Olá pessoal, o post vai falar sobre O que é cidadania. Assim, iremos discutir sobre sua definição, características e tipos. Confira o post agora?

O que é cidadania?

Cidadania é o exercício dos direitos dos deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na Constituição de um país, por parte de seus cidadãos. A expressão vem do latim civitas, que quer dizer cidade. Antigamente cidadão era aquele que fazia parte da cidade, tendo direitos e deveres por nela habitar, atualmente esse conceito se expande para todos os limites urbanos e espaços rurais.

A expressão cidadania geralmente está associada com o campo do direito, em que existe uma série de legislação voltadas para os direitos e deveres que um cidadão possui. Entre esses deveres destaca-se o voto, o zelo pelo espaço e o cumprimento das leis. Dentre os direitos, destaca-se principalmente os direitos de ir e vir, direito a saúde, moradia, alimentação e educação.

Na Constituição a cidadania é definida como um fundamento da República Federativa do Brasil e tem o objetivo de garantir que a sociedade.

Uma boa cidadania diz que os direitos e deveres estão interligados, o respeito e o cumprimento de ambos contribuem para uma sociedade mais justa e equilibrada.

Origem da cidadania

A concepção de cidadania surgiu na Grécia Antiga, mas de um modo menos igualitário como o de hoje. Naquela época, só eram considerados cidadãos, os homens livres que nasciam e viviam na cidade, com mais de 25 anos.

A partir do século XVIII, com a influencia do Iluminismo e do liberalismo econômico e político, o modo como a cidadania passa a ser interpretada e começa a se assemelhar ao modo contemporâneo.

Cidadania nas Escolas

Aprender a conviver e a agir são os principais motivos da educação para cidadania. Você que é professor, pode fazer isso oferecendo atividades que tenham como objetivo principal a formação da consciência ética e solidaria, foca nos valores humanos.

Você pode analisar o desenvolvimento que seus alunos estão tendo observando seus comportamentos, aprendendo a reconhecer suas atitudes. Mas sempre ensine aos alunos o exercício de escolhas e aprendizagens sobre as emoções que permite assim que eles reconheçam a si mesmo perante eles próprios e a sociedade.

Quando os alunos já estiverem no Ensino Fundamental II procure motivar o amadurecimento à partir de reflexões sobre eles mesmos e a pratica de valores, tentando promover uma convivência mais harmônica.

Quando os alunos chegam ao Ensino Médio é quando a cidadania passa a ser trabalhada mais intensamente, por meio de discussões criticas e de desenvolvimento genuíno nos interesses dos estudantes.

Grupos de debates e análises de políticas são ótimos exemplos de como desenvolver a cidadania de cada individuo no ambiente escolar, além de, é claro, o envolvimento dos pais com seus filhos, porque a escola não pode ser a responsável por formar todo o caráter de alguém.

Cidadania formal e cidadania substantiva

A cidadania formal é referente a nacionalidade de um indivíduo, ou seja, ao lugar no qual ele nasceu. Já a cidadania substantiva é relacionada aos exercícios dos direitos civis, sociais e políticos.

Mas qual a diferença entre esses direitos?

  • direitos civis: são aqueles das liberdades individuais como o direito à vida, à igualdade, a liberdade de expressão e pensamento e à propriedade privada;
  • direitos sociais: são os que buscam o bem-estar de todos, como educação, saúde, alimentação, moradia, cultura e direitos trabalhistas;
  • direitos políticos: aqueles que garantem o poder de se envolver nas escolhas sociais, de votar e ser votado para cargos eletivos e de fazer manifestações políticas.

Participação social de acordo com a cidadania

A participação social é muito importante para ajudar a fortalecer a cidadania e concretizar a democracia, ela é a responsável pelo fato de podermos votar, uma forma de participar dessas escolhas e fazendo parte da formulação de politicas publicas de um país, estado ou cidade.

Fim do post sobre O que é cidadania

Obrigada por ter acompanhado esse post sobre O que é cidadania. Espero que tenha gostado do conteúdo e que tenha sido útil para sua persquisa ou complementar seus planos de aula.

Deixe seus comentários e suas ideias para o Demonstre. Estamos abertos a suas contribuições!

Você também pode gostar de:

O que é Cidadania?

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.