O helenismo, marcou uma época, que o mundo, por meio de Alexandre o grande, recebeu uma avalanche de costumes, toque de arte e filosofia Grega, as quais misturando-se aos costumes de outros povos conquistados, formou-se uma miscelânea cultural. Isso foi o máximo! Imagine o útil unindo-se ao agradável?

7 Atividades sobre o Helenismo

Pensem bem: Se hoje existe o teatro, os ginásios, as olimpíadas, a democracia, as artes plásticas… Foi por aquela cultura ter se expandido e não morrido, não é mesmo? Então que tal 7 atividades sobre o Helenismo, para gravarmos um pouco mais sobre esse significante período?  Contudo, antes, vamos saber um pouco do ocorrido?

Resumo sobre: Helenismo

O Período Helenístico foi marcado pelo domínio do Império Macedônio sobre a Grécia. Localizados em uma região ao norte da Grécia, eram considerados bárbaros pelos povos gregos.

Liderados por Felipe II conseguiram conquistar toda a Grécia em 338 a.C. marcando o início do período. Felipe morreu em batalha mas seu trono ficou para o filho, Alexandre Magno, que ascendeu ao poder em 336 a.C. Alexandre fora educado pela cultura grega e teve aulas com Aristóteles, o que marcou sua trajetória de conquista dos povos do oriente.

Alexandre Magno, que passou a ser conhecido como Alexandre, o Grande, foi o principal responsável pela cultura helenística que marcou o período. Além de manter os domínios já conquistados pelo pai, rumou em direção ao oriente conquistando novas terras e fazendo do seu império um império extenso. Após a morte de Alexandre, vítima de doença à época, seu império não se sustentou e foi dividido.

Alexandre Magno foi um importante nome do mundo antigo. O domínio macedônio e a expansão de Alexandre, o Grande, marcaram o que chamamos de Período Helenístico, que se estende desde a conquista da Grécia pelos macedônios em 338 a.C. até sua anexação pelos romanos em 146 a.C.

As conquistas de Alexander Magno ( O Grande)

Ao herdar o trono de seu pai, Felipe II, Alexandre procurou manter os domínios já conquistados por Felipe e expandir seu poder. Foi um viajante conquistador que, por onde passou, dominou os povos e tratou de espalhar a cultura grega. Nas sociedades que conquistou estabeleceu a forma de vida grega e sua organização social.

Assim, o período helenístico foi marcado pela mistura: dos povos conquistados do oriente com a cultura grega. Ao construir templos, ágoras e ginásios por onde passaram a cultura grega se expandiu.

O centro desta nova cultura, um misto dos gregos e da cultura oriental, estava localizada no Egito, na cidade de Alexandria, que teve a maior biblioteca do mundo antigo: a biblioteca de Alexandria. No entanto, a cultura helenística continuou existindo, pois se caracteriza por ser o resultado da mistura das culturas gregas e dos povos orientais conquistados por Alexandre.

Foi através dele que a cultura grega se expandiu e se alastrou pelo oriente. Os povos conquistados por Alexandre conviveram com a cultura grega assim como os gregos e macedônios conviveram com a cultura local, formando o que chamamos de helenismo.

Ainda assim, há pesquisadores que afirmam que é preciso ter cuidado: a expansão da cultura grega e a sua apropriação entre as sociedades orientais se deu, especialmente, entre as suas elites, que frequentavam os espaços destinados à difusão da cultura grega.

Foi neste período que a cultura grega, além de se colocar para s sociedades ocidentais através das ideias, se fez presente também na forma física. As esculturas são grandes marcas da cultura helenística: elas representam os corpos humanos e são meticulosamente detalhadas a ponto de representarem corpos em movimento

O império de Alexandre o Grande

O Império de Alexandre era bastante extenso. Ele conseguiu atingir lugares distantes e desejados por muitos: além do Egito, da Mesopotâmia, da Síria e da Pérsia, já conectados pelo mar com os gregos, Alexandre chegou à Índia.

Após um longo período de profusão da cultura helenística, uma fusão de diversas sociedades e culturas – gregos, persas, egípcios – os romanos finalmente conseguiram dominá-los em seu projeto expansionista e acabaram com o antigo Império Macedônico.

(Fonte)

Principais características do Helenismo

  • Marcado pelo domínio do Império Macedônio sobre a Grécia, liderado por Felipe ll
  • Ocorreram as grandes conquistas de Alexandre o Grande, filho de Felipe ll
  • Difusão da cultura grega por todos os povos daquela época
  • Período Helenístico, que se estende desde a conquista da Grécia pelos macedônios em 338 a.C. até sua anexação pelos romanos em 146 a.C.

Curiosidades sobre Alexandre o grande

1. Alexandre, o Grande, foi aluno de ninguém menos que Aristóteles, o ilustre filósofo grego, até a idade de 16 anos.

2 – Ele tinha apenas 20 anos de idade quando foi coroado Rei da Macedônia, evento que ocorreu após a morte de seu pai, Filipe II.

– Alexandre iniciou seu reino eliminando todos os potenciais rivais que poderiam se interpor em seu caminho, incluindo seu primo Amintas IV, filho de Pérdicas III, que se tornou rei titular da Macedônia em 359 a.C., aos seis anos, e foi substituído pelo pai de Alexandre por ser jovem demais.

4 – Ao longo de 15 anos de conquistas, Alexandre, o Grande, jamais perdeu uma batalha sequer.

Alexandre o conquistador lendário (Greece Is)

5 – Ele fundou 70 cidades e, dessas, pelo menos 20 receberam nomes inspirados no de Alexandre — e uma pelo nome que o seu cavalo.

6 – Alexandre costumava lavar seus cabelos com açafrão para manter os fios brilhantes e com tom alaranjado.

7 – Além de cabelos alaranjados, dizem que ele apresentava heterocromia ocular — tendo um olho azul e o outro castanho.

8 – Tinha aparência peculiar (History)

Alexandre e seus títulos

9 – Por conta da extensão de seus domínios, o conquistador foi, simultaneamente, Rei da Macedônia, Faraó do Egito, Rei da Pérsia e também da Ásia.

10 – Depois de derrotar os persas, Alexandre começou a se vestir como eles e inclusive se casou com duas mulheres desse povo.

11 – E, falando em casamento, Alexandre se casou três vezes: com Roxana de Báctria (por amor) e com as princesas persas Estatira II e Parisátide (por razões políticas).

12 – Alexandre não era muito admirado em sua época e era considerado por muitos um tirano bêbado.

13 – Ele uma vez organizou uma competição de bebedeira entre seus soldados que, no final, acabou com 42 sujeitos mortos por embriaguez.

14 – Alexandre, o Grande, tinha verdadeiro pavor de gatos.

15 – Ele morreu no palácio de Nabucodonosor II, na Babilônia, quando tinha apenas 32 anos de idade.

Alexandre após morto foi Adorado e amado 

16 – De acordo com um artigo publicado no New England Journal of Medicine em 1998, Alexandre teria morrido de febre tifoide agravada por uma perfuração intestinal e paralisia ascendente.

17 – Dizem que primeiro seu corpo foi colocado em um sarcófago de ouro com o formato de um corpo humano cheio de mel e, depois, colocado no interior de um caixão também feito de ouro.

Ele recebeu um funeral digno de um rei (Ancient Origins)

18 – Tanto Júlio Cesar, como Marco Antônio e Otaviano fizeram peregrinações até o túmulo do grande conquistador em Alexandria.

19 – Fidel Castro batizou três de seus filhos com nomes inspirados em Alexandre, o Grande: Alexis, Alejandro e Alex.

20 – Em seu testamento, Alexandre declarou que um de seus desejos era que as populações da Ásia e da Europa vivessem em união e amizade, e explicou que isso deveria ser conseguido por meio da miscigenação e da criação de laços familiares entre os povos.

Ele recebeu um funeral digno de um rei (Ancient Origins)

18 – Tanto Júlio Cesar, como Marco Antônio e Otaviano fizeram peregrinações até o túmulo do grande conquistador em Alexandria.

19 – Fidel Castro batizou três de seus filhos com nomes inspirados em Alexandre, o Grande: Alexis, Alejandro e Alex.

20 – Em seu testamento, Alexandre declarou que um de seus desejos era que as populações da Ásia e da Europa vivessem em união e amizade, e explicou que isso deveria ser conseguido por meio da miscigenação e da criação de laços familiares entre os povos.( fonte)

7 Atividades para sala de aula – O Helenismo

As atividades abaixo ajudará a garotada gravar dados importantes sobre essa importante época. Então, vamos com mãos à obra?

1 -Atividade para sala de aula: Complete com o nome correto – O Helenismo

Ao completar os espaços abaixo, conseguirá memorizar melhor, nomes e dados ligados ao Helenismo, então vamos à ação!

Idade:

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Folha com as atividades
  • Caneta

Passo a passo para a atividade: complete com o nome correto – O Helenismo

Vamos descobrir qual palavra preenche os espaços abaixo, tornando as frases verídicas?

  1. Imprima as folhas com os exercícios e espalhe pela turma
  2. Deixe que respondam, e depois corrija com eles
  3. Os textos deverão ser completados com um dos nomes sugeridos logo abaixo

a)……………………. foi o principal responsável pela cultura helenística. Além de manter os domínios já conquistados pelo pai, rumou em direção ao oriente conquistando novas terras e fazendo do seu império um império extenso.

 (Alexandre o Grande – Aristóteles- Felipe l)

 

b) O Período Helenístico, que se estende desde a conquista da ………….. pelos …………………. em 338 a.C. até sua anexação pelos …………………….em 146 a.C.

(Romanos – Grécia- Capadócia- Roma – Coreia- anglicanos – macedônios)

 

c) Assim, o período helenístico foi marcado pela mistura: dos povos conquistados do oriente com a cultura ………….. Ao construir templos, ágoras e ginásios por onde passaram a cultura ……………..se expandiu.

( Grega –  espartana- grega, japonesa, ateniense)

 

d) O centro desta nova cultura, um misto dos gregos e da cultura oriental, estava localizada no Egito, na cidade de ……………, que teve a maior biblioteca do mundo antigo: a biblioteca de ……………………

(Magnólia – Laodiceia- Alexandria – Polianópolis )

O Helenismo foi um período em que a cultura grega se expandiu no planeta, misturando-se à outras culturas e diversificando hábitos e costumes que subsistem até os dias de hoje.

2 -Atividade para sala de aula : Marque a resposta certa – o Helenismo

Essa é uma boa forma para memorizar e a tentativa de encontrar a resposta certa para cada lugar

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Folha de atividades
  • Caneta

Passo a passo para a atividade sobre o helenismo: Marque a resposta certa

  1. Imprima as folhas com os exercícios e espalhe pela turma
  2. Deixe que respondam, e depois corrija com eles
  3. Nessa atividade deverão marcar com um x a reposta certa

 

  1. O pai de Alexandre Magno (ou Alexandre o grande) era:

( ) Don Juan V

( ) Felipe ll

( ) Ptolemean

( ) Felipe l

2.Alexandre o Grande morreu quando

( ) Caiu do cavalo aos 14 anos

( ) Sofreu enfarto aos 85 anos

( ) Levou uma frechada de um soldado Persa

( ) Aos 33 anos de uma doença

3.Alexandre viajou conquistando os povos e espalhou uma cultura. Que tipo de cultura era essa?

( ) Cultura Persa

( ) Babilônica

(  ) Grega

( ) Egípcia

4.A maior biblioteca do mundo antigo foi estabelecida em:

( ) Petrópolis

( ) Alexandria

(  ) Guiana Francesa

( ) Atenas

5. O helenismo tem esse nome por quê?

( ) Os povos conquistados por Alexandre receberam e conviveram com a cultura grega assim como os gregos e macedônios conviveram com a cultura local.

( ) Alexandre capturou  Helena e colocou o nome de sua conquista Helenismo

( ) Alexandre fundou uma cidade e colocou o nome de  Helena

3 -Atividade para sala de aula: Construção textual:  o Helenismo

As coisas não acontecem por acaso, tudo o que existe é resultado de algo que foi pensado antes. Alexandre espalhou a cultura grega, de tal forma que os povos daquele tempo foram impactados com essa cultura. Embora ela se miscigenasse com outras culturas, legados importantes permaneceram.

As estatuas produzidas, era um tipo de arte, que apontava para o que aquela cultura defendia. Como eram essas estatuas?

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Folha
  • Caderno
  • Caneta
  • Internet

Passo a passo para a atividade sobre o helenismo

  1. Peça aos alunos, que façam uma pesquisa, sobre a importância das estátuas na cultura Helenística
  2. Com as próprias palavras, peça que eles elaborem uma pequena construção textual, dizendo: por que elas são grandes marcas da cultura helenística, e a quem representam.
  3. Se for possível, salve imagens de algumas dessas estatuas para mostrá-las aos alunos.
  4. Compartilhe com os colegas as informações e leiam os textos uns dos outros.

As marcas da cultura grega se espalharam pelo mundo, ganhando novas versões e sentidos.

4 -Atividade para sala de aula: Ágora, um lugar de decisão-  o Helenismo

Ágora era muito importante na antiga Grécia e para a cultura helenística, vocês sabem o que era Ágora e para que ele servia? Vamos descobrir?

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Folha
  • Caneta
  • Internet

Passo a passo para a atividade sobre o helenismo: Ágora, um lugar de decisão

  1. Pesquisem sobre o Ágora, e por qual motivo outros povos aderiram essa ideia em suas terras
  2. Façam uma reunião no pátio da escola e permita que alguns alunos falem sobre os possíveis problemas que estejam enfrentando com relação à estrutura de onde estudam.
  3. Se possível apresentem duas ou três soluções para o problema e peçam aos alunos que votem naquela que pareça mais viável.
  4. Apure qual a proposta solução teve mais voto, e apresente à direção da escola.
  5. Estamos vivenciando a democracia!

Os gregos se reuniam no Ágora para buscarem soluções para algum tipo de problema que surgiam em suas cidades. Com o helenismo, esse tipo de atitude se expandiu, sendo adotado também em outros lugares.

5-Atividade para sala de aula sobre: Exposição de artes-  o Helenismo

Já sabemos que as artes eram um dos pontos fortes da antiguidade, e graças a sua valorização, hoje temos noção de como ocorriam as batalhas, e a forma como o povo daquele tempo vivia. Então vamos fazer nossa exploração?

Idade

A partir de 10 anos

Material necessário

  • Internet
  • Impressora

Passo a passo para a atividade : Exposição de artes sobre o helenismo

  1. Peça aos alunos que busquem e imprimam imagens, que falem da conquista de Alexandre o Grande
  2. Se desejarem poderão colocá-las em molduras ou em cartazes
  3. Em grupos ou de forma individual, explique aos visitantes algo concernente as imagens apresentadas
  4. Se preferirem, façam uma apresentação usando slide.

Embora tenha morrido com apenas 33 anos, Alexandre deixou seu nome na história, como um grande conquistador.

6 -Atividade para sala de aula: sorteio – O Helenismo

Perguntas e respostas, ajudam a memorizar a história

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Papel
  • Caneta

Passo a passo para a atividade: Sorteio- sobre o helenismo

  1. Escreva diversas perguntas relacionadas ao helenismo em tiras de papel (alguns exemplos de perguntas, logo abaixo)
  2. Recorte as perguntas e dobre os papeis
  3. Você poderá selecionar alguns alunos para sorteá-los, ou realizá-lo com toda turma
  4. Realize o sorteio e anote os alunos que responderem certo.
  5. Anote as perguntas que não conseguirem responder, busque as respostas e explique-as para a turma.

Modelo de pergunta ( Você pode criar outras)

a) A conquista das cidades-Estados gregas pelo Império Macedônico, iniciando o período helenístico, ocorreu após uma guerra interna entre os gregos ter fragilizado sua defesa. Como ficou conhecida essa  guerra ?    ( Resposta: Peloponeso)

Para alguns, ser pego de surpresa é o máximo, para outros, é a causa de uma tremenda ansiedade. Seja como for, essa é uma forma de estimular os alunos a estudarem, não apenas para terem condições de responder as perguntas, mas para memorizarem melhor os fatos históricos.

7 -Atividade para sala de aula: Imitando Alexandre o Grande -Discurso –  O Helenismo

Já pensou que lábia ou poder de persuasão tinha Alexandre o Grande? Para conquistar tantos povos assim, ele precisava dominar o exército que o acompanhava (Na verdade deveriam ser ótimos.) Como será que ele conseguia que seus soldados obedecessem?  Vamos tentar imitar sua ousadia?

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário:

  • Apenas a vós e a criatividade

Passo a passo para a atividade: Imitando Alexandre o Grande -Discurso o helenismo

  1. Os alunos poderão eleger alguns colegas mais eloquentes, 3 ou 4 para disputarem
  2. Os escolhidos, inspirando-se nas conquistas de Alexandre, deverão elaborar, cada um seu discurso, dirigido aos seus soldados antes das batalhas.
  3. O professor deverá dar oportunidade para cada um dos candidatos exporem seus discursos.
  4. A turma irá votar naquele que foi mais convincente e capaz de fazer os soldados acompanhá-lo.

Um grande líder, seja ele tirano ou humano, sempre vence não por sua força física, mas, por sua força de persuasão!

Fim

Que tal as atividades sobre o helenismo? Se você gostou e quer conhecer mais, nós temos aqui. Acesse outros trabalhos e fique conectado, pois estamos procurando trazer para vocês, subsídios que possam ajudá-lo nas tarefas escolares, e quem sabe ajudar a conquistar algo mais?

Um grande abraço e até breve!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.