Império Romano, foi a época em que Cesar o conquistador, seguiu marcado por diversas e bem-sucedidas campanhas militares. Suas vitórias levaram Roma a possuir sua  maior extensão territorial, chegando a quase 50 milhões de pessoas vivendo em territórios comandados por ele.

7 Atividades sobre Império Romano

Para nos inteirarmos um pouco, sobre esses acontecimentos, trouxemos para você um resumo, falando sobre o Império Romano, e ainda 7 atividades bem interessantes, que tal?

Resumo sobre o Império Romano

Para você que vem acompanhando as histórias de como surgiram as cidades antigas, já leu em nossa postagem anterior sobre a república Romana e como ela se estabeleceu. Agora é hora de vermos como Roma passou sua direção de República para Império, então vamos juntos?

JÚLIO CÉSAR CHEGA AO PODER

No ano 60 a.C., César fez uma aliança (chamada de Triunvirato) com os generais Marco Crasso e Pompeu Magno – dois homens de grande riqueza e influência política – para juntos controlarem a república. Nomeado cônsul, César fez uma campanha arrasadora contra os celtas e os germânicos das províncias da Gália (atual França), aumentando seu poder. Após a morte de Crasso, César venceu a disputa com Pompeu e, em 44 a.C., declarou-se ditador.

1. A conquista da Gália começa em 58 a.C. com a derrota dos helvéticos, tribo celta, e de uma tribo germânica

2. Nos anos 55-54 a.C., César invade a Bretanha e domina os territórios germânicos

3. O desfecho se dá em 52 a.C., com o cerco à cidadela de Alésia. César derrota Vercingétorix, líder dos gauleses

O ápice do Império Romano

Em 31 a.C., César Augusto, filho adotivo de César (morto por conspiradores ainda em 44 a.C.), foi nomeado o primeiro imperador de Roma. O ápice do império, contudo, ainda estava por vir. Como diz o próprio cognome, o governo de Trajano, o Conquistador, foi marcado por diversas e bem-sucedidas campanhas militares. No ano 117, suas vitórias levaram Roma a sua maior extensão territorial, com quase 50 milhões de pessoas vivendo em terras sob seu comando.

Império Romano desafios e mudanças

GIGANTE REPARTIDO

Numa tentativa de resolver problemas administrativos e militares do imenso império, no ano 286 o soberano Diocleciano o repartiu em dois. Mantendo o posto de imperador soberano, Diocleciano ficou no comando do lado oriental, deixando o general Maximiliano como líder do reino ocidental.

Mais tarde, em 330, após uma série de guerras civis, Constantino I transferiu a sede do império para a cidade de Constantinopla (onde hoje fica Istambul, na Turquia).

Declínio e queda do Império Romano

Os povos bárbaros, sobretudo os visigodos, foram os protagonistas da queda do Império Romano do Ocidente: gradualmente, eles ocuparam os territórios romanos, culminando com a deposição do último imperador, Rômulo Augusto, no ano 476.

Após a ruína ocidental, restou o reino oriental, sediado em Constantinopla. O Império Romano do Oriente – mais tarde conhecido como Império Bizantino – caiu em 1453, com a tomada de Constantinopla pelos turco-otomanos. ImI

1. Em 376, após cruzar o rio Danúbio, os visigodos invadem territórios romanos

2. Em 410 os bárbaros avançam pela Itália e saqueiam a cidade de Roma

3. Em 476, o Império Romano do Ocidente cai com a deposição do último imperador, Rômulo Augusto

E COMO O IMPÉRIO QUASE NEM EXISTIU


Por pouco, o cartaginês Aníbal não aniquilou o ainda embrionário Império Romano Estrategista brilhante, o general Aníbal Barca conduziu uma operação que quase deu cabo dos romanos, então uma república. Incapaz de vencer pelo mar, Aníbal bolou uma tática genial: dar a volta pelos Pireneus e pelos Alpes e pegar os rivais por trás.

Venceu várias batalhas e, por pouco, não atingiu seu objetivo – foi vencido em 202 a.C., ao voltar para proteger Cartago de um ataque. Veja os destaques da campanha de Aníbal.

Triunfo esmagador – Na batalha de Canas (216 a.C.), maior vitória de Aníbal, seu exército simula um recuo e cerca as legiões romanas, que são dizimadas
Dose de elefante – Com a ajuda de elefantes, Aníbal supera as montanhas dos Pireneus e dos Alpes e pega os rivais de surpresa, por trás
Ataque fantasma – Em 217 a.C., Aníbal bola uma emboscada junto ao lago 

Trasimero: camufla sua tropa em vales encobertos pela névoa e arrasa o inimigo ( fonte)

Principais características do Império Romano

 Império Romano, que foi construído após o fim da República, correspondeu ao período de maior esplendor da Civilização Romana, com grandes obras de urbanização e embelezamento das cidades, além de um grande incentivo à produção cultural e artística.

Vamos conhecer as principais características do Império romano?

Império (27 a.C. – 476 d.C.)

Império Romano mudanças abrangentes

As lutas existentes no Segundo Triunvirato, durante a República, centralizaram o poder em Otávio. Vitorioso, ele tornou-se imperador de Roma, recebendo o título de Augusto, que significa divino.

Com isso, os imperadores romanos passaram a ser cultuados como deuses. As principais dinastias do Império Romano foram:

  • Júlio-Claudiana (14-68),
  • Fávios (69-96),
  • Antoninos (96-192)
  • Severos (192-235).

Entre 235 e 476, vários imperadores alternaram-se no poder, tendo destaque Diocleciano, Constantino, Juliano e Teodósio. Constantino deu liberdade de culto aos cristãos em 313, buscando o apoio da grande parcela da população que havia aderido à nova religião. Ele também mandou construir a cidade de Constantinopla, onde antes havia a aldeia de colonização grega Bizâncio, transferindo para lá a capital do Império.

PAX Romana

Durante o Império, a Civilização Romana conheceu seu apogeu político e cultural. O fim das guerras de expansão, situação conhecida como Pax Romana, levou à maior extensão territorial que os romanos conseguiram.

Essa situação também proporcionou o investimento nas artes, na literatura, na filosofia, na arquitetura e no Direito. Construíram cidades, estradas, aquedutos e outra série de edificações.

Mas a Pax Romana criou problemas, já que a falta de mão de obra escrava aumentou com o fim das guerras de expansão. A produção de alimentos diminuiu, aumentando os preços e obrigando os governantes a aumentarem os impostos.

Foi também durante o Império que o cristianismo se fortaleceu e passou a ser um perigo para a ordem social romana, já que os cristãos se recusavam a cultuar as divindades romanas. A liberdade de culto instituída por Constantino era uma concessão aos cristãos.

Os bárbaros

Outro problema enfrentado pelos romanos foram as invasões dos povos bárbaros que habitavam as regiões fronteiriças do Império. Essas invasões iniciaram-se com os germanos no século III d.C., levando à posterior crise que ocasionaria o fim do Império.

Em 395, o imperador Teodósio decidiu dividir o Império em dois: O Império Romano do Ocidente, com a capital em Roma, e o Império Romano do Oriente, com capital em Constantinopla. O objetivo era facilitar a defesa contra a pressão das invasões bárbaras.

Mas no início do século V, as invasões intensificaram-se. Primeiro com os visigodos, que romperam as defesas militares nas fronteiras, saquearam Roma e fixaram-se posteriormente na Península Ibérica. A partir daí vários outros povos invadiram o Império, como os ostrogodos, os vândalos, burgúndios, suevos e hunos.

O Império Romano do Ocidente iria ruir completamente em 476, quando Odoacro, rei dos hérulos, depôs Rômulo Augusto, o último imperador romano do ocidente. Porém, o Império Romano do Oriente iria existir por mais mil anos ainda, mantendo o legado romano até o ano 1453, quando os turco-otomanos invadiram Constantinopla ( fonte).

1- Atividades para sala de aula – Assinale a resposta correta – Império romano

O conhecimento traz luz e entendimento. Aprender sempre tem seu espaço e valor

Império Romano e seu primeiro imperador

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Folha de Exercicio
  • Caneta

Passo a passo para a atividade: Assinale a resposta correta- Império romano

1. Otávio  tornou-se imperador de Roma, recebendo um título, que tem o significado de divino, esse titulo era:

(  ) Claudius

(  ) Julius

(  ) Augusto

2.Em 395, um  imperador  decidiu dividir o Império romano em dois. Quem foi esse imperador?

(  ) Júlio Cesar

(  ) Constantino

(  ) Teodósio

O Império Romano do Ocidente, teve a capital em Roma, e o Império Romano do Oriente, onde teve sua capital ?

(  ) Pérgamo

(  ) Constantinopla

(  ) Alabama

O objetivo da divisão dos impérios era facilitar a defesa contra a pressão das invasões de quais povos?

( ) Persas

( ) Atenienses

(  ) bárbaros

Vamos continuar aprendendo?

2 Atividades para sala de aula – César o primeiro imperador Romano- Império romano

Você conhece a história do primeiro imperador romano, e como ele chegou a essa posição? Vamos assistir um documentário sobre ele?

Idade

A partir de 14 anos

Material necessário

  • Internet
  • Caderno
  • Caneta

Passo a passo para a atividade: César o primeiro imperador Romano

  1. Assistam o documentário sobre Júlio Cesar com os alunos, se possível.
  2. Reúnam-se para discutirem quais foram as partes que chamaram mais atenção
  3. Peçam que escrevam tudo o que lhes chamou atenção e por que lhes chamou a atenção.

Certos homens arriscam de tudo para alcançarem sua glória, mas será que permanecerão nela?

3 Atividades para sala de aula – Constantino -Império romano

Constantino, foi um dos imperadores  que permitiu Roma passar por muitas mudanças, vamos saber quais foram?

Império Romano e Constantino

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Caneta
  • Papel
  • Internet

Passo a passo para a atividade – Constantino- O império romano

  1. Separe os grupos para realizarem a pesquisa
  2. Façam Relatórios
  3. Um grupo pesquisará a bibliografia de Constantino
  4. Outro grupo pesquisará os feitos em seu império
  5. Outro grupo falará como foi sua morte, e o legado que deixou.

Ele foi ousado e até mudou a capital de seu reino de lugar!

4 Atividades para sala de aula – Um leilão romano- Império romano

Você já pensou se um dia a loucura subisse na cabeça de seu prefeito e ele leiloasse a cidade em que você mora?  Acredite ou não, mas, isso aconteceu no Império Romano, quer saber?

Idade

A partir de 14 anos

Material necessário

  • Internet
  • Cadermo
  • Caneta

Passo a passo para a atividade – Um leilão romano

  1. Quem eram os pretorianos?
  2. Como se conseguia ser um prefeito em Roma?
  3. Você concorda com a forma que eles faziam comprando o direito de imperar?
  4. Explique o por quê de sua resposta

Corrupção é coisa velha! Você leiloaria seu nome ou identidade?

5 Atividades para sala de aula – Obras de arte -Império Romano

Já sabemos que os romanos eram bem vaidosos, vestes vermelhas e esmero eram um dos pontos fortes da antiguidade romana. Então vamos fazer nossa exposição?

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Gesso
  • Balão
  • tinta
  • Tecido
  • Latas
  • madeira
  • papelão…

Passo a passo para a atividade : Obras de arte-Império Romano

  1. Peça aos alunos que busquem e imprimam imagens, que mostrem trajes e armas do Império Romano
  2. Divida os grupos e abra espaço para criarem replicas de peças dos  romanos
  3. Se desejarem poderão fazer peças com materiais descartáveis
  4. Em grupos ou de forma individual, explique aos visitantes algo concernente as replicas apresentadas.
  5. Você pode fazer estatuas de gesso, de lata, soldados romanos de lata, vasos de balão, barcos de papelão… Coroas de papel laminado… Façam a festa!

As artes sempre foram valorizadas no império romano

6 Atividades para sala de aula – Marque V ou F- Império romano

Idade

A partir dos 12 anos

Material necessário

  • Folha de exercícios
  • caneta

Passo a passo para a atividade marque Vou F- Império Romano

O exercício de Vou F, ele sempre desperta a curiosidade

(  ) Entre 235 e 476, vários imperadores alternaram-se no poder, tendo destaque Diocleciano, Constantino, Juliano e Teodósio.

(  ) Teodósio deu liberdade de culto aos cristãos em 313, buscando o apoio da grande parcela da população que havia aderido à nova religião.

(  ) A Pax Romana criou problemas, já que a falta de mão de obra escrava aumentou com o fim das guerras de expansão.

(  ) A produção de alimentos aumentou, diminuindo os preços e obrigando os governantes a diminuírem os impostos.

(  ) Rômulo Augusto, foi o último imperador romano do ocidente

7 Atividades para sala de aula – O fim do Império romano

O fim do império romano se deu com a tomada de Constantinopla. No vídeo abaixo, você terá uma noção como esse momento mudou a história do planeta

Idade

A partir

Material necessário

  • Caneta
  • Faixas de papel

Passo a passo para a atividade – O fim do Império romano

  1. Separe os grupos em três, e peça que estudem e pesquisem um pouco sobre a tomada de Constantinopla, e o que isso significa para o império romano. Após todos saberem do que se tratava, promova a seguinte dinâmica:
  2. Peça aos alunos de um dos grupos que façam uma lista de qualidades, das quais eles perceberam durante as aulas, as quais tanto Julio Cesar, quanto Maomé ll possuíam, (como exemplo: Corajoso, boa lábia, conquistador, dominador…)  no máximo dez faixas, para não cansar tanto o aluno modelo
  3. O aluno modelo, ficará na frente e o segundo grupo irá pendurando nele, todas as faixas com os dizeres escritos.  A medida que forem colocando, o aluno que recebe as faixas, deverá ir se comportando de tal maneira que está acreditando nos dizeres da faixa sobre ele.
  4. Assim, quando ele receber a faixa de corajoso, ele mostrará os braços apontando os músculos,  quando for dominador, ele estenderá as duas mãos… gesticulando em conformidade aos títulos.
  5. O terceiro grupo deverá ficar observando a atividade desde o inicio, e eles farão a analise critica com respeito ao ocorrido.

O objetivo dessa atividade é fazer os alunos entenderem, que uma pessoa se torna um ícone, por que resolve acreditar em si mesma, em suas habilidades e capacidade de ser alguém além dos limites.

Comente com a turma e chame a atenção deles, para o fato de que esses homens, apesar de desprezarmos as crueldades que algumas vezes praticavam, eles se tornaram conquistadores, por não desistirem diante das dificuldades e ventos contrários na vida. Eles se tornaram grandes conquistadores, provocando mudanças no império romano.

Fim

Gostou das atividades sobre o império romano? esperamos que  te ajude em seu plano de aula ou estudos, para avaliações, Enem e Vestibular dentre outros. Se desejarem ver mais atividades sobre os povos antigos, já postamos outros e continuaremos a trazer mais história, portanto, fique ligado na gente, pois com o Demonstre, você vai longe!

Um grande abraço, e até breve!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.