Olá pessoal, o post vai discutir sobre O que é cultura. Vamos discutir sua definição, suas características e suas categorias. Vamos lá?

O que é cultura?

O que é cultura. Vamos começar definindo? Cultura é tudo aquilo que é feito pelo homem, significa um complexo que inclui o conhecimento, as crenças, as artes, a moral, a lei, os costumes, as aptidões, os hábitos e tudo aquilo que é adquirido pelo ser humano.

Cada país tem sua própria cultura, que é diferente pois são influenciadas por diversos fatores. No Brasil a cultura marcada pela disposição de alegria, que se reflete também na música, no caso o samba, o carnaval que faz parte muito marcante na cultura brasileira. Podemos entender que a cultura é um conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais. Uma das maiores capacidades de diferenciar o homem do animal é o modo como o homem pode produzir cultura.

De uma forma diferente do que a maioria da sociedade compreende, não existem pessoas com mais ou menos cultura, ou com culturas inferiores ou superiores. Todo ser possui cultura, afinal tudo aquilo que faz se torna cultura. Toda a sociedade possui um conjunto único de valores que foi construído por sua história e que deve ser compreendido e respeitado.

Características da cultura

– Mecanismo adaptativo: Isso indica que as pessoas têm capacidade para mudar seus hábitos se adaptando ao meio de onde vivem

– Mecanismo cumulativo: É a chamada cultura passada de pai para filho. As gerações mais antigas transmitem o conhecimento, mesmo que estes sejam um pouco perdido entre o tempo.

– Transformação permanente: A cultura não é estática, pois ela é sempre influenciada por novos hábitos e maneiras de pensa que surgem conforme o ser humano evolui.

Os elementos da cultura

Enquanto vive a cultura o ser humano produz manifestações. A comida de um determinado grupo social, suas obras de arte, suas moradas típicas e tantas outras coisas são exemplos dessa produção. Elas podem ser divididas em dois grupos:

– Cultura material: É aquela que envolve produções culturais que tem resultado à objetos fixos.

– Cultura imaterial: São as chamadas tradições, as festas populares, os saberes e os valores partilhados por um grupo social.

Cultura na antropologia

Na antropologia a cultura é entendida como os padrões que o ser humano aprende e desenvolve a partir de sua interação uns com os outros, a antropologia também destaca que a cultura de um individuo não pode ser isolada de outros fatores, isto é, ela é representada de acordo com o tempo em que as pessoas estão inseridas, sua organização e seus esforços para manter e defender relações humanas ali estabelecida.

Cultura na sociologia

A sociologia entende que os padrões de interação e comportamentos do homem são feitos de acordo com sua necessidade, são elas então as responsáveis por determinar uma certa estrutura e organização social.

Cultura na filosofia

A filosofia considera cultura o conjunto de manifestações humanas moldadas a partir de uma combinação das necessidades pessoais da nossa realidade e de exigências globais, além disso na filosofia o individuo busca informação para justificar a posição adotada e justifica-la para si mesmo.

Cultura escolar

Se fizermos um estudo a cerda da cultura escolar, é importante que nos lembremos das especificidades da cultura na sociedade. Na escola é necessário que a cultura tenha um espaço organizado, e que além da característica comum de uma instituição de ensino ela deve transmitir conhecimentos sistematizados, ela precisa por si só ter um modo próprio de ser e de manifestar seu hábitos e valores.

A cultura escolar esta muito ligada a filosofia da escola, a sua missão e é ela que dirá como a escola vê os discentes no processo educativo e na sua projeção para a vida social e intelectual.

Com todos os fatos mencionados podemos dizer que a missão da escola é responsável por contribuir na criação dos valores e das políticas de um indivíduo, sempre pensando nos objetivos diante das especificidades e necessidades sociais.

Fim do post sobre O que é Cultura

Obrigada por ter acompanhado o post sobre O que é Cultura. Espero que tenha sido satisfatório para seu objetivo com a língua inglesa, seja para estudo seja para programar suas aulas.

Deixe seu comentário e sugestões para a melhoria do Blog Demonstre!

Você também pode gostar de:

Produção cultural na escola – importância e sugestões

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.