5 Atividades para identificar os elementos de uma narrativa

0
2796
5 Atividades para identificar os elementos de uma narrativa 5
Aqui estão 5 atividades divertidas na sala de aula para seus alunos se divertir e aprender junto aos alunos.

Narrativa na Sala – Atividades para identificar os elementos de uma narrativa

O objetivo dessa atividade é levar os alunos a refletirem sobre as diferentes formas de narrativas, sobre suas características, sobre presença em nossa cultura desde tempos remotos.

Material: nenhum.

Passo a passo da atividade Narrativa na sala

  1. Procure um texto que tenha uma narrativa bem explicativa.
  2. Na sala leia o texto e tente ler interpretando para que os alunos prestem atenção na narrativa.
  3. Depois de ler o texto, faça perguntas sobre a narrativa.

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

Compre o nosso ebook de atividades educativas para o mês de julho. Material 100 ilustrado, com atividades e roteiros de atividades únicas e focadas no ensino de leitura e escrito:

31 atividades escolares para o mês de julho

Clique aqui ou na imagem para comprar o ebook por apenas 10 reais!

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminhar o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Narrativa Bom dia – Atividades para identificar os elementos de uma narrativa

Podemos interpretar narrativas com textos que tenha um sentido literário, uma historia e através do texto bom dia ruth Rocha todas as cores podemos fazer um estudo junto aos alunos.

Material: se possível o livro bom dia todas as cores de ruth Rocha.

Passo a Passo da atividade bom dia

  1. Após a audição ou a leitura da narrativa, o professor deve conversar com os alunos sobre a história, verificando se houve entendimento de todas as partes, dos principais acontecimentos.
  2. Se possível, o professor deve levar o livro de Ruth Rocha para que os alunos o manuseiem ou, pelo menos, mostrar a capa e apresentar sua autora.
  3. Em seguida, o professor deve tentar identificar com os alunos os elementos da narrativa.

historias da vovó – Atividades para identificar os elementos de uma narrativa

Os nossos avós costumavam contar historias quando a gente era criança, historias essas que podem ser trabalhadas dentro da sala de aula.

Material: Nenhum.

Passo a passo da atividade historias da vovó

  1. Pedir que os alunos lembrem-se de narrativas contadas por seus pais ou avós, narrativas que tenham lido e gostado e as relatem.
  2. Perguntar se há histórias na família, um caso engraçado ou curioso que aconteceu com o pai, com a mãe, com os irmãos, com os tios.
  3. Tentar identificar com os alunos os elementos da narrativa presentes nas narrativas socializadas por meio de perguntas: espaço, tempo, personagem, narrador, enredo.

Negócio de menino com menina – Atividades para identificar os elementos de uma narrativa

A literatura é o caminho para se amadurecer a interpretação de textos dos homens, pela complexidade de elementos que envolvem uma narrativadade. Sendo assim, conhecer a função de cada elemento da narrativa possibilita a progressão sistemática na leitura e produção de textos.

Material: Livro negócio de menino com menina.

Passo a Passo negócio de menino com menina

  1. Professor, coloque seus alunos em semicírculo e distribua a eles o texto Negócio de menino com menina, de Ivan Ângelo.
  2. Solicite a eles que cada um faça a leitura em voz alta de um parágrafo da narrativa e, a medida em que forem aparecendo palavras que eles desconheçam, peça que as marquem no texto para posterior discussão.
  3. Depois que terminarem a leitura do conto de Ivan Ângelo, pergunte aos alunos sobre o que o texto narra.

Aprender Narração – Atividades para identificar os elementos de uma narrativa

Há vários tipos de narradores, personagens, tempo e espaço para que um enredo se desenrole em uma narrativa, mas a presença deles é certa. Antes de apresentar os tipos de cada um, solicite a seus alunos que escreva em seu caderno a uma tabela com enredo, personagens, narrador, tempo, espaço.

Material: Caderno dos Alunos.

Passo a passo da atividade aprender Narração

  1. Peça aos alunos para pensarem em um enredo, ou seja, peça que imaginem uma situação que mereça ser narrada e que a escreva na tabela desenhada no caderno.
  2. Após o preenchimento do quadro, diga que a apresentação, que seguirá, poderá ajudá-los na construção e na incrementação da narrativa que eles irão escrever.
  3. Já conscientes dos elementos da narrativa e função deles dentro de uma história, peça aos alunos que em casa, terminem de preencher a planilha de acordo com o enredo pensado e tragam na próxima aula, para socializar com os demais colegas.

FIM das Atividades para identificar os elementos de uma narrativa

Bom, é isso, espero que você tenha gostado do nosso material. Confira outras listas de atividade em nossa fanpage e não deixe comentar e compartilhar!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.