in , , , , ,

7 atividades sobre a história das Cruzadas

7 atividades sobre a história das Cruzadas 1

A história das Cruzadas diz respeito ao ato no qual,  a Igreja católica por mediação de seus líderes religiosos, apoio de reis e senhores feudais, entre os anos de 1096 a 1270, ( quase 200 anos de luta) desenvolveram expedições a fim de recuperar Jerusalém, que se encontrava sob domínio dos muçulmanos,dentre outras intenções .

Eles desejavam   reunificar o mundo cristão, o qual foi desmembrado com a “Cisma do Oriente”. Essas expedições conhecidas como Cruzadas, era formadas por soldados Cristãos em busca de perdão pelos pecados, os quais eram induzidos a lutarem contra os muçulmanos, para conseguirem esse favor.

Na realidade, os motivos de quem os enviava, acabaram indo além, pelo desejo do poder e domínio comercial,  e para isso, ninguém melhor do que pobres sem terra para iniciarem a batalha, embora, posteriormente, alguns reis  participaram.

7 atividades sobre a história das Cruzadas 1

Índice: hide

7 atividades sobre: A história das cruzadas

Embora veremos aqui a história das cruzadas de forma reduzida, propomos  7 atividades para serem feitas em sala de aula, para que a turminha memorize melhor os principais acontecimentos.

Resumo de: a História das Cruzadas

A Europa do século XI prosperava. Com o fim das invasões bárbaras, teve início um período de estabilidade e um crescimento do comércio. Consequentemente, a população também cresceu.

No mundo feudal, apenas o primogênito herdava os feudos, o que resultou em muitos homens para pouca terra. Os homens sem terras para tirar seu sustento, se lançaram na criminalidade, roubando, saqueando e sequestrando. Algo precisava ser feito.

Como foi dito anteriormente, o mundo cristão se encontrava dividido. Por não concordarem com alguns dogmas da Igreja Romana (adoração a santos, cobrança de indulgências, etc.), os católicos do Oriente fundaram a Igreja Ortodoxa.

Jerusalém  sob controle dos Árabes

Jerusalém, a Terra Santa, pertencia ao domínio árabe e até o século XI eles permitiram as peregrinações cristãs à Terra Santa. Mas no final do século XI, povos da Ásia Central, os turcos seldjúcidas, tomaram Jerusalém. Convertidos ao islamismo, os seldjúcidas eram bastante intolerantes e proibiram o acesso dos cristãos a Jerusalém.

7 atividades sobre a história das Cruzadas 2

Em 1095, o papa Urbano II convocou expedições, com o intuito de retomar a Terra Sagrada. Os cruzados (como ficaram conhecidos os expedidores) receberam esse nome por carregarem uma grande cruz, principal símbolo do cristianismo, estampada nas vestimentas. Em troca da participação, ganhariam o perdão de seus pecados.

Interesses comerciais

A Igreja não era a única interessada no êxito dessas expedições: a nobreza feudal tinha interesse na conquista de novas terras; cidades mercantilistas como Veneza e Gênova deslumbravam com a possibilidade de ampliar seus negócios até o Oriente e todos estavam interessados nas especiarias orientais, pelo seu alto valor, como: pimenta-do-reino, cravo, noz-moscada, canela e outros.

Movidas pela fé e pela ambição, entre os séculos XI e XIII, partiram para o Oriente oito Cruzadas.

As cruzadas da primeira a quarta

A primeira cruzada (1096 – 1099). Nessa, não tinha participação de nenhum rei. Formada por cavaleiros da nobreza, em julho de 1099, tomaram Jerusalém. A segunda (1147 – 1149) fracassou em razão das discordâncias entre seus líderes Luís VII, da França, e Conrado III, do Sacro Império. Em 1189, Jerusalém foi retomada pelo sultão muçulmano Saladino.

A terceira cruzada (1189 – 1192), conhecida como ‘”Cruzada dos Reis”, contou com a participação do rei inglês Ricardo Coração de Leão, do rei francês Filipe Augusto e do rei Frederico Barbarruiva, do Sacro Império. Nessa cruzada foi firmado um acordo de paz entre Ricardo e Saladino, autorizando os cristãos a fazerem peregrinações a Jerusalém.

 A quarta cruzada (1202 – 1204) foi financiada pelos venezianos, interessados nas relações comerciais. A quinta (1217 – 1221), liderada por João de Brienne, fracassou ao ficar isolada pelas enchentes do Rio Nilo, no Egito.

As cruzadas – sexta a oitava

 A sexta (1228 – 1229) ficou marcada por ter retomado Jerusalém, Belém e Nazaré, cidades invadidas pelos turcos. A sétima (1248 – 1250) foi comandada pelo rei francês Luís IX e pretendia, novamente, tomar Jerusalém, mais uma vez retomada pelos turcos. A oitava (1270) e última cruzada foi um fracasso total.

Os cristãos não criaram raízes entre a população local e sucumbiram.

As Cruzadas não conseguiram seus principais objetivos, mas tiveram outras consequências como o enfraquecimento da aristocracia feudal, o fortalecimento do poder real, a expansão do mercado e o enriquecimento do Oriente

7 atividades sobre a história das Cruzadas 3

Principais aspectos – A história das Cruzadas

  •  Iniciaram com objetivo aparentemente religioso
  • Ganhou o interesse de reis e comerciantes
  • Teve vitórias e derrotas
  • Fortaleceu o poder real e enfraqueceu a aristocracia feudal.
  • Expandiu o mercado e enriqueceu o oriente.

As cruzadas de alguma forma,   enfraqueceu um poder e fortaleceu outro, preparando o mundo para uma nova etapa

7 atividades sobre: A história das cruzadas

1- Atividade sobre a história das cruzadas –  Pesquisa : Conquistando a terra Santa

Você sabia que Jerusalém foi decretada pelo presidente americano como oficialmente a capital de Israel? Até hoje ela é disputada  e alvo de grandes guerras. Jerusalém tem valor espiritual, político e social para toda humanidade. Vamos saber um pouco mais sobre ela e sua origem?

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Papel
  • Caneta
  • Internet

Assistam o vídeo acima, para que possam realizar suas atividades. Ele mostra de provas arqueológicas que possivelmente foi encontrado o palácio de Davi, e o lugar onde a primeira conquista de Jerusalém foi feita pelos hebreus.

Passo a passo para atividade sobre a história das cruzadas

  1. Após assistirem o documentário, sugira que a turma escreva os dados mais importantes e interessantes que encontraram.
  2. Caso o professor tenha dificuldade para discutir sozinho o assunto com a turma, poderá combinar em convidar um palestrante: Teólogo, historiador ou arqueólogo, para trazer uma explicação interessante para a turma. Vale a pena!
  3. Após a palestra, convide a todos que façam sua visão critica em texto.
  4. Discutam e busquem tirar as dúvidas.

Existem muitos fatores e mistérios que giram em torno da conquista de Jerusalém.

2 – Atividade sobre a história das cruzadas – Desafio: O que você faria?

Um dos motivos da cruzada, foi retomar terras, pois a Europa estava superlotada, os roubos aumentaram, pois o povo estava desesperados, sem terras para plantar e viver. A proposta dessa atividade é achar uma solução para um povo sem lugar para morar e trabalhar, você conseguiria resolver esse problema?

7 atividades sobre a história das Cruzadas 4

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Papel
  • caneta
  • Cabeça!

Passo a passo para atividade sobre a história das cruzadas- Desafio: O que você faria?

  1.  Separe a turma em grupos e peça que cada grupo eleja um líder
  2. Esse líder, juntamente com o grupo, deverá traçar um plano, que resolva os problemas de um povo, que está desempregado, desesperado sem casa, e está atacando outros para roubar como meio de sobrevivência.
  3. Eles deverão imaginar que os líderes são donos de muitas terras, e deverão traçar as estratégias, não para se livrar das pessoas, mas,  para resolver  o problema.
  4. Separe tempo para que cada grupo apresente sua estratégia
  5. Elejam a ideia mais inteligente.

Interesses políticos, religiosos, sociais e culturais, sempre andaram juntos, dificilmente  se separarão.

3 – Atividade sobre a história das cruzadas – Corresponda: Qual cruzada foi aquela?

Nessa atividade, você deverá corresponder as datas e dados comas respectivas cruzadas, vamos lá?

7 atividades sobre a história das Cruzadas 5

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Folha de exercício
  • Caneta

Passo a passo para atividade sobre a história das cruzadas- Corresponda: Qual cruzada foi aquela

  1. Numere as colunas fazendo a correspondência

    a) Aconteceu em (1096 – 1099)  Formada por cavaleiros da nobreza, em julho de 1099, tomaram Jerusalém.

    b)  (1189 – 1192), conhecida como ‘”Cruzada dos Reis”, contou com a participação do rei inglês Ricardo Coração de Leão, do rei francês Filipe Augusto e do rei Frederico Barbarruiva, do Sacro Império. Nessa cruzada foi firmado um acordo de paz entre Ricardo e Saladino, autorizando os cristãos a fazerem peregrinações a Jerusalém.

    c) Ocorreu em (1147 – 1149) fracassou em razão das discordâncias entre seus líderes Luís VII, da França, e Conrado III, do Sacro Império.

    d) Essa  foi financiada pelos venezianos, interessados nas relações comerciais.

    e) Aconteceu em 1270. Essa cruzada foi um fracasso total!

    f)Essa cruzada, foi liderada por João de Brienne, fracassou ao ficar isolada pelas enchentes do Rio Nilo, no Egito.

    g ) (1228 – 1229) ficou marcada por ter retomado Jerusalém, Belém e Nazaré, cidades invadidas pelos turcos

h ) A foi comandada pelo rei francês Luís IX e pretendia, novamente, tomar Jerusalém, mais uma vez retomada pelos turcos.

(    ) 1ª Cruzada    (    )  2ª Cruzada   (   ) 3ª Cruzada   (  ) 4ª Cruzada  (  ) 5ª cruzada

( )6ª Cruzada    (  ) 7ª Cruzada    (   ) 8ª Cruzada

4 – Atividade sobre a história das cruzadas: Marque com  V ou F

Por vezes, existem verdades e mentiras em um conto, infelizmente, corremos o risco na vida, de acreditarmos em mentiras e abandonarmos a verdade.

7 atividades sobre a história das Cruzadas 6

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Folha de exercício
  • Caneta

Passo a passo para atividade sobre a história das cruzadas

  1. Distribua a folha de exercício
  2. Deixe que a turma resolva, marcando com V de verdadeira  ou F de falsa as questões, de acordo com seus dizeres.

(    ) Em 1995, o papa Urbano II convocou expedições com o intuito de retomar a Terra Sagrada.

(     )  Os cruzados (como ficaram conhecidos os expedidores) receberam esse nome por carregarem uma grande cruz, principal símbolo do Islamismo, estampada nas vestimentas.

(     ) Veneza e Gênova eram a favor das cruzadas, elas deslumbravam com a possibilidade de ampliar seus negócios até o Oriente e todos estavam interessados nas especiarias orientais, pelo seu alto valor, como: pimenta-do-reino, cravo, noz-moscada, canela e outros.

(    ) A quinta cruzada, ocorreu em  (1217 – 1221), liderada por João de Brienne, fracassou ao ficar isolada pelas enchentes do Rio Nilo, no Egito.

5 – Atividade sobre a história das cruzadas – Excursão e exploração

Vamos sentir um pouquinho, qual a sensação de explorar um lugar onde nunca havíamos estado antes? Nessa atividade, convidamos vocês para um passeio bem legal!

7 atividades sobre a história das Cruzadas 7

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Papel
  • Caneta
  • Mochila

Passo a passo para atividade sobre a história das cruzadas- Excursão e exploração

  1. O professor poderá escolher com a turma uma reserva ambiental, museu ou outro lugar onde seja um patrimônio histórico ( dependendo da cidade onde moram).
  2. Para quem vive em cidades históricas será bem mais divertido
  3. Mas, a atividade consiste em fazer a turma pensar como um explorador.
  4. Eles deverão se separar em grupo, e cada grupo montará estratégias, de como conquistariam aquele espaço, se eles fossem guerreiros que queriam dominar.
  5. Façam todas anotações do lugares que mais lhe chamarem a atenção, mas por favor, não ataquem!  Se não a polícia irá prender vocês! ( risos)
  6. A experiencia de um conquistador deverá ser o máximo!
  7. Ao voltarem da excursão, façam uma roda, e comentem o que acharam de se sentirem por poucas horas na pele de um explorador!

Interessante que ainda existem lugares no mundo que isso acontece! Mesmo com intervenção da ONU e todos os Direitos Humanos.

6 – Atividade sobre a história das cruzadas – Investigação

Como os cruzados reagiam quando chegavam nas cidades para conquistá-las?

7 atividades sobre a história das Cruzadas 8

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Caderno
  • Lápis ou caneta
  • Computador

Passo a passo para atividade sobre a história das cruzadas – Investigação

  1. Você já parou para imaginar como eles procediam, quando  chegavam nas cidades para conquistá-las?
  2. Desta vez, não vamos maginar tanto, contudo, vamos pesquisar!
  3. Divida a sala em grupos
  4. Peça que eles pesquisem como os cruzados faziam, quando chegavam próximos dos lugares que haviam de conquistar.
  5. Como tratavam o povo, a quem eles atacavam?
  6. Registrem tudo, para uma discussão em sala de aula.
  7. Deixem que eles deem suas opiniões sobre outras estratégias possíveis, para não perderem as cruzadas que perderam.

Pensar faz bem e traz saúde ao intelecto!

7 – Atividade sobre a história das cruzadas – Quem foram os reis cruzados?

Observaram que o texto traz, como resultado do fim das cuzadas, o aumento do poder da monarquia?  É que na idade Média, o poder deles era dividido com o clero e com os senhores feudais. Mas com o fracasso das cruzadas, os reis ficaram mais fortes! No entanto, quem eram esses reis?  Vamos pesquisar?

7 atividades sobre a história das Cruzadas 9

Idade

12 anos em diante

Material necessário

  • Papel
  • Caneta
  • Internet

Passo a passo para atividade sobre a história das cruzadas – Quem foram os reis cruzados

  1. Primeiro, levante uma busca para saber quem eram os reis dos tempos das cuzadas, que duram 200 anos
  2. Faça um apanhado sobre os mais famosos deles e seus feitos.
  3. Dê preferencia aos reis que participaram das cruzadas e suas conquistas
  4. Destaque-os trazendo para a turma todas as informações que tiverem sobre eles.
  5. Abra uma roda e discutam sobre a postura dos reis cruzados, certos ou errados, na opinião da turma?

Embora em nossa cultura e educação atual, talvez não fosse viável a atitude deles, contudo, era honra para eles naquele tempo.

Fim

Que tal participar de uma aventura como a história das cruzadas? Interessante não é? O conhecimento nos abre caminhos, e leva apensar soluções! Fique sempre com a gente, sua companhia nos motiva a prosseguir. Se deseja mais material como esse, temos aqui no blog, fique a vontade para explorar!  No mais…

Um mega abraço e até breve!

15 listas de Perguntas para a Família 9

15 listas de Perguntas para a Família

Atividades Sobre José Saramago

10 Atividades Sobre José Saramago