7 atividades com a Cultura Grega 5

A cultura Grega é muito interessante, e por diversas vezes os costumes deles estão presentes em nosso dia a dia. Os gregos eram muitos cultos, dados às artes, ao esporte a valorização do corpo físico… Os gregos nos deixaram um legado para pensar sério!

Índice: hide

7 Atividades com a Cultura Grega

Seja na arte, na filosofia, matemática, poesia… São tantas coisas, que preciso reconhecer: “Só sei que nada sei!” Gostou?  Bem essa frase como vocês já sabe, não é minha, mas de nosso grande amigo Sócrates!

Então, convido a vocês para mergulharmos nas pesquisas e conhecermos a interessante : Cultura Grega, vamos lá?

Resumo sobre: a Cultura Grega

Os gregos colaboraram muito para a humanidade. A filosofia foi a magna herança do pensamento grego. Os filósofos buscavam entender os fenômenos da natureza por meio de elucidações racionais e organizadas, não se conformando apenas com a mitologia.

Contudo, a própria mitologia também colaborou, pois foram vários filmes criados, séries e histórias fundamentados no conjunto de mitos e deuses gregos, os quais embora superiores, tivessem sentimentos iguais aos dos homens. Vejamos o que os gregos nos deixaram:

Artes Plásticas

Os gregos eram excelentes escultores, e sempre buscavam destacar o corpo humano em sua perfeição. Músculos, vestimentas, sentimentos e expressões eram retratados pelos escultores gregos. As artes plásticas da Grécia Antiga influenciaram profundamente a arte romana e renascentista.

Filosofia

A cidade de Atenas foi palco de grande desenvolvimento filosófico durante o Período Clássico da Grécia (século V AC). Os filósofos gregos pensavam e criavam teorias para explicar a complexa existência humana, os comportamentos e sentimentos. Podemos destacar como principais filósofos gregos Platão e Sócrates. Podemos citar também Tales de Mileto, importante filósofo, matemático e astrônomo da Grécia Antiga.

 Esportes

Foram os gregos que desenvolveram os Jogos Olímpicos. Aconteciam de quatro em quatro anos na cidade grega de Olímpia. Era uma homenagem aos deuses, principalmente a Zeus (deus dos deuses). Atletas de diversas cidades gregas se reuniam para disputarem esportes como, por exemplo, natação, corrida, arremesso de disco entre outros. Os vencedores das Olimpíadas eram recebidos em suas cidades como verdadeiros heróis.

Mitologia

Para explicarem as coisas do mundo e transmitirem conhecimentos populares, os gregos criaram vários mitos e lendas. As estórias eram transmitidas oralmente de geração para geração. A mitologia grega era repleta de monstros, heróis, deuses e outras figuras mitológicas. Os mitos mais conhecidos são: Minotauro, Cavalo de Troia, Medusa e Os Doze trabalhos de Hércules.

Teatro

Os gregos eram apaixonados pelo teatro. As peças eram apresentadas em anfiteatros ao ar livre e os atores representavam usando máscaras. As comédias, dramas e sátiras retravam, principalmente, o comportamento e os conflitos do ser humano. Ésquilo e Sófocles foram os dois mais importantes escritores de peças de teatro da Grécia Antiga.

Democracia

A cidade de Atenas é considerada o berço da democracia. Os cidadãos atenienses (homens, nascidos na cidade, adultos e livres) eram aqueles que podiam participar das votações que ocorriam na Ágora (praça pública). Decidiam, de forma direta, os rumos da cidade-estado.

Música grega

Na Grécia Antiga havia dois gêneros musicais. O gênero vocal (cantado) e o instrumental. Esse segundo gênero fazia uso, principalmente, dos seguintes instrumentos: cítara, lira, salpinge (tipo de trombeta), siringe (flauta) e aulo (instrumento de sopro)( Fonte)

A religiosidade na cultura Grega

Os gregos eram politeístas, acreditavam em deuses relacionados as forças da natureza e acontecimentos. Zeus era o líder dos deuses, Afrodite, a deusa da beleza… Hoje a religião difere bastante, mas o catolicismo é primordial entre esse povo.

A alimentação na cultura Grega

A Grécia tem uma tradição culinária antiga, com uma história milenar. Esta culinária acabou influenciando, as culinárias de outros locais. Alguns dos pratos e bebidas datam da Grécia Antiga: skordalia, por exemplo, um grosso purê de batatas, nozes, amêndoas, alho e azeite; ensopado de lentilhas; vinho branco ou rosé resinado; e pastel, barra de doce com sementes de gergelim assadas com mel.

Existem também diversos pratos antigos e bizantinos que não são mais consumidos, como o mingau que compunha a alimentação básica, além do molho de peixe e da água do mar que era misturada ao vinho. O espírito rústico da culinária grega geralmente se opõe a muito refinamento, embora as tendências recentes tenham indicado que a culinária contemporânea do país esteja se deslocando a um enfoque mais refinado.

Comer fora sempre foi uma prática comum no país; estabelecimentos como a taverna , espalhados por todo o país, servem comida grega caseira tradicional a preços acessíveis, tanto para locais como para turistas ( fonte).

Curiosidades da cultura grega

A tradição do casamento grego incorpora diversos rituais que servem para abençoar a vida que inicia para o casal.

  • Parte-se um prato na soleira da casa dos noivos para afastar os maus espíritos.
  • Em alguns locais atira-se um ferro para cima do telhado, noutros coloca-se um pedaço de ferro dentro da casa dos noivos para dar força à união.
  • Se os noivos pretendem ter uma família extensa é comum esmagarem com o pé uma romã, símbolo da fertilidade.
  • Para uma vida doce juntos os noivos dão a comer um ao outro mel.
  • Um casamento grego tradicional é usualmente celebrado a um domingo.
  • Para dar boa sorte aos noivos, a família atira dinheiro para a cama dos noivos.
  • Os convites incluem sempre um motivo floral que pode ser impresso. Adicionalmente colocam-se pétalas secas de flores no envelope dos convites do casamento.
  • No ramo de noiva é usual adicionar ervas aromáticas como o tomilho, hortelã-pimenta ou manjericão.
  • O bolo de casamento é feito com mel sementes de sésamo e marmelo.
  • É também usual a família e os amigos escoltarem os noivos até ao quarto, na noite de núpcias, e fazerem-lhes uma romântica serenata.
  • Como lembrança de casamento é usual oferecerem-se amêndoas revestidas a açúcar, usualmente chamadas de koufeta ( Fonte)

Casamento Grego

A recepção de um casamento grego é uma festança, onde a diversão e a dança são palavras de primeira ordem. Algumas tradições são originárias da antiguidade e as restantes são originárias da religião ortodoxa, comum à maioria do povo grego.

Tal como em muitas outras culturas, no passado, os casamentos gregos eram uma espécie de acordo entre a família da noiva e a família do noivo. A família da noiva oferecia o dote, que poderia ser uma parcela de terreno, dinheiro, ou outros bens da família. Na cama de casados dos noivos, era colocado o dinheiro oferecido pelas famílias, e quem visitasse a casa também costumava contribuir com dinheiro para a nova vida dos noivos.

A maioria dos casamentos eram celebrados especialmente em Janeiro, pois seriam mais favoráveis à protecção da mulher, porque este mês era dedicado a celebrar a deusa Hera, mulher de Zeus e defensora das mulheres. O mês de Janeiro era também considerado o mês da fertilidade. Os convites eram entregues em mão juntamente com um doce ou com flores.

Era prática comum a noiva levar consigo, grãos de cereais ou certas ervas como um ritual de fertilidade. O bolo de casamento era tipicamente feito com mel, sementes de sésamo e marmelo, simbolizando o bom e o mau que poderia aparecer pela vida fora. Os pais presenciavam a cerimónia de casamento, acompanhando o casal à sua nova casa numa procissão acompanhada por jovens entoando cânticos ( fonte).

A cerimônia

Na Grécia a maioria da população tem como religião, a religião ortodoxa, onde o casamento representa um Sacramento. A cerimônia é da responsabilidade do padrinho de casamento e do sacerdote.

 

A cerimônia é iniciada fora da igreja por uma bênção repetida três vezes pelo sacerdote significando a tríade: Pai, Filho e Espírito santo. De seguida os noivos dirigem-se para o interior da igreja onde os noivos acendem velas que seguram durante a restante cerimônia.

De seguida ocorre a coroação, ritual que simboliza o reconhecimento do papel dos noivos no reino de Deus. Estas coroas são colocadas nas cabeças dos noivos. As coroas podem ser feitas em diversos materiais como folhas verdes, flores, tecido, ou no material que os noivos desejarem.

Antes de serem colocadas nos noivos, estas coroas são dispostas em frente à igreja e atadas por uma fita (significando a união eterna dos noivos) sendo colocadas sobre um tabuleiro de amêndoas. A noiva e o noivo trocam as coroas um com o outro três vezes. Logo depois da cerimônia as amêndoas onde as coroas se encontravam dispostas, são distribuídas às mulheres solteiras.

A cerimônia continua com leituras e a partilha de um copo de comunhão. Por fim o sacerdote agarra nos braços do noivo e da noiva e conduz os dois à volta da plataforma da igreja três vezes. Termina assim a cerimônia ficando os noivos unidos como marido e mulher ( fonte).

A recepção

Uma recepção de casamento grega normalmente prolonga-se até ao amanhecer. Esta recepção de casamento é comum ser repleta de momentos alegres, incluindo muita comida, muitas bebidas, e muita música e dança.

Estas recepções duram até ao amanhecer, e o elemento mais importante é sem dúvida a música e a dança. A dança mais tradicional é a Kalamatiano, a tradicional dança do lenço. Os noivos dançam juntos unidos por um lenço que cada um agarra nas pontas.

Normalmente o noivo e a noiva convidam outros para se juntarem à dança, podendo prolongar-se durante horas. É também comum partirem-se muitos pratos para dar sorte ao casal.

7 Atividades para sala de aula sobre a Cultura Grega

Para gravar melhor, informações sobre essa importante cultura, temos aqui algumas atividades que irão contribuir para isso. Então que tal aproveitarmos para desenvolve-las com a turminha.

1 – Atividade para sala de aula – Micro Olimpíadas – cultura Grega

Os alunos irão amar essa atividade! Por mais que competições mexam com a turma, não há nada melhor para promover uma motivação no aprendizado do que a concorrência.

Idade

A partir de 9 anos

Material necessário

  • Caderno
  • caneta
  • Objetos de Esporte

Passo a passo para a atividade : Micro Olimpíadas na cultura

  1. As atividades poderão ser desenvolvidas de forma intelectual ou competição física
  2. Ofereça diversas modalidades de competição para que possam escolher. Proceda primeiro com as atividades intelectuais, como competição de fatos da tabuada, soletração, desenho, Localização de cidades no mapa, responder questionário de História…
  3. Posteriormente, faça as competições externas, com alunos que gostam e já praticam esportes.
  4. É claro que as competições aí, se darão em conformidade com a estrutura do colégio. Vai depender se ele tem quadra de vôlei, piscina, mesa de ping e pong…
  5. Se deseja um evento com maior peso, reúna-se com a direção, o pedagogo e os professores e discutam as possibilidades. Caso não seja possível, faça com a própria classe.
  6. Peça aos alunos que se inscrevam para competirem naquilo que possuem maiores habilidades.
  7. Tente não deixar ninguém de fora, pois todos possuem pelo menos alguma coisa no que sejam bons. Esse é o momento para trabalhar a motivação e o talento dos alunos.
  8. Se algum deles não conseguem competir nas olimpíadas de matemática, incentive-o a se inscrever na competição de soletração. Se não é bom em soletrar, veja se encaixa no desenho, ou no vôlei, em pular corda…
  9. Separe um dia para cada competição, ou se for o caso, no entanto dependerá do tamanho da turma e agenda escolar é claro.

Celebre os vencedores, mas não deixe de elogiar os esforços dos demais, e motivá-los a cada vez serem melhores. As olimpíadas não servem apenas para apontar os imbatíveis, ela serve também para despertar no aluno desanimado, o talento que ele possui e fica por vezes inativado.

2 – Atividade para sala de aula – Democracia:  escolhendo o líder – cultura Grega

Democracia é a liberdade que o povo tem de palpitar em tudo o que acontece em seu país, inclusive o direito de escolher seus líderes. Nessa atividade portanto, vamos montar uma eleição para o líder da turma?

Idade

A partir de 9 anos

Material necessário

  • Caderno
  • caneta

Passo a passo para a atividade: Democracia: Escolhendo o Líder

  1. Separe na sala de aula em 3 grupos de  5 adolescentes cada.
  2. Cada um desses grupos, deverão promover a campanha de 1 presidente da turma
  3. Eles escolherão o colega que que desejam que seja o representante de seu grupo, então serão 3 candidatos a serem presidente.
  4. A campanha poderá durar uma semana. Eles deverão fazer cartazes, criar o jingle, e na hora do recreio divulgar seu candidato.
  5. Peça a um dos alunos para fazer no computador um cartaz com nome e foto dos candidatos e espalhe pela escola (sem sujarem o pátio)
  6. O professor deve ajudá-los a criar um nome para cada partido, e orientá-los para que não briguem ou critiquem os colegas, pois trata-se de um aprendizado.
  7. As eleições devem ser marcadas para a próxima semana, quando terão os resultados.

Essa atividade poderá ser muito animada, mas os professores deverão trabalhar o psicológico dos candidatos, mostrando a eles que se não forem escolhidos, não é porque não são queridas pelos colegas, é porque o processo de escolhas funciona desse jeito. E afinal grandes líderes perderam as eleições várias vezes.

3 – Atividade para sala de aula – A Culinária na cultura Grega

Comer bem e de forma saudável, não poderia ficar de fora do cardápio grego concordam? Veja o delicioso prato de Briam,  vamos preparar?

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Legumes descritos logo abaixo
  • recipientes e cozinha adequada

Passo a passo para a atividade A Culinária na cultura Grega

  1. Caso seja possível, recrute a turma para experimentarem a cozinha da escola.
  2. Juntos, poderão preparar uma saudável alimentação grega
  3. Eles deverão colocar aventais e lavarem bem as mãos antes de começarem
  4. Facas de corte devem ser monitoradas pelos responsáveis
  5. Preparem uma  receita é feita de legumes muito bem temperados e( apimentados se desejar), como se fosse a versão grega do ratatouille.
  6. Após prepararem se deliciem com a alimentação grega

Ingredientes do Briam

  • 4 abobrinhas cortadas em rodelas;
  • 4 cebolas roxas em rodelas;
  • 1 kg de batata em rodelas;
  • 6 tomates ralados;
  • 2 colheres de salsinha fresca;
  • ½ xícara de azeite de oliva;
  • Sal e pimenta.

Como preparar Briam

Em um refratário, coloque as rodelas dos legumes. Acrescente tomate, azeite e salsinha, temperando com o sal e a pimenta. Pré-aqueça o forno a 200ºC, e leve o refratário ao forno por 90 minutos. Vá checando e caso os legumes estejam muito secos, regue com água. Vá experimentando para que não fique sem tempero. (receita)

4 – Atividade para sala de aula – Música na cultura Grega

Cada povo tem um som, que o identifica e diz algo sobre ele. Os sons gregos são naturalmente leves com instrumentos angelicais como cítara, flautas… embora nada impeça de terem danças divertidas.

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Som com CD ou pendrive

Passo a passo para a atividade: Música na cultura Grega

  1. Pesquise algumas músicas gregas e danças e selecione
  2. Convide a turma para um ensaio
  3. marque o dia da apresentação

A dança e a música expressam alegria, tristeza, sentimento interior e crença de um povo.

5 – Atividade para sala de aula – A moda na cultura Grega

Como em todas as culturas, a moda Grega também evoluiu. Para saber o que se usa atualmente, que tal uma pesquisa?

Vamos promover  um desfile de modas, mostrando a evolução da moda grega ?

Idade

A partir de 9 anos

Material necessário

  • Roupas brancas como as das gregas antigas e cintos dourados com tiaras
  • Roupas gregas dos anos 70
  • Roupas atuais gregas

Passo a passo para a atividade A moda na cultura Grega

  1. Realizem uma pesquisa sobre o vestuário grego em diversas épocas
  2. Separem as meninas e meninos que irão desfilar
  3. Criem combinações e peças parecidas com as gregas
  4. Marque o dia e realize o desfile.

Essa atividade ajudará a compreender melhor o estilo grego.

6 – Atividade para sala de aula –Casamento Grego- cultura Grega

O casamento grego é cheio de tradição, e não adianta mesmo tentar escapar, pois não se casa  apenas com a noiva, mas com a família toda. No filme abaixo teremos uma noção do que é um casamento grego, então vamos assistir?

Idade

A partir de 14 anos

Material necessário

  • Internet e telão
  • Caderno e caneta

Passo a passo para a atividade: Casamento grego- Cultura Grega

  1. Assistam o filme abaixo ( é muito engraçado)
  2. Façam um resumo, destacando o que mais lhe chamou a atenção
  3. Identifique as diferenças e igualdades com outros casamentos.

Divirta-se!

7-Atividade para sala de aula – Mitologia em quadrinhos- cultura Grega

A mitologia grega traz mitos que explicam as crenças e acontecimentos populares. Já ouviu falar no Minotauro? E no cavalo de troia? Então que tal dar uma olhadinha e construir sua própria versão?

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Papel
  • Caneta
  • Lápis ou caneta hidrocor
  • Computado (caso quiser)

Passo a passo para a atividade: Mitologia em quadrinhos- na cultura Grega

  1. Peça a turma que leia e pesquise os mitos gregos
  2. deixe que escolham um dos mitos que mais achem interessante
  3. Sozinhos ou em grupos, eles irão construir uma versão do mito como história em quadrinhos.
  4. Que essa história tome a direção que desejarem
  5. Compartilhem no final as construções.

Valorizar a criatividade é coisa de grego!

Fim

Que tal as atividades sobre a cultura grega? Se você gostou e quer conhecer mais, nós temos aqui. Acesse outros trabalhos e fique conectado, pois estamos procurando trazer para vocês, subsídios que possam ajudá-lo nas tarefas.

Um grande abraço e até breve!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.