in , , , ,

7 atividades sobre Esparta e Atenas

7 atividades sobre Esparta e Atenas 4

Esparta e Atenas duas cidade que embora irmãs, tinham ocupações diferentes, foram muito importantes por construírem um legado, com costumes até hoje praticados. Esparta foi conhecida como a cidade militar, enquanto Atenas foi a sede da cultura, do conhecimento.

Índice: hide

7 atividades sobre Esparta e Atenas

Nada melhor do que reviver um pouco da história destas importantes partículas da Grécia antiga, onde nasceu grande parte do modelo do mundo em que vivemos.Para complementar após o resumo da história de Esparta e Atenas, teremos 7 atividades, para que os alunos  guardem melhor o assunto.

7 atividades sobre Esparta e Atenas 1

Resumo sobre: Esparta e Atenas

Esparta e Atenas, ao mesmo em que foram as principais cidades gregas, também representaram uma das maiores antíteses de toda a Idade Antiga. As duas cidades eram bastante divergentes em vários pontos: a maneira de fazer política, a importância da guerra, o valor das artes e da cultura, entre outros aspectos.

 

 Tal realidade é uma prova viva da existência de uma civilização grega bastante heterogênea, com uma política descentralizada e povos de diferentes tradições.

Fundada pelos dórios durante o século IX a.C, Esparta era uma cidade totalmente diferente de todas de sua época. Na verdade, parecia mais um acampamento militar do que uma cidade propriamente dita. E essa era justamente a principal característica dos espartanos: os seus valores militaristas.

Para se ter uma ideia, os mesmos eram educados segundo uma rigorosa disciplina. Os soldados serviam ao exército dos 20 aos 40 anos e eram proibidos de exercer qualquer outra profissão. As mulheres também tinham um papel muito importante aos olhos da sociedade espartana, pois a estas cabia a tarefa de gerar indivíduos saudáveis para o combate, garantindo um futuro de glórias e conquistas ( fonte).

O objetivo da educação espartana era transformar seus cidadãos em guerreiros fortes, obedientes e competentes. Foi por meio da guerra que Esparta conquistou diversos territórios.

7 atividades sobre Esparta e Atenas 2

Principais características de: Esparta e Atenas

A sociedade era dividida em espartanos, descendentes dos dórios e únicos a ter direitos políticos, periecos, descendente dos aqueus que exerciam atividades ligadas ao comércio e artesanato, e os hilotas, escravos de guerra.

A começar pela sua fundação, Atenas já se diferenciava de Esparta, tendo sido fundada pelos jônios. Os atenienses sobreviviam principalmente da agricultura, apesar de seu relevo acidentado, pesca e comércio marítimo. A sociedade ateniense era dividida em eupátridas (grandes proprietários de terra), georgóis (pequenos proprietários), demiurgos (artesões especializados) e escravos.

Diferentemente de Esparta, que focava na guerra, nos treinamentos e exercícios militares, Atenas valorizava a educação de seu povo. Ao contrário de priorizar somente o corpo, privilegiavam o equilíbrio entre o corpo e a mente. Isso fez com que a cidade tenha se transformado em um centro cultural e intelectual de sua época. É em Atenas que surge a filosofia e a democracia, aspectos que transformaram a cidade no berço de todo o Mundo Ocidental.( fonte)

A beleza nos padrões de Atenas

Foi no período de ascensão de Atenas, no século V a.C., que os gregos passaram a ter uma percepção mais clara do belo estético. Ocorria, então o desenvolvimento das artes, especialmente da pintura e da escultura cujas imagens representavam a Beleza ideal.  O corpo humano belo era aquele que mostrava harmonia e proporção entre as partes.

Beleza passou a ser identificada com proporção. Nascia uma matemática das proporções do corpo humano. Mais tarde, no século I a.C., Vitrúvio, exprimiu as justas proporções corporais em frações da figura inteira: a face devia ter 1/10 do comprimento total, a cabeça, 1/8, o comprimento do tórax ¼ etc.

E o que era belo? Segundo Richard Sennet, historiador norte-americano, para os gregos antigos, a beleza não estava no corpo feminino. A beleza era qualidade do corpo masculino mais especialmente do homem rico, másculo e grego. Afinal, naquela sociedade, somente o homem tinha direito à cidadania, isto é, à vida política. E isso fazia parte da atribuição do belo. (Joelma Ester Domingues)

As principais Guerras – Esparta e Atenas

A Guerra do Peloponeso, uma das mais importante da época, aconteceu logo depois das Guerras Médicas, em que Espartanos e Atenienses se uniram para vencer o exército persa. Ao final desse conflito, a cidade de Atenas saiu fortalecida e passou a ter o maior poderio militar e econômico da Grécia Antiga.

7 atividades sobre Esparta e Atenas 3

A criação da Liga de Delos, com o objetivo de fornecer proteção às cidades-estados, serviu para aumentar a influência política de Atenas na região e, com isso, os espartanos ficaram receosos de uma possível invasão ateniense pela força que eles ganharam.

Em contrapartida, sob a liderança de Esparta, algumas cidades-estados criaram a Liga do Peloponeso com a prioridade de conter o poder dos atenienses, o que acabou deflagrando a Guerra do Peloponeso, que durou 27 anos. Ao fim do conflito, os espartanos conseguiram sair vitoriosos e barraram o crescimento político e econômico dos atenienses ( fonte).

7 Atividades para sala de aula –Esparta e Atenas

Atenas priorizava a formação intelectual de seu povo: vemos o florescimento da poesia, teatro e filosofia. Enquanto Esparta esmerava-se em seu militarismo. Vamos gravar maiores informações realizando as atividades?

1 -Atividade para sala de aula: Numerando e relacionando os fatos à cidade correspondente – Esparta e Atenas

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Folha de atividades
  • Caneta

Passo a passo para a atividade: Numerando e relacionando os fatos à cidade correspondente .

  1. Nessa atividade, os alunos irão numerar os fatos com os nomes que a cidade correspondente, portanto,
  2. Distribua as folhas impressas entre os alunos
  3. deixe que façam a correspondência
  4. Permita que eles confiram entre eles e vejam se acertaram, ou faça a correção no quadro.

Coloque o número 1 para os dados relacionados à cidade de Atenas e  2 para os dados relacionados à cidade de Esparta

( ) Parecia mais um acampamento militar

(  ) Sua sociedade era dividida em eupátridas (grandes proprietários de terra), georgóis (pequenos proprietários), demiurgos (artesões especializados) e escravos.

(  )  Era uma cidade que valorizava  mais a educação de seu povo do que  a formação de grandes exércitos.

( ) Possuía valores militaristas.

( )   O povo sobrevivia  principalmente da agricultura, apesar do relevo acidentado. Praticavam a pesca e comércio marítimo.

( ) Os soldados serviam ao exército dos 20 aos 40 anos e eram proibidos de exercer qualquer outra profissão.

(   ) As mulheres tinham um papel muito importante:  gerar indivíduos saudáveis para o combate, garantindo um futuro de glórias e conquistas da cidade.

(  ) Privilegiavam o equilíbrio entre o corpo e a mente

(   ) Foi um grande  centro cultural e intelectual de sua época.

Para que os alunos consigam memorizar melhor as diferenças entre Esparta e Atenas, faça-os lembrar que Esparta, faz lembrar espada, portanto, era a cidade militar. Enquanto Atenas, remete a estar “antenado”, portanto valoriza o aprendizado, educação.

2 – Atividade para sala de aula – Teatro: Mulheres de Atenas – Esparta e Atenas

As mulheres de Atenas não tinham direitos, a não ser cuidar de suas casas e apreciar o marido. Esse era o centro de tudo em Atenas. As coisas mudaram nesse sentido e a mulher ganhou espaço e valorização. Portanto, a peça teatral: Mulheres de Atenas, mostra exatamente isso.

7 atividades sobre Esparta e Atenas 4 Vamos apresentar o papel da mulher em diversas épocas, por meio de um teatro nessa atividade?

Idade

14 anos em diante

Material necessário

  • Alguns acessórios e vestes mais antigas para alguns personagens.

Passo a passo para a atividade: Teatro: Mulheres de Atenas

  1.  Acesse o Link Mulheres de Atenas para ter acesso à peça teatral
  2. Escolha os atores e dê-lhes prazo para o ensaio
  3. Marque o dia da apresentação da peça, convidando a todos.
  4. Após a apresentação abra uma discussão, para que os alunos comentem sobre a evolução do papel da mulher na sociedade

As mudanças foram muitas de Atenas até hoje, principalmente na realidade da população ocidental.

3 -Atividade para sala de aula – Poema sobre Beleza -Esparta e Atenas

Interessante que o belo para os antigos gregos, não era uma característica feminina. As mulheres eram admiradas mais pela sabedoria, justiça, capacidade… do que que pela forma estética avantajada, como é cobrada hoje em nossa sociedade. Homero teria falado poeticamente sobre a beleza da Helena de Troia… E você como consegue descrever algo belo?

Os Homens sim, eram admirados pela beleza, tendo inclusive suas medidas publicadas. Embora a sociedade ( principalmente ocidental) tenha um padrão para a beleza, no entanto, nem sempre o que é belo para um o seria para outro. Então que tal falarmos sobre isso em forma de poema?

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Caderno
  • Caneta

Passo a passo para a atividade : Poema sobre Beleza -Esparta e Atenas

  1. Convide os alunos a criarem poemas, dizendo o que é a beleza
  2. Caso não queiram a poesia, permita que façam uma construção textual.
  3. Após escreverem, façam um encontro poético, onde seja permitido a leitura e exposição dos poemas.
  4. Eleja os três melhores e publique-os nas redes sociais.

Essa atividade ajudará os alunos a pensarem e construírem opiniões próprias.

4 -Atividade para sala de aula- O militarismo- Esparta e Atenas

Você sabe quantas guerras ou batalhas os Espartanos ganharam? Vamos pesquisar?

Idade

A partir de 14 anos

Material necessário

  • Papel
  • Caneta
  • Internet

Passo a passo para a atividade: O militarismo- Esparta e Atenas

  1. Peça que os alunos façam uma lista das principais batalhas enfrentada pelos espartanos
  2. Divida a turma em grupos para que cada grupo elabore um trabalho falando sobre uma batalha diferente da outra
  3. Apresentem o trabalho para a apreciação da turma

Se quiser poderão comparar com as batalhas e armamentos usados  hoje

5 – Atividade para sala de aula- Produzindo azeite em Esparta e Atenas

Queremos que você descubra como era plantio e o crescimento do alimentos na região principalmente de Atenas, portanto, vamos pesquisar e copiar sua práticas?

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Papel
  • Caneta

Passo a passo para a atividade : Produzindo Azeite em Esparta e Atenas

Uvas, azeitonas e cereais foram os produtos agrícolas mais cultivados pelos gregos. As uvas foram muito usadas na produção de vinho, enquanto as azeitonas na de azeite. Você sabe como era o processo da produção de e azeite na antiguidade? Então, que tal darmos uma olhada no video abaixo?

  1. Após assistirem o vídeo acima e verem como era feito o azeite antigamente.
  2. Após assistirem, pesquisem como ele é fabricado hoje.
  3. Escrevam sobre a importância da tecnologia para a economia de um país.
  4. Compartilhem as ideias e informações obtidas.

Por certo, as novas maquinas da atualidade, facilitam muito o processo da produção de azeite, no entanto, nada mal aumentar o conhecimento e saber como os antigos faziam, concordam?

6 – Atividade para sala de aula – Corrida de saco- Esparta e Atenas

Uma atividade competitiva faz muito bem não acham ? Embora fosse Olimpo, a cidade dos jogos olímpicos, a Grécia inteira era movida por competições. Nessa oportunidade vejamos quem chega primeiro:será  Esparta ou Atenas?

Idade

A partir de 9 anos

Material necessário

  • Sacos de corrida

Passo a passo para a atividade : Corrida de saco – Esparta e Atenas

  1. Separe a turma em dois grupos
  2. Um grupo representará Esparta e outro Atenas
  3. Eles correrão com saco nas pernas até a faixa de chegada

A pessoa vestida de saco que chegar primeiro será a responsável pela vitória da cidade a qual está representando.

7- Atividade para sala de aula – Maratona :Quem sabe mais? Esparta ou Atenas?

Nessa atividade propomos que seja elaborado uma maratona , propondo perguntas sobre a Grécia antiga. Vencerá o que acertar mais perguntas.

7 atividades sobre Esparta e Atenas 5

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Folha com as perguntas.

Passo a passo para a atividade: Maratona quem sabe mais: Esparta ou Atenas

  1. Distribua as provas entre a turma e marque o tempo do teste
  2. Vencerá quem acertar mais perguntas
  3. Será um bom incentivo se o aluno vencedor ganhar uma recompensa.
  4. Pode ser um passeio no museu, um ingresso para assistir um filme com acompanhante, ou algo que seja interessante para um adolescente.

Propostas de perguntas

1) Responda:

A) O que foram as cidades-estados gregas?

B)Cite e explique as duas principais características da cidade-estado Esparta.

C)Realize uma análise sobre a sociedade espartana

2) Em relação à sociedade ateniense, marque a alternativa verdadeira:

a) Era formada pelos cidadãos, que possuíam privilégios políticos e econômicos na cidade, concentrando as terras e ocupando os principais cargos políticos; pelos metecos,homens livres que pagavam impostos e que se dedicavam ao comércio e ao artesanato; e pelos escravos que não possuíam direitos políticos.

b) Era formada pelos metecos, que possuíam privilégios políticos e econômicos na cidade, concentrando as terras e ocupando os principais cargos políticos; pelos cidadãos, homens livres que pagavam impostos e que se dedicavam ao comércio e ao artesanato; e pelos escravos que possuíam direitos políticos.

c) Era formada pelos cidadãosque não possuíam privilégios políticos e econômicos na cidade, pelos metecos,homens livres que pagavam impostos e que se dedicavam ao comércio e ao artesanato; e pelos escravos que não possuíam direitos políticos.

d) Atenas foi a primeira cidade grega a desenvolver a democracia, em que grande parte da população poderia ocupar os principais cargos políticos. Os metecos, por exemplo, tinham acesso às terras e possuíam um grande prestigio social; os cidadãos eram considerados ricos, mas aceitavam a participação popular no governo da cidade.

Para ter mais opções e saber as respostas, acesse: Exercícios Brasil

A maratona é uma forma  inteligente de mostrar conhecimento, e seus participantes, nada tem a perder.

Fim

Se você gostou das atividades sobre Esparta e Atenas, e quer conhecer outros materiais como esse, acesse aqui. Continue nos acompanhando e veja todas as atividades que sempre apresentamos com carinho para auxiliá-los nas aulas.

Um grande abraço e até breve!

Filme Online: Public Jitterbug No. 1 (1938) - Joseph Henabery

Filme Online: Public Jitterbug No. 1 (1938) – Joseph Henabery

Livro: Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais

Livro: Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais