in , , , , ,

7 atividades sobre Grécia Antiga

7 atividades sobre Grécia Antiga 5

A Grécia antiga, pode ser descrita como um lugar, onde a importância era mais dada ao conhecimento, à riqueza da alma, do que aos bens passageiros e supérfluos. A noção de humanidade que possuíam, levou a muitos filósofos se imortalizarem, sendo citados e seguidos, mesmo depois de milênios

Índice: hide

7 Atividades sobre a Grécia antiga

Não fosse o fascínio dos Gregos pelo conhecimento e cultura, hoje não teríamos acesso à grandes riquezas intelectuais que por vezes nos ajudam a compreender a organização do mundo onde habitamos.

7 atividades sobre Grécia Antiga 1

Aproveitando disso, elaboramos 7 atividades que nos ajudarão a ter noção da Grécia antiga em questão de sua filosofia. Mas, antes precisamos saber um pouquinho como tudo funcionava, vamos lá?

Resumo sobre: A Grécia antiga

A Grécia Antiga, como é conhecida, abrange não um domínio, modelo governamental e povo específico, mas um conjunto de comunidades que se espalhavam nas proximidades do Mar Mediterrâneo, sendo uma civilização que se estendia muito além do país hoje existente.

Apesar de dispersos geograficamente, estes vários povos uniam-se através de uma cultura comum, com mesmos costumes, mesmas crenças e uma mesma língua. Por tal semelhança, esses povos reconheciam-se como helenos, chamando de bárbaros os estrangeiros que não dividiam a mesma cultura, sendo esta a palavra-chave para entender a clássica civilização grega. ( Nayla Geórgia)

A educação na Grécia Antiga

Era muito importante para a civilização que a cultura e o saber fossem difundidos amplamente, não sendo por acaso que a filosofia e as ciências ganharam destaque na Grécia Antiga.

Grande parte da sociedade se mostrava educada, os meninos eram ensinados desde cedo a pensar e questionar os mistérios do mundo e meninas que, apesar de não terem os mesmos direitos dos homens, ainda eram ensinadas pelas mães a serem cidadãs cultas.

7 atividades sobre Grécia Antiga 2

O saber era tão importante que mesmo soldados eram criados para usar não apenas o físico, mas também a mente, e alguns conhecimentos chegavam a se estender até mesmo a alguns escravos.

Religião, arte e economia

As crenças eram de extrema importância para o povo grego, que possuíam uma das mitologias mais ricas da antiguidade, com heróis e monstros guiados pela bondade ou pela fúria de seus deuses. A religião politeísta era um grande núcleo da sociedade, uma vez que toda atividade era uma forma de honrar os deuses, de cuidar do solo para ser semeado a caçar nas florestas e até mesmo ir guerrear.

Apesar de muitas culturas do passado apresentarem múltiplas divindades, o panteão grego se destaca pelo fato de seus deuses serem tão falhos quanto os próprios homens, agindo de acordo com o humor e podendo abençoar aqueles que os adoravam ou lançar uma terrível vingança sobre os que os desafiavam. Portanto, irritá-los não era uma opção.

Arte: Era uma das formas que os gregos tinham para agradar os deuses e honrar seus ancestrais. Principalmente através da literatura e do teatro, histórias de grandes heróis, humanos e divinos, eram propagadas e divertiam e educavam o povo.

7 atividades sobre Grécia Antiga 3

As esculturas mostraram-se uma forma de agradar os deuses e imortalizar os semideuses, e neste ponto nota-se o cuidado que havia com a estética, pois os gregos acreditavam que um belo corpo era a representação exterior de uma boa alma.

Como, mais uma vez, a religião era um ponto central da sociedade, a construção de templos era cuidadosa, e a bela arquitetura influenciou e continua a influenciar até hoje.

 Cada cidade-estado grega demonstrava autonomia econômica, mas ao mesmo tempo, a troca de serviços e produtos era uma forma de desenvolver o comércio e as amizades entre os povos. O aumento das redes comerciais entre os povos também gerou aumento do trabalho escravo, desenvolvimento marítimo e o uso das moedas ( Fonte).

Os filósofos gregos pré-socráticos

oram os filósofos gregos que, principalmente através da escrita, sistematizaram a arte de pensar sobre a existência humana, a ética e moral, o conhecimento, etc.

7 atividades sobre Grécia Antiga 4

Nesta fase da filosofia grega, os pensadores buscavam explicar a origem do universo, o princípio de todas as coisas. Eles queriam entender a razão, a origem das mudanças da natureza e a evolução do ser humano. Alguns abandonaram os mitos e religiões que explicavam tudo na época, buscando teorias mais racionais. Foram eles

  • Tales de Mileto (624 a.C.- 558 a.C.)
  • Anaximandro (610 a.C. – 546 a.C.)
  • Pitágoras (582 a.C. – 497 a.C.)
  • Heráclito (540 a.C. – 470 a.C.)
  • Parmênides (510 a.C. – 445 a.C.)
  • Demócrito (460 a.C. – 370 a.C.)

    Quem foi Sócrates

    Com a chegada de Sócrates no mundo da filosofia, os pensadores abandonaram a vertente mais física, que buscava a entender os fenômenos naturais, e passou a trabalhar em aspectos mais humanos. Ou seja: a compreensão do humano no mundo, questões existenciais. “Quem somos, de onde viemos, para onde vamos, o que é a verdade?” 

    O homem que inaugurou uma nova fase da filosofia grega nasceu em Atenas, e nada se sabe sobe sua infância. Chegou a tentar carreira política quando jovem, mas não teve ideias bem aceitas. Serviu ao exército por um tempo, e depois de aposentado se dedicou à carreira de educador.

    A famosa frase “Só sei que nada sei” explica a essência do pensador, que ao ser apontado como o homem mais sábio do mundo, dizia que o que o diferenciava de outros sábios, é que tinha noção da sua ignorância. Um de seus métodos mais conhecidos de filosofar era através de perguntas incansáveis que fazia ao seus discípulos, forçando uma aprendizagem democrática e mais eficiente.

    Por sua forma de contestar a política da época, Sócrates acabou por ser condenado à morte acusado de ser ateu e incitar ideias erradas aos jovens da época. O que conhecemos da sua filosofia ficou conhecido apenas porque teve seus discípulos que continuaram espalhando seus ensinos.

    Os filósofos gregos socráticos e os helenistas

  • Platão (427 a.C. – 347 a.C.)
  • Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.)

Com a ascensão de “Alexandre, O Grande” na conquista de terras em várias partes do mundo, deu-se o início a um novo grupo de filósofos, chamados helenistas. Helenistas é como os gregos se autointitulavam, e a ideia do pensamento desse período era espalhar a cultura grega pelo mundo.

Os principais filósofos dessa época foram:

  • Epicuro (341 a.C – 271 a.C.)
  • Zenão de Cítio (333 a.C – 263 a.C.)
  • Pirro de Élida (360 a.C – 270 a.C.)

O novo contexto social de globalização da cultura grega deu início a uma necessidade de novas explicações e pensamentos para a nova ordem, novo mundo, formado de sociedades que se misturavam e deveriam assimilar a cultura grega ( fonte).

7 atividades sobre Grécia Antiga 5

Principais características da Grécia antiga

  • Era muito importante para a civilização a cultura e o saber
  • Possuíam uma mesma língua
  • Foi o berço dos grandes filósofos milenares
  • Cada cidade-estado grega demonstrava autonomia econômica, mas ao mesmo tempo, a troca de serviços e produtos era uma forma de desenvolver o comércio e as amizades entre os povos.

7 Atividades para sala de aula – A Grécia antiga

Temos aqui 7 atividades, que irão nos ajudar a sentir, como o estimulo ao pensamento é importante. Por isso os gregos amavam essa prática, então vamos lá?

1 -Atividade para sala de aula- Visita ao museu – Grécia Antiga

A palavra museu é de origem grega, e significa “templo das musas”. Ele já era usado em Alexandria para designar o local destinado ao estudo das artes e das ciências.

 Embora apenas em países Europeus será possível de se ver achados arqueológicos com registros mais antigos, nada impede que possamos ir até um museu mais perto de nossa escola e observar, como são preservados, documentos e pertences históricos. Então vamos lá?

7 atividades sobre Grécia Antiga 6

Idade

A partir de 9 anos

Material necessário

  • Veículo para condução
  • Caderno
  • Caneta

Passo a passo para a atividade – Visita ao museu- Grécia antiga

  1. Comunique aos pais sobre o passeio ao museu e peça permissão para levar os alunos.
  2. De preferência dê uma aula para as criança, antes do dia do passeio, fale um pouco sobre os elementos que possivelmente serão encontrados lá, para que ao chegarem ao local saibam o que cada elemento representa.
  3. Após o passeio, no dia seguinte se reúna com a turma, para  compartilharem tudo o que viram de interessante
  4. Peça que escrevam um pequeno texto, contando um pouco da experiência vivida. Comente como os gregos se importavam com as artes e preservação da história.

2 – Atividade para sala de aula – Criação de frases inteligentes- Grécia antiga

Sabedoria e criatividade sempre foi um dos passa tempos prediletos dos gregos, e se você topar o desafio, verá como também poderá ser o nosso. Nessa atividade incrível, você descobrirá p filósofo que existe dentro de você, vamos arriscar?

7 atividades sobre Grécia Antiga 7

Idade

a partir de 12 anos

Material necessário

  • Papel
  • caneta

Passo a passo para a atividade:Criação de frases inteligentes

  1. convide a cada aluno, para escrever uma frase inteligente
  2. Funciona da seguinte forma: o aluno escreve uma frase simples, posteriormente ele pega essa mesma frase e a escreve de forma metafórica .
  3. Compartilhem entre os colegas, e se divirtam bastante enquanto ampliam o conhecimento!
  4. Veja o exemplo abaixo

Frases inteligentes

  • “Gastei minha mesada toda comprando sorvetes!” ( frase comum)
  • “Despojei-me de micro fortuna ao deleitar-me em neve e glicose!” ( diz mesmo sentido da frase acima, escrita de forma diferente)
  • o Lápis escreve no caderno as atividades difíceis do quadro ( frase comum)
  •  Objeto pontiagudo deslisando sobre  ex-árvore  registra enigmas insolúveis do tablado ( inteligente?)

Invente muitas e muitas dessas, sorria, se divirtam e vejam até que ponto sua criatividade pode te levar. Lembre-se era assim que os pensadores e filósofos da Grécia antiga gastavam seu tempo!

3 -Atividade para sala de aula- Fazendo enfeites com gesso – Grécia antiga

Se tinha um povo que gostava de uma boa arte, eram os antigos gregos, poesia molduras discursos, tudo o que pudesse expressar o sentimento humano. Que tal então matar um pouco da curiosidade e aprendermos a utilizar gesso e imaginação?

7 atividades sobre Grécia Antiga 8

Idade

Material necessário

  • Gesso em pó
  • Forminha de silicone ( compra em loja de festas )
  • Tinta guache ou acrílica
  • Água
  • Vasilha de Plástico
  • Avental

Passo a passo para a atividade: Fazendo enfeites com gesso

  1. Assistam juntos o vídeo abaixo e aprendam a fazer lembrancinhas, enfeites para casa entre outros.

2. Após fazerem as lembrancinhas, pinte-as e exponha o trabalho.                                    3. São as construções artísticas e as escritas que fizeram a marca registrada das antigas gerações.

4 -Atividade para sala de aula – Quem foi que disse isso? – Grécia antiga

São ditados e provérbios que automaticamente dizemos todos o dias, para ilustrar o nosso dia a dia, já refletiu que esses ditados e provérbios, foram pensados e criados por homens e mulheres talvez a milhares de anos atrás? Que tal tentarmos saber quem foi disse as frases abaixo?

Idade

A partir de 14 anos

Material necessário

  • Caderno
  • Lápis

Passo a passo para a atividade : Quem foi que disse isso?

  1. Distribua a folha contendo as frase abaixo e outras se desejar.
  2. Deixe que os alunos tentem responder tranquilamente
  3. Depois comente com eles sobre a atividade e escute-os sobre o que guardaram.

Quem disse isso?

a) ” Só sei que nada sei” (  Epicuro )  ( João )  ( Sócrates) ( Aristóteles)

b) “O homem sábio não busca o prazer, mas a libertação das preocupações e sofrimentos. Ser feliz é ser auto-suficiente”.(  Epicuro )  (Plutarco )  ( Sócrates) ( Aristóteles)

c) O que sabemos aprendemos fazendo.(  Epicuro )  ( João )  ( Sócrates) ( Aristóteles)

d) O ser humano não pode deixar de cometer erros; é com os erros, que os homens de bom senso aprendem a sabedoria para o futuro.( Heráclito )  (Plutarco )  ( Sócrates) ( Aristóteles)

e) A mente não é uma vasilha para ser enchida, mas um fogo para ser acendido.(  Heráclito )  ( Plutarco )  ( Sócrates) ( Aristóteles)

f) Catão dizia que a alma de um homem apaixonado vivia num corpo estranho.(  Epicuro )  ( João )  ( Aristóteles) ( Plutarco) ( Heráclito)

g) Não seria melhor para os homens obterem tudo o que querem.(  Epicuro )  ( Sócrates) ( Aristóteles) ( Heráclito)

Descubram se puderem!

7 atividades sobre Grécia Antiga 9

5 – Atividade para sala de aula- Siga o radical- Grécia antiga

Quero ver você vencer esse desafio!  Mostre que é fera, e que se tivesse nascido na época dos gregos antigos, teria detonado! vamos conhecer alguns radicais gregos, seus significados e as palavras derivadas deles?

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Folha
  • Caderno
  • Lápis

Passo a passo para a atividade: Siga o radical

  1. Comente com a turma que, muitas palavras das quais usamos o tempo todo, vieram dos gregos, e por meio de seus radicais conseguimos decifrar o significado dos derivados.
  2. Escreva no quadro os radicais gregos, e deixe que a turma encontre o maior número de palavras derivadas possível.
  3. Confira com eles e vejam até onde vai a erudição da turminha!
  4. Um exercício válido até para preparo do ENEM.
  5. Abaixo temos alguns radicais, pesquise outros

FORMA               SENTIDO              EXEMPLO

Aero    =              Ar                      Aeronave, Aeroporto, Aeróbica …

Auto    =          De si mesmo          Autógrafo, autônomo….

Eletro  =       Eletricidade               Eletrônico…………..

Se você conseguir saber o sentido dos radicais, entenderá muito mais o significado de palavras mais difíceis de aprender.

6 – Atividade para sala de aula – O mundo que eu queria- Grécia antiga

Nessa atividade vamos mergulhar na imaginação e descrever em forma de texto, um mundo inteiramente criado por você. Platão defendia o mundo das ideias, Se você tivesse o poder de criar um modelo para o  mundo como seria?

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Caderno
  • Caneta ou lápis

Passo a passo para a atividade: O mundo que eu queria -Grécia antiga

  1. Convide os alunos a escreverem um texto .
  2. Nele eles poderão colocar a descrição de um mundo, uma forma de viver completamente criada por eles.
  3. Alguns gregos eram assim, eles defendiam o direito de pensar e viver da forma em a pessoa sentisse que fosse bom para ela, desde que sua liberdade não comprometesse a liberdade de outros.
  4. Após escreverem, peça que alguns deles leia para a turma sua redação, e discutam as ideias.

Já pensou que em seu pensamento você pode criar o mundo que quiser?

7- Atividade para sala de aula- Debate de filósofos- Grécia antiga

De um jeito informal é bom demais dizer o que se pensa não acha? Mas quem é o dono da razão?  Podem lhe impedir de fazer, de acessar ou tocar, mas jamais conseguirão impedi-lo de pensar enquanto estiver vivo! Então, que tal filosofar?

Idade

A partir de 14 anos

Material necessário

  • A cabeça cheia de pensamentos, muitos argumentos

Passo a passo para a atividade : Debate de filósofos-Grécia antiga

  1. Escolha dois alunos desinibidos e que gostem de falar em público
  2. Coloque no quadro 4 perguntas que normalmente ocupa a mente dos adolescentes
  3. Pode ser: Quem sou eu, ou  o que farei de minha vida, como será depois da morte? ou outras…   Algo que faça eles se interessarem.
  4. Faça uma eleição no quadro, pedindo que os alunos levantem as mãos e elejam a pergunta do debate.
  5. Após escolhida, os alunos selecionados virão para frente, e o restante da turma ficará assistindo.
  6. Eles serão soltos como duas pessoas que possuem ideias diferentes e precisam ter muito argumento para convencer o parceiro.
  7. Marque um tempo para o debate, para não correr o risco de se alargar tanto.
  8. Pode ser 40 minutos, 1 hora… Um tempo que dê para pensar antes de responder.

Converse com a turma,e diga  que eles não deverão julgar os colegas pelo pensamento deles. Cada um tem suas ideias. Essa atividade é apenas uma demonstração do que é filosofia, e como funcionam as ideias e a justificativa de cada pessoa.

Abaixo temos um vídeo explicando melhor a história da Grécia

Fim

Que tal mais as atividades com a Grécia antiga? Dá para filosofar a vontade não é? Se você gostou e quer conhecer outros materiais, aqui temos outros e continuaremos com mais! Fique conosco, não vai se arrepender!

Um grande abraço e até breve!

Livro: Ensinar e Aprender Brincando: Mais de 75 Atividades para Educação Infantil

Livro: Ensinar e Aprender Brincando: Mais de 75 Atividades para Educação Infantil

10 Brincadeiras de Geografia 1

10 Brincadeiras de Geografia