in , , , ,

7 atividades sobre a Colonização da América

7 atividades sobre a Colonização da América 3

A colonização da América foi repleta de enigmas e revelações. Até hoje existem indagações, com respeito ao que foi feito com os verdadeiros donos da terra, quando foram expulsos, escravizados e saqueados,levando daqui riquezas, sem importar com o que isso poderia causar.

Índice: hide

7 atividades sobre a Colonização da América

Para entendermos um pouco sobre a colonização Americana, basta nos acompanhar durante o texto, e ainda fazer o exercícios propostos.

Resumo sobre a Colonização da América

Em 1492, ano da própria descoberta da América, foi estabelecida a primeira colônia permanente na ilha de Hispaniola, por Cristóvão Colombo, o descobridor.

Em poucas décadas, muitas outras colônias foram estabelecidas, se espalhando pelas ilhas do Caribe e ainda pela Flórida e pelo Peru. Pouco depois, Portugal estabeleceu colônia no Brasil, assim como a Inglaterra colonizou as Honduras Britânicas (atual Belize) e a Jamaica.

A ocupação holandesa se fez presente na Guiana e ainda em Curaçau, enquanto os franceses tomaram posse do Haiti, de Guadalupe e da Martinica. A união do Novo e do Velho Mundo foi responsável por uma mudança radical nos destinos da história de ambos.

Dizimação da população

O potencial de recursos naturais americanos alterou significativamente os quadros econômicos da Europa, no entanto, as doenças físicas do Velho Mundo foram um dos fatores responsáveis pela dizimação da população americana nativa.O contato dos nativos com doenças europeias foi algo inevitável

Por outro lado,  a dizimação ocorreu devido aos conquistadores europeus tornaram-se os senhores das terras que outrora eram de posse dos povos Astecas, dos Maias além de outros povos nativos, por meio de ataques. ( fonte )

Os espanhóis foram, sem dúvida, os colonizadores mais atuantes.

Ao final do século XVIII, eles haviam estabelecido colônias nas regiões onde atualmente estão as cidades de San Francisco, Cidade do México e Los Angeles, além de Buenos Aires e Lima.

Muitos metais nobres foram enviados das terras americanas para a Espanha, extraídos das minas americanas. Ao contrário das colônias britânicas, que eram governadas por poderes representativos locais desde o princípio, as colônias espanholas eram governadas a partir de Madri. A Igreja Católica Romana desempenhou uma importante influência na colonização da América.

Havia muitas catedrais católicas que foram construídas nas diversas regiões da América Latina. Tal fato auxiliou na criação de influências locais por parte da instituição religiosa. Os objetivos da própria Companhia de Jesus, em sua criação, eram a expansão da fé (e da ideologia) cristã através da catequização e doutrinação religiosa dos nativos.

O cumprimento de tais objetivos acarretava na expansão dos domínios da igreja pelas colônias, além de facilitar as relações de dominação entre o povo católico colonizador e o povo “gentio” colonizado.

Diferentes Colonização

 América foi descoberta pelos europeus, após esse acontecimento diversos países do velho continente se dirigiram para a nova terra. O continente americano foi colonizado principalmente por portugueses, ingleses, espanhóis, franceses e holandeses. Porém, o processo de colonização aconteceu de forma distinta entre os países do continente.

Os países considerados latinos tiveram uma colonização de exploração, ou seja, apenas forneciam riquezas oriundas da natureza (madeira, pedras preciosas, entre outros) e cultivavam produtos tropicais (cana-de-açúcar, café, borracha, entre outros). Em resultado a essa intensa exploração, os países latinos herdaram desse período um grande atraso socioeconômico que reflete nos dias atuais.( fonte )

Países da América saxônica

 Por outro lado, os países que fazem parte da América Anglo-saxônica tiveram uma colonização de povoamento. Isso quer dizer que o interesse da metrópole era povoar e desenvolver o lugar. Nesse tipo de colonização a intenção não estava ligada à exploração de riquezas com a finalidade de enviá-las para a metrópole, e sim de abastecer os próprios habitantes.

Em suma, as riquezas produzidas permaneciam no país. Essa característica foi de fundamental importância para que países como Estados Unidos e Canadá se tornassem grandes nações, sendo o primeiro a maior potência mundial.

Diante das considerações apresentadas, fica claro que o fator determinante para o desenvolvimento ou subdesenvolvimento dos países americanos está ligado a fatos históricos. A forma de ocupação é raiz das condições atuais dos países do continente.( Fonte)

7- atividades sobre a Colonização da América

1- Atividades sobre a Colonização da América – Países desenvolvidos, subdesenvolvidos e em desenvolvimento

Você já parou para pensar, por que os países da América do sul colonizados pela Espanha e Portugal, apesar de serem riquíssimos em matéria prima, não se desenvolveram tanto quanto os países da América do Norte, os quais foram colonizados pelos Ingleses? Que tal analisarmos  agora?

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Papel
  • Caneta

Passo a passo para a atividade sobre a Colonização da América

  1. A partir do vídeo acima, vamos fazer uma boa avaliação?
  2. Separem no papel os países, desenvolvidos, subdesenvolvidos e em desenvolvimento
  3. O que seria preciso para o Brasil ser considerado um país a altura de países como Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra…
  4. O que os cidadãos podem fazer para dar sua contribuição?
  5. Reunidos, após as pesquisas, abram uma discussão sobre o assunto.

As possibilidades de crescimento existem, e pode depender da contribuição de cada um de nós!

2 – atividades sobre a Colonização da América – Complete as frases

Uma atividade que vai te deixar bem atento aos detalhes sobre a colonização da America

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Papel
  • Caneta

Passo a passo para a atividade sobre a Colonização da América -Complete as frases

  1. Distribua a folha de exercício entre a turma
  2. Deixe que resolvam da melhor forma possível, e depois confiram uns com os outros

a) A ocupação …………………. se fez presente na Guiana e ainda em Curaçau, enquanto os ………………………. tomaram posse do Haiti, de Guadalupe e da Martinica. A união do Novo e do Velho Mundo foi responsável por uma mudança radical nos destinos da história de ambos

holandesa –   franceses –  japoneses  – Africanos

b) Muitos metais nobres foram enviados das terras americanas para a …………………., extraídos das minas americanas.

Espanha – Itália – Egito – Paraguai

c) Ao contrário das colônias britânicas, que eram governadas por poderes representativos locais desde o princípio, as colônias ………………………… eram governadas a partir de Madri.

britânicas – espanholas -Inglesas

d) A Igreja ……………………… desempenhou uma importante influência na colonização da América.

Anglicana – protestante – Católica Romana

O conhecimento traz luz e entendimento

3 – atividades sobre a Colonização da América – História em quadrinhos

Uma atividade divertida e colorida, sobre assuntos sérios!

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Papel
  • Caneta
  • Caneta colorida e régua

Passo a passo para a atividade sobre a Colonização da América – História em quadrinhos

  1. Distribua a turma em grupos, ou se desejar a atividade pode ser feita de forma individual
  2. Cada grupo ou aluno, deverá desenvolver uma história em quadrinhos, contando como  as embarcações foram chegando e o povo foi se apropriando das Américas.
  3. Pode-se ilustrar com os índios e negros, sendo submetidos a servidão
  4. Solte a imaginação e dê asas a história.
  5. Após tudo pronto, se reúnam e façam uma exposição.

Dar asas a  criatividade nos faz pensar melhor em tudo o que nos acontece.

4 – atividades sobre a Colonização da América – Sorteio de perguntas

Nessa atividade serão sorteadas perguntas e o aluno tentará responde-las corretamente

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Papel
  • Caneta

Passo a passo para a atividade sobre a Colonização da América – Sorteio de perguntas

  1. Escreva diversas perguntas relacionadas a colonização da América em tiras de papel
  2. Recorte as perguntas e dobre os papeis
  3. Você poderá selecionar alguns alunos para o sorteio, ou realizá-lo com toda turma
  4. Realize o sorteio e anote os alunos que responderam certo.
  5. Anote as perguntas que não conseguirem responder, busque as respostas e explique-as para a turma.

Para alguns, ser pego de surpresa é muito bom, para outros, é a causa de uma tremenda preocupação. Seja como for, essa é uma forma de estimular os alunos a estudarem, não apenas para terem condições de responder as perguntas, mas para memorizarem melhor os fatos históricos

5- atividades sobre a Colonização da América – Marque co V ou F

Será verdadeira ou falsa as sentenças que se seguem?

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Papel
  • Caneta
  • Folha de exercício

Passo a passo para a atividade sobre a Colonização da América – Marque com V ou F

  1. Distribua a folha de exercícios, e deixe que os alunos resolvam as questões expostas, marcando com V se for verdadeira e F se for falsa.

(   ) Os países que fazem parte da América Anglo-saxônica tiveram uma colonização de povoamento. Isso quer dizer que o interesse da metrópole era povoar e desenvolver o lugar.( Por isso, os países povoados por ingleses são prósperos)

(   ) No tipo  de colonização usado na América do norte, ( EUA /Canadá) a intenção não estava ligada à exploração de riquezas com a finalidade de enviá-las para a metrópole, e sim de abastecer os próprios habitantes. As riquezas produzidas permaneciam no país.

 (   )  o fator determinante para o desenvolvimento ou subdesenvolvimento dos países americanos está ligado a fatos históricos. A forma de ocupação  não é a raiz das condições atuais dos países do continente

(    ) O continente americano foi colonizado principalmente por portugueses, ingleses, espanhóis, franceses e holandeses. Porém, o processo de colonização aconteceu de forma distinta entre os países do continente.

(   ) Os países considerados latinos tiveram uma colonização de exploração, ou seja, apenas forneciam riquezas oriundas da natureza (madeira, pedras preciosas, entre outros) e cultivavam produtos tropicais (cana-de-açúcar, café, borracha, entre outros).

(   )  Em resultado a essa intensa exploração, os países latinos herdaram desse período um grande atraso socioeconômico que reflete nos dias atuais.

Dá para entender porque o EUA e Canadá estão entre as grandes potencias do mundo?

6- atividades sobre a Colonização da América – Construção textual

Agora é o momento de dar sua opinião sobre a colonização da América! Construa um texto dissertativo, falando sobre sua percepção do tempo da descoberta, a colonização e desenvolvimento das Américas até hoje.

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Papel
  • Caneta

Passo a passo para a atividade sobre a Colonização da América

  1. Convide a turma a escrever sobre a percepção deles com respeito a colonização
  2. Poderão comentar sobre as Américas antes e depois da colonização
  3. O que mudou e não deveria mudar, o que não mudou, mas precisa mudar…
  4. Deixe-os livres para compartilhar ideias e percepções por meio da escrita.

Eles poderão ler uns para outros, ou para a turma toda, sua construção textual, debater e tirar conclusões de tudo o que aconteceu e como isso influencia nosso dia a dia hoje.

7- atividades sobre a Colonização da América – Reconhecendo os países americanos

Não é tão fácil assim saber de tudo, no entanto, quanto mais conhecimentos adquirirmos será melhor. Portanto, agarre essa atividade, tire bastante proveito dela para aumentar seu saber sobre a América.

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Papel
  • Caneta

Passo a passo para a atividade sobre a Colonização da América: Reconhecendo os países americanos

  1. Em uma folha de papel, anote os nomes de todos os países que pertencem ao continente Americano. ( Mas não coloque se ele pertence a  America do norte, America do sul ou América central)
  2. Coloque também o nome de países de outros continentes
  3. Dobre os papeizinhos e sacudindo-os dentro de um saco plástico ou de papel, leve de aluno por aluno para que retirem apenas um
  4. O aluno deverá dizer o país que ele tirou, se este pertence a  America do Norte, do Sul  ou central. Quando o país não pertencer a America, ele deverá dizer que não é um pais americano ( se souber, poderá dizer de qual continente  se trata)

Essa será uma excelente oportunidade para ampliar o conhecimento, e treinar a diferenciação dos países.

Fim

Que tal foi para você, falar um pouco sobre a colonização da América? Deu para entender alguns pontos, e ou tirar algumas dúvidas? Se desejarem ver mais atividades como essas, já postamos outros, e continuaremos a trazer mais para você, portanto, fique ligado na gente!

 Um abraço, e até breve!