in , , , ,

7 atividades sobre A Cultura Medieval

7 atividades sobre A Cultura Medieval 4
A Cultura Medieval, foi claramente influenciada, pelos costumes comuns da Igreja Católica. Foi ela quem na idade média, trouxe mudanças no que diz respeito, as culturas greco-romanas e germânicas. Assim sendo,  atividades que dizem respeito s à educação, à ciência, à filosofia, à arquitetura e à música, entre outros elementos, foram moldados em conformidade as regras religiosas.

7 atividades sobre A Cultura Medieval 1

Índice: hide

7 atividades sobre A Cultura Medieval

Para conhecermos um pouco, sobre essa época e a cultura desenvolvida, trouxemos 7 atividades bem interessantes, que ajudarão na memorização do assunto.

Resumo sobre a Cultura Medieval

Educação

Grande parte da população medieval, era analfabeta e não tinha acesso aos livros. Como era de se esperar, a educação dentro da Cultura Medieval, desenvolveu-se com base nos ensinamentos religiosos.
As escolas medievais, tinham como função instruir as pessoas, ela  fazia com que as pessoas conhecessem a língua latina e alguns aspectos da lógica e da astronomia. Os religiosos eram responsáveis pela educação, e era necessário autorização deles para que o jovem pudesse adentrar, em alguma escola. Existiam quatro tipo de escolas:
  • Escolas paroquiais- voltada para a formação de padres, o ensino das escolas paroquiais restringia-se aos salmos e às lições das escrituras sagradas.
  • Escolas monásticas – as escolas monásticas inicialmente formavam apenas monges, funcionando em regime de internato. Mais tarde foram abertas escolas externas, que abrigavam filhos dos reis e dos servidores, os quais aprendiam sobre latim, gramática, retórica e dialética.
  • Escolas palatinas – o ensino dado aos filhos de reis e servidores, nas escolas monásticas, onde ensinavam :geometria, astronomia, música e aritmética.

Universidades medievais

Para cada disciplina, existia uma obra literária ou teoria, que servia como bibliografia obrigatória. Por exemplo, para o estudo da gramática, as obras de referência eram os manuais de Donato e Pisciano.

As universidades de Bolonha (Itália), Paris (França), Oxford (Inglaterra) e a de Montpellier (França) são consideradas as mais antigas. Todas derivaram de escolas já existentes, chamadas de studium generale, mas somente no século XIII passaram a ser controladas pela Igreja.
Duas teorias justificam a criação das universidades: a primeira está relacionada à renovação do saber, influenciada pela filosofia de Aristóteles, a segunda seria a pressão social exercida pela necessidade de melhores carreiras.
Mestres e estudantes viam a universidade, como local de discussão e crítica à sociedade, deste modo, a Igreja começou a perder sua influência sobre a educação universitária, modificando o alicerce da Cultura Medieval, enfraquecendo o poder da Igreja.

Filosofia

Na universidade, surgiu o método filosófico da escolástica: “questiones et responsiones”, inicialmente utilizado como um método que buscava conciliar o pensamento eclesiástico e o pensamento filosófico. Thomaz de Aquino foi o principal propagador dessa filosofia.
Baseada nos ideais dos filósofos gregos Aristóteles e Platão, a Escolástica marcou a Cultura Medieval, principalmente pelo contato com novas leituras, em especial as obras Arquimedes traduzidas do árabe para o latim.
O método escolástico consistia na leitura de textos produzidos por filósofos sobre determinados temas. Com isso, a proposta era provocar debates sobre os problemas filosóficos: a relação fé x razão e o problema dos universais.
7 atividades sobre A Cultura Medieval 2

Ciência

A produção científica da Cultura Medieval pouco se desenvolveu nesse período. Um dos motivos foi o impedimento da Igreja para realização de experimentos, bem como a má qualidade das traduções dos tratados científicos gregos.

Porém no período áureo da filosofia escolástica, a ciência teve alguns avanços com Roger Bacon(o Doutor Admirável) e Guilherme de Ockham. Os dois cientistas eram religiosos e por causa dos seus estudos sofreram perseguições por parte da Igreja.

Além de Bacon e Ockham, outros nomes se destacaram na ciência durante o período da história medieval como:

Arquitetura

Outro elemento que marcou a Cultura Medieval, foi a arquitetura, cujos patrimônios ainda permanecem e encantam a muitos. A maioria das construções arquitetônicas da época, se resumiram em igrejas, mosteiros e catedrais.
7 atividades sobre A Cultura Medieval 3
Dois estilos predominaram as construções: o Românico, que surgiu na França e Itália entre os séculos XI e XIII, e Gótico, datado entre os séculos XII e XV.
Características do estilo romântico:

Literatura

A maior parte dos textos literários da Cultura Medieval estavam em latim (língua oficial) e relacionados a temas religiosos. As primeiras literaturas em línguas vernáculas pertenceram ao Trovadorismo e Humanismo (fase de transição para o Classicismo).
Com início em Portugal, no século XII, o Trovadorismo era um estilo literário que unia a música e a poesia. Os autores, chamados de trovadores, escreviam e cantavam as cantigas acompanhados de instrumentos musicais. Os textos eram divididos em: Cantigas de Amor, Cantigas de Amigo, Cantigas de Escárnio e Cantigas de Maldizer.
Já o Humanismo, representou a frase de transição entre o Trovadorismo e Classicismo, que aconteceu entre os séculos XIV e XV. Os textos tinham como foco o homem e a sua necessidade de compreender o mundo.( Fonte)

Principais aspectos da Cultura Medieval

  • Analfabetismo
  • Escolas para padres
  • Universidades voltadas à Filosofia
  • Produção cientifica pouco desenvolvida
  • Música paroquial ou gregoriana e trovadorismo
  • Artes e pinturas voltadas ao catolicismo

Os cavaleiros

Uma das figuras mais emblemáticas do período medieval é a do cavaleiro. Os cavaleiros geralmente pertenciam à nobreza. Começavam a ser iniciados aos 7 anos e aos 10, começavam a servir aos senhores “feudais”.

O reconhecimento como cavaleiro só acontecia aos 20 anos. O ritual da sagração ocorria num combate simulado durante uma festa. Durante as cruzadas, os cavaleiros se transformaram em defensores da fé contra infiéis e hereges.( fonte

As conhecidíssimas cruzadas ocorreram durante a Idade Média. Foram 9 cruzadas, a primeira em 1096 e a última, em 1272.

7 atividades sobre A Cultura Medieval 4

7 atividades sobre A Cultura Medieval

Para aprendermos um pouco mais, vamos para as atividades?

 1 – Atividade sobre A Cultura Medieval: Questionário Medieval

Nada melhor que perguntas e respostas para alimentar nosso conhecimento, não acham?

7 atividades sobre A Cultura Medieval 5

Idade

A partir de 10 anos

Material necessário

  • folha de exercício
  • caneta

Passo a passo para atividade sobre a cultura Medieval : Questionário

  1. Leia as perguntas abaixo e complete com o que se pede
  2. Compare os resultados entre os colegas e tire as dúvidas dos alunos

a) “Para cada disciplina, existia uma obra literária ou teoria, que servia como bibliografia obrigatória… para o estudo da gramática, as obras de referência eram os manuais de:

(    )  Donald e Peter

(   )  Cegalla e Gonzales

(  ) Donato e Pisciano

(  ) Antunes e Clear

b) Quais palavras abaixo completam melhor o trecho: “A maior parte dos textos literários da Cultura Medieval estavam em………… (língua oficial) e relacionados a temas ……..

(  )  Aramaico  e religioso           (  ) Latim  e religioso    (  )  Italiano  e gregos

c)Nas Escolas paroquiais,voltada para a formação de padres, o ensino  restringia-se aos :

(    ) Cultivo de plantas e estudo da bíblia  (   ) salmos e às lições das escrituras sagradas     (   ) Exercício físico e competições

2 atividades sobre A Cultura Medieval  – Cruzadas com crianças

Você já ouviu falar na Cruzadas das Crianças? Conta-se que em 1212 crianças foram encaminhadas,a fim de conquistar a cidade para os cristãos mas… a maioria morreu ou foi escravizada no caminho. Será verdade?

7 atividades sobre A Cultura Medieval 6

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Papel
  • Caneta
  • Internet

Passo a passo para atividade sobre a cultura Medieval: Cruzada com crianças

  1. Separe grupos e façam pesquisas sobre alguns fatos, que dizem ter ocorrido na idade média.
  2. Dividam nos seguintes temas:
  3. Como viviam as crianças na idade média, as crianças nas cruzadas, as crianças na religião.
  4. Após pesquisarem, preparem um debate em sala para compararem as pesquisas e trocarem informações.

Vejam que o abuso e o aproveitamento do trabalho infantil é antigo, e a exploração então, nem se fala!

3 atividades sobre A Cultura Medieval : Pesquise os itens

É tanta coisa bizarra que  dizem da Idade média, que nos leva ao questionamento e confusão mental, no entanto muitas coisas boas também surgiram nessa época.

7 atividades sobre A Cultura Medieval 7

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Folha de exercício
  • caneta
  • Internet para a pesquisa

Passo a passo para atividade sobre a cultura Medieval: Pesquise os itens

  1. Ainda em grupos separados, ou individualmente, os alunos poderão pesquisar alguns pontos da  cultura medieval que alteraram o modo de viver da época.
  2. Façam as pesquisas e prepare um dia para que cada grupo apresente seu trabalho, trazendo também imagens e videos se tiver , com respeito ao assunto.
  3. Pesquisem: Quem fazia o papel de cirurgião na idade média? Qual método de tratamento era mais usado para curar as doenças?
  4. O que foi a peste negra , o que pensavam que seria, e qual era o verdadeiro motivo da Peste negra ter dizimado tantas pessoas?

4 – Atividades sobre A Cultura Medieval: Armadura Medieval

Nessa atividade vamos nos divertir! Construiremos uma armadura Medieval de EVA que fica igualzinho de verdade! Vamos lá?

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Folhas de EVA marrom
  • Vazador
  • Martelo
  • Arrebite
  • Cordão
  • Cola branca e pincel

Idade

Material necessário

Passo a passo para atividade sobre a cultura Medieval: Armadura Medieval

Parte 1

  1. Tire as medidas para saber os tamanhos das peças.
  2. De preferência, use EVA de 5 milímetros de espessura.
  3. Pinte as folhas de EVA de marrom, caso não encontre
  4. Após cortar, faça marcações onde as peças irão se sobrepor e alinhar.
  5. Em um pedaço de papelão, faça um guia de furo, para ficar com o mesmo espaçamento.
  6. Para a parte da gola, use como modelo uma camiseta. Depois de marcar tudo com o gabarito, faça todos os furos usando um vazador e martelo.
  7. Passe o cordão para saber o tamanho que ia precisar cortar.
  8. Queime as pontas para não desfiar.
  9. Tome cuidado que esse material gruda na pele e deixa queimaduras.
  10. Para o restante dos furos, coloque o vazador na parafusadeira com velocidade baixa,
  11. Acerte alguns detalhes da gola e corte a abertura para os braços. Use dois pedaços que sobraram para juntar a parte da frente e de trás.
  12. Para prender use rebites, desses que se usa em calças jeans.
  13. As aberturas para os braços ficaram pequenas, então aumentei um pouco.
  14. Para prender a armadura, eu fiz algumas fivelas. Coloquei também algumas alças para a fita passar por dentro. Agora vem a parte mais importante desse projeto, que é dar textura ao EVA.

Parte 2

  1. Tirei todos os cordões. Amassei um pouco de papel alumínio e depois desamassei, para então aplicar o ferro de roupas, sem vapor. Vá aplicando aos pouco, até ficar com a textura que você quer. Para a pintura, usei primeiro tinta acrílica marrom, diluída meio a meio na primeira camada.
  2. Na segunda adicionei um pouco de preto, para escurecer um pouco a tinta. Pelo lado de dentro apliquei apenas uma camada. Depois adicionei mais um pouco de preto ao marrom e fui fazendo algumas manchas, e tirando o excesso com a tinta ainda molhada. Isso dará volume e destacará a textura.
  3. Para dar um pouco de proteção e brilho, apliquei uma camada de cola branca diluída meia a meio com água. E aí está a armadura pronta, com efeito imitando couro. Ela fica bem leve, mas ainda é bem quente.
  4. Caso prefira, ao invés de cordões, você pode usar rebites em todos os furos.

Após terminar, poderá usar sua armadura para teatro, festa a fantasia, e até para apresentar trabalhos sobre a idade média, ficará fantástico!

5 atividades sobre A Cultura Medieval : Falso ou verdadeiro?

O que é a verdade? Já se viu perguntado sobre isso? Então vamos descobrir?

7 atividades sobre A Cultura Medieval 8

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Folha de exercício
  • caneta

Passo a passo para atividade sobre a cultura Medieval: Falso ou verdadeiro

(  ) Para cada disciplina existia uma obra literária ou teoria, que servia como bibliografia obrigatória. Por exemplo, para o estudo da gramática as obras de referência eram os manuais de Donato e Pisciano.

(  ) Escolas monásticas  inicialmente formavam apenas monges, funcionando em regime de internato. Mais tarde foram abertas escolas externas, que abrigavam filhos dos reis e dos servidores, os quais aprendiam sobre latim, gramática, retórica e dialética.

(  ) Os religiosos eram responsáveis pela educação, e era necessário autorização deles para que o jovem pudesse adentrar, em alguma escola.

(  ) Trovadorismo era um estilo literário que unia a música e a poesia. Os autores, chamados de trovadores, escreviam e cantavam as cantigas acompanhados de instrumentos musicais.

(  )  A produção científica da Cultura Medieval se desenvolveu muito naquele período, inclusive descobriram na época que a peste negra eram doença transmitida pelos ratos, e não era maldição.

6 atividades sobre A Cultura Medieval : Produção de Texto

Assista o vídeo abaixo, pois é muito interessante!

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Papel
  • Caneta

Passo a passo para atividade sobre a cultura Medieval : Produção de Texto

  1. Leve os alunos a assistirem o vídeo acima ( é muito top)
  2. Convide-os a desenvolverem um texto, dizendo nele sobre as principais invenções que aconteceram na idade média, e o que eles pensam sobre isso
  3. Após terminarem, poderão trocar os textos, para que os colegas leiam os conteúdos uns dos outros, sem zombaria ou desprezo, mas com um olhar curioso, para tentar entender a forma que o colega enxerga a história, que poderá ser diferente uns dos outros.

Cultivar o abito de crítica construtiva ( não zombaria ou colocação de defeitos), faz com que os alunos estimulem o pensamento, e a capacidade de criar outras alternativas para um único caso.

7 atividades sobre A Cultura Medieval- Teatro

As novelas de cavalaria, já existem hoje em histórias em quadrinhos, já leu?

7 atividades sobre A Cultura Medieval 9

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Vestido de princesa
  • Armaduras feitas de material descartável ou EVA…

Passo a passo para atividade sobre a cultura Medieval

  1. Separe a turma em grupos, e sugira que preparem uma peça teatral, usando uma das histórias medievais entre princesas e cavaleiros
  2. Abra uma votação após as apresentações para elegerem a apresentação mais interessante.

Divirtam-se enquanto aprendem! A idade média deixou sim diversos legados que hoje ainda nos servem de modelos!

Fim

E então, gostaram das atividades sobre a cultura Medieval? Espero que elas venham ajudá-lo na elaboração da aulas, ou seja de serventia aos alunos que estudam para o ENEM e concursos. Se desejam ter acesso a outros materiais dessa linha, temos diversos aqui, fiquem a vontade!

Um mega abraço e até breve!

28 Monstros da Mitologia Grega 2

28 Monstros da Mitologia Grega

Vídeo: Dinâmicas para célula

Vídeo: Dinâmicas para célula