in

O que é capitalismo?

O que é capitalismo? 2

Olá pessoal, vamos discutir neste post sobre O que é capitalismo. Vamos trabalhar conceitos, característicos e outras perspectivas sobre esse tema. Vamos lá?

O que é capitalismo?

O capitalismo é o sistema sócio econômico baseado no reconhecimento dos direitos individuais. Portanto, toda propriedade é privada e o governo existe para banir a iniciação de violência humana.

o que é capitalismo

Em uma sociedade capitalista, o governo tem três órgãos: a polícia, o exército e as cortes de lei.

 

Surgiu no século XV, na passagem da Idade Média para a Idade Moderna, a partir da decadência do sistema feudal e do nascimento de uma nova classe social, a burguesia.

O capitalismo é um sistema econômico e social, que tem o principal objetivo de lucro e acumulação de riquezas. Esse objetivo é alcançado por meio de acumulação de riquezas e esse é o sistema mais adotado no mundo.

Apesar de ser considerado um sistema econômico, o capitalismo se estende para os campos políticos. No sistema capitalista, os meios de produção e de distribuição são de propriedade privada e o maior esforço deste processo está nas mãos dos trabalhadores.

História do Capitalismo

O sistema capitalista surgiu na Europa Ocidental graças as mudanças ocorridas no sistema feudal. Por causa da centralização do poder nas mãos de um rei e da ascensão da burguesia, a sociedade experimentou uma enorme transformação.

Com o capitalismo, começaram a surgir diversas modificações no modo de produção. Das quais podemos citar o aumento da urbanização, melhorias da comunicação e dos meios de transporte, entre outras…

O capitalismo já passou por diversas transformações, mas sempre teve como maior objetivo o lucro obtido.

Podemos dizer que, historicamente o capitalismo está dividido em três fases, sendo elas:

  • Capitalismo Comercial:

O período entre os séculos XVI e XVII é comumente descrito como “Mercantilismo”. Associa-se este período à exploração geográfica da Era dos Descobrimentos; à colonização europeia nas Américas e ao rápido crescimento do comércio exterior.

  • Capitalismo Industrial:

O Capitalismo Industrial ou Industrialismo surgiu com a Revolução Industrial no século XVIII, a partir da transformação do sistema de produção.

Um novo grupo de teóricos econômicos desafiou as doutrinas mercantilistas fundamentais. Por exemplo, como a crença de que o montante da riqueza mundial permaneceu constante. Além de que um Estado só pode aumentar a sua riqueza em detrimento de outro Estado.

  • Capitalismo Financeiro:

O capitalismo financeiro está fundamentado nas leis dos bancos, das empresas e das grandes corporações. Isso ocorre por meio  do monopólio industrial e financeiro, teve inicio no século XX e está em vigor até hoje.

A escola e o capitalismo:

A escola, bem como qualquer instituição social, não pode ser estudada isoladamente, independente do modo de produção ao qual faz parte.

Como a sociedade atual é marcada fortemente pelo sistema capitalista. Em consequência disso, ao longo dos tempos a educação foi se desenvolvendo e adquirindo características do sistema capitalista, desenvolvendo formas e conteúdos diversos.

O capitalismo considera muito importante a educação escolar. Para ele na educação escolar é que os indivíduos passam a conviver diretamente com regras, normas, objetivos e anseios. Nas escolas de hoje vivemos em um período de globalização da Educação, que também foca no capitalismo.

Devemos destacar o fato de que principalmente nos países subdesenvolvidos, as condições estruturais não possibilitam a todos o acesso às novas tecnologias de informações e comunicação.

Como por exemplo recursos para ampliar o universo de informações, e para criar ambientes de aprendizado que enfatizem a construção do conhecimento. As instituições escolares defrontam-se com vários desafios, diante a essas mudanças e exigências da sociedade.

Ao mesmo tempo em que a educação é a responsável por uma série de problemas de ordem social, moral e econômica. Ela é também considerada como elemento fundamental para a reestruturação econômica e para a solução de problemas sociais e culturais que existem.

Os sistemas escolares se encontram em um momento repleto de opiniões contrárias e dilemas. Visto que, ao mesmo tempo em que são depositadas tantas expectativas em relação à educação, as políticas que a ela se aplicam encontram-se mais preocupadas com interesses reduzidos e tangencialmente educativos.

As escolas acabam, de uma forma ou de outra, sempre conseguindo formar cidadão para os ensinos superiores e para o mercado de trabalho, portanto, para o sistema capitalista.

Fim do post sobre O que é capitalismo

Gostou do post? Espero que tenha satisfeito as suas expectativa com o post O que é capitalismo e que tenha sido útil para seus objetivos de pesquisa. Você pode acompanhar mais posts como esse no Demonstre na categoria O que é.

Deixe seu comentário e sugestões para a melhoria do blog. Suas contribuições para o blog Demonstre.

Você também pode gostar de:

Teoria Liberal

Aspectos Preliminares da História da Educação

Aspectos Preliminares da História da Educação

20 Curiosidades sobre a água 1

20 Curiosidades sobre a água