in , , , ,

7 Atividades com a Revolução Comercial

7 Atividades com a Revolução Comercial 5

A Revolução Comercial, trouxe para o mundo uma nova  perspectiva. Tal qual borboleta fora do casulo, os conquistadores europeus, alçaram voo em busca de aumentarem suas riquezas. Aumentaram o comércio, o domínio dos  territórios, se beneficiando por meio da exploração de matéria prima e da colonização.

Índice: hide

7 Atividades com a Revolução Comercial

Para entendermos melhor como ocorreu a revolução comercial, e seu efeito sobre o mundo, propomos 7 atividades bem interessantes, confira conosco!

Resumo: A Revolução Comercial

A Revolução Comercial representa um grande período de transformações ocorridas na Europa entre o século XVI e XVIII.

Ao final da Idade Média, novidades tecnológicas começaram a aparecer na Europa. Os costumes restritos de outrora passaram a se dinamizar e a busca pelos metais preciosos se tornou cada vez mais intensa.

Ao mesmo tempo, foram se desenvolvendo as grandes navegações, que permitiram maior circulação, de mercadorias e das chamadas especiarias.

A Revolução Comercial foi fruto dos novos tempos vividos na Europa, como resultado da transição do período medieval para o Moderno, da expansão ultramarina e do mercantilismo. Toda a nova realidade que a Europa passou a viver a partir do século XV gerou grandes alterações nas relações econômicas.

Uso da moeda

A moeda entra em cena, assumindo a posição de elemento fundamental da economia. É o fim das relações de subsistência, e início das relações de produção e troca, que passaram a acontecer através dos mercados das cidades.

No embalo das mudanças que ocorriam no início da Idade Moderna, a tecnologia também se aprimorou para atender as demandas. As técnicas de produção agrícola foram uma inovação adquirida ainda no final da Idade Média, mas ampliadas no novo período da história da humanidade.

Junto com elas, vieram novas técnicas contábeis adequadas às novas formas de comércio, a intensificação da mineração, os novos artifícios de navegação e o aperfeiçoamento da cartografia e seus instrumentos.

Transferência  do eixo econômico

A Revolução Comercial transferiu o antigo eixo econômico existente no Mar Mediterrâneo para o Oceano Atlântico, uma vez que as relações não se limitavam mais ao continente europeu. O comércio passou a atuar de forma global, envolvendo os continentes conhecidos à época. Surgiu uma nova concepção econômica que recebeu o nome de Mercantilismo.

Esta nova filosofia baseava-se em três elementos. O primeiro estava ligado ao surgimento de uma nova classe social, a burguesia. O segundo era a expansão ultramarina impulsionada pelas grandes navegações, que abriu caminho para o capitalismo comercial e a alteração das relações econômicas no mundo.

E o terceiro era o “metalismo”, que, na filosofia mercantilista, determinava a riqueza do país proporcionalmente à quantidade de metal precioso acumulado. Para isto acontecer era necessário manter uma balança comercial favorável, o industrialismo e o colonialismo.

O retorno da escravidão

O comércio permitiu a acumulação de capital necessária para estabelecer as bases do capitalismo e seu desenvolvimento, que resultou na Revolução Industrial. Mas as conseqüências imediatas da Revolução Comercial foram o afluxo de metais preciosos, a ascensão da classe social burguesa, o aumento dos preços e o retorno da escravidão.( Fonte)

7 Atividades com a Revolução Comercial

Vamos conferir nas seguintes atividades, muitas alterações ocorridas no mundo  durante essa época. Algumas boas, outras , não muito agradáveis. No entanto, esse movimento mexeu com a rotina de muita gente.

 1- Atividades com a Revolução Comercial – Lugares inexplorados

Sabia que na terra existem lugares completamente desconhecidos?    Pode parecer curiosa e até dar medo essa aventura, mas que tal tentar dar uma explorada, nem que seja por cima?

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Papel
  • Caneta
  • Internet

Passo a passo para a atividade escolar: A Revolução Comercial : Lugares inexplorados

  1. Assista o vídeo acima e conheça os lugares mais incríveis, os quais por tantas vezes nos fazem pensar que são apenas ficção cientifica. Mas, eles existem verdadeiramente!
  2. Abram uma roda, após assistirem o documentário e discutam possibilidades.
  3. Cada aluno poderá escolher um desses lugares como sendo seu preferencial, e depois
  4. Cada um deverá criar uma estratégia ( mesmo que impossível) para entrar nesse lugar.
  5. Mas atenção! O objetivo não seria só entrar, mas justificar por qual motivo entraria ali.

Os exploradores não entrariam no Brasil se de longe avistassem um deserto árido e sem vida concorda? Eles entraram por que principalmente o pau-brasil os atraiu.

2- Atividades com a Revolução Comercial – Produção textual – Um mundo diferente

Vamos imaginar diferente? Imaginem nós vivendo em um mundo onde o desenvolvimento estivesse apenas na Europa.  As Américas e outras regiões não houvessem sido alcançadas devido ao medo de navegar. Um mundo sem aviões ou internet… seria um mundo cheio de mistérios não acham?

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Papel
  • Caneta

Passo a passo para a atividade escolar: A Revolução Comercial ´Produção textual – um mundo diferente

  1. O vídeo acima mostra diversas tribos que não se misturam com o resto do mundo. O que vocês irão ver é interessante!
  2. Convide aos alunos a uma viagem incrível! após assistirem o vídeo, eles deverão criar um texto, imaginando a vida, sem a revolução comercial?
  3. Bom, é provável que nós hoje não seriamos quem somos, pois o povo brasileiro é uma miscelânea de europeu com africano e indígena…
  4. Se os colonizadores não tivessem chegado aqui, como poderia ser nossa vida hoje?
  5. Quem imagina, não precisa ter limites e nem lógica! Solte a imaginação e sonhe com um mundo sem embarcação, internet ou avião!

Peça que  voluntários leiam seus textos para a turma, e se divirtam!

3- Atividades com a Revolução Comercial – Marque com V ou F

Somos bombardeados de informações todos os dias! No entanto, nem todas são verdade, mas também nem todas são falsas. Vamos testar nosso saber?

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Folha de exercício
  • Caneta

Passo a passo para a atividade escolar: A Revolução Comercial – Marque com V ou F

  1. Distribua a folha de exercícios e deixe que os alunos resolvam
  2. Corrija junto com eles, as afirmações expostas.

(  ) Com a revolução comercial surgiu uma nova concepção econômica para o mundo, que recebeu o nome de:  Mercantilismo

(  )  A revolução comercial baseava-se em três elementos…a burguesia,  a expansão ultramarina, e  o metalismo.

(  ) A Revolução Comercial representa um grande período de transformações ocorridas na Europa entre o século XVI e XVIII.

(  )  Ao final da Idade Média, não havia ainda nenhuma tecnologia  na Europa.

(  ) Naquela época, a busca pelos metais preciosos se tornou cada vez mais intensa.

Verdades e mentiras sempre estarão presentes em nossa vida!

4- Atividades com a Revolução Comercial – Produtos comercializados

Vamos pesquisar? Encontre o que eles traziam e levavam das Américas!

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Cartolinas
  • Canetas coloridas
  • Figuras recortadas

Passo a passo para a atividade escolar: A Revolução Comercial- Produtos comercializados

  1. Antes de separar os grupos, pesquise os tipos de mercadoria que os navegantes normalmente costumavam  levar e trazer da Europa.
  2. Cada grupo ficará responsável, por pesquisar sobre um tipo deferente de mercadoria.
  3. Eles deverão dizer quais eram as obras primas extraídas de nossa América, e o que elas ao ser levada daqui, permitiram aos países exploradores fazer .
  4. Quais tipos de matérias primas  e costumes vieram de fora, e foram adaptados em nossa terra, e o que isso provocou.
  5. Apresente cartazes com desenhos ou imagens coladas, podem explicar, ou se desejarem até expor alguma dessas matérias primas , (se o puderem fazer fazer)
  6. Mostrarem mudas de cana de açúcar, pau-Brasil, canela, pimenta do reino… ouro…
  7. Concluam dizendo sobre o que pensam a respeito do assunto, caso não houvessem  removido nossas riquezas, mas utilizado-as para crescimento de nosso próprio pedaço de chão.

Essa é uma atividade que deve ser feita com bastante reflexão!

5- Atividades com a Revolução Comercial – A volta da escravidão

Por que será que o autor do texto disse: ” A volta da escravidão”?  Ela havia acabado ou diminuído, antes das grandes conquistas marítimas ?  Por qual motivo escravizavam as pessoas e como o faziam?

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Papel
  • Caneta

Passo a passo para a atividade escolar: A Revolução Comercial – A voltada escravidão

  1. Peça aos alnos para pesquisarem e trazerem para reflexão da turma, por que eles escravizavam pessoas e as traziam para as terras conquistadas.
  2. Em sua opinião as Américas foram descobertas ou invadidas e dominadas?
  3. Reflitam a diferença entre descobrir algo, ou invadir a privacidade de alguém para apoderar-se do que ele tem.
  4. Pergunte se eles possuem ideia do que aconteceria hoje, se ainda descobrissem terras fora dos mapas, e os brasileiros as colonizassem? funcionaria? Ou daria de cara com a ONU ?

Pensar história de outra forma, torna a disciplina mais agradável de ser exposta!

6- Atividades com a Revolução Comercial – Exportação e importação hoje

Sabia que existem produtos no Brasil que ainda são exportados para fora do país? Será que existe necessidade sobre exportar mesmo? E importar, o Brasil precisa disso? Porque acontece tais fatores ainda hoje? Já ouviu falar que: ” brasileiro consome café de segunda classe, pois o de primeira é exportado”, Será que isso é verdade? Que tal descobrir?

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Papel
  • Caneta
  • Internet

Passo a passo para a atividade escolar: A Revolução Comercial -Exportação e importação hoje

  1. Leve aos alunos a pesquisarem o que é importação e exportação
  2. Eles deverão anotar de que forma isso acontece, e que valor isso traz para manter uma boa relação do Brasil com outros países.
  3. Poderão ainda opinar, quais meios seriam os melhores para enriquecer o nosso país?
  4. Será que deter tudo aqui seria saudável para nossa nação?
  5. O que uma administração justa sobre exportação e importação pode fazer pela economia de um país?

Se pensarmos bem, qual a melhor saída para os países em crise? Seria justo deter uma infinidade de grão apodrecendo em um país de solo fértil, enquanto outros povos morrem de fome devido a secura de seu solo? O que você faria se tivesse poder de administrar tudo? Acumularia riqueza para si, ou distribuiria solução para o mundo?

7- Atividades com a Revolução Comercial –  Capitalismo

Há que acuse ou fale mal do capitalismo, mas olhando de outro angulo, ele é responsável pelo crescimento de muitos países. Além de permitir nosso acesso a tecnologia… Ele surgiu com a Revolução comercial, e prevalece até hoje. Vamos saber mais?

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Papel
  • caneta
  • internet ou livro

Passo a passo para a atividade escolar: A Revolução Comercial – Capitalismo

  1. Peça a turma para trazer para a discussão, os motivos do capitalismo ser responsável pelo desenvolvimento de muitas nações.
  2. Diferenciem capitalismo de comunismo.
  3. O que o capitalismo tem de bom, e o que o comunismo tem de bom?
  4. Você acharia justo dar um duro tremendo o mês inteiro, e no final, seu salário ser dividido com quem dormiu até tarde ?
  5. Será que é injusto uma pessoa trabalhar muito, desenvolver um produto e vende-lo a longa escala, e por isso enriquecer?
  6. Discutam ( se puderem) que tanto o  capitalismo ou o comunismo ( verdadeiro, não o falso) tem seus lados positivos .  O que é improprio e a forma como os corruptos se apoderam desse termo, se apropriando de algo que não foi fruto de seu trabalho ou investimento.

Leve a todos a uma reflexão, tentando não tomar partido, explicando porém o lado positivo e negativo de cada um.

Fim

Então, as atividades sobre a Revolução Comercial , acha que serão uteis para você? Se você gostou e quer conhecer outras, poderá tirar proveito delas, deixe seu comentário, ou então compartilhe com os amigos!

Um abraço, e até breve!