in , , , ,

7 Atividades sobre Astecas e Incas

7 Atividades sobre Astecas e Incas 9

Astecas e Incas, assim como os maias, são grandes responsáveis pela formação de antigas civilizações, principalmente nas Américas. Embora sejam considerados como civilizações extintas, eles se espalharam entre outros povos, e seus descendentes estão entre nós, isso se não forem, muitos de nós!

Índice: hide

7 atividades sobre Astecas e Incas

Para sabermos mais sobre os importantes povos do passado, trouxemos um resumo bem legal e 7 atividades interessantes, vamos lá?

Resumo : Astecas

Os astecas formaram uma das mais importantes civilizações que habitaram a América pré-colombiana. Começaram a ocupar o planalto mexicano no final do século XII, vindos da atual Califórnia, dominaram as outras tribos que viviam na região e em pouco tempo construíram um grande império teocrático.

7 Atividades sobre Astecas e Incas 1

Quando os europeus chegaram à América havia dois tipos básicos de formação social. As chamadas comunidades primitivas e as civilizações dos astecas e dos incas. Os maias, outra grande civilização, já não habitavam suas cidades.

Os astecas haviam construído um império com 500 cidades e 15 milhões de habitantes. Dominavam uma área que se estendia desde o golfo do México até o Oceano Pacífico. Tenochtitlán tornou-se o centro e a mais importante cidade do Império Asteca. Em 1450, contava com cerca de 300 mil habitantes.

Sociedade e Economia Asteca

A sociedade asteca era rigidamente dividida. Abaixo do imperador, considerado semideus, encontrava-se uma aristocracia composta por militares, sacerdotes e altos funcionários públicos. Na base da sociedade estavam os artesãos, os comerciantes, os camponeses e os escravos.

7 Atividades sobre Astecas e Incas 2

Os camponeses tinham o direito de ocupar e usar a terra, mas estavam sujeitos ao pagamento de um imposto coletivo e ao trabalho gratuito na construção de obras públicas.

A base da economia era a agricultura, seguida pelo artesanato e pelo comércio, que era intenso. O milho era o alimento básico. Como não existia dinheiro usava-se a semente de cacau como referência de valor, a semente era considerada símbolo de riqueza e poder.

Cultura Asteca

A arquitetura foi a arte de maior expressão. A escultura, principalmente de símbolos religiosos, a pintura, que retratava cenas mitológicas e históricas, foram bastante desenvolvidas pelos povos astecas. Possuíam técnicas avançadas na construção de palanques, rampas de transporte, represas e obras de irrigação.

Curiosidades Astecas

  • Eles enterravam o morto debaixo de suas casas.
  • O verdadeiro nome deles era “Mexica” , o termo Asteca foi colocado pelos europeus
  • Muitas vezes, quando alguém morria, matava-se um cachorro para que ele pudesse servia de guia no além-túmulo
  •  Se um asteca estivesse muito endividado, eles tinham a opção de se vender como escravos ou até mesmo negociar os filhos para isso. Quando pagasse a dívida, podia comprar a liberdade de volta.
  • Os astecas foram um dos primeiros povos a investir na educação infantil
  •  A capital do Império Asteca se chamava Tenochtitlán e ficava no meio de um lago ( hoje é o México)
  • Eles tinham um sistema eficiente de coleta de lixo e a cidade era considerada extremamente limpa
  • Foram os Astecas que cultivaram o uso do chocolate, e a semente de cacau era tão valiosa, que a usavam como moeda para compra e venda.

7 Atividades sobre Astecas e Incas 3

Os mensageiros Astecas e Incas

Para a transmissão de mensagens os Incas usavam as Chucla, nome dado a pequenas casas construídas na beira da estrada. Em cada uma delas, viviam os mensageiros chamados de Chaquis, eles eram treinados para serem velocistas, pois as mensagens eram levadas de forma oral, até o imperador e faziam tudo com precisão, já que um erro resultaria em uma grande catástrofe e uma severa punição.
7 Atividades sobre Astecas e Incas 4
Estes mensageiros ficavam sempre em alerta, e quando surgia uma mensagem eles saiam correndo até a próxima chucla, quando se aproximavam, tocavam um instrumento para alertar o novo chasqu, e sem parar de correr o outro mensageiro acompanhava o primeiro até ouvir toda a mensagem e entende-la, só então continuava o percurso até a próxima chula, onde um novo mensageiro faria o mesmo, até a mensagem chegar em seu destino.

Agilidade a todo vigor

Eles não perdiam nem um segundo apenas corriam e se alguém estivesse no caminho tocavam sua flauta em tom mais grave para que a pessoa saísse da frente.
Muitas vezes estes homens eram interceptados por traidores, mas mesmo assim este era o meio de comunicação mais usado, os mensageiros chegavam percorrer setecentos quilômetros em três dias e para a época isto era algo muito satisfatório.
7 Atividades sobre Astecas e Incas 5
Quando a mensagem era mais simples, algo como uma invasão ou motim, os incas utilizavam sinais de fumaça e pela noite alguns sinais luminosos com tochas altas como faróis.

Transporte por lhamas

É interessante ver como esta civilização se organizava, e como o ser humano pode se adaptar as necessidades com aquilo que possui ao seu redor, o lhama era conhecido pelos incas e utilizado para carregar mercadorias e viajar vagarosamente.
 O animal não é veloz, mas eles o utilizavam, já que não tinham uma montaria rápida como o cavalo, que só chegou com o espanhol no século XVI, por este motivo a corrida era o meio mais eficaz de comunicação, que conseguiram desenvolver naquela época ( fonte )

Incas

7 Atividades sobre Astecas e Incas 6

Origem

Até o século XI, os incas eram um clã da tribo dos quíchuas, localizado na região de Cusco, no Peru. No século XII, iniciaram a formação de um vasto e poderoso império, dominando várias outras nações indígenas. Pouco a pouco, num processo que durou até o século XV, a força e a supremacia guerreira dos incas levou o Império a alcançar sua maior extensão.

Para controlar seu vasto território, abriram duas estradas, uma no litoral, e outra nas montanhas, que cortavam o território de norte a sul. Ambas interligadas por transversais de leste a oeste.

Ao longo desses caminhos, havia guaritas com mensageiros especialmente treinados para correr o mais depressa possível. Desta maneira, os incas tinham um sistema de comunicação eficiente e que os permitia saber o que acontecia nos seus domínios.

Sociedade

7 Atividades sobre Astecas e Incas 7

O Inca, filho do deus do Sol, misto de deus e imperador, reunia centenas de tribos sob sua autoridade. O imperador era o guardião dos bens do Estado, especialmente da terra e submetia a sociedade ao rigor de suas decisões.

Abaixo do imperador estavam seus parentes, os nobres, e os escolhidos para ocupar os postos de comando, como governadores de províncias, chefes militares, sábios, juízes e sacerdotes.

A camada seguinte era formada de funcionários públicos e trabalhadores especializados, como ourives, marceneiros, pedreiros etc. Na base da hierarquia estavam os agricultores.

Economia

A economia inca era baseada no trabalho coletivo e adaptado à idade de cada um. O alicerce da economia era a agricultura, desenvolvida especialmente na zona montanhosa dos Andes.

Lavouras se estendiam por encostas íngremes, com o sistema de terraços – espécie de degraus construídos com paredes de pedras. As terras estatais eram cultivadas por todos os campos e a produção era armazenada para sustentar a nobreza, os sacerdotes e os militares.

Os excedentes eram estocados em armazéns instalados ao longo de todo o império e repartidos em tempo de carência ou épocas de calamidades. Para melhorar a produtividade da terra eram usados dois recursos: a adubação, feita com esterco de lhama e de pássaros; e a irrigação, com tanques e canais.

Criavam a lhama, que serviam para o transporte, a alpaca e a vicunha, das quais obtinham a lã e a carne. No litoral, as populações viviam principalmente da pesca.

Para prestar conta dos impostos recolhidos e controlar a produção era usado o quipu, que significa , em quéchuca. O quipo consistia num cordão, no qual estava presa uma série de pequenos cordões coloridos, pendurados em forma de franja e com vários nós.

7 Atividades sobre Astecas e Incas 8

 

Política

O Império Inca tinha 4.000.000 de km, uma população de 15 milhões de pessoas espalhadas em 200 povos diferentes e a capital era Cusco. Para dar coesão a este vasto império, se impôs um idioma – o quéchua – e se estabeleceu o culto ao deus Sol, Inti.

Igualmente, todos deveriam trabalhar para o sustento da família e isso garantia que tivessem comida e roupas. Claro que o Imperador e seus nobres tinham privilégios, mas na sociedade inca ninguém passava fome e todos tinham trabalho.

 

Cultura

A grandiosidade da arquitetura e da engenharia dos incas se apresentam através de palácios, casas, templos, fortalezas, pontes, túneis, estradas, canais e aquedutos.

Os incas não tinham escrita. Eles transmitiam suas ideias e conhecimentos através da oralidade e dos desenhos.

A arte funerária com suas máscaras e oferendas também chegou até nós e nos permite conhecer mais sobre as habilidades artísticas deste povo.

7 Atividades sobre Astecas e Incas 9

Religião

A religião marcava grande parte da vida e da cultura inca. Adoravam diversos deuses, que em geral eram associados a elementos da natureza, como o sol, a lua, o rio, a chuva etc.

As divindades recebiam oferendas, inclusive sacrifício humano, e esperavam dos deuses um retorno em forma de chuva, proteção, boa colheita, etc. Em homenagem ao deus Sol – Inti – foi construído um grande templo em Cusco.

Fim do Império

O Império Inca começou a se desagregar no final do século XV, ao enfrentar várias rebeliões internas. Com a chegada dos espanhóis, estes se aliam aos inimigos dos incas e terminam por conquistá-los em 1533.

O imperador Atahualpa foi executado e após sua morte os incas se refugiaram nas montanhas, onde resistiram até 1571, quando foi capturado e morto o último líder – Tupac Amaru. Seu neto, Tupac Amaru II, liderou a última insurreição inca, mas também foi assassinado.

Cultura Inca Hoje

Ao contrário do que possa parecer, a cultura inca está viva e presente nas sociedades andinas. No Peru, especialmente na cidade de Cusco, é possível visitar vários lugares e conhecer a cultura inca.

Machu Picchu – situada no topo de uma montanha, a 2400 metros de altitude, não foi encontrada pelos colonizadores; só foi descoberta em 1912, por um pesquisador norte-americano. Tratava-se, provavelmente, de um santuário religioso. ( fonte )

Curiosidades

  • O Imperador era considerado um deus, por tanto, todo o que dizia era acatado. Geralmente, casava-se com uma irmã que também era vista como a encarnação de Mama Quilla.
  • Não importava a classe social: as casas não tinha móveis, somente esteiras e tapetes.
  • As Virgens do Sol eram mulheres selecionadas aos quatro anos pela sua beleza e saúde. Aos 14 podiam decidir se ficariam servindo ao deu Sol – o próprio Inca – ou se voltariam para casa.
  • A distribuição de terras era feita de acordo com o tamanho da famíla. Quanto mais filhos, mais terras. Assim, ninguém tinha problema de alimentar sua prole ( Fonte)
  • Os incas tinham uma economia planejada de maneira muito central, na qual os agricultores basicamente sabiam quanto tinham que produzir. E todo homem era essencialmente um soldado/agricultor.

7 atividades sobre Astecas e Incas

1 -Atividade para sala de aula – comunicação – Astecas e Incas

Os mensageiros chamados de Chaquis, eles eram treinados para serem velocistas, pois as mensagens eram levadas de forma oral, até o imperador e faziam tudo com precisão…

Quer experimentar como é correr e se comunicar?

7 Atividades sobre Astecas e Incas 10

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Quadra da escola

Passo a passo para a atividade sobre  Comunicação – Astecas e Incas

  1. O ideal é que essa atividade seja realizada na quadra da escola, já que os velocistas terão que correr.
  2. Abram com os alunos uma roda na quadra, de tal forma que ela fique espaçosa
  3. Escolha um aluno para começar a atividade, ele deverá parar perto de um colega que dirá em seu ouvido uma mensagem para o professor, após receber a mensagem ele sairá correndo ao redor da roda formada e tocará um colega que sairá correndo com ele enquanto ele passa a mensagem destinada ao professor para o colega.
  4. Ele só voltará ao seu lugar após dizer toda mensagem correndo ( os dois)  o colega que recebeu a mensagem continuará correndo em círculos até que encontre outro colega e correndo fará a mesma coisa
  5. Assim em constante movimento prosseguem até a mensagem chegar ao professor.
  6. Se não quiserem a roda, poderão ir em linha reta, mas, é importante manter espaço, para que a dinâmica dê certo.

Imaginem que hoje temos a internet, a qual em fração de segundos, nos faz manter contato até com o Japão! Pensa nos velocistas correndo passando mensagem de um para outro sem parar!

2 -Atividade para sala de aula – concerte as letras e descubra as palavras  – Astecas e Maias

Os incas não tinham escrita. Eles transmitiam suas ideias e conhecimentos através da oralidade e dos desenhos. Mas nó temos escrita não é mesmo? Então bora treinar!

7 Atividades sobre Astecas e Incas 11

Idade

A partir de 11 anos

Material necessário

  • Papel
  • Caneta
  • Folha de exercício

Passo a passo para a atividade- Concerte as letras e descubra as palavras  – Astecas e Maias

  1. Abaixo estão algumas palavras, com sua ordem trocada
  2. Tente concertar a ordem e descobrir que palavras são estas

A C  T   S   E  S  A  —————

I S C  N   C  A    —————

G  N  T  I  A  O ——————–

I   M   O  É  R  I  P ——————–

M  X  É C O I ——————-

Q E A U R O D ——————-

Treina o cérebro é uma forma de se dar bem na vida!  Espero que acertem!

Resposta:  Incas-   Equador –   império – Asteca – Antigo – México

3 -Atividade para sala de aula – Faça a correspondência- Astecas e Incas

Muitos pontos em comum e diversos diferenciados. Astecas e Incas, se encontram e se afastam, vamos conhecer as diferenças?

7 Atividades sobre Astecas e Incas 12

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

Passo a passo para a atividade: Faça a correspondência

Nessa atividade, os alunos irão numerar os dados de acordo com o povo o correspondente, portanto, mãos à obra!

  1. Distribua as folhas impressas entre os alunos
  2. deixe que façam a correspondência
  3. Permita que eles confiram entre eles e vejam se acertaram, ou faça a correção no quadro.

Coloque os números dos povos correspondente as ações

1-Se forem os Astecas  2 -Se forem os Incas

(  ) Dominavam uma área que se estendia desde o golfo do México até o Oceano Pacífico

(  ) Quando alguém morria, matava-se um cachorro para que ele pudesse servir de guia no além-túmulo

(  ) A capital de seu império    se chamava Tenochtitlán e ficava no meio de um lago

(  ) Os homens tinham que se casar até os 20 anos, caso contrário, uma esposa seria escolhida para eles.

(  ) filho do deus do Sol, misto de deus e imperador, reunia centenas de tribos sob sua autoridade. 

(  ) O imperador era o guardião dos bens do Estado, especialmente da terra e submetia a sociedade ao rigor de suas decisões.

(  ) O milho era o alimento básico. Como não existia dinheiro usava-se a semente de cacau como referência de valor, a semente era considerada símbolo de riqueza e poder.

4 -Atividade para sala de aula – construção textual – Astecas e Incas

Assistam o vídeo abaixo, e se surpreenda!

Idade

A partir de 14 anos

Material necessário

  • Internet
  • Papel
  • Caneta

Passo a passo para a atividade – Construção textual

  1. Assistam o vídeo
  2. Descrevam com suas palavras o que entenderam sobre o assunto, e o que lhes parece mais interessante
  3. Compartilhe as idéias com os colegas de sala

O mundo antigo era simplesmente incrível e surpreendente!

5 -Atividade para sala de aula – Responda se puder- Astecas e Incas

Vamos gravar um pouco mais  a lição? Como tudo na vida depende da coragem para se conquistar, vamos lá?

7 Atividades sobre Astecas e Incas 13

 

Nessa atividade serão sorteadas perguntas e o aluno irá responder as perguntas que houver tirado.

Idade

A partir de 14 anos

Material necessário

  • Folha de papel
  • Caneta

Passo a passo para a atividade: Responda se puder -Astecas e Incas

  1. Escreva diversas perguntas relacionadas a cultura Asteca e Incas, em tiras de papel
  2. Recorte as perguntas e dobre os papeis
  3. Você poderá selecionar alguns alunos para o sorteio, ou realizá-lo com toda turma
  4. Realize o sorteio e anote os alunos que responderam certo.
  5. Anote as perguntas que não conseguirem responder, busque as respostas e explique-as para a turma.

Essa é uma forma de estimular os alunos a estudarem, não apenas para terem condições de responder as perguntas, mas para memorizarem melhor os fatos históricos

6 -Atividade para sala de aula -Qual a sequencia correta – Astecas e Incas

Vamos saber se conseguimos gravar as diferenças existentes em cada uma das culturas? é um desafio hein?

7 Atividades sobre Astecas e Incas 14

Idade

A partir de 14 anos

Material necessário

  • Folha de exercícios
  • Caneta

Passo a passo para a atividade: Qual a sequencia correta

Responda qual a sequência, na qual todas alternativas estão corretas

(     ) As divindades Incas recebiam oferendas, inclusive sacrifício humano, e esperavam dos deuses um retorno em forma de chuva, proteção, boa colheita, etc.

(     )  A sociedade asteca era composta pelo  imperador, considerado semideus, uma aristocracia composta por militares, sacerdotes e altos funcionários públicos. Na base da  estavam os artesãos, os comerciantes, os camponeses e os escravos.

(    ) Entre os Incas, a  distribuição de terras era feita de acordo com o tamanho da família, quanto mais filhos, mais terras para plantar. Assim, ninguém tinha problema de alimentar sua prole

(    ) Os astecas haviam construído um império com 500 cidades e 15 milhões de habitantes. Dominavam uma área que se estendia desde o golfo do México até o Oceano Pacífico.

(    )Entre os Incas , os homens comuns podiam ter  mais de uma esposa, mas os líderes só podiam ter uma.

7 -Atividade para sala de aula -Disputa entre Astecas e Incas

Essa atividade promete ser divertida

7 Atividades sobre Astecas e Incas 15

Idade

A partir de 14 anos

Material necessário

  • Papel
  • Balões
  • barbantes
  • Cano de PVC ou barra de ferro
  • Caneta

Passo a passo para a atividade: Disputa entre astecas e Incas

  1.  Em um cano de PVC ou barra suspensa, amarre em sequencia balões contendo perguntas dentro deles,sobre os povos em estudo.
  2. Separe dois grupos: Um Asteca e outro Inca
  3. De forma intercalada, cada um dos participantes do grupo terão a oportunidade  de ir até um dos balões expostos, lançando algo nele ou furando.
  4. Irá tirar a pergunta que tem dentro dele e responder
  5. Alguém deverá ficar responsável por anotar as respostas certas, dando a pontuação para o grupo do aluno que respondeu corretamente.
  6. No final, se contará quantos pontos foram feitos por cada grupo,vencendo o que tiver mais respostas corretas.

Quem sabe mais, Incas ou Astecas?

Fim

Então, gostou das atividades de história sobre os Astecas e Incas? Se está apreciando, continue conosco, ficamos imensamente felizes em poder auxiliá-lo a encontrar meios para gravar o conhecimento! Se desejar conhecer outros trabalhos sobre povos antigos, já temos diversos postados, e traremos um pouco mais para você.

Fique conosco!

Um grande abraço e até breve!

Filme Online: Carlitos no Hotel (1914) - Mabel's Strange Predicament (1914) - Charlie Chaplin

Filme Online: Carlitos no Hotel (1914) – Mabel’s Strange Predicament (1914) – Charlie Chaplin

Vídeo: Controle Ambiental: Formação e Profissão

Vídeo: Controle Ambiental: Formação e Profissão