A Idade Média trata-se  de extenso  período  de tempo, no qual a história registrou,  os fatos ocorridos  do século V ao século XV. Ela teve seu início  com a queda do Império Romano do Ocidente, em 476 depois de Cristo, e finalizou com a tomada de Constantinopla pelos turcos em 1453, quando começou a idade moderna.

7 Atividades sobre a Idade Média

Os historiadores contam, que os humanistas  que viveram entre o século XV e XVI chamavam a Idade Média de Idade das Trevas.

O motivo é por que os intelectuais, tinham como referências, a cultura greco-romana da época do Renascimento, no entanto, a Idade Média foi uma época com pouco desenvolvimento cultural, pois a cultura era controlada pela Igreja Católica.

Mas, para dar uma luz à essa “idade das trevas”, trouxemos 7 atividades bem interessantes e iluminadas, para mexer com seu cérebro. Logo após o resumo iremos vê-las, vamos lá?

Resumo e características da Idade Média

Como já dissemos anteriormente, a chamada Idade Média, foi contada a partir da queda do Império Romano do Ocidente, em 476 depois de Cristo, e teve sua finalização, segundo os historiadores, com a tomada de Constantinopla pelos turcos em 1453.

Em 410, a cidade de Roma foi saqueada pelos visigodos e, a partir daí, uma sucessão de povos invadiu as terras romanas: alanos, suevos,vândalos, alamanos, jutos, anglos, saxões, hunos, francos etc. Todos esses povos, ao sentirem o enfraquecimento da parte ocidental do Império Romano, instalaram-se nas terras e criaram novos reinos.

O Império Romano do Ocidente agonizou até 476, quando a cidade de Roma foi invadida pelos hérulos e o último imperador romano foi destituído.

A formação dos países europeus

O estabelecimento dos povos germânicos nas antigas terras romanas levou ao surgimento de novos reinos, que originaram as nações modernas da Europa.

 

Antes dessa virada, os romanos e povos impactados pela cultura grega, seguiam métodos filosóficos de ser e pensar. Possuíam liberdade de expressão com respeito as artes e cultuavam a vários deuses e ao próprio corpo.

Contudo, a igreja católica trouxe regras e limites, os quais não admitiam antigos costumes gregos, portanto, o desenvolvimento das artes ficaram restritas. Isso levou aos historiadores tratarem esse período, como “Idade das trevas “.

O período medieval foi dividido em duas partes:

  • Alta Idade Média
  •  Baixa Idade Média. Veja abaixo as principais características de cada período:

Alta Idade Média

 Foi um período de instabilidade e insegurança generalizada, que se estendeu do século V ao século IX. Nesse período destacam-se:

  • Os Reinos Germânicos ou bárbaros
  • O Reino Cristão dos Francos – o reino dos francos constituíram o reino mais poderoso da Europa Ocidental;
  • A Igreja e o Sacro Império – A Igreja Medieval teve importante papel na sociedade. Foi nessa época que começou a organizar-se, com o objetivo de zelar pela homogeneidade dos princípios da religião cristã e promover a conversão dos pagãos.
  • O Sistema Feudal – o feudalismo começou a se formar no século V, na Europa Ocidental, com a crise do Império Romano.
  • O Império Bizantino – estabelecido em Constantinopla, o Império Bizantino sobreviveu à invasões bárbaras e perdurou por todo o período medieval. ( Fonte )

Os Árabes e o Islamismo

No Oriente Médio, na península arábica, nasceu em 630 o Islão, como resultado das Guerras Santas empreendidas por Maomé. Aos poucos, o Islamismo se expandiu por um extenso território, conquistando terras da Ásia, África e Europa.

A Baixa Idade Média

é o período que vai do século X ao século XV. Destacam-se nessa época:

  • Crise do feudalismo
  • As cruzadas e a expansão das sociedades cristãs;
  • O ressurgimento urbano na Europa;
  • O renascimento comercial europeu;
  • A formação das monarquias nacionais europeias;
  • A cultura medieval.

Durante a Baixa Idade Média, com a expansão dos turcos-otomanos no século XIV, tomando os Bálcãs e a Ásia Menor, o Império Bizantino acabou reduzido à cidade de Constantinopla. (fonte )

A Música na Idade Média

Na Idade das Trevas ou Idade Média, a Igreja tinha forte influência sobre os costumes e culturas dos povos, em toda a Europa.

Muitas restrições eram impostas e, por essa razão, observamos o predomínio do canto gregoriano ou cantochão, porém houve um grande desenvolvimento da música mesmo com o direcionamento da igreja nas produções culturais.

É nessa fase, que a música popular também merece destaque, com o surgimento dos trovadores e menestréis.

É importante citar, na Idade Média, Guido d’Arezzo, um monge católico que “criou a pauta de cinco linhas, na qual definiu as alturas das notas e o nome de cada uma (…). Nasciam, assim, os nomes das notas musicais que conhecemos: dó,ré, mi, fá, sol, lá e si.” ( fonte)

A Queda de Constantinopla.

A queda aconteceu em 1453, foi um fato histórico que marcou o fim da Idade Média na Europa. A conquista da capital bizantina pelo Império Otomano sob o comando do sultão Maomé II, marcou o fim do Império Romano no Ocidente ( fonte ).

7 Atividades sobre a Idade Média

A seguir teremos 7 atividades relacionadas a idade média, vamos conferir?

1 Atividade para sala de aula – Caça-palavras – A idade média

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Folha de exercício
  • caneta

Passo a passo da atividade: Caça -palavras – Idade Média

  1. Distribua o caça palavras para a turma e deixe que quebrem a cabeça
  2. Após o tempo estipulado para fazer o exercício  confira os resultados

Respostas:

Fonte: Slide Share

2 Atividade para sala de aula – Conceitos básicos- A idade média

Nessa atividade iremos aprender 5 conceitos básicos referentes ao assunto em estudo

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Folha de exercício
  • caneta

Passo a passo da atividade: Conceitos básicos sobre a Idade Média

  1. Será necessário primeiro, que os alunos assistam o vídeo acima.
  2. Em seguida,  peça a eles que escrevam, quem eram os povos  e o quais eram os acordos  abaixo :
  • Os Bárbaros   –
  • Os vândalos –
  • Colonato –
  •  Comitatus –
  • Ruralização –
  • Beneficium –

3 Atividade para sala de aula – Questionário – A idade média

A idade média é cercada de lendas e mistérios, atitudes estranhas eram tomadas,com relação as pessoas, que não respeitavam as regras ou ensinamentos da igreja… Vamos descobrir um pouco mais sobre isso?

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Folha de exercício
  • caneta

Passo a passo da atividade: Questionário sobre a Idade Média

  1. Distribua a folha com as perguntas para os alunos
  2. Deixe-os responder livremente
  3. Algumas perguntas, não possuem respostas comuns, elas serão subjetivas, então, após terminarem se reúna com a turma e discutam as respostas

Questionário – Idade Média

  1. Por que os humanistas do século XV e XVI chamavam a Idade Média de Idade das Trevas ?
  2. Como surgiu a Europa
  3. O que eram as cruzadas ( assistam o vídeo abaixo para responderem )
  4. Por que algumas pessoas eram queimadas na fogueira?
  5. Já pensou se de repente, após termos o contato com a tecnologia, estivermos acostumados a resolver tudo pela internet ( trabalhar, pedir comida, solicitar UBER, comunicar com os colegas e o professor…) Se a internet nos for tirada definitivamente, o que faremos?  Voltaremos à… ?     Tente responder com suas palavras e conceitos.

Quem tem o habito de perguntar, muito mais respostas para a vida terá! Boa sorte!

 

4 Atividade para sala de aula  – A música na idade média

Ouçam a música abaixo, se conseguirem e depois escrevam o que sentiram. É certo que alguns irão gostar, outros irão detestar! De acordo com a personalidade, necessidade ou modo de vida, o efeito da música medieval, pode acalmar ou irritar uma pessoa. Façamos um teste!

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Folha para escrever
  • caneta

Passo a passo da atividade: Música  na Idade Média

É claro que a música acima é apenas uma opção, existiam os cantos gregorianos, mas o certo que músicas agitadas e com certas mensagens, caso fossem cantadas sem permissão, era capaz de fazer com que seus interpretes fossem parar na fogueira!

  1. Após ouvirem um pedacinho da música acima, sugira que o alunos entrem em ação pegando papel e caneta
  2. Convide-os, para que produzam um texto, e nele, deverão expressar o que sentiram ( calma, revolta, ansiedade, raiva…)  No texto, caso queiram, deverão colocar quais as lembranças que tiveram ao ouvirem a música, eram boas ou ruins?   Ela os estimularam ao sentimento de liberdade ou de aprisionamento?

A música tem o poder de influenciar em nossas atitudes. Ela poderá nos ajudar a sair da depressão ou ficarmos mais deprimidos ainda! Ela consegue nos deixar com sentimentos de revolta, ou nos quebranta deixando desejosos de praticar o bem e sermos misericordiosos. Vai depender das lembranças que ela despertará em nós!

5 Atividade para sala de aula  – Mosaico- Artes na idade média

Como já lemos acima, um dos motivos de a Idade média ser chamada de “Idade das trevas” é o fato de não ser possível praticar as artes de maneira comum,pois tudo era limitado pela religião predominante. No entanto, vamos tentar fazer algo bem legal?

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Folhas de revista, tampas de garrafas, pontas de lápis
  • Cola ou adesivos
  • materiais descartáveis que sirvam para artesanato

Passo a passo da atividade:  Mosaico- Artes na Idade Média

  1. Convide a turma para que tragam para a escola, ou se reúnam em grupos nas casas para essa atividade.
  2. Eles deverão ajuntar: folhas de revista, tampas de garrafa,pontas de lápis, miçangas, botões, cds velhos, o que mais quiserem e der, e também cola ou adesivo
  3. Cada grupo ou aluno, deverá produzir um mosaico.
  4. Ele poderá representar a imagem que quiser, pois será uma atividade artística
  5. Reúnam os trabalhos feitos e realizem uma exposição!

Tente deixar os alunos bem a vontade, mostrando que a exposição é apenas para mostrar como a arte pode ser feita por meio de materiais rústicos, e talvez sem nenhum sentido para outros.  Somos nós que atribuímos valor as coisas.

6 Atividade para sala de aula  – Assinale a afirmação errada, com respeito a idade média

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Folha para escrever
  • caneta

Passo a passo da atividade: Assinale a afirmação errada sobre a Idade Média

  1. Com a folha de exercícios e caneta na mão, os alunos deverão assinalar a única afirmação errada nos textos a seguir:

a)  (  ) Idade Média, foi contada a partir da queda do Império Romano do Ocidente, em 476 depois de Cristo, e teve sua finalização,  com a tomada de Constantinopla pelos turcos em 1453.

b)  (  ) No Oriente Médio, na península arábica, nasceu em 630 o Islão, como resultado das Guerras Santas empreendidas por Maomé.

c)  (  )A queda de Constantinopla, aconteceu em 1453, e foi um fato histórico que marcou o fim da Idade Média na Europa.

d)  (  )O estabelecimento dos povos germânicos nas antigas terras romanas levou ao surgimento de novos reinos, que originaram as nações modernas da Ásia.

e)  (   ) A alta Idade Média, foi um período de instabilidade e insegurança generalizada, que se estendeu do século V ao século IX.

7 Atividade para sala de aula : Maquete – a idade média

Já ouviu alguém te desafiando quando você está desejoso de fazer algo interessante? Já ouviu a critica de alguém dizendo que você quer construir castelos na areia?  Que tal construirmos um com material reciclável?

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Garrafas pet, caixas de ovo, caixas de leite
  • tinta ou papel para a cobertura do castelo
  • Cola e tesoura

Passo a passo da atividade: Maquete  sobre a Idade Média

  1. Dividam em grupo os alunos para construírem um castelo
  2. O desafio será o de quem conseguirá fazer o castelo mais bonito, utilizando o máximo de material reciclável.
  3. Pode ser feito com palitos de picolé usados, garrafas pet, vai depender da criatividade.
  4. Caso o castelo esteja difícil, opte por construírem um quadro ( mas tem que ser reciclável)
  5. Faça uma exposição pra elegerem o mais lindo trabalho ( o que for feito com maior numero de material reciclado)

Com essa atividade, não apenas estimulamos os dons artísticos, enquanto   ajudamos a cuidar do meio ambiente, reaproveitando materiais que iriam para o lixo, transformando-os em arte! Afinal, não estamos na idade média, não é mesmo?

Fim

Gostou das atividades sobre a Idade média? Estamos tentando fazer o melhor por você! Se quer conhecer mais atividades sobre os povos antigos, já postamos diversos textos e atividades, e continuaremos a trazer mais história, portanto, fique ligado na gente, e siga a trilha do sucesso!

Um grande abraço, e até breve!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.