Olá pessoal hoje o demonstre traz uma lista de 6 Filósofos Orientais, onde mostra a sua biografia, teorias e outras informações. Para ajudar no conhecimentos diversos sobre filosofia e sociologia.

6 Filósofos Orientais

É a filosofia desenvolvida nos países da Ásia Oriental e do Oriente Médio, como Índia, Irã, China, Coreia e Japão, além da filosofia islâmica e da filosofia judaica. Os filósofos orientais tinham um pensamento diferente dos demais filósofos.

Lao Tsé – Filósofo

Lao Tsé é geralmente situado por volta do século VI a.C. e pensa-se que foi coevo de Confúcio, mas alguns historiadores acreditam que ele viveu no Período do Estados Combatentes algures nos séculos V e IV a.C. É uma personagem chave na cultura china, sendo que tanto os imperadores da dinastia Tang como as pessoas hodiernas do apelido Li, consideram-no o fundador da sua linhagem. O trabalho de Lao Zi tem sido adoptado por vários movimentos anti-autoritários e pelo legalismo chinês.

Foi um filósofo e escritor da Antiga China. É conhecido por ser o autor do importante livro Tao Te Ching, o fundador do taoismo filosófico e uma divindade no taoismo religioso e nas religiões tradicionais chinesas.

Lao Tsé teoria – Taoismo

É uma tradição filosófica e religiosa originária do Leste Asiático que enfatiza a vida em harmonia com o Tao (romanizado atualmente como “Dao”). O termo chinês “Tao” significa “caminho”, “via” ou “princípio”, e também pode ser encontrado em outras filosofias e religiões chinesas. No taoismo, especificamente, o termo designa a fonte, a dinâmica e a força motriz por trás de tudo que existe.

Vídeo Lao Tsé:

Sidarta Gautama – Filósofo

É popularmente chamado simplesmente de Buda ou Buddha, foi um príncipe de uma região no sul do atual Nepal que, tendo renunciado ao trono, se dedicou à busca da erradicação das causas do sofrimento humano e de todos os seres, e desta forma encontrou um caminho até ao “despertar” ou “iluminação”. Após o que se tornou mestre ou professor espiritual, fundando o budismo.

Foi um filosofo, também príncipe, contribuiu muito para o Budismo.

Sidarta Gautama teoria – Budismo

Surgiu originalmente na Índia por volta do século VI A.C. e abrange diversas tradições, crenças e práticas baseadas nos ensinamentos, o Darma (páli: Dhamma, sânscrito: Dharma), de Siddhartha Gautama, intitulado de Buddha. É dividido em três grandes tradições: theravada (também chamado de hinayana), mahayana e vajrayana (ou tantrayana). Essas tradições englobam as mais diversas escolas budistas como o zen, terra pura, kadampa e o budismo tibetano.

Vídeo Sidarta Gautama:

Esse é o mês da consciência negra no Brasil. Você conhece as leis que se relacionam com a história dos negros no Brasil?

E aí, você acha que a pedagogia de Paulo Freire é Marxista? Veja isto!

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

Confira também as entrevistas que estamos realizando no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

 

Confúcio – Filósofo

Confúcio, também conhecido como K’ung Ch’iu, K’ung Chung-ni ou Confucius, nasceu em meados do século VI (551 a.C.), em Tsou, uma pequena cidade no estado de Lu, hoje Shantung. Segundo algumas fontes antigas, teria nascido em 27 de agosto de 552 a.C. (ou seja, no vigésimo primeiro ano do duque Hsiang). Esse estado é denominado de “terra santa” pelos chineses. Confúcio estava longe de se originar de uma família abastada, embora seja dito que ele tinha ascendência aristocrática. Seu pai, Shu-Liang He, antes magistrado e guerreiro de certa fama, tinha setenta anos quando se casou com a mãe de Confúcio, uma jovem de quinze anos chamada Yen Cheng Tsai, que diziam ser descendente de Po Chi’in, o filho mais velho do Duque de Chou, cujo sobrenome era Chi.

Foi um pensador e filósofo chinês do Período das Primaveras e Outonos. A filosofia de Confúcio sublinhava uma moralidade pessoal e governamental, os procedimentos corretos nas relações sociais, a justiça e a sinceridade.

Confúcio teoria – Confucionismo

Entre as preocupações do confucionismo estão a moral, a política, a pedagogia e a religião. Conhecida pelos chineses como “ensinamentos dos sábios”. Fundamentada nos ensinamentos de seu mestre, o confucionismo encontrou uma continuidade histórica única. O confucionismo é considerado uma filosofia, ética social, ideologia política, tradição literária e um modo de vida.

Vídeo Confúcio:

Mozi – Filósofo

Nascido no que hoje é Tengzhou, na província de Shandong, foi o fundador do moísmo, que se contrapunha ao confucionismo e ao taoismo. Sua filosofia enfatizava a autocontenção, a autorreflexão e autenticidade ao invés de obediência aos rituais. Durante o período dos Reinos Combatentes, o moísmo foi ativamente desenvolvido e praticado em muitos estados, mas caiu em desgraça com a ascensão do legalismo, promovido pela Dinastia Qin, que chegara ao poder.

Foi um filósofo chinês do período das cem escolas de pensamento, durante o período dos Reinos Combatentes, antes da unificação da China.

Mozi teoria – Moísmo

Moísmo era uma escola da filosofia chinesa desenvolvida pelos seguidores de Mozi (470 a.C. – 391 a.C.). Evoluiu ao mesmo tempo que o confucionismo, o taoísmo e o legalismo, e foi uma das quatro principais escolas filosóficas durante o Período das Primaveras e Outonos (de 770 a.C. a 480 a.C.) e o Período dos Reinos Combatentes (de 479 aC a 221 aC). Durante esse tempo, o moísmo foi visto como um rival importante para o confucionismo.

Vídeo Mozi:

Hajime Tanabe – Filósofo

Nasceu em Tóquio. Seu pai era o diretor da escola da Kaisei Academy . Ele se matriculou na universidade de Tóquio primeiro como estudante de ciências naturais, depois mudou-se para literatura e filosofia. Após a formatura, ele trabalhou na Universidade Tohoku como palestrante.

Foi um filósofo japonês da Escola de Kyoto . Em 1947, tornou-se membro da Academia do Japão , em 1950, recebeu a Ordem do Mérito Cultural e, em 1957, um doutorado honorário da Universidade de Freiburg.

Hajime Tanabe teoria – Pensamento

Tenta explicar o significado da experiência humana em termos racionais. Isso os diferencia de outros escritores orientais que, embora pensando sobre o que a vida significa e a melhor forma de viver uma vida boa, falou em termos religiosos.

Vídeo Hajime Tanabe:

Tetsuro Watsuji – Filósofo

Watsuji nasceu em Himeji , na província de Hyogo , para um médico. Durante sua juventude, ele gostava de poesia e tinha uma paixão pela literatura ocidental. Por um curto período de tempo, ele foi o coeditor de uma revista literária e estava envolvido na escrita de poemas e peças de teatro. Seus interesses na filosofia vieram à luz enquanto ele era estudante da Primeira Escola Superior de Tóquio, embora seu interesse pela literatura permanecesse sempre forte durante toda a sua vida. 

Foi um filósofo moral japonês , historiador cultural e historiador intelectual.

Tetsuro Watsuji teoria – Crítica do individualismo

Suas teorias (que reivindicavam a superioridade das abordagens e compreensão da natureza e da ética humanas, e defendiam a negação do eu) deram apoio ao nacionalismo japonês , fato que, depois da guerra, ele disse que se arrependia.

Vídeo Tetsuro Watsuji:

FIM

Pessoal chegamos ao fim de mais uma lista de Psicólogos com suas teorias e ensinamentos, e hoje trouxemos 10 Filósofos Orientais. Se você gostou compartilhe nas redes sociais.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.