5 atividades de música

0
4093
5 atividades de música 2

Olá queridos, já fizemos várias postagens sobre a importância da música na educação infantil e no desenvolvimento das crianças, e para isso é preciso que o professore sempre inove em suas atividades de música, para que o aluno tenha um desenvolvimento integral e se mantenha atento ao dia a dia na sala de aula.

Atividades de Música

Por mais que as músicas sejam algo que chame a atenção dos alunos é preciso sempre estar inovando nas atividades oferecidas aos alunos, para que não se torne uma coisa monótona e enjoativa para o aluno, não alcançando o objetivo esperado.

Pensando nisso, elaboramos uma lista com 5 atividades que envolvem música e contribuem para um desenvolvimento integral do aluno.

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

Compre o nosso ebook de atividades educativas para o mês de julho. Material 100 ilustrado, com atividades e roteiros de atividades únicas e focadas no ensino de leitura e escrito:

31 atividades escolares para o mês de julho

Clique aqui ou na imagem para comprar o ebook por apenas 10 reais!

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminhar o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

5 atividades de música para realizar em sala de aula

atividades de música

Atividades de Música: Dança do Jornal

atividades de música dança do jornal

Público Alvo: Crianças da educação infantil e ensino fundamental.

Idade: A atividade pode ser aplicada em alunos entre 4 a 12 anos.

Recursos: Para realizar a atividade não é necessário muito material, apenas uma folha de jornal para cada aluno, e um aparelho de cd para reproduzir as músicas e um cd com músicas de variados ritmos. A atividade poderá ser desenvolvida em qualquer lugar amplo seja na quadra de esportes, pátio da escola ou até mesmo na sala de aula, desde que os alunos tenham espaço para se movimentar.

Como executar: Para iniciar cada aluno deve estar devidamente organizado um do lado do outro, sendo que perto de cada um deles deve ser colocada uma folha de jornal, a atividade começa quando a professora solta a música e os alunos devem dançar em cima da folha de jornal sem rasgá-la ou então sem sair de cima dela. O vencedor será o último aluno que ficará sobre o jornal sem rasgá-lo.

Atividades de Música: Dança da Cadeira

atividades de música, dança da cadeiraPúblico Alvo: Indicado para educação infantil e ensino fundamental

Idade: Entre 06 a 14 anos

Recursos: A atividade deve ser realizada em um ambiente plano e espaçoso que não apresente riscos da criança tropeçar ou escorregar no momento da brincadeira. Para a execução da atividade a professora irá utilizar somente os objetos comuns de sala de aula, cadeiras e um toca cds para poder reproduzir as músicas.

Como executar: A brincadeira ocorre de forma bem simples, basta o professor fazer um círculo com as cadeiras, sendo que o número de cadeiras deve ser menor que o número de alunos, por exemplo, se o grupo de alunos for de 20 crianças deverão possuir 19 cadeiras. A brincadeira tem início quando a música começa, as crianças devem circular em torno das cadeiras e quando a música para deverão sentar, ganha a criança que conseguir sentar na última cadeira.

Atividades de Música: Dança da Laranja

atividades de música, dança da laranja

Público Alvo: Ensino fundamental e ensino médio

Idade: Entre 10 e 16 anos.

Recursos: Essa brincadeira faz muito sucesso entre os alunos, e só exige um amplo espaço, uma laranja a cada dupla de alunos e um toca cd.

Como executar: A atividade é de fácil entendimento dos alunos e também pode ser conduzida de forma fácil pelos professores. Eles deverão ser organizados em duplas e a laranja deve estar posicionada a testa de cada um. O objetivo da brincadeira é dançar sem deixar que a laranja caia no chão. É interessante que o professor coloque vários ritmos diferentes para explorar a criatividade dos alunos. Vence a última dupla que permanecer com a laranja fixada na testa.

Atividades de Música: Cabeça, Ombro, Joelho e Pé

atividades de música, cabeça , ombro, joelho e pé

Público Alvo: Alunos da educação infantil e ensino fundamental.

Idade: Crianças entre 06 a 14 anos.

Recursos: Para essa atividade não é necessário muito espaço, basta um local em que as crianças consigam se movimentar sem esbarrar uma na outra. Para poder executar basta providenciar um aparelho que reproduza cd ou então o próprio educador pode cantar a música.

Como Executar: As regras da atividade são simples, os alunos devem apontar as partes do corpo conforme a música é cantada, e a cada rodada a velocidade da música deverá ser aumentada. A criança que errar a parte do corpo deve esperar a próxima rodada da brincadeira para voltar a brincar.

Letra da música:

“Cabeça, ombro, joelho e pé

Joelho e pé

Olhos, orelha, boca e nariz

Cabeça, ombro, joelho e pé

Joelho e pé.”

Atividades de Música: Mamãe da Rua Musical

atividades de música, mamãe da rua musical

Público Alvo: Ensino Fundamental e Médio

Idade: Alunos entre 10 e 16 anos.

Recursos: Para essa atividade é necessário um espaço amplo onde as crianças possam correr à vontade sem correr riscos de cair. Nessa atividade não é necessário nenhum objeto auxiliar, somente um grupo de crianças e um orientador.

Como Executar: O educador deve estabelecer a “rua” e as “calçadas” no ambiente escolhido para brincar. A turma escolhe quem será o pegador, esse deverá ficar no meio da “rua” e escolher de qual cantor as músicas deverão ser cantadas e os restante dos participantes devem tentar atravessar a rua cantando a música do cantor escolhido, aqueles que não souberem o pegador pode pegá-los para ficar em seu lugar.

Considerações Finais Sobre Atividades de Músicas

Essas são algumas sugestões de como podemos incluir a música no dia a dia em sala de aula, de forma que a criança se desenvolva brincando e interagindo com o restante dos colegas de sala.

O interessante dessas atividades é que o professor pode trabalhar vários ritmos em todas elas desenvolvendo assim a coordenação motora além da cognitiva. Sem dúvidas são ótimas atividades para serem trabalhadas tanto na educação infantil como no ensino fundamental.

Se você gosta do tema e quer inovar ainda mais em suas atividades, conheça o E-book brincadeiras musicais, perfeito para educadores que procuram inovar sempre em suas práticas diárias.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.