7 atividades com o Renascimento Cultural

0

O Renascimento cultural, não provocou as extinção dos modelos da arte  Cristã. Pelo contrário, ele reforçou suas bases, mesclando-a com outras culturas, criando novas formas arquitetônicas, linguagens e imagens, as quais provocavam, e anda provocam a curiosidade e necessidade do saber humano.

7 atividades com o Renascimento Cultural

Para conhecermos mais um pouco do renascimento cultural, propomos 7 atividades, as quais levarão os alunos, a pesquisarem, refletirem e gravarem dados importantes para a história da humanidade.

Resumo sobre o Renascimento Cultural

O Renascimento, em seu âmbito cultural, ocorreu em meio urbano, acompanhando o também chamado “Renascimento Comercial” europeu. Cidades italianas como Pisa, Gênova e Veneza, passaram, a partir do século XIV, a ser destaque  para o comercio do Mar Mediterrâneo.

Nessa época, os muçulmanos, que controlaram durante muito tempo, o comércio no Mediterrâneo, já haviam sido combatidos pelas Cruzadas, o que provocou uma abertura comercial maior no sul europeu.

As cidades, conhecidas também como burgos, tiveram que ser ampliadas para acomodar um grande número de pessoas, que vinham de todo o Velho Mundo, em especial do Oriente.

Muitos elementos da tradição clássica, como poesia, textos científicos antigos, textos de teatro, técnicas de artes plásticas e de arquitetura, eram preservados por intelectuais que viviam nos arredores de Constantinopla – que até 1453 foi o centro do Império Bizantino, herdeiro da tradição clássica greco-romana e que estava localizado na Anatólia (atual Turquia), a meio caminho entre a Ásia e a Europa ocidental.

A Mesclagem das culturas

O aumento do fluxo comercial, e o crescimento da estrutura urbana, nas cidades italianas , passaram a atrair muitos intelectuais, e artistas bizantinos. Aos poucos, as heranças culturais cristãs da Idade Média, como o gótico cristão, passaram a se mesclar com essa tradição bizantina.

O que “renasceu” no período do Renascimento, portanto, não foi a cultura clássica pagã, pura e simplesmente. O que renasceu foi a cultura urbana, a cultura ligada às cidades, com amplo comércio, vida intelectual e apreciação artística, como ocorria nas cidades-Estado da Antiguidade Clássica.

Contudo, o Renascimento não rompeu com o cristianismo; ao contrário, o resgate dos elementos da cultura clássica deu mais vigor à tradição cristã.

Artes plásticas

A arte da Renascença, tanto na Itália quanto no norte europeu, teve grande parte de seus modelos na Idade Média., em especial na pintura produzida por Giotto di Bondone e Fra Angelico e nos escultores do século XIII.

Aquele que é considerado o precursor da pintura com noções claras de profundidade e proporção geométrica – características centrais da pintura renascentista – foi Piero della Francesca.

No século XVI, os grandes nomes das artes plásticas italiana foram Leonardo da Vinci, Michelangelo Buonarroti e Rafael Sanzio. Outros vieram mais tarde, como Caravaggioe Tintoretto (italianos), El Greco (grego radicado na Espanha), Velázquez (espanhol) e Rembrandt (holandês) – esses dois últimos já identificados com a escola do Barroco.

Os temas abordados por esses artistas variavam entre os clássicos e os cristãos. A Igreja Católica era um dos grandes financiadores desses artistas, assim como outros mecenas, que patrocinavam os artistas, como os membros da família Médici – sendo Cosme de Médici o mais famoso entre eles.

Literatura e filosofia

No campo das letras, pensamento político e filosófico, bem como das artes cênicas, o Renascimento é saturado de exemplos. Três nomes são importantíssimos para se entender o desenvolvimento da literatura renascentista: Francesco Petrarca, Giovanni Boccaccio e Dante Alighieri.

Foram esses três literatos que deram a base para o tipo de literatura escrita em vernáculo (isto é, na língua comum a cada povo que estava se formando na Europa daquela época). 

Francisco Sá de Miranda e Luís de Camões, em Portugal, consolidaram por meio de suas obras a língua portuguesa. Cervantes e Calderón de la Barca, o espanhol. Shakespeare e Chistopher Marlowe, o inglês, etc.

No campo da filosofia, houve grandes reflexões sobre política e teologia, na obra de autores como, Thomas Hobbes e Thomas Morus, na Inglaterra; Maquiavel, na Itália; e Jean Bodin, na França. Esse autores contribuíram, para a reflexão sobre o Estado Moderno. Bodin, por exemplo, é considerado o pai intelectual do Absolutismo Monárquico.

Outras reflexões filosóficas, tiveram como preocupação central o Humanismo, isto é, um tipo de reflexão sobre a natureza humana e seus problemas diante do mundo e de Deus. Erasmo de Rotterdan e Michel de Montaigne estão entre os principais autores dessa corrente. O Humanismo pode ser constatado nas obras de literatos e dramaturgos do período também, como os citados acima.

Ciência

Foi também no período do Renascimento, que houve o desenvolvimento dos principais traços da ciência moderna, como a prática da anatomia – com o estudo de cadáveres – e a observação astronômica.

A moderna física, começou com estudiosos que passaram a se valer, de instrumentos para ampliar o sentido da visão. Foi o caso de Johannes Kepler e Tycho Brahe, que exerceram grande influência sobre Galileu Galileie, depois, Isaac Newton ( fonte de todo o resumo)

7 atividades sobre o Renascimento Cultural

 1-Atividades sobre o Renascimento Cultural – Arquitetura

As artes em toda sua forma de expressão, seja arquitetônica, esculpida, desenhada, pintada, por meio da poesia… Afloraram durante o renascimento cultural. Hoje vivemos na pós modernidade

Idade

12 anos

Material necessário

  • Folha
  • caneta
  • Internet
  • Material reciclável

Passo a passo para a atividade sobre o Renascimento Cultural – Arquitetura

  1. Convide os alunos a prepararem uma exposição contracenando, a arquitetura do renascimento ( fotos, maquetes)  e da contemporaneidade  ( prédios…  obras de arte) .
  2. Podem ser construídas miniaturas de obra de artes ( imitação) renascentistas ou contemporâneas.
  3. Peçam para os alunos contarem a história da figura arquitetônica e um pouco sobre o artista que a construiu.

A arquitetura confere beleza e identidade aos lugares, época e autores.

2- Atividades sobre o Renascimento Cultural – Projeto Invenção

Leonardo da Vinci, além de artista projetou diversos objetos, os quais foram importantes para a humanidade. Será que você é capaz de fazer algo igual?

Idade

12 anos

Material necessário

  • Materiais recicláveis
  • Papel
  • Caneta

Passo a passo para a atividade sobre o Renascimento Cultural – Projeto Invenção

  1. Convide aos alunos para formarem grupos
  2. Cada grupo deverá pesquisar, qual são os maiores problemas do bairro ou cidade onde vivem
  3. Pensem em uma solução possível, e  tentem montar um projeto para ajudar a resolver o problema
  4. Como exemplo: Se o problema é acumulo de lixo, coloquem no papel, de que forma poderá ser feito para diminuir o incomodo.
  5. De repente, poderá ser construído um incinerador com encanamento, para queimar o lixo sem poluir o ambiente, ou um projeto para transformar o lixo em adubo…
  6. Pode ser um utensílio para economia doméstica de água ( como reaproveitar a água que lava roupa, por exemplo)
  7. Inventem objetos uteis, ainda que sejam simples
  8. Pensem no problema e tentem uma solução.
  9. Faça uma exposição dos inventos, e elejam a  criação mais inteligente.

Nunca pensem que tudo já foi inventado, pois existem muitas possibilidades de criar coisas novas.

3- Atividades sobre o Renascimento Cultural – Construção textual: Se eu fosse Leonardo

Leonardo da Vinci ( o artista completo) foi responsável por diversas invenções, importante para a humanidade. Se você tivesse sua genialidade, o que gostaria de criar?

Idade

12 anos

Material necessário

  • Folha
  • Caneta

Passo a passo para a atividade sobre o Renascimento Cultural- Construção Textual: Se eu fosse Leonardo

  1. A proposta dessa atividade, é convidar os alunos a desenvolverem um texto, onde eles se coloquem no lugar de Leonardo da Vinci
  2. Eles irão expor, o que desejariam criar, caso tivessem as habilidades e materiais necessários.
  3. O texto não precisa ser feito dentro de um pensamento real, pode-se usar a imaginação e a invenção ser fictícia. “uma ponte rolante portátil, por exemplo”, seria uma invenção que resolveria o problema de pedestres para atravessar em meio ao transito congestionado ou turbulento.
  4. Se você fosse Leonardo da Vinci, o que tentaria construir?

“As coisas só se tornam impossíveis de existir, quando nunca tentamos construir!” (E. C.)

4- Atividades sobre o Renascimento Cultural – Conhecendo os gênios

Nessa atividade vamos tentar reconhecer os Gênios, com as descobertas e criações a eles  atribuídas.

Idade

12 anos

Material necessário

  • Folha de exercício
  • Caneta

Passo a passo para a atividade sobre o Renascimento Cultural

  1. São nomes da literatura renascentista:

a) Sylvester  Stallone, Jackie Chan – Cameron Diaz

b)  Francesco Petrarca, Giovanni Boccaccio e Dante Alighieri.

 

2. Na Filosofia, política e teologia, as referências foram:

a) Thomas Edson, Pasteur, Santos Dumont

b) Thomas Hobbes e Thomas Morus; Maquiavel; e Jean Bodin.

 

3. Nas artes plásticas italiana os grandes destaques foram:

a) Leonardo da Vinci, Michelangelo Buonarroti e Rafael Sanzio.

b) Aravaggioe Tintoretto , El Greco , Velázquez  e Rembrandt 

c) Letras a, b estão certas

Arte é vida! A vida vive a arte viva!

5- Atividades sobre o Renascimento Cultural – Concurso de Poemas

Se Shakespeare foi capaz de emocionar e conquistar muitos admiradores, por que você não pode? Quer tentar?

Idade

12 anos

Material necessário

  • Folha de papel
  • Caneta

Passo a passo para a atividade sobre o Renascimento Cultural- Concurso de Poemas

  1. Convide os alunos  para soltarem seus talentos
  2. Promova um concurso de poemas ( poderá ter um tema ou ser livre)
  3. Os poemas deve
  4. Marque o dia das apresentações
  5. Os alunos deverão declamá-las e poderão colocar uma cópia na exposição
  6. Convide alguns professores ou alunos para serem jurados
  7. Eleja o poema mais bonito ou bem elaborado

Quem sabe descobrimos um novo Shakespeare na contemporaneidade?

6- Atividades sobre o Renascimento Cultural – Descobertas cientificas

As descobertas cientificas na época do Renascimento cultural, também foram importantes,mas você sabe quais foram?

Idade

12 anos

Material necessário

  • Papel
  • Caneta

Passo a passo para a atividade sobre o Renascimento Cultural – Descobertas cientificas

  1. Dividam os grupos
  2. Cada grupo deverá buscar uma das invenções ou estudos cientifico que foi ampliado, no tempo do Renascimento Cultural, diferenciado.
  3. Após pesquisarem, se reúnam para compartilharem os achados

Enquanto houverem pessoas dispostas a buscarem o conhecimento e algo novo para se fazer, a vida sempre irá renascer!

7- Atividades sobre o Renascimento Cultural – Marque com V ou F

Vamos avaliar as sentenças abaixo, e verificar se são falsas ou verdadeiras?

Idade

12 anos

Material necessário

  • Folha de exercício
  • Caneta

Passo a passo para a atividade sobre o Renascimento Cultural- Marque com V ou F

(  ) Cidades italianas como Pisa, Gênova e Veneza, passaram, a partir do século XIV, a ser destaque  para o comercio do Mar Mediterrâneo.

(  ) As cidades, conhecidas também como burgos, tiveram que ser ampliadas para acomodar um grande número de pessoas, que vinham de todo o Velho Mundo, em especial do Oriente.

(   ) Foi também no período do Renascimento, que houve o desenvolvimento dos principais traços da ciência moderna, como a prática da arqueologia – com o estudo de cadáveres – e a observação astronômica.

(   ) A moderna física, começou com estudiosos que passaram a se valer, de instrumentos para ampliar o sentido da visão. Foi o caso de Mussolini e Fidel Castro.

(   )  Três nomes são importantíssimos para se entender o desenvolvimento da literatura renascentista: Francesco Petrarca, Giovanni Boccaccio e Dante Alighieri.

Fim

Se você gostou das atividades sobre o renascimento cultural, e deseja conhecer outros materiais parecidos, temos diversos outros no blog, basta acessar e faturar, no ENEM, em concursos, ou mesmo na elaboração dos trabalhos. Nó te desejamos sucesso!

Um grande abraço e até breve!