5 Atividades para distinguir fatos de opinião

0
656
5 Atividades para distinguir fatos de opinião 3
Você esta precisando de idéias de atividades legais para trabalhar na sala de aula? Aqui estão 5 atividades a serem realizadas na sala de aula que você e seus alunos.

Atividades para distinguir fatos de opinião

São atividades que podem ser desenvolvidas nas disciplinas de português, junto aos alunos podendo atingir a opinão dos alunos.

Ativando a Opinião – Atividades para distinguir fatos de opinião

Somos seres humanos e vivemos inseridos em uma sociedade com características marcantes quanto às manifestações artísticas e culturais, que se expressa, por exemplo, através de textos e discursos.

Materiais: Os meninos de Madonna.

Passo a passo da atividade Ativando a Opinião.

  1. O professor deve iniciar a aula ativando os conhecimentos prévios dos alunos sobre gêneros textuais, sobretudo em relação ao artigo de opinião.
  2. O professor apresentará inicialmente um artigo de opinião, intitulado “Os meninos de Madonna”, para que os alunos o analisem e apreendam, com o auxílio do professor, as características específicas ou mais comuns desse gênero.
  3. Ao apresentar o artigo anterior, o professor deverá primar pela análise não apenas da estrutura do gênero em questão, mas também do assunto veiculado por ela. Preliminarmente, ele deve ler o texto junto aos alunos, pausando a leitura nos momentos que lhe convier, para fazer a análise de cada trecho apresentado.

Produzindo opinião – Atividades para distinguir fatos de opinião

A opinião é um fator que vem de cada pessoa que expressa a sua devida opinião.

Materiais: caderno de cada aluno.

Passo a Passo da atividade Produzindo opinião.

  1. Na sala de aula junto aos alunos discuta um pouco sobre opinião.
  2. Depois peça aos alunos que elaborem um texto que cada aluno mostre sua opinião.
  3. No final da aula peça que cada aluno leia seu texto.

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

Compre o nosso ebook de atividades educativas para o mês de julho. Material 100 ilustrado, com atividades e roteiros de atividades únicas e focadas no ensino de leitura e escrito:

31 atividades escolares para o mês de julho

Clique aqui ou na imagem para comprar o ebook por apenas 10 reais!

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminhar o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Charge de opinião – Atividades para distinguir fatos de opinião

Para ativar o conhecimento prévio dos alunos a respeito do tema  a ser discutido – Jeitinho brasileiro – o professor deverá exibir para  os alunos no K-presenter a charge seguinte.

Materiais: nenhum.

Passo a passo da charge de opinião

O professor conversa com os alunos sobre a charge, perguntando a eles:

  1. O gênero discursivo charge tem como objetivo criticar de forma humorística um fato ou acontecimento específico, em geral de natureza política.
  2. O que está sendo criticado nesta charge?
  3. “Jeitinho” é uma expressão tipicamente brasileira, é um modo de agir usado para driblar normas e convenções sociais. Quais normas estão sendo desrespeitadas na situação representada na charge?

Jeitinho brasileiro – Atividades para distinguir fatos de opinião

Jeitinho – expressão brasileira para um modo de agir informal amplamente aceito, que se vale de improvisação, flexibilidade, criatividade, intuição, etc., diante de situações inesperadas, difíceis ou complexas, não baseado em regras, procedimentos ou técnicas estipuladas previamente.

Materiais: jeitinho brasileiro de ser.

Passo a passo da atividade jeitinho brasileiro

  1. Com a a chage jeitinho brasileiro de ser na aula faça uma discusão com os alunos.
  2. Peça aos alunos: que transcreva do primeiro parágrafo do texto a definição para essa expressão, O que  é a Lei de Gerson? Explique a relação dessa lei com a expressão “dar um jeitinho”.
  3. Explique o sentido negativo da palavra jeitinho, exemplificando.
  4. Discuta com seu colega e responda: você concorda que, ao dar dinheiro para o guarda de trânsito não aplicar uma multa, a frase “tem como dar um jeitinho?”, não é necessariamente considerada suborno,  mas apenas um apelo ao uso de flexibilidade e da complacência? Explique.

Estratégia argumentativa – Atividades para distinguir fatos de opinião

O jeitinho brasileiro pode ser exemplificado com ações do nosso cotidiano:  no trânsito; na escola, ao “furar” filas, piratear vídeos de músicas filmes, estudar toda a matéria do semestre no dia da prova, colar do colega, etc.

materiais: nenhum.

Passo a passo Estratégia argumentativa

  1. O professor apresenta aos alunos a proposta de  produção de texto seguinte, a ser realizada em grupo.
  2. Pergunte quais são as consequências dessas atitudes?
  3. Produza um texto, expressando sua opinião a respeito do jeitinho brasileiro. Busque convencer o leitor – colegas e professor –  acerca de  seu posicionamento, utilizando argumentos adequados à situação.
  4.  Para ampliar a sua estratégia argumentativa, tome como base a charge acima.

    FIM das Atividades para distinguir fatos de opinião

    Bom, é isso, espero que você tenha gostado do nosso material. Confira outras listas de atividade em nossa fanpage e não deixe comentar e compartilhar!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.