A monarquia romana, surgiu aproximadamente 753 a 509 anos antes de Cristo, quando em Roma viviam os latinos ( nômades que ali foram habitar) junto aos  reis sabinos e etruscos, os quais dominaram o território de Roma. Esse período trouxe progresso para o local. Atividades das quais, algumas são mantidas até hoje. Os reis romanos, no entanto, não agiam sozinhos, havia três poderes nesse governo: O rei, o senado e o povo.

7 atividades sobre a monarquia romana

Entre os reis de Roma, houveram reis latinos e Etruscos. Para conhecermos um pouco sobre essa época,e como sucedia a monarquia romana, trouxemos para vocês portanto,  7 atividades, as quais, acreditamos que irão ajudar bastante na memorização. Então vamos lá?

Resumo sobre a Monarquia Romana

O Reino de Roma ou também conhecido como Monarquia Romana, foi um período da história da Roma antiga dominado pelos reis sabinos e etruscos (esses povos junto com os latinos e os gregos formaram o povo romano), entre 753 a.C. a 509 a.C. O controle da cidade-estado de Roma era efetivado portanto por três poderes:O rei, o Senado e o povo.

 Aos reis cabiam as funções militares, judiciais e religiosas. Ao senado (do latim senex “anciãos”) era o conselho consultivo do rei que tomava decisões na sua ausência, e elegia um novo rei que tinha a aprovação do povo. O povo era divido em 30 cúrias (co urias do latim “associação de homens”).

Durante este período tiveram vários acontecimentos importantes para a história da Roma Antiga, tais como: a unificação dos vários povos que originaram a cidade de Roma nome derivado provavelmente de Rumon, que era a forma que os latinos chamavam o rio Tibre; a drenagem dos pântanos da região do Lácio despejando dejetos diretamente no Rio Tibre a chamada Cloaca Máxima (do latim Maior Esgoto) que existe até os dias de hoje.

A cidade começou se fortificar no estilo etrusco e atraiu vários artesãos e comerciantes, o que muitos historiadores acreditam ter sido as origens do plebeus, que se anexaram na nova cidade formada pelos patrícios e clientes, a população originária da cidade.

Neste período produziu-se poucos documentos e há muitas ficções que se mesclam com a realidade, principalmente atribuído ao primeiro dos sete reis desse período: Rômulo, seguido por Numa Pompílio, Tulo Hostílio, Anco Márcio, seguidos pelos etruscos Tarquínio Prisco, Sérvio Túlio e Tarquínio, o Soberbo.

Os Reis de Roma

Rômulo (753-717 a.C.)

Considerado o primeiro rei, após ter conquistado o posto como aponta a mitologia, inclusive acredita-se que a sua origem é apenas mitológica, mesmo assim, atribui-se a ele, a criação do senado e outras instituições oficiais. A mitologia, aponta ainda que Rômulo sumiu de forma misteriosamente em uma tempestade e se tornado o deus Quirino, o protetor dos Romanos.

 

Numa Pompílio (717 – 673 a.C.)

Também é considerado um rei lendário, sabe-se que ele era de origem sabina e atribui-se ao segundo rei romano a criação das instituições religiosas e do calendário que incluía os ciclos solares e lunares. Segundo Tito Lívio, esse rei deu a Roma a lei e os bons costumes.

Tulo Hostílio (672-641 a.C.)

o quarto rei lendário, fica conhecido por vencer as batalhas de Alba Longa e expandir o território naquela época que pertencera aos latinos.

Anco Márcio (639-616 a.C.)

foi o quinto rei de roma, neto de Numa Pompílio, foi escolhido como rei de forma popular. Combateu os latinos, e deu a eles o direto de habitar a cidade de Roma. As lendas atribuem a Anco a construção da primeira ponte sobre o Rio Tibre (Pons Sublicius) e a expansão da costa romana com a criação do porto de Óstia, próximo a foz do rio. Foi lembrado posteriormente como um rei filantropo e popular.

Tarquínio Prisco (616-579 a.C.)

foi o primeiro rei etrusco, segundo as tradições ele teria sido tutor dos filhos de Anco Márcio, o povo teria escolhido ele para ser o novo rei logo após a morte do seu antecessor.

Desta forma, trouxe traços da cultura etrusca para cidade de romana, como as suas divindades e os hábitos de interpretar os presságios que o foi bem aceito entre os romanos e foi incorporado no seu cotidiano.

Realizou diversos trabalhos urbanísticos, iniciando a construção da Cloaca Máxima e fez outras obras de saneamento. Iniciou as obras do Capitólio, o maior templo romano destinado a Júpiter, ampliou a cavalaria e o senado, criou estabelecimentos públicos destinados aos jogos e divertimentos. Foi assassinado pelos descendentes de Anco Márcio.

Sérvio Túlio (578-535 a.C.)

Sérvio Túlio, que também se chamava Mastarna, tem na sua origem várias vertentes. A primeira versão sugere que era um escravo que foi educado no palácio de Tarquínio Prisco, outra o coloca como um príncipe e uma terceira diz que foi escolhido por ter ligação com os deuses.

 Foi este rei que reorganizou a cidade Roma, construindo muralhas no seu entorno e dividiu os cidadãos em classes sociais relacionadas ao seu poder aquisitivo. Foi o primeiro rei que se preocupou em contabilizar a população criando o hábito de gestão do censo (census). Foi assassinado pelo seu genro que se tornaria o último rei de Roma, Tarquínio, o Soberbo.

Tarquínio, o Soberbo (534-510 a.C.)

Era filho de Tarquínio Prisco, e teve seu reinado marcado pela não aceitação popular e nem pelo senado. Foi considerado um tirano por todos os historiadores antigos, principalmente pelo fato de ter conseguido o seu trono à força após ter matado o seu sogro Sérvio Túlio.

 Além de ser considerado também um rei cruel, Tarquínio foi um rei que chamou atenção por ser bem-sucedido em seu governo. A cidade de Roma sob o seu governo tomou o poder de toda Itália central e o seu desenvolvimento cresceu vertiginosamente, graças a essa prosperidade.

O grande feito do seu reinado foi a finalização do Templo de Júpiter e da Cloaca Máxima, obras iniciadas pelo seu pai, assim que finaliza o Capitólio em 510 a.C. sofreu um golpe do senado Romano e foi deposto de seu cargo, finalizando assim, a Monarquia Romana.

Muitos historiadores apontam, que as medidas tomadas pelo senado tiveram relação ao fato do filho do rei, Sexto Tarquínio, ter violentado Lucrécia, esposa de um patrício influente no senado romano Lucio Tarquínio Colatino. Esse patrício, junto com Lúcio Júnio Brutos foram considerados os fundadores da República Romana ao destronarem e exilarem Tarquínio e sua família.

Documentos sobre a monarquia romana

A monarquia romana está associada aos relatos de antigos historiadores do final da República Romana, muitas vezes distorcidos e que tende a engrandecer os feitos dos reis.

Os documentos desse período da história romana são insuficientes para comprovações, mas refutam boa parte do que foi narrado pela tradição que traz aspectos obscuros e lendários. O que os historiadores conseguiram afirmar é que Roma neste período já era uma cidade-estado desenvolvida, principalmente na arquitetura e nas instituições públicas.( fonte)

Principais características da Monarquia Romana

  • O controle da cidade-estado de Roma era efetivado por três poderes: o Rei, o senado e o povo
  • Aos reis cabiam as funções militares, judiciais e religiosas.
  • Ao senado cabia o conselho consultivo do rei. Eram ele que tomava decisões na sua ausência, e elegia um novo rei que tinha a aprovação do povo.
  • O povo era divido em 30 cúrias ou seja “associação de homens”.

Veja um pouco mais sobre a história da monarquia romana

7 Atividades para sala de aula – Monarquia Romana

Observe que a história antiga da monarquia romana, traz a apresentação de seus reis de forma lendária. Possivelmente não existam documentos originais que confirmem a existência desses reis, mas, como toda formação social necessita de uma explicação, os reis mitológicos foram os mais próximos encontrados. Contudo, considerando essa, como um posicionamento  dos antigos, vamos para as 7 atividades com os reis romanos?

1 . Atividades para sala de aula -Quiz com reis romanos Monarquia Romana

Responder desafios é conosco mesmo, não é? Não se preocupe em acertar tudo de primeira, pois errando também se aprende!

 

Idade

A partir de 14 anos

Material

  • Folha com perguntas e respostas para a equipe de interrogadores

Passo a passo para a atividade: Quiz dos reis romanos

  1. Passe uma lista ou anuncie nas redes sociais o dia da competição para que os alunos interessados se inscrevam
  2. Se reúna com professores e patrocinadores para conseguirem um prêmio para o primeiro e segundo colocado
  3. Organize o dia do evento, convidando a turma para assistirem a competição.
  4. Convide de 3 a 5 professores ou alunos para formarem a equipe dos interrogadores.
  5. Escale alguém para anotar os erros e acertos dos participantes.
  6. Após terminarem a competição, apurem os vencedores e lhes presenteie.
  7. Atenção! As perguntas apresentadas abaixo, são apenas 5. No entanto, para uma competição mais acirrada, o ideal é que sejam elaboradas mais perguntas.
  8. Não esqueça de oferecer aos alunos concorrentes, o texto ou instrução para que leiam a história cujas perguntas serão elaboradas, para que se preparem com antecedência.

Modelos de perguntas para o Quis dos reis romanos:

  1. Quem foi o Rei de Roma responsável pela criação das instituições religiosas e do calendário que incluía os ciclos solares e lunares e que deu a Roma a lei e os bons costumes?

a) Ferdinando b) Gregório c) Numa Pompílio     d)  Rômulo

  1. Ele foi um rei rejeitado e odiado pelo povo por ser um tirano cruel, apesar disso, trouxe desenvolvimento para Roma, pois teve bom governo aumentando as finanças da cidade. Conseguiu o seu trono à força após ter matado o seu sogro.   Estamos falando de:

Nero b) Túlio            c) Rômulo          d) Tarquínio o soberbo

 3. Foi o quarto rei lendário, conhecido por vencer as batalhas de Alba Longa e expandir o território que pertencera aos latinos.

a) Tulo Hostílio         b) Rômulo          c)Márcio                       d) Tarquínio

4. Esse rei foi neto de Numa Pompílio, escolhido como rei de forma popular. Combateu os latinos, e deu a eles o direto de habitar a cidade de Roma. As lendas atribuem a ele a construção da primeira ponte sobre o Rio Tibre. Foi lembrado e como um rei caridoso e popular.

a) Patrick          b)Romeu              c) Anco Hostílio       d) Márcio

5. Foi ele quem criou o senado romano

a) Tulo Hostílio        b) Romeu    c) Numa Pompilo            d) Pompeu

O objetivo dessa atividade é fazer com que os alunos por meio de competições memorizem dados registrados sobre a história de forma divertida e competitiva.

Atividades para sala de aula – Monarquia Romana – Encenação – Quem foi Rômulo?

Nessa atividade vamos buscar um pouco da mitologia sobre Rômulo, considerado o primeiro rei romano. A partir disso vamos colocar a criatividade para funcionar e criar uma peça teatral?

Idade

A partir de 12 anos

Material:

  • Caderno, caneta Internet
  • Panos ou trajes típicos da época

Passo a passo para a atividade: Encenação – Quem foi Rômulo?

  1. Pesquise sobre a vida de Rômulo e suas principais ações
  2. Em grupo, criem uma peça teatral de mais ou menos 15 minutos, onde esse rei esteja atuando.
  3. Preparem tudo e marquem o dia da apresentação

A finalidade dessa apresentação é mostrar como o povo encontrava explicações para fatos na antiguidade que não sabiam como explicar. A história de Rômulo é bem interessante e dá para fazer uma peça bem legal!

3 Atividades para sala de aula – Marque com V ou F – Identificando  a   monarquia romana

Os reis romanos não assumiam o trono de forma hereditária. Eles eram escolhidos pelo povo.As atividades com V ou F, ajudará aos alunos, fazerem diferenciações importantes, quanto ao perfil de alguns reis romanos e suas atitudes, então vamos lá?

Idade

A partir de 12 anos

Material:

  • Folha impressa com o exercício

Passo a passo da atividade V ou F- Identificando a monarquia romana

(  ) Rômulo foi considerado um rei cruel  que destruía seus súditos quando se enfurecia .

 (  ) A Numa Pompilio atribui-se  a criação do senado e outras instituições oficiais. A mitologia, aponta ainda que ele sumiu de forma misteriosamente em uma tempestade.

(  ) Rômulo foi considerado o primeiro Rei de Roma

(  )Tarquínio era um rei generoso e se tornou após a morte, um deus protetor do Romanos.

(  )  Numa Pompilio foi o Rei de Roma responsável pela criação das instituições religiosas e do calendário que incluía os ciclos solares e lunares e que deu a Roma a lei e os bons costumes.

(  ) Sérvio Túlio  ou Mastarna, tem  sua origem   sugerida por  se tratar de um escravo que foi educado no palácio de Tarquínio Prisco, ser um príncipe, ou ter ligação com os deuses, por isso chegou a ser um rei.

(  ) Tarquínio foi um rei rejeitado e odiado pelo povo por ser um tirano cruel, apesar disso, trouxe desenvolvimento para Roma, pois teve bom governo aumentando as finanças da cidade.  Conseguiu o seu trono à força após ter matado o seu sogro.

O conhecimento faz bem! Nem sempre na vida tudo terá explicações plausíveis, portanto os homens quando não as possuem como verdades confirmadas, inventam uma n qual possam acreditar.

4 Atividades para sala de aula – Os patrícios  os plebeus e os clientes, quem eram?

O povo romano era feito por classes, e será interessante conhecer quem eram,para que entendamos melhor o papel deles durante a monarquia

Idade

A partir de 12 anos

Material

  • Internet, papel e caneta

Passo a passo para a atividade: Tirando a sorte – Monarquia Romana

  1. Escreva em papeizinhos separados os nomes : Patrícios – Plebeus- Clientes e escravos
  2. Faça o sorteio entre os alunos, pedindo que um deles vá dizendo um número do livro de chamada.
  3. Os alunos que forem sorteados, irão a frente e novamente irão tirar a sorte em um dos papeizinhos
  4. O nome da classe que eles tirarem deverão falar algo sobre eles.

É um meio de memorizar a história com maior facilidade.

5 Atividades para sala de aula – monarquia romana-

Complete as frases com algumas das palavras abaixo e dê sentido à história

  1. Aos reis romanos cabiam as funções………………………….

a) militares, judiciais e religiosas        b) conselho consultivo do rei

2.Ao senado cabia ……………………… do rei que tomava decisões na sua……………… e elegia um novo rei que tinha a aprovação do povo. o conselho

a) consultivo b) ausência c) presença

3.O povo era divido em 30 ……………….

a) Curiosidade          b) Grupos         c) Cúrias         d) pessoas

 

  1. O povo romano era formado pelos……………………………………………… junto com os……………………………………………………..entre 753 a.C. a 509 antes de Cristo.

a) Sabinos, etruscos, latinos e gregos

b) persas, latinos e hebreus

5.O controle da cidade-estado de Roma era efetivado por três poderes: O……….. o…………………… e o ………………………….

a) O Master, o médio e o mínimo

b) O persa, o romano e o etrusco

c) O Rei, o senado e o povo.

6  Atividades para sala de aula – monarquia romana- melhorando o espaço urbano

Você já ouviu pessoas reclamando por estarem morando em lugares onde não existe rede de esgoto?  Pois é, isso é um atraso de vida que leva o homem lá para a pré-história, sabe por quê? Até os antigos Romanos já tinham rede de esgoto, aliás, foram eles que o criaram, sabia?  Embora hoje não seja saudável fazer como eles fizeram naquele tempo, pois poluiria o meio ambiente, no entanto, não deixou de ser um progresso, não é?

 Você sabe quantos bairros de sua cidade estão sem a rede esgoto adequadas? Se não sabem ,então está na hora de uma ação social, estão prontos?

Idade

A partir de 12 anos

Material

  • Caderno
  • Caneta

Passo a passo para a atividade: melhorando o espaço urbano

  1. Pesquisem sobre a drenagem que os romanos fizeram despejando os dejetos no rio Tibre e guardem o material
  2. Busquem conhecer a situação dos bairros de sua cidade e verifique quais estão esquecidas sem as instalações de água e esgoto adequadas.
  3. Acompanhados por um adulto, vocês poderão ir até essa comunidade e levar uma carta solicitando a prefeitura providencias para as instalações.
  4. Vocês deverão solicitar aos moradores que assinem o nome deles no pedido. Quanto mais assinaturas melhores.
  5. Com ajuda dos professores ou de alguns dos pais, levem o documento até a prefeitura e entregue para a pessoa encarregada para isso.

O futuro de um grande líder se inicia quando se preocupa com seu povo. Boa atividade!

7 Atividades para sala de aula – monarquia romana – O imposto romano

Já ouviu aquela passagem onde Jesus disse a Pedro: Daí a Cesar o que é de Cesar, e a Deus o que é de Deus? Pois bem, ele se referia a pagar o imposto aos romanos. No dinheiro daquele tempo, havia a imagem de Cesar cunhado nela, mas, como terá sido que começaram a cobrar impostos? Vamos pesquisar?

Idade

A partir de 12 anos

Material:

  • Caderno
  • Lápis
  • Internet

Passo a passo para a atividade : O imposto Romano

  1. Divida os alunos em grupos
  2. Um dos grupos pesquisará as imagens dos dinheiros romanos
  3. Outro grupo se responsabilizará por trazer textos sobre a ideia da criação do dinheiro romano
  4. Um terceiro grupo falará sobre o imposto romano, e quando começou a ser cobrado
  5. No final, todos compartilharão as informações.

Existe sempre um jeito alegre e mais divertido de se fazer as lições e aprender. Portanto, explore imagens, memes, cartuns, história em quadrinhos… para conhecer a história sem estresse ou fadiga, vale a pena, vamos lá!

Fim

Então, que tal as atividades sobre a monarquia romana? Embora reconheçamos que esse assunto é um pouquinho complicado para guardar, no entanto esperamos que tenha sido proveitoso para todos. Se desejarem ver mais atividades sobre os povos antigos, já postamos outros e continuaremos a trazer mais história, portanto, fique ligado na gente!

Um abraço, e até breve!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.