in , , ,

7 atividades sobre Civilização Bizantina

7 atividades sobre Civilização Bizantina 8

Civilização Bizantina, pode ser considerada como, aquela que se desenvolveu na idade média. Com grande influencia de Constantino, justiniano e outros, a civilização Bizantina abraçou principalmente a arte, como forte legado.

Índice: hide

7 atividades sobre Civilização Bizantina

Para que possamos apreciar melhor a arte o costume e cultura dessa civilização, apresentamos o presente trabalho com 7 atividades interessantes, que ajudará aos alunos gravarem melhor as informações.

7 atividades sobre Civilização Bizantina 1

Resumo sobre a Civilização Bizantina

O período de decadência de Roma fez com que surgisse no Oriente, na antiga colônia grega de Bizâncio, o Império Bizantino, cuja capital era Constantinopla. Essa divisão do Império Romano tinha um comércio bastante desenvolvido devido a sua localização privilegiada.

A capital ficava em um território que ligava caminhos para a Europa e a Ásia, entre o Mar Egeu e o Mar Negro, nas margens do estreito de Bósforo. Por oferecer muitos recursos, diversos povos se instalaram na região, possibilitando um crescimento rápido.

A prosperidade da civilização bizantina crescia rapidamente, ao mesmo tempo em que o Império Romano Ocidental sucumbia. Foi apenas no século XV que o Império Bizantino cedeu às pressões e caiu, quando turcos otomanos invadiram Constantinopla. Continue lendo para conhecer mais sobre a civilização bizantina ( Fonte).

Aspectos culturais

A cultura foi bastante rica durante todo o período de existência dos bizantinos. A arquitetura, a escultura e a pintura produziram grandes obras. Além disso, um alfabeto foi desenvolvido, chamado cirílico. O nome se deve a um dos seus criadores, o monge Cirilo, que juntamente com o companheiro Metódio desenvolveram a escrita.

A Arte Bizantina foi influenciada por grandes povos, como os gregos, romanos antigos e civilizações da Ásia Menor. Até hoje podemos ver um exemplo da grandeza das obras nas famosas decorações de igrejas.

Os arquitetos utilizaram a herança romana para criar um estilo único. Os planos, as dimensões e outros elementos que constituem as basílicas romanas marcaram a tradição bizantina, como é possível ver na famosa Igreja de Santa Sofia.

A pintura era essencialmente decorativa, e representava santos, anjos e figuras importantes da civilização bizantina. O tom das imagens era marcado pelas poses estáticas e expressões de benevolência e misticismo. A mesma linha decorativa seguia a escultura, que era feita com marfim, vidro e ouro. Os escultores também eram especialistas em baixo-relevo em edifícios.

A força artística era tão forte que Constantinopla tornou-se um celeiro cultural, com muitos artistas vindos em busca de inspiração. A cultura helenística desempenhou um papel importante na forma como os bizantinos viam o desenvolvimento das obras. O grego era até considerado um segundo idioma ( Fonte)..

Literatura

A literatura também foi rica, com muitas obras de qualidade em prosa e verso. O cuidado com os livros era extremo, tanto no conteúdo como na forma. Os artistas se preocupavam em desenhar iluminuras e fontes de alto valor estético.

7 atividades sobre Civilização Bizantina 2

A sociedade bizantina possuía uma estrutura rígida, com o imperador e sua família como soberanos. Abaixo, vinham seus assessores e a nobreza. Em seguida o alto clero e, depois, a elite, que era formada por fazendeiros ricos, donos de oficinas artesanais e comerciantes.

Abaixo dessa estrutura piramidal estavam as camadas média e baixa, compostas por trabalhadores das oficinas artesanais, agricultores, camponeses e escravos.

O auge da civilização bizantina foi durante o reinado de Justiniano, que transformou o Império Bizantino em um dos estados mais poderosos do Mediterrâneo no Período Medieval. No seu reinado surgiu o Corpus Juris Civilis, uma formalização do Direito, criado por uma comissão de juristas nomeada por Justiniano.

Ele preocupou-se em decodificar o Direito Romano, elaborando uma nova forma de instituição jurídica sem as contradições e omissões dos antepassados. A obra da comissão de Justiniano era dividida em quatro partes: Digesto, Institutas, Novelas e Pandeclas.

Esse corpo jurídico foi tão importante que sobreviveu ao tempo, e foi a base para a criação de quase todas as legislações modernas ( Fonte)..

7 atividades sobre Civilização Bizantina 3

Comércio

O crescimento do Império Bizantino se deu principalmente pelo comércio. Devido a localização, as atividades comerciais trouxeram rapidamente a urbanização. Entre os principais produtos vendidos estavam os perfumes finos, peças de vidro, porcelana e tecidos de seda. Como eram produtos vindos da Ásia, as pessoas ricas da Europa os compravam pagando muito dinheiro.

O governo inspecionava as atividades econômicas controlando a qualidade e a quantidade da produção das corporações de ofício. O Estado também tinha negócios nas áreas de metalurgia, tecelagem, armamento e pesca.

A agricultura também era uma grande fonte de renda, por causa dos grandes latifúndios. Mas as atividades agrícolas não rendiam o suficiente, e, como 90% da população bizantina viviam no campo, havia muita escassez e crises de abastecimento no Império ( Fonte).

7 atividades sobre Civilização Bizantina

Confiram agora  7 atividades sobre a civilização Bizantina, e aprendam um pouco mais, sobre o assunto.

1- Atividade para sala de aula – Jogo da garrafa – Civilização Bizantina

Essa atividade irá se aproveitar da famosa brincadeira ” verdade ou consequência”, para se adaptar a uma forma divertida de aprender.

7 atividades sobre Civilização Bizantina 4

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Uma garrafa vazia
  • Papel e caneta

Passo a passo para a atividade em sala de aula: Jogo da garrafa- Civilização Bizantina

  1. Convide aos alunos, para que elaborem, cada um deles, uma pergunta para fazer ao colega sobre a civilização bizantina, que esteja dentro do texto ou vídeo assistido.
  2. Abram uma roda, e todos deverão assentarem-se no chão.
  3. Pegue a garrafa e comece a brincadeira, fazendo-a girar no chão até parar.
  4. O aluno que ficar com o fundo da garrafa para ele, fará sua pergunta, e o aluno que ficar na mira, da boca da garrafa deverá tentar responder a pergunta do colega.
  5. Se ele acertar, continua na competição, se não acertar irá saindo da roda.
  6. Ganha o que ficar por último.

Pensa quanta informação poderá ser gravada durante uma atividade como essa?

2 Atividade para sala de aula – Criando versos – Civilização Bizantina

Versos também eram  muito valorizados no período bizantino. O importante é que esse tipo de arte sempre acaba registrando pensamentos, crenças e costumes dos povos, os quais ficam registrados para os povos do futuro.

7 atividades sobre Civilização Bizantina 5

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Folha de papel
  • Caneta

Passo a passo para a atividade em sala de aula – Criando versos  Civilização Bizantina

  1. Convide a turminha para construir poemas ou versos.
  2. Desafie -os a se colocarem em lugar de uma pessoa que vivia na idade média e escreverem algo sobre o que viam e viviam.
  3. Surpreenda-se  com a criatividade da galera.

Poderá ser uma atividade bem interessante!

3 Atividade para sala de aula – Coloque V ou F- Civilização Bizantina

Atividades com V ou F, são especialistas em nos deixar bem atentos! Vamos fazer?

7 atividades sobre Civilização Bizantina 6

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Folha de exercício
  • Caneta

Passo a passo para a atividade de V ou F – Civilização Bizantina

  1. Espalhe a folha de exercício entre os alunos
  2. Após resolverem as questões confiram juntos os resultados.

(   ) A força artística era tão forte que Constantinopla tornou-se um celeiro cultural, com muitos artistas vindos em busca de inspiração.

(   ) O Estado tinha negócios nas áreas de metalurgia, tecelagem, armamento e pesca. A agricultura também era uma grande fonte de renda, por causa dos grandes latifúndios.

(   ) No período bizantino, um alfabeto foi desenvolvido, chamado cirílico. O nome se deve a um dos seus criadores, o monge Augustiniano.

(   ) A cultura helenística desempenhou um papel importante na forma como os bizantinos viam o desenvolvimento das obras.

(   ) Entre os principais produtos vendidos no comércio Bizantino, estavam os perfumes finos, peças de vidro, porcelana e tecidos de seda. Como eram produtos vindos da Europa, as pessoas ricas da Asia  os compravam pagando muito dinheiro.

(   ) O grego era até considerado um segundo idioma.

4 Atividade para sala de aula :Construção de texto – Civilização Bizantina

Faça uma visita à página “Bizantinística” seguindo o link .  Após fazerem a leitura, escrevam um texto dissertativo, e nele coloque sua opinião sobre o que o autor do artigo alega, que  verdadeiramente aconteceu ao império Bizantino.

7 atividades sobre Civilização Bizantina 7

Idade

A partir dos 14 anos

Material necessário

  1. Papel
  2. Caneta

Passo a passo para atividade em sala de aula :Construção de texto – Civilização Bizantina

  1.  Faça o texto, fazendo os seguinte comentários:
  2. De acordo com a visão e provas apontadas pelo autor, foram ou Otomanos  que destruíram aquele império?
  3. Se não houvesse invasões, como seria  aquela localização e aquele povo?

Compartilhe com seus colegas, as suas conclusões.

5 Atividade para sala de aula – Visita ao museu ou igreja histórica – Civilização Bizantina

As visitas aos museus contribuem bastante para o entendimento do assunto.

7 atividades sobre Civilização Bizantina 8

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Folha de exercício
  • Caneta

Passo a passo para a atividade em sala de aula –  Civilização Bizantina

  1. Organize a ida ao museu convocando toda turma
  2. escolha um lugar onde esteja relacionado a cultura bizantina
  3. Mostre para eles os traços bem característicos, onde existem imagens, muito comuns, presente na igreja católica.
  4. Comente que é devido o fato de Constantino ter se convertido ao Cristianismo contribuiu muito para que artistas desenvolvesse sua arte voltado aos vitrais coloridos.

Após a visita, pode-se pedir que escrevam a impressão que tiveram sobre a arte Bizantina.

6-  Atividade para sala de aula – Resenha crítica- Civilização Bizantina

Conhecer hoje o lugar que um dia foi palco de muitos atos históricos!

7 atividades sobre Civilização Bizantina 9

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Folha de papel
  • Caneta

Passo a passo para a atividade em sala de aula –  Civilização Bizantina

  1.  Após estudarem o assunto e assistirem videos sobre  a civilização Bizantina, vamos construir textos?
  2. Deixe que os alunos livremente façam uma resenha crítica sobre o assunto,
  3. de tal forma que poderão escolher outros textos sobre a civilização Bizantina, desde que não fujam do assunto.

Dificilmente se entende o presente o projeta-se o futuro, caso não não estude o passado!

7 – Atividade para sala de aula -História em quadrinhos – Civilização Bizantina

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Papel
  • Caneta
  • Caneta ou lápis de cor

Passo a passo para a atividade em sala de aula –  História em quadrinhos Civilização Bizantina

  1. Assista o vídeo acima para ter uma noção de como se passou na idade média e o Império bizantino
  2. Divida a turma em grupos, e proponha a construção de histórias em quadrinhos
  3. os alunos poderão inventar histórias, de forma que seus personagens estejam vivendo naquele período, imaginando como fariam.
  4. Deverão ilustrar, de forma que fique bem caracterizado

após os grupos montarem suas histórias, façam uma exposição e troquem de histórias para que todos leiam as histórias uns dos outros

Fim

Que tal as atividades sobre a civilização Bizantina, gostou? Se foi útil para você, não deixe de compartilhar, e se desejar, poderá acessar outras atividades como essa, bem aqui na Demonstre!

Um grande abraço e até breve!

Filme Online: Carlitos na Praia (1915) - By the Sea (1915) - Charlie Chaplin 2

Filme Online: Carlitos na Praia (1915) – By the Sea (1915) – Charlie Chaplin

10 Brincadeiras com o Namorado

10 Brincadeiras com o Namorado