Oi pessoal, o post vai falar sobre O que é folclore. Vamos definir e exemplificar nossa rica diversidade folclórica. Vamos conferir?

O que é folclore?

O folclore é uma junção de lendas, mitos e história sobre criaturas e seres fantásticos que habitam o imaginário das pessoas e povos tradicionais de diversas regiões, que é passado de geração em geração. A maioria dessas histórias foram criadas para passar mensagem ou apenas com o único objetivo de assustar as pessoas.

No dicionário folclore é definido como conjunto de tradições, conhecimentos ou crenças populares expressa em provérbios, contos ou canções. Portanto, folclore é tudo que simboliza os hábitos de povos que foram conservados ao longo do tempo, através de canções, comidas, festas, utensílios, brincadeiras…

As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através do tempo que misturam fatos reais e fictícios, já os mitos são narrativas que possuem um grande valor simbólico, por exemplo, como os povos mais antigos não conseguiam explicar cientificamente os fenômenos da natureza, eles criavam mitos.

Para conhecermos a história de uma determinada região, precisamos saber sobre seus hábitos e costumes, sua cultura e o folclore é uma grande demonstração da cultura de um lugar.

Folclore Brasileiro

O folclore Brasileiro é uma de nossas maiores riquezas culturais, por isso é importante que saibamos o que é, suas lendas e principais personagens. O folclore do nosso Brasil faz parte da nossa literatura e de nossas músicas.

No Brasil, o folclore recebe muitas influências dos povos que já habitavam aqui, os índios e também pelos que chegaram aqui depois, os negros e os europeus. O dia 22 de agosto é considerado o dia do folclore aqui, essa data foi definida em 1965.

Saber sobre o folclore Brasileiro e usufruir desse patrimônio é um direito de todos, garantido pela Constituição de 1988 e defende o pleno exercício dos direitos culturais e acesso as fontes da cultura nacional.

Fazem parte do nosso folclore as cantigas de roda, as canções de nina passadas de pais para filhos, as brincadeiras, jogos, lendas, os utensílios usados por nossos antepassados para caça, pesca, artesanato…

Verissimo de melo, Jerusa Pires Ferreira e Luís da Câmara Cascudo foram alguns dos estudiosos mais consagrados no Brasil por focarem seus estudos nas tradições folclóricas.

O folclore na educação brasileira

No ambiente escolar, o folclore brasileiro apresenta vários elementos a serem apresentados e desenvolvidos com a criança.

Vendo isso, quando trabalhamos o folclore é necessário seguir certa hierarquia com relação as informações que vão ser passadas para os alunos. O professor deve proporcionar uma vivência rica e proveitosa para seus alunos, principalmente para os alunos da educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.

É importante que os professores trabalhem o respeito à cultura de todos, pedindo, por exemplo, que a criança fale algumas coisas que fazem parte da cultura delas. Além de trabalhar jogos folclóricos que favoreça a entrada da criança na sociedade de uma maneira lúdica.

Propor que as crianças façam pesquisas sobre brincadeiras antigas, ou que conversem com seus avós, além de ajudar nos estudos sobre o folclore, ajuda as crianças da era digital a se afastarem um pouco da tecnologia.

Algumas lendas e mitos folclóricos

  • Curupira

No folclore, o curupira é um protetor das matas e dos animais silvestres. É representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Ele persegue e mata todos aqueles que violentam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, as pessoas costumam dizer que é obra do curupira.

  • Saci-Pererê

É descrito como um menino negro que tem uma perna só, sempre tem um cachimbo e usa um gorro vermelho que lhe da poderes mágicos. Sua maior diversão é aprontar travessuras, adora espantar cavalos, acordar pessoas com gargalhadas e queimar comidas.

  • Boto

Acredita-se que essa lenda tenha surgido na região da Amazônia, é representado por um homem nono e bonito que seduz as mulheres em bailes e festas, depois que conquista as mulheres, as leva para a beira de um rio e as engravida. Antes de chegar a madrugada, o moço então mergulha no rio e se transforma em boto.

Fim do post sobre O que é folclore

Espero que tenhas gostado do post sobre o que é folclore e tenha compartilhado em suas redes.

Comente e dê suas sugestões para o blog Demonstre. Contribua para a nossa melhoria!

Você também pode gostar de:

O que é folclore brasileiro?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.