10 livros sobre Infanto-Juvenil

0
696
10 livros sobre Infanto-Juvenil 1

Hoje vou apresentar 10 ótimos livros sobre Infanto-Juvenil que podem ser uma ótima introdução para você!

Para falar sobre temas pouco discutidos com profundidade em sala de aula, o demonstre começou uma série com lista de livros, dando continuidade com a lista sobre livros de Infanto-Juvenil. Com o propósito de orientar os discentes e docentes na busca de conhecimento.

10 livros sobre Infanto-Juvenil

A categoria infanto-juvenil é popular entre crianças e jovens, pois todo o seu material é construído pensando nessas faixas etárias. Costumam abordar assuntos do cotidiano de crianças e adolescentes de maneira didática, sendo inclusive uma ótima alternativa para o aprendizado e formação destes. Pensando nisto, listamos 10 ótimos livros sobre Infanto-juvenis que irão auxiliar no processo de introdução à literatura, para além de contribuírem na formação dos jovens intelectual e socialmente.

Lista de livros sobre Infanto-Juvenil

O Doente Imaginário – livros sobre infanto-juvenil

Autor: Molière

Sinopse: Levada ao palco pela primeira vez em 1673, a peça O doente imaginário, de Molière (1622-1673) tornou-se um dos maiores clássicos da comédia, e continua a ser encenada até hoje.

A premiada autora de teatro Marilia Toledo nos oferece agora a sua adaptação da obra, voltada aos jovens, que ressalta toda a graça do original, mantendo-se sempre fiel ao espírito crítico e bem-humorado de Molière.

Além das geniais ilustrações de Laerte, a edição inclui um esclarecedor texto sobre o processo de montagem de uma peça teatral, ideal para jovens que se interessem pelo tema.

A divertida intriga criada por Molière (1622-1673) tem por base o conflito entre a autenticidade e a hipocrisia. No centro da trama está o hipocondríaco Argan, figura ao mesmo tempo simpática e detestável, que permanece como um dos grandes personagens a que o célebre dramaturgo francês deu vida.

Contos da Rua Broca – livros sobre infanto-juvenil

Autor : GRIPARI, PIERRE

Resultado de imagem para Contos da Rua Broca

Sinopse: Nesta obra a criança é convidada a descobrir o mágico universo do imaginário. Uma batata conversa com uma guitarra a respeito de seus amores por um sultão, um diabinho vivia levando bronca, pois só tirava notas altas na escola, e muitas outras loucas histórias divertidas e criativas.

 

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

Compre o nosso ebook de atividades educativas para o mês de julho. Material 100 ilustrado, com atividades e roteiros de atividades únicas e focadas no ensino de leitura e escrito:

31 atividades escolares para o mês de julho

Clique aqui ou na imagem para comprar o ebook por apenas 10 reais!

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminhar o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Extraordinário – livros sobre infanto-juvenil

Autor : R.J Palacio

 Resultado de imagem para Extraordinário

Sinopse: Lançado no Brasil originalmente em 2013, Extraordinário é daqueles livros únicos, marcantes, cuja mensagem ressoa com a mesma força não importa quantas vezes você leia. A história de um menino de aparência incomum, mas de coragem e coração enormes: August Pullman, o Auggie, que nasceu com uma severa deformidade facial e agora, aos 10 anos, vai frequentar a escola pela primeira vez.

Um grande passo para qualquer criança e maior ainda para o garotinho cujo maior desejo é ser invisível. Mas Auggie, definitivamente, não nasceu para deixar de ser notado. Enquanto tenta vencer seus medos e se integrar em um mundo completamente novo, sua presença desencadeia as mais diferentes reações — algumas boas, outras nem tanto, mas todas profundamente transformadoras. Um romance comovente, poderoso e impossível de ignorar.

Adaptado para os cinemas e estrelado pelo jovem Jacob Tremblay e por Julia Roberts, Extraordinário é relançado nesta edição especial comemorativa do filme, com novo posfácio da autora, fotos de bastidores e depoimentos que dão conta do impacto da mensagem de Extraordinário na vida dos artistas envolvidos na megaprodução. Um conteúdo inédito e exclusivo.

O Pequeno Príncipe- livros sobre infanto-juvenil

Autor : Antoine de Saint-Exupery

Resultado de imagem para O Pequeno Príncipe

Sinopse: Livro de criança? Com certeza. Livro de adulto também, pois todo homem traz dentro de si o menino que foi. Como explicar a adoção deste livro por povos tão variados, em tantos países de todos os continentes? Como explicar que ele seja lido sempre por tantos milhões e milhões de pessoas? Como explicar a atualidade deste livro traduzido em oitenta línguas diferentes? Como compreender que uma história aparentemente tão ingênua seja comovente para tantas pessoas? O pequeno príncipe devolve a cada um o mistério da infância. De repente retornam os sonhos. Reaparece a lembrança de questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase já imperceptíveis na pressa do dia a dia. Voltam ao coração escondidas recordações. O reencontro, o homem-menino.  Amélia Lacombe.

Extraordinárias- livros sobre infanto-juvenil

Autor : Duda Porto de Souza/ Aryane Cararo

Resultado de imagem para Extraordinárias livro

Sinopse: Elas mudaram (e estão mudando) a nossa história. Mas você conhece a história delas?
Dandara foi uma guerreira negra fundamental para o Quilombo dos Palmares. Bertha Lutz foi a maior representante do movimento sufragista no Brasil. Maria da Penha ficou paraplégica e por pouco não perdeu a vida, mas sua luta resultou na principal lei contra a violência doméstica do país.

Essas e muitas outras brasileiras impactaram a nossa história e, indiretamente, a nossa vida, mas raramente aparecem nos livros. Este volume, resultado de uma extensa pesquisa, chega para trazer o reconhecimento que elas merecem.

Aqui, você vai encontrar perfis de revolucionárias de etnias e regiões variadas, que viveram desde o século XVI até a atualidade, e conhecer os retratos de cada uma delas, feitos por artistas brasileiras. O que todas essas mulheres têm em comum? A força extraordinária para lutar por seus ideais e transformar o Brasil.

Por que Lutamos?- livros sobre infanto-juvenil

Autor : Niki Walker

Resultado de imagem para Por que Lutamos? livro

Sinopse: Por que conflitos acontecem? Notícias vinte e quatro horas por dia, jornalismo cidadão, internet, viagens internacionais. O mundo é um lugar grande, mas tudo parece mais próximo e mais acessível a nós do que nunca – incluindo conflitos e guerras. Esteja nosso país envolvido neles ou não, cada desentendimento, cada impasse, cada guerra afeta nossa vida de algum modo. Com tantos conflitos pelo mundo, é natural que você se pergunte: ‘Por que lutamos?’.

‘Por Que Lutamos?’ é um livro que permite aos jovens compreender que conflitos podem ser inevitáveis, mas as guerras, não. Ele mostra aos leitores como pequenos desentendimentos progridem, tornando-se maiores e mais sérios; mostra ainda o que há de comum em todos os conflitos e a influência de preconceitos, história, diplomacia, geografia, economia e outros fatores sobre esses eventos.

Comparando os grandes conflitos com os de sua própria vida, os jovens ganham conhecimento para enxergar além das manchetes e ver os conflitos de modo crítico e investigativo.Com base em exaustiva pesquisa e revisado por especialistas, ‘Por Que Lutamos?’ dá aos leitores a voz e a confiança para que conversem sobre o mundo a seu redor.

Contos Infanto Juvenis- livros sobre infanto-juvenil

Autor : Clóvis Oliveira Cardoso

Sinopse: Qualquer criança ou adolescente, gostará desse livro. Todos os contos chegam ao linguajar infanto-juvenil exatamente para que haja uma interligação de fidelidade entre o autor e os leitores. É um livro muito bem elaborado, bem escrito e muito bem encadernado.

O menino do pijama listrado- livros sobre infanto-juvenil

Autor : John Boyne

Sinopse: Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz idéia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito.

Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga.

Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.

A mala de Hana- livros sobre infanto-juvenil

Autor :Karen Levine

Sinopse: ‘A Mala de Hana’ é um retrato singelo, mas mostra como era cruel a vida das crianças submetidas ao Holocausto. A história se desenrola em três continentes durante um período de quase setenta anos.

Envolve a experiência da garotinha Hana e de sua família na Tchecoslováquia (atual República Tcheca), nas décadas de 1930 e 1940, uma jovem e um grupo de crianças em Tóquio, no Japão, e um homem em Toronto, no Canadá, nos dias de hoje. Um relato que vai sensibilizar a todos para que horrores semelhantes aos que atingiram Hana e outros inocentes nunca voltem a acontecer.

Cinco minutos- livros sobre infanto-juvenil

Autor : José de Alencar

Sinopse: Começa-se a narração dizendo que, tendo perdido, por cinco minutos, o ônibus para Andaraí, esperou pelo seguinte e, ao sentar-se casualmente ao lado de uma mulher, ficou curioso em ver-lhe o rosto, que estava coberto por um véu. Pressentindo que se tratava de uma bela jovem, procura abordá-la e surpreende-se ao perceber que ela permite que lhe segure as mãos e lhe beije o ombro.

Mas, de repente, ela desce do carro, murmurando-lhe uma frase da famosa ópera O trovador, de Verdi: Non ti scordar di me (‘Não te esqueças de mim’) e desaparece, sem deixar pistas. Seduzido pela enigmática mulher, ele tenta localizá-la durante dias, mas em vão. Aos poucos, vai conseguindo algumas informações sobre ela e espanta-se com os recursos da jovem para permanecer incógnita.

Afinal, por que ela o evita, se sentada a seu lado, no ônibus, foi tão ousada? Finalmente, consegue encontrar-se com ela e descobre tratar-se de uma jovem de 16 anos chamada Carlota, que há tempos o amava sem que ele soubesse. Por isso, ela tinha tido aquele comportamento no ônibus. E já o teria procurado, não fosse um trágico obstáculo: ela sofria de tuberculose e tinha pouco tempo de vida.

Mais algumas peripécias impedem a aproximação dos dois. Ela parte com a mãe para a Itália, em busca de melhores ares, e ele as alcança em Nápoles, vencendo uma série de dificuldades. Carlota não melhora e parece estar à beira da morte. Uma tarde, sentindo chegar o seu fim, ela pede ao amado que, nesse último momento, receba nos lábios a sua alma. Eles se beijam. É o primeiro beijo de amor que eles trocam.

Nesse instante, ocorre um verdadeiro ‘milagre de amor’. Carlota sente uma estranha força nascer dentro dela e, a partir desse momento, readquire a saúde. Os médicos, mais tarde, explicam essa reação como efeito das mudanças de clima, mas para os dois trata-se de um milagre provocado pela intensidade do amor. Eles voltam ao Brasil, casam-se e vão morar em Minas Gerais, na ‘quebrada de uma montanha’, em plena natureza, felizes para sempre.

Fonte

Canal do Ensino, link https://canaldoensino.com.br/blog/a-importancia-dos-livros-para-criancas-e-adolescentes

FIM

Bom pessoal, é isso!

Se você gostou da lista, não deixe de comentar e compartilhar.

Não gostou de algo? Comente e nos ajude a construir um texto melhor!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.