Civilização Maia, é como poderíamos chamar de sábios da América pré-colombiana. Um povo que deixou  marcas, das quais até hoje impressiona os arqueólogos e historiadores. Essa civilização, que habitou no local que hoje é o no México e América Central, se ocupava em estudar o tempo e criaram diversos calendários. Foram sábios, não acham?

7 Atividades sobre a Civilização Maia

Para guardarmos algumas informações sobre eles, trouxemos 7 atividades para serem desenvolvidas em sala de aula, que certamente nos ajudará a fixarmos melhor as principais informações. Mas, antes, precisamos ler um bom resumo  da história deles não é mesmo? Então vamos lá!

Resumo sobre a Civilização Maia

Os maias formaram uma das grandes sociedades que habitavam a América pré-colombiana. Viviam na região que corresponde a atual Península de Iucatã, no México, como também Belize e partes da Guatemala e Honduras na América Central.

Ao contrário do que se pensa, eles não foram extintos! Simplesmente se espalharam, vindo alguns a se misturarem com outras nações.

Onde estão os Maias hoje?

Seus descendentes vivem integrados à civilização mexicana e centro-americana em regiões como a Península de Yucatán e os estados de Tabasco e Chiapas, no México, a Guatemala e parte de Honduras e El Salvador. Essa ideia de um sumiço misterioso surgiu pelo fato de que os maias abandonaram muitas de suas cidades, há mais de mil anos.

Há muitos séculos, para manter uma cidade com uma população de mais de 20 mil habitantes, os maias desmatavam áreas naturais tanto para a construção de pirâmides como para a alimentação de toda essa gente.

Quando os recursos (os alimentos, por exemplo) ficaram mais escassos, os povoados começaram a declarar guerras com outras cidades. Quando ganhavam, exigiam delas pagamento de um imposto e assim mantinham seu estilo de vida.

Com o passar do tempo, esse sistema se tornou insustentável, e algumas cidades não puderam se manter. Muitos maias se espalharam pelas florestas para fugir das guerras e buscar sustento. Com o abandono das cidades, os sítios arqueológicos que hoje atribuímos aos maias eram visitados apenas como lugares sagrados, mas não para viver ali.

Os Maias e a colonização

Depois do século 11, o comércio começou a substituir as guerras como principal atividade entre os maias. Foi aí que se diminuiu a construção de enormes pirâmides e os principais povoados passaram a ser na costa. Você já deve desconfiar do por quê: o comércio marítimo facilitava o transporte de mercadorias de um lugar para outro.

Com a chegada dos espanhóis à América, no final do século 15, os maias foram submetidos ao domínio dos conquistadores. Muitos aceitaram as novas regras do jogo, incluindo a nova religião trazida pelos colonizadores – que, claro, foi adaptada e misturada com as antigas crenças maias.

Outros, porém, fugiram para as selvas e foram perseguidos. Mas não se engane: o povo maia resiste e continua se adaptando às novas necessidades do mundo. Seus descendentes são a sequência do que eles mais admiravam: o tempo! (fonte )

Organização Política dos Maias

Os maias não chegaram a construir um império unificado, como os astecas e os incas. Organizavam-se politicamente em cidades-estados que, juntamente com as aldeias, formavam unidades políticas independentes, cada qual com um grau de desenvolvimento próprio.

Em cada estado a autoridade e o poder eram exercidos em nome de um deus. O chefe de governo das cidades era assessorado por um conselho e auxiliado por um conjunto de funcionários públicos responsáveis pela manutenção da ordem pública, como os chefes das aldeias, os chefes militares entre outros.

Economia Maia

A economia da civilização maia era basicamente agrícola. Cultivavam o milho, produto considerado sagrado, o algodão, o cacau e o agave. Completavam suas atividades econômicas com a caça, a pesca e o artesanato. O modo de produção era coletivo, o solo não era propriedade privada, teoricamente o Estado era o proprietário de todas as terras.

Enquanto membro da aldeia, todo camponês tinha o direito de usá-las e delas tirar o sustento, com obrigação de pagar o imposto coletivo, cobrado pelo Estado.

O Estado apropriava-se também da força de trabalho dos camponeses, obrigando-os a trabalhar gratuitamente na construção de palácios, templos e grandes obras de irrigação e represas.

Sociedade e Cultura dos Maias

A grandiosidade da sociedade maia foi construída com o trabalho de uma população controlada e disciplinada. A organização social era rígida. Existiam três camadas sociais.

  • A camada mais alta era a da família real, dos ocupantes dos principais postos do governo e dos comerciantes.
  • Na segunda camada estavam os servidores do Estado, como os cobradores de impostos, os responsáveis pela defesa e os dirigentes das cerimônias.
  • Na última camada estavam os trabalhadores braçais e os agricultores.

O grupo social mais poderoso, o dos sacerdotes, monopolizava a escrita e os conhecimentos científicos, principalmente a astronomia e a matemática.

Os maias acreditavam que o destino da humanidade era regido pelos deuses, por isso a religião esteve presente em todas as atividades culturais do povo.

Eles desenvolveram um sistema próprio de escrita, até hoje quase indecifrável, baseava-se na representação de objetos e ideias. Sabe-se que possuía alto grau de abstração.

Religião dos Maias

Os maias acreditavam que o destino era regido pelos deuses. Itzamna, senhor do céu, era o deus mais importante. Eram cultuados ainda os deuses da Lua, do Sol, da chuva, do vento, da morte e da vida, além das divindades ligadas à agricultura e à caça.

Às divindades eram oferecidos diversos alimentos, sacrifício de animais e de humanos, em cerimônias que incluíam danças e representações teatrais.

Declínio da Civilização Maia

A partir do século IX começou o declínio lento e contínuo da civilização maia. Várias são as hipóteses a respeito desse fato. Alguns estudiosos acreditam que pode ter sido devido às guerras, lutas internas, invasões ou a má administração em relação à exploração da terra.

O esgotamento do solo teria tornado a produção insuficiente para às necessidades de consumo e obrigado os maias a abandonarem suas principais cidades. O que se afirma, com certeza, é que quando os espanhóis chegaram à América, a civilização maia não estavam mais habitando o lugar. ( fonte )

7 Atividades sobre a Civilização Maia

Para memorizarmos as informações, que tal algumas atividades?

1 -Atividade para sala de aula : Complete – Civilização Maia

Atividade – complete  as frases com o nome correto

Vamos descobrir qual palavra preenche os espaços abaixo, tornando as frases verídicas?

Idade

A partir de 12 anos

Material

  • Folha de exercício
  • Caneta

Passo a passo: Atividade – complete – Civilização Maia

  1. Imprima as folhas com os exercícios e espalhe pela turma
  2. Deixe que respondam, e depois corrija com eles
  3. Os textos deverão ser completados com um dos nomes sugeridos logo abaixo

a) Os maias formaram uma das grandes sociedades que habitavam a ………………………….

Antártida   –     Europa –     América pré-colombiana –     Ásia

b) Os Maias viviam na região que corresponde a atual Península de Iucatã, no……….., como também Belize e partes da ………………… na América Central.

Guiné Bissau  –  México  – Itália – Venezuela –  Guatemala e Honduras – Europa

c)  A economia da civilização maia era basicamente…………………… Cultivavam o milho, produto considerado …………………., o algodão, o cacau e o agave.

cerâmica – agrícola –  sagrado – bovina – artesanal – bruto

 

 2 – Atividade para sala de aula – Apresentação Teatral-

Civilização Maia

Sabia que não eram apenas os gregos que usavam a arte de interpretar? Os maias também gostavam do teatro e de sua forma de expressão.

Idade

A partir dos 12 anos

Material necessário

  • Tecidos e utensílios para encenação

Passo a passo para a atividade: Apresentação Teatral-Civilização Maia

Observe o trecho: “A grandiosidade da sociedade maia foi construída com o trabalho de uma população controlada e disciplinada. A organização social era rígida. Existiam três camadas sociais”… A família real, os cobradores de impostos e os trabalhadores braçais.

  1. Leia um pouco sobre as três camadas sociais que existiam entre os maias.
  2. Prepare uma peça teatral, onde possam encenar, uma possível cena do dia a dia dos Maias.
  3. Como exemplo poderão construir o teatro( de preferencia comédia) a partir de cenas, onde o rei exige que o cobrador de impostos, recolha dos lavradores, uma porcentagem de sua lavoura.
  4. Dividam-se em grupos, e vejamos quem apresentará o melhor texto e encenação!

Encenar, é uma forma prática e divertida de aprender melhor sobre um povo. Além de favorecer guardar dados importantes.

3 -Atividade para sala de aula – Questionário- Civilização Maia

Idade

Material necessário

Passo a passo para a atividade –

Questionário

  1.  Segundo os maias, quem regia o Universo ?
  2. Qual o era o produto que cultivavam na agricultura ?
  3. Qual a religião dos Maias?
  4. Quantos dias tinha o calendário Maia ?
  5. Do que se tratava suas suntuosas construções?
  6. Quanto recebiam os trabalhadores para fazerem as construções?

Na verdade parece que o império Mais foi construído em cima do sacrifício de muita gente.

4 -Atividade para sala de aula – Artes na cultura Maia –

Civilização Maia

Os maias gostavam muito de artes, e alguns dos vasos feitos por eles foram encontrados por arqueólogos.  Imitá-los com os recursos que temos hoje não será nada mau, não é mesmo? Que tal se ao invés

Idade

Material necessário

Passo a passo para a atividade : Artes na cultura maia- civilização maia

  1.  Assista o vídeo da Valdirene, como ela constrói lindos vasos  com caixa de leite.
  2. Recolha o material que ela sugere e mãos à arte
  3. Após fazerem os vasos, tente pinta-los de tal forma que fiquem com características maias, e se sintam artistas.
  4. Vocês poderão criar detalhes extras a vontadade

A arte ´traz a identidade de um povo.

5 – Atividade para sala de aula -Construção textual- Civilização Maia

Um povo que deixa curiosidade até hoje! Vale a pena assistir.

Idade

A partir de 14 anos

Material necessário

Passo a passo para a atividade – construção textual -civilização maia

  1. Assista o documentário acima
  2. A partir disso, desenvolva uma construção textual
  3. Nela você deverá solta a imaginação e criar o que quiser, como se vivesse naquele tempo, em meio aquele povo.
  4. Crie um destino para eles, pois o que intriga os cientistas é o abandono da cidade.
  5. Será que eles teriam abandonado pela seca ou por medo de alguma maldição?

Soltem a imaginação e criem um destino para o povo maia.

6 – Atividade para sala de aula- construção de maquete -Civilização Maia

Observou que o povo maia era bem criativo? Que tal criar algumas maquetes de suas principais piramides ?

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Palitos de picolé
  • cola
  • Caixas de leite vazia
  • Caixas de fósforo vazia
  • Pedras, cola, garrafas descartáveis…

Passo a passo para a atividade – Construção de maquete- civilização maia

  1. Separe todo material descartável que for útil
  2. Reparta os grupos para que façam as maquetes
  3. Os alunos poderão pesquisar na internet imagens para ter exemplos
  4. Após fazerem as maquetes, realize uma exposição.

Até hoje, a sabedoria empregada nas obras de artes deixadas pelos maias, fascinam o estudiosos.

7- Atividade para sala de aula – Calendário Maia  Civilização Maia

Você conhece o calendário maia e como ele funciona?  Quer conhecer?

Idade

A partir de 14 anos

Material necessário

  • Internet
  • Caderno
  • caneta

Passo a passo para a atividade – Calendário- Civilização Maia

  1. Assista o vídeo sobre a civilização maia
  2. Anote as informações mais interessantes
  3. Abram uma roda e discutam sobre o que entenderam
  4. Comente a importância de conhecer o tempo e marcar datas

Para os maias o tempo não era linear, como os ocidentais acreditam. Ele é cíclico,  e tudo o que aconteceu, acontecerá novamente. O que você acha disso?

Fim

Gostou das atividades sobre a Civilização Maia? Esperamos que tenha  ajudado na elaboração de seu plano de aula ou estudos, para avaliações, Enem e Vestibular dentre outros. Se desejarem ver mais atividades sobre os povos antigos, já postamos outros e continuaremos a trazer mais história, portanto, fique ligado na gente, pois com o Demonstre, você vai longe!

Um grande abraço, e até breve!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.