceae
  • Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais, Árvores, Árvores Frutíferas, Árvores Ornamentais
  • Clima: Equatorial, Semi-árido, Subtropical, Temperado, Tropical
  • Origem: América do Sul, Argentina, Brasil, Uruguai
  • Altura: 0.4 a 0.6 metros, 0.6 a 0.9 metros, 0.9 a 1.2 metros, 1.2 a 1.8 metros, 1.8 a 2.4 metros
  • Luminosidade: Sol Pleno
  • Ciclo de Vida: Perene

Para que serve a Gabiroba

A gabiroba é um fruto muito saboroso, com polpa doce e casca amarga. Ele geralmente é consumido in natura, mas rende deliciosas geléias, assim como compotas, licores, sorvetes, picolés, etc. As folhas da gabiroba, utilizadas em infusão ou extratos, tem comprovado poder de reduzir o colesterol ruim(LDH) e aumentar o bom(HDL), ajudando no tratamento e prevenção de doenças circulatórias.

Vídeo sobre a Gabiroba:

Vídeo sobre a planta que está no youtube.

Pau-mulato – Plantas Variadas

O pau-mulato é uma árvore nativa da amazônia e de reconhecido valor com ornamental, principalmente pela beleza escultural do seu tronco. De porte imponente e elegante, ele atinge de 15 a 40 metros de altura, com 30 a 40 cm de diâmetro de tronco. A copa é colunar e pode ter de 4 a 8 metros de diâmetro. Seu tronco é retilíneo, com ramificações somente no ápice. Anualmente, perde sua casca em longas tiras verticais, revelando uma superfície muito lisa, brilhante, de tonalidade avermelhada.

10 Plantas Variadas 5

Desta forma, por passar por este ciclo anual, o córtex do pau-mulato tem uma gradativa variação de cores, que vão do esverdeado ao castanho, passando pelo avermelhado, pardo e prateado. Por este motivo também, ele se mantém sempre livre de pragas, doenças, líquens, epífitas e trepadeiras. As folhas são simples, inteiras, grandes e semicaducas. As flores são como pequenas estrelas perfumadas, arranjadas em cachos. Elas surgem no outono e inverno, produzem muito néctar e atraem polinizadores. Os frutos que se seguem são do tipo cápsula, e amadurecem na primavera e verão, liberando as diminutas sementes aladas. A dispersão da espécie é pelo vento e pela água.

Pau-mulato – Ficha da Plantas Variadas

  • Nome Científico: Calycophyllum spruceanum
  • Sinonímia: Calycophyllum multiflorum, Eukylista spruceana
  • Nomes Populares: Pau-mulato, Mulateiro, Mulateiro-da-várzea, Escorrega-macaco, Pau-mulato-da-várzea, Capirona, Pau-marfim
  • Família: Rubiaceae
  • Categoria: Árvores, Árvores Ornamentais
  • Clima: Equatorial, Tropical
  • Origem: América do Sul, Brasil
  • Altura: acima de 12 metros
  • Luminosidade: Sol Pleno
  • Ciclo de Vida: Perene

Para que serve a Pau-mulato

Seu uso é indicado na recuperação de áreas degradadas, principalmente quando a área a recuperar for de mata ciliar.

Vídeo sobre a Pau-mulato:

Vídeo sobre a planta que está no youtube.

Quaresmeira – Plantas Variadas

A quaresmeira é uma árvore de beleza notável, que encanta por sua elegância e exuberante floração. Seu porte geralmente é pequeno a médio, podendo atingir de 8 a 12 metros de altura. O tronco pode ser simples ou múltiplo, com diâmetro de 30 a 40 cm. As folhas são simples, elípticas, pubescentes, coriáceas, com nervuras longitudinais bem marcadas e margens inteiras.

10 Plantas Variadas 6

A floração ocorre duas vezes por ano, no outono e na primavera, despontando abundantes flores pentâmeras, simples, com estames longos e corola arroxeada, sendo que na variedade Kathleen estas se apresentam róseas. O fruto é pequeno, indeiscente, marrom, com numerosas sementes minúsculas, dispersadas pelo vento. Mesmo quando não está em flor, a quaresmeira é ornamental. Sua copa é de cor verde escura, com formato arredondado, e sua folhagem pode ser perene ou semi-decídua, dependendo da variação natural da espécie e do clima em que se encontra.

Quaresmeira – Ficha da Planta Variada

  • Nome Científico: Tibouchina granulosa
  • Nomes Populares: Quaresmeira, Flor-de-quaresma, Quaresmeira-roxa
  • Família: Melastomataceae
  • Categoria: Árvores, Árvores Ornamentais
  • Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
  • Origem: América do Sul, Brasil
  • Altura: 9.0 a 12 metros, acima de 12 metros
  • Luminosidade: Sol Pleno
  • Ciclo de Vida: Perene

Para que serve a Quaresmeira

Por suas qualidades, ela é uma das principais árvores utilizadas na arborização urbana no Brasil, podendo ornamentar calçadas, avenidas, praças, parques e jardins em geral.

Vídeo sobre a Quaresmeira:

Vídeo sobre a planta que está no youtube.

Uvaia – Plantas Variadas

A uvaia é uma arvoreta ou arbusto nativo do sul e sudeste do Brasil, e cultivada em quintais e pomares domésticos principalmente pelos seus saborosos frutos. O nome “uvaia” vem do tupi e significa “fruta ácida”. Ela é aparentada com a Pitanga, Grumixama, e a Cereja-do-rio-grande. Alcança de 4 a 10 metros de altura, com 30 a 50 cm de diâmetro de tronco. Pode ter caule único e retilíneo ou ramificar desde à base, de acordo com a variedade.

10 Plantas Variadas 7

Apresenta folhas pequenas, opostas, de forma elíptica, inteiras e aromáticas. Floresce na primavera, despontando flores axilares, pedunculadas, hermafroditas, tetrâmeras e brancas. O fruto que se segue é uma drupa globosa a piriforme, com 2,5 a 4 cm de diâmetros, carnosa, suculenta, de casca e polpa amarela a alaranjada, com até quatro sementes redondas. Eles amadurecem no verão e são avidamente consumidos por passarinhos

 Uvaia – Ficha da Plantas Variada

  • Nome Científico:Eugenia pyriformis
  • Sinonímia: Eugenia uvalha, Pseudomyrcianthes pyriformis, Eugenia foliosa, Eugenia turbinata, Eugenia dumicola
  • Nomes Populares:Uvaia, Uvalha, Uvalha-do-campo, Uvaia-do-campo, Uvaia-nativa, Ubaia, Uvaia-muchana, Cambuí-da-índia, Ubapeba, Pêssego-do-campo, Uvaia-azeda-do-campo, Uvaia-miúda-da-mata, Uvaia-do-Pêra, Uvaia-do-mato, Uvaieira
  • Família: Myrtaceae
  • Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais, Árvores, Árvores Frutíferas, Árvores Ornamentais, Medicinal
  • Clima: Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical
  • Origem: América do Sul, Brasil
  • Altura: 3.6 a 4.7 metros, 4.7 a 6.0 metros, 6.0 a 9.0 metros, 9.0 a 12 metros
  • Luminosidade: Sol Pleno
  • Ciclo de Vida: Perene

Para que serve a Uvaia

Os frutos são doces e ácidos, muito aromáticos, ricos em vitamina C e podem ser consumidos in natura e na forma de sucos, sorvetes, caldas, compotas, vinhos, vinagres e como saborizante de licores e aguardentes.

Vídeo sobre a Uvaia:

Vídeo sobre a planta que está no youtube.

Eucalipto Arco-íris – Plantas Variadas

O eucalipto arco-íris é uma árvore de grande porte, que se destaca pelo colorido espetacular do seu tronco. É o único representante do gênero dos eucaliptos que ocorre naturalmente no hemisfério norte, nas Ilhas da Nova Bretanha, Nova Guiné, Ceram, Celebes e Mindanau. No seu habitat pode atingir 75 metros de altura, com 240 centímetros de diâmetro de tronco; mas em cultivo geralmente permanece entre 20 a 30 metros de altura. O segredo por trás do colorido especial desta árvore está na forma como ela vai se descascando e revelando as partes coloridas.

10 Plantas Variadas 8

Inicialmente a casca fina, lisa e marrom se despreende, e uma cor verde clara e vibrante aparece. Esta mancha de cor torna-se então sucessivamente verde escura, azulada, púrpura, laranja e por fim vermelha. Acontece que o processo ocorre a todo momento, formando manchas coloridas em diferentes estágios. A impressão que se tem é de que a árvore foi misteriosamente pintada, tornando-se uma verdadeira obra de arte da natureza.

Eucalipto Arco-íris – Ficha da Plantas Variada

  • Nome Científico: Eucalyptus deglupta
  • Sinonímia: Eucalyptus naudiniana, Eucalyptus schlechteri, Eucalyptus multiflora
  • Nomes Populares:Eucalipto Arco-íris, Eucalipto-da-nova-guiné, Eucalipto-das-filipinas
  • Família: Myrtaceae
  • Categoria: Árvores, Árvores Ornamentais
  • Clima: Equatorial, Oceânico, Subtropical, Tropical
  • Origem: Filipinas, Indonésia, Nova Guiné, Oceania
  • Altura: acima de 12 metros
  • Luminosidade: Sol Pleno
  • Ciclo de Vida: Perene

Para que serve a Eucalipto Arco-íris

 O ideal é utilizá-la em amplos jardins, assim como em praças e parques, distante de tubulações enterradas, muros, casas e fiações.

Vídeo sobre a Eucalipto Arco-íris:

Vídeo sobre a planta que está no youtube.

Árvore-da-felicidade-fêmea – Plantas Variadas

A árvore-da-felicidade-fêmea é um arbusto ou arvoreta, de textura semi-lenhosa e folhagem ornamental, cercada de misticismo e superstições. Acredita-se que a presença da planta na casa traz harmonia e felicidade ao ambiente e seus moradores. No entanto, para receber essas dádivas não se pode comprá-la simplesmente, é preciso ganhar de presente. Essa história surgiu do fato de os povos orientais frequentemente oferecerem a planta de presente, em conjunto a uma outra espécie, a Polyscias guilfoylei, convenientemente denominada árvore-da-felicidade-macho.

10 Plantas Variadas 9

Apesar do nome, do parentesco e da semelhança, as plantas são de diferentes espécies e não necessitam uma da outra para viver ou se reproduzir. Ainda assim, há quem diga que somente plantadas juntas elas trazem boa sorte e felicidade. Suas folhas são tripinadas, aromáticas, brilhantes, de cor verde escura, lineares a lanceoladas e subdivididas em finos segmentos. Com o passar dos anos, as folhas de baixo secam e caem, exibindo um caule rugoso, forte e bonito, que aparenta ser mais antigo do que realmente é. Essa característica é muito procurada em plantas para a arte do bonsai. Ocorre ainda uma variedade de folhas variegadas, com margens brancas. Raramente floresce fora do seu habitat.

Árvore-da-felicidade-fêmea – Ficha da Plantas Variadas

  • Nome Científico: Polyscias fruticosa
  • Sinonímia: Polyscias fruticosum, Aralia deleauana, Nothopanax fruticosus, Panax aureus, Tieghemopanax fruticosus, Panax fruticosa, Aralia tripinnata
  • Nomes Populares: Árvore-da-felicidade-fêmea, Árvore-da-felicidade, Arália
  • Família: Araliaceae
  • Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais, Árvores, Árvores Ornamentais, Bonsai, Cercas Vivas, Folhagens, Medicinal
  • Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
  • Origem: Ásia, Índia, Malásia, Oceania, Polinésia
  • Altura: 0.6 a 0.9 metros, 0.9 a 1.2 metros, 1.2 a 1.8 metros, 1.8 a 2.4 metros
  • Luminosidade: Luz Difusa, Meia Sombra, Sol Pleno
  • Ciclo de Vida: Perene

Para que serve a Árvore-da-felicidade-fêmea

Plante a árvore-da-felicidade-fêmea em bonitos vasos de cerâmica ou resina, que fiquem bem com a decoração do ambiente. Sua folhagem luxuriante, de textura fina e tropical tem um efeito decorativo impactante em salas, escritórios, quartos, varandas, pátios, etc. Realize podas de formação e limpeza, estimulando o adensamento da planta e prevenindo assim doenças e pragas.

Vídeo sobre a Árvore-da-felicidade-fêmea:

Vídeo sobre a planta que está no youtube.

Árvore-da-felicidade-macho – Plantas Variadas

A árvore-da-felicidade-macho é um arbusto ou arvoreta, de ramagem lenhosa, ramificada e folhagem decorativa. Ela é plantada em diversas regiões tropicais e subtropicais do mundo e o seu cultivo é envolvido em crenças e superstições. Acredita-se que a presença da planta na casa traz harmonia e felicidade ao ambiente e seus moradores. No entanto, para receber essas dádivas não se pode comprá-la simplesmente, é preciso ganhar de presente. Essa história surgiu do fato de os povos orientais frequentemente oferecerem a planta de presente ao amigos e parentes, em conjunto a uma outra espécie, a Polyscias fruticosa, conhecida como árvore-da-felicidade-fêmea.

10 Plantas Variadas 10

Desta forma, estariam equilibradas as energias Yin e Yang, masculino e feminino respectivamente. Apesar do nome, do parentesco e da semelhança, as plantas são de diferentes espécies e não necessitam uma da outra para viver ou se reproduzir. O formato das folhas varia com a cultivar, mas na espécie típica são ovaladas a elípticas, de cor verde-escura, brilhantes e com margens inteiras ou recortadas. Há muitas cultivares dessa espécie, entre elas podemos citar a ‘Parsley’, com folhas que lembram o coentro, a ‘Blackie’, de folhas verde-escuras, e a ‘Victoriae’, com folhas rasgadas e variegadas.

Árvore-da-felicidade-macho – Ficha da Plantas Variada

  • Nome Científico: Polyscias guilfoylei
  • Sinonímia: Aralia guilfoylei, Aralia monstrosa, Nothopanax fruticosus, Nothopanax guilfoylei, Panax guilfoylei, Panax victoriae
  • Nomes Populares: Árvore-da-felicidade-macho, Árvore-da-felicidade, Arália-cortina
  • Família: Araliaceae
  • Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais, Árvores, Árvores Ornamentais, Bonsai, Cercas Vivas, Folhagens
  • Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
  • Origem: Oceania, Tailândia
  • Altura: 1.2 a 1.8 metros, 1.8 a 2.4 metros, 2.4 a 3.0 metros, 3.0 a 3.6 metros, 3.6 a 4.7 metros
  • Luminosidade: Luz Difusa, Meia Sombra, Sol Pleno
  • Ciclo de Vida: Perene

Para que serve a Árvore-da-felicidade-macho

Ela cresce muito bem em ambientes sombreados em até 80%, mas ficará mais viçosa e cheia em áreas mais iluminadas.

Vídeo sobre a Árvore-da-felicidade-macho:

Vídeo sobre a planta que está no youtube.

Tungue – Plantas Variadas

A tungue é um árvore decídua, monóica, frondosa e muito florífera, oriunda da Ásia, onde ela é cultivada há milênios pelo óleo extraído de seus frutos. O nome popular Tungue, deriva do chinês Tung e significa coração, uma alusão ao formato das folhas. Sua copa é esparsa e arredondada, com formato de guarda-chuva, e tronco simples ou múltiplo, de casca fina e acinzentada. Seu porte é médio, geralmente com 6 metros de altura, e raramente ultrapassando 12 metros. Os galhos são robustos, ramificados e se feridos, evidenciam a seiva leitosa. As folhas são alternas, cordiformes, verde-escuras, glabras, com veios bem marcados e sustentadas por longos pecíolos avermelhados.

10 Plantas Variadas 11

Nas árvores jovens as folhas podem ser maiores e muitas vezes trilobadas. No outono as folhas adquirem tons de amarelo creme, antes de cair. A floração ocorre em setembro, quando a árvore já está totalmente desprovida de folhas, despontando inflorescências terminais, crescidas nos ramos do último ano. As flores são grandes, com pétalas de cor pêssego e centro com tom mais intenso, divergindo em raios na direção das extremidades, em um interessante degradeé. A polinização depende de abelhas. Os frutos amadurecem no outono e são do tipo drupa, redondos ou piriformes, contendo de 1 a 15 sementes.

Tungue – Ficha da Plantas Variada

  • Nome Científico:Vernicia fordii
  • Sinonímia: Aleurites fordii
  • Nomes Populares:Tungue, Árvore-de-óleo-da-china, Árvore-do-tungue, Tung, Castanha-urgativa, Ungue, Nogueira-de-óleo, Nogueira-de-iguape
  • Família:Euphorbiaceae
  • Categoria: Árvores, Árvores Ornamentais
  • Clima: Subtropical, Tropical
  • Origem: Ásia, Birmânia, China, Taiwan, Vietnã
  • Altura: 6.0 a 9.0 metros, 9.0 a 12 metros
  • Luminosidade: Sol Pleno
  • Ciclo de Vida: Perene

Para que serve a Tungue

É ideal para jardins de estilo tropical em locais com inverno frio, como nas regiões serranas do sul e sudeste do Brasil.

Vídeo sobre a Tungue:

Vídeo sobre a planta que está no youtube.

Fim do poste Sobre Plantas Variadas

Então estamos chegando ao film de mais uma lista de conteúdos, e nesse poste trabalhamos com “”. Assim se você achou esse poste legal, e conhece alguém que está precisando ler isso, compartilhe com elas e também se possível em suas redes sociais, para que as pessoas possam desfrutar de mais conteúdos.

Receita de Bolo de Aipim com Banana

Receita de Bolo de Aipim com Banana

Receita de Sopa de Aipim

Receita de Sopa de Aipim