7 atividades com a Reforma Protestante

0

A Reforma Protestante, foi sem dúvidas, um divisor de águas. Não apenas com respeito à religião, mas também devido ao estimulo à alfabetização. Homens e Mulheres aprenderam a ler, para que pudessem examinar as sagradas escrituras. Tal progresso, deu-lhes acesso ainda a outros livros, aumentando assim o conhecimento.

7 atividades com a Reforma Protestante

Para conhecer um pouco melhor como foi a reforma protestante e seu impacto para a humanidade, traremos após o resumo, 7 atividades interessantes. Fique conosco e aproveite para treinar para o ENEM !

Resumo: A Reforma Protestante

( Fernandes)

Entre os principais acontecimentos da Idade Moderna, em especial do século XVI, está o Fenômeno da Reforma Protestante. Tal como o Renascimento Cultural, que tem grande impacto no mundo das artes e da ciência na Europa, é um importante programa de ensino na Europa.

    Lutero e como 95 teses

Martinho Lutero (1483-1546), apesar de ter sido precedido por alguns medievais, como o inglês John Wycliffe (1330 – 1384), foi o primeiro membro da Igreja Católica a ter decidido com a mesma importância ao fazer 95 teses na capela de Wittemberg, na Alemanha.

Essas teses combatiam uma prática de venda de indulgências (absolvição de movimentos ainda em vida, na Terra) por parte de alguns membros do clero.

Lutero concebia que uma aquisição de indulgências por parte do fiel não poderia ser cumprida sem ser cumprida apenas por uma simples absolvição de um sacerdote.

O pensamento de Lutero teve repercussão imediata na Alemanha e não demorou muito para que se alastrasse para outras regiões da Europa. Muitos desses principados, antes integrados com o Sacro Império Romano-Germânico, aproveitaram-se para adotar o luteranismo e assim se dissociar da Igreja e o Sacro Império.

João Calvino

Muitos camponeses alemães organizaram revoltas tendo como ponto de partida as teses protestantes. Essas medidas acabaram por deflagrar um gigantesca guerra civil, que atravessaria o século.

Um dos personagens históricos mais intensamente afetados, do ponto de vista religioso e intelectual, pelas teses protestantes foi o francês João Calvino (1509-1564). Calvino tornou-se amplamente conhecido na França e Suíça a partir da década de 1530.

Lá desenvolveu, suas próprias teses protestantes, entre elas as prerrogativas da salvação pela fé e boas obras, bem como a questão da predestinação. Essas ideias tiveram lastro também na Inglaterra, onde se formaria o Puritanismo, e nos Estados Unidos – herdeiros dessa vertente protestante inglesa.

Foi na Inglaterra,que se desenvolveu um caso muito particular de reforma protestante, o Anglicanismo, fundado pelo rei Henrique VIII (1509-1547), na década de 1530, como forma de protesto à Igreja Católica, que o impedia de divorciar-se.

Partindo de interesses pessoais, a Igreja Anglicana preservou alguns traços da Igreja Católica, contudo transformando muitos dos seus dogmas.     

Por Me. Cláudio Fernandes

7 Atividades com a Reforma Protestante

1- Atividades com a Reforma Protestante- Documentário/Visão crítica

Martinho Lutero, marcou a humanidade, com sua sensibilidade e espirito questionador, buscou, até conseguir mostrar que o conhecimento e a coragem, leva o homem ao caminho da liberdade.

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Papel
  • Caneta

Passo a passo para a atividade com a Reforma Protestante: Documentário/ Visão Crítica

  1. Convide os alunos a assistirem o documentário sobre o Reformador do protestantismo
  2. Peça que após assistirem, escrevam o que entenderam do texto, o que de proveitoso eles tiraram para si.
  3. O texto deve mostrar o entendimento do aluno, quando ele conseguir apontar nele, o que significa uma escolha pessoal, a coragem para renunciar e ousadia para trazer algo novo, que mude a vida de muitos.
  4. Eles deverão comentar o que para eles significa: ” Se decidir fazer algo que trará benefício a todos, que o façam bem feito, com todas as forças”
  5. em 1510 quando Lutero chegou a Roma o que estava acontecendo ali.
  6. O que aconteceu em outubro 1517?
  7. Compare os textos produzidos, peça que façam a leitura dos mais interessantes.

Essa atividade, não pretende apontar o que seja certo ou errado. Ela apenas tenta despertar no aluno, o desejo de ser critico, fazer suas avaliações a partir do exame feito a vida de um homem que de forma inevitável, mudou a rota da humanidade.

2- Atividades com a Reforma Protestante –  Uma tese

Você sabe o que é uma tese? Rafael Tourinho dirá que é: ” aprofundar um lado da problemática e, quem sabe, convencer o leitor a mudar seu pensamento em relação a um  tema” ( fonte) O fato, é que Lutero escreveu 95 delas, e seu argumento era provar que a igreja romana não estava agindo em conformidade com o que estava escrito na Bíblia. O resultado, foi a Reforma Protestante!

Gostaria de defender uma tese? Que tal você escrever só uma? Pode ser uma pequena tese e tentar defendê-la, vamos tentar?

Idade

12 anos

Material necessário

  • Caderno
  • Caneta

Passo a passo para a atividade: Uma tese

  1. A tese que vamos defender, não se trata de algo complexo como a que é pedida em uma universidade. Vamos apenas sentir o gostinho, do que é defender uma ideia, argumentar, defendendo-a até  saber o que acontecerá!
  2. Deixe livre para que os alunos se voluntariem a proporem uma tese
  3. O aluno  deverá apresentar algo que tenha sido feito na escola, no bairro ou cidade, o qual não esteja de acordo.
  4. No entanto, ele precisará mostrar provas concretas de que ele está certo com seu pensamento.
  5. Exemplo: Suponha-se que na escola esteja uma placa escrita : ” Acesso para deficientes visuais”, mas, não esteja escrito em braile, como o cego saberá que poderá ter acesso ao local? ( esse é só um exemplo, mas o que tem de leis absurdas e sem noção por ai!)
  6. Separe um dia para que os alunos apresentem suas teses ( pode ser informal) contudo, os argumentos deverão ser bons, de tal maneira que consiga convencer alguém.

Quando apenas obedecemos sem questionar, corremos o risco de  nos enganar!

3- Atividades com a Reforma Protestante – Complete

Completando o texto abaixo, ganhará maior conhecimento, vamos lá? 

Idade

12 anos

Material necessário

  • Folha de exercício
  • Caneta

Passo a passo para a atividade com a Reforma Protestante: Complete

  1. Distribua a folha de exercícios e permita que os alunos resolvam as questões.
  2. Confira com eles as respostas.

a) O pensamento de Lutero teve repercussão imediata na ………………………….. e não demorou muito para que se alastrasse para outras regiões da Europa.

b) A Igreja …………………………….. preservou alguns traços da Igreja Católica, contudo transformando muitos dos seus dogmas.

c)Foi na …………………………………..que se desenvolveu um caso muito particular de reforma protestante, o Anglicanismo, fundado pelo rei Henrique VIII (1509-1547).

d) Um dos personagens históricos mais intensamente afetados, do ponto de vista religioso e intelectual, pelas teses protestantes foi o francês ……………………………. (1509-1564).

e) ……………………………… tornou-se amplamente conhecido na França e Suíça a partir da década de 1530.

( Alemanha )  ( Áustria )   ( Anglicana ) ( Americana ) ( Inglaterra) ( João Calvino ) (Luther King )

4 – Atividades com a Reforma Protestante –  Caça palavras

A reforma protestante trouxe um movimento de resposta o qual foi intitulado de: Contra reforma, muitas pessoas sofreram com isso!

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Folha com caça palavras
  • Caneta

Passo a passo para a atividade:

  1. Procure dentro do quadro as respostas das perguntas abaixo
  2. Confiram os resultados entre os colegas

( fonte) caça palavras

5- atividades com a Reforma Protestante- Principais nomes da Reforma

Sabemos que Martinho Lutero, foi o precursor da Reforma, contudo houveram outros colaboradores que colaboraram para a propagação da novidade. Vamos conhecê-los?  Clique aqui e saiba mais!

Idade

12 anos

Material necessário

  • Caderno
  • Caneta
  • Internet

Passo a passo para a atividade: Principais nomes da Reforma

  1. Convide aos alunos para que pesquisem sobre outros nomes da Reforma
  2. Divida os grupos, de tal maneira que cada um deles se encarreguem de um nome e sua história
  3. Reúna as informações, e após esse ato, compartilhem e comentem os achados, permitindo opiniões e contemplação das ideias, resguardando-se, para não ofenderem a nenhuma religião.

A reforma protestante trouxe com ela outros beneficio para as pessoas, sendo um deles a oportunidade de ler e aprender a defender suas ideias

6-atividades com a Reforma Protestante – Racha Cuca Reforma protestante

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Papel
  • caneta

Passo a passo para a atividade: Racha Cuca

  1. Encontre as respostas para as questões abaixo

a) A  Reforma Protestante teve mais força em quais países?

(  ) Alemanha, Suíça e Inglaterra

(  ) Itália, Alemanha e Brasil

( ) Brasil, Inglaterra e Suíça

( ) Inglaterra, Estados Unidos e França

b)  Quem foi o criador do Calvinismo?

——————————————

c) Por que aconteceu essa reforma?

(  ) O nascimento de Martinho Lutero que começou a reforma

(  ) As novas religiões

(  ) Venda de indulgências da igreja católica

(  ) A invenção da imprensa

d) Quais são as religiões protestantes mais conhecidas?

(  ) Católicos, Evangélicos, Luteranismo e Anabatistas

(  ) Anabatistas, Luteranismo, Calvinismo e Anglicanismo

(  ) Calvinismo, Luteranismo, Católicos e Budistas

(  ) Budistas, Espiritas, Luteranismo e Calvinismo

e) Quantas foram as teses de Lutero?

( ) 84

( ) 94

( ) 85

( ) 95

f) Como surgiu o anglicanismo?

(  ) O Rei Henrique VIII era casado com Catarina de Aragão, mas queria sucessores homens, e queria se separar. A religião católica não permitia, então ele criou uma nova religião, o Anglicanismo

( ) O Rei Henrique VIII era casado com Ana Bolena, mas queria sucessores mulheres, e queria se separar. A religião católica não permitia, então ele criou uma nova religião, o Anglicanismo

( ) O Rei Henrique VIII era casado com Jane Seymour, mas queria sucessores homens, e queria se separar. A religião católica não permitia, então ele criou uma nova religião, o Anglicanismo

g) John Wyclife trabalhou na primeira tradução da bíblia para o:

Francês     –   Alemão – Inglês – Português

h) Qual foi o principal reformador protestante?

Martin Luther King  – Paulo de Tarso – Martinho Lutero  – Papa João XXIII

I) A contrarreforma foi impulsionada por três ordens. Quais são elas?

(  )  Concílio de Trento, Ordem dos jesuítas e Index

(  ) Concílio de Trento, Ordem dos papas e Index

(  ) Ordem dos Jesuítas, Concílio de Trento e Inquisição

J) A reforma se espalhou muito pela Europa. Mais especificamente em qual parte?

( )Norte    (  ) Sul  ( ) Leste  (  ) Oeste

Para obter as respostas acesse o Quiz Reforma Protestante

7- atividades com a Reforma Protestante – Construção textual

Hoje a religião talvez não tenha tanta força como havia na idade média e renascimento. No entanto, não se pode dizer que 90% das pessoas, não sejam influenciadas pelo tipo de crença que adota, seja Cristão, Budista, Espírita, Muçulmano… Adquirimos uma  religião por herança, cultura e até mesmo, em alguns casos por imposição. Qual sua opinião sobre as religiões?

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

Passo a passo para a atividade: Construção textual

  1. O objetivo dessa atividade, não deverá ser, o de motivar o aluno a falara mal de nenhuma religião ( isso é antiético)
  2. A intenção, é levá-lo a refletir sobre o motivo que leva boa parte das pessoas, a adquirirem uma religião.
  3. Eles deverão assumir uma postura neutra, não julgando melhor ou pior, essa ou aquela crença.
  4. Apenas deverão escrever um texto, dando sua opinião particular, sobre qual o motivo da maioria das pessoas sentirem necessidade de praticar uma religião, seja ela qual for.
  5. Os textos que forem considerados excelentes, sem ofender a crença de ninguém, deverá ser lido em sala de aula para os colegas.
  6. Vivemos em um país laico, podemos praticar a religião que quisermos, só não temos o direito de ofender as pessoas pelo fato de acreditarem em algo que não cremos, ou cremos de forma diferenciada.

O caso da reforma protestante, não era a crença que Lutero questionou, mas sim, o abuso que faziam, aproveitando-se da fé de pessoas simples, para explorá-las, vendendo-lhes coisas que não existiam. Causando medo nos leigos, os quais não poderiam recorrer às escrituras e examinarem a verdade escrita. O conhecimento liberta!

Fim

Gostaram das atividades, sobre a Reforma Protestante? Espero que tenhamos contribuído de alguma forma para seu aprendizado, ou elaboração de trabalhos. Se desejar conhecer mais trabalhos como esse, fique bem a vontade, temos diversos temas para você. Fique sempre ligado na gente!

Um grande abraço, e até breve!