Legado romano, poderá ser definido como o “modus vivendi ” de grande parte dos moradores de nosso incrível planeta! Ele está presente em quase tudo em você esbarra. Quando  vai ao super mercado; ao requerer seu Direito de consumidor; quando inicia sua alfabetização; nos direitos de entrar e sair de sua casa e fechar a porta para que outros não entrem…

7 Atividades para sala de aula – O legado Romano

O Legado romano portanto,  se faz presente nos diversos aspectos de nossa vida atual, incluindo literatura, Direito, alfabeto, conhecimento das artes… Existe muita herança romana em nosso dia a dia tão ampla, que nem dá para mostrar tudo! No entanto, para termos uma noção, preparamos aqui, um belo resumo, e atividades bem interessantes para você guardar um pouco do assunto, vamos lá?

Resumo sobre o legado Romano

Mesmo com o passar do tempo, muito do legado deixado pela Roma Antiga permaneceu vivo devido à absorção por parte dos povos conquistadores, especialmente, os germânicos formados na Idade Média com a invasão bárbara dos séculos IV e V.

A expansão desse conhecimento, ainda, atravessou oceanos com as grandes navegações, chegando aos continentes americano, africano e asiático. O legado romano, hoje, influencia aspectos importantes da cultura ocidental, com destaque para o Direito e Linguística.

Qual foi o Legado Romano para a humanidade?

Alfabeto e números romanos

A importante contribuição da Roma Antiga começa por algo básico: o alfabeto. Até hoje, civilizações ocidentais têm o alfabeto romano como base, mesmo em países cuja língua não tem matriz latina, a exemplo do alemão.

O sistema numérico romano, ou os algarismos, também foram criados na Roma Antiga. Mesmo que seu uso atual seja restrito às referências seculares ou documentos oficiais, os algarismos romanos são ensinados na escola.

Para efeitos de conhecimento, o sistema de numeração romana é composto por sete letras maiúsculas do alfabeto latino: I, V, X, L, C, D e M.

Direito

Os romanos foram responsáveis pela criação de leis que, mais tarde, originaram os Códigos Jurídicos. A ação foi necessária para a administração e ordenamento das cidades

componentes do Império.

Os Códigos, então, constituíram o Direito Romano que, por sua vez, era dividido em três categorias:O Direito Público, com leis aplicadas aos cidadãos romanos, o Direito Estrangeiro, cujas  leis eram  aplicadas aos estrangeiros e o Direito Privado: leis aplicadas às famílias.

O Direito Público, inclusive, deu origem ao Código Civil, largamente utilizado pelas sociedades ocidentais contemporâneas. As contribuições não param por aí. Expressões adotadas na legislação têm origem no Direito Romano.

Já viu que, todas elas, são escritas em latim? Está aí, a razão! Por isso, saiba que palavras como habeas corpus, stricto sensu habeas data, juris tantum e vacatio legis são parte do legado romano para o Direito.

Arquitetura e Engenharia

Já parou para analisar a grandiosidade do Coliseu Romano? Ou dos vários monumentos espalhados pelos centros históricos italianos? A habilidade em construir palácios, templos, anfiteatros, prédios públicos, estádios, estradas e, até mesmo, aquedutos era tão grande que muitas dessas construções seguem de pé até hoje.

Voltando às estradas, o tamanho do Império Romano justifica tal desenvoltura.

Era preciso um sistema de comunicação terrestre eficiente que ligasse todas as cidades que compunham o território ocupado.

Mesmo que aprimoradas, as técnicas de engenharia e arquitetura usadas naquela época ainda influenciam os construtores contemporâneos. Basta dar uma olhada em quantos prédios são inspirados nas obras da da Roma Antiga.

Línguas

O idioma oficial da Roma Antiga era o latim, tanto para escrita quanto para a fala. Com a queda do Império Romano e a invasão dos povos germânicos, outras línguas foram originadas a partir do latim.

São exemplos o francês, português, espanhol, italiano e romeno, chamadas de línguas neolatinas ou românicas. Ah, sabe onde mais o latim está presente? Em nomes científicos? Já reparou em expressões como homo sapiens ou Apis mellifera scutellata?

Pois bem, o seu uso para denominar espécies de plantas e animais foi escolhido como forma de regulação de nomenclaturas.

Artes Plásticas

Mesmo quem nunca pisou o pé na Itália conhece quantas esculturas representando o corpo humano estão espalhadas por praças, museus e monumentos. Essas obras são influência de outra era muito importante para a contemporaneidade, a Grécia Antiga.

A reprodução do corpo humano, buscando retratar elementos naturais de forma realística está presente em pinturas e esculturas. Durante a Idade Média, as artes plásticas foram, levemente, esquecidas mas, voltaram à tona com o Renascimento para ser preservado por escolas artísticas posteriores ( fonte ).

Calendário

O calendário, tal como conhecemos hoje, com 365 dias distribuídos entre 12 meses é uma herança da Roma Antiga. A invenção é de autoria do Imperador Julio Cesar. Os nomes dos meses, também, são dessa época.

Principais características do legado Romano

Eles influenciaram a organização social e moral das mais diversas civilizações. Origem de diversos legados que influenciam o nosso dia a dia como:

O TEATRO ROMANO
  • O drama
  • A democracia
  • A comédia
  • O Direito
  • Os algarismos romanos
  • O calendário de 365 dias , dentre outros.

7 Atividades para sala de aula – O legado Romano

Temos agora 7 atividades que o ajudarão a memorizar mais dados sobre esse legado

1 Atividades para sala de aula – Teatro: Lei louca – O legado Romano

O drama, a democracia, a comédia, foram legados que a civilização perdida de Roma deixou para nós. Vamos aproveitar e mostrar nosso talento também?

O legado romano- teatro

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Roteiro
  • Trajes específicos

Passo a passo para a atividade- Teatro lei-louca – O legado romano

  1. Separe a turma em grupos
  2. Tenha um corpo de jurados de 3 a 7  pessoas
  3. Cada grupo deverá criar uma peça ensaiar e apresentar uma peça teatral, uma comédia, na qual uma lei muito louca tenha sido criada ( inventem essa lei). Na peça deve conter a reação do povo, dos advogados e dos juízes
  4. Podem participar de 3 a 5 grupos ( peças curtas de até 25 minutos no máximo)
  5. Ganha o concurso  quem elaborar a melhor peça teatral.

Os alunos irão amar

2 Atividades para sala de aula – Quebra cabeça romano – legado romanos

Acredita que existem até adultos que passam pela escola, mas encontram dificuldades, em reconhecer o valor dos algarismos romanos? Pois bem, isso é verdade, mas para dar uma forcinha para nossa memória, veja que interessante essa atividade!

o legado romano

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Folha com quebra cabeça impresso
  • Tesoura
  • Cartolina
  • Cola

Passo a passo para a atividade- Quebra cabeça romano

  1. Imprima a folha abaixo em papel cartão ou folha comum e depois use cartolina para reforçar. Se a imagem não estiver clara, acesse a fonte e imprima de lá Quebra-cabeça
  2. Recorte as peças
  3. Procure os números que correspondem às letras e monte
  4. veja o que a imagem irá formar

Fonte: Quebra cabeça

Diversão e aprendizado juntos!

3 Atividades para sala de aula – visita ao museu – Legado romano

Os museus existem para expor a história para todos. Visitá-los é buscar conhecimento.

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Recursos para visitas ao museu

Passo a passo para a atividade – Visita ao museu – Legado romano

  1. Prepare a turma lendo com elas antes de tudo sobre a cultura romana
  2. Vocês poderão visitar a qualquer museu, pois sempre onde existe arte no ocidente, haverá alguma obra que lembre os romanos. Uma prova disso são museus e igrejas católicas onde obras de arte surpreendentes são expostas
  3. Peça aos alunos que façam um resumo, de tudo o que viram no museu.

O contato com as artes enriquece a criatividade.

4 Atividades para sala de aula – Arquitetando – Legado romano

Para todos os lados a beleza e a lembrança da arquitetura que se originou em Roma é mais e mais desenvolvida.

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Papel
  • Lápis

Passo a passo para a atividade: Arquitetando – Legado romano

  1. Peça aos alunos que desenhem modelos de casas, prédios, monumentos, ou o que quiserem no que diz respeito a edificações.
  2. Façam na sala uma exposição com os desenhos feitos
  3. Observe quem possui talento, e estimule os alunos

Grandes monumentos e criações foram feitas por homens que marcaram a história

5 Atividades para sala de aula – Resenha crítica- O legado Romano

Constantino foi um imperador responsável por um legado de suma importância para a humanidade: O cristianismo.

Embora Constantino segundo a história tenha tido seus altos e baixos, ele foi importante para que o Cristianismo se espalhasse pelo mundo

Idade

A partir de 14 anos

Material necessário

  • Caderno
  • Caneta

Passo a passo para a atividade: Resenha crítica- O legado Romano

  • Peça aos alunos para assistirem o vídeo acima
  • Eles poderão elaborar uma resenha crítica
  • Destaque nela os seguintes pontos:  A conversão de Constantino, suas vitórias e  seu desvio e crueldade
  • A resenha crítica é para expressar o entendimento do aluno quanto ao documentário, mas, procurem respeitar a crença e pensamento do colega, tentem tratar o assunto dentro de uma analise neutra e como fato histórico e manter a paz, não provocando brigas ou discussões desnecessárias.

Respeite a crença do colega e tente não  ofender a fé alheia. Estamos aprendendo com fatos históricos.

6 Atividades para sala de aula – Descubra se puder – Legado romano

Para quem gosta de desafio, vamos aproveitar, e descobrir  quais  palavras completam as frases.

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

Passo a passo para a atividade: Descubra se puder

Complete os tracinhos com as palavras certas

1-O idioma oficial da Roma Antiga era ………, tanto para escrita quanto para a fala. Com a queda do Império Romano e a invasão dos povos ……………. , outras línguas foram originadas a partir do latim.

( ) Romano, ingleses

( ) Grego, Germânicos

( )   Latim,  germânicos

2- O francês, português, espanhol, italiano e romeno, são chamadas de línguas ……………….ou…………………..

(  ) Orientais ou Germânicas

( ) Persas ou Arábicas

(  ) neolatinas ou românicas.

3 – O latim está presente em nomes científicos, neles  temos expressões como:

( ) Carandiru e andiroba

(  ) homo sapiens ou Apis mellifera scutellata?

( ) Chicória e cupuaçú

Pois bem, o seu uso para denominar espécies de plantas e animais foi escolhido como forma de regulação de nomenclaturas.

7 Atividades para sala de aula – Construção textual- Legado romano

Dos legados que  apresentamos aqui, qual deles faz mais sentido para você? Vamos escrever?

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Papel
  • Caneta

Passo a passo para a atividade : Construção textual- Legado romano

  1.  Peça para os alunos escolherem um dos legados romanos que mais lhe atraíram, e construírem um texto falando sobre o assunto.
  2. Os textos deverão ser escritos com liberdade para manifestarem a opinião, por um ou mais desses legados

Se  estamos aqui terminando o trabalho, escrevendo de forma que possamos nos comunicar, não dá para escapar! Foi um dos legados romanos que nos permitiu escrever e ler.

Fim

Esperamos que as atividades com o legado romano, venha contribuir para que seu desempenho seja cada dia melhor, no trabalho, na escola. Afinal de contas, nosso prazer e sempre estar na tentativa de trazer-lhe algo útil! Se quer conhecer outros trabalhos como esse, já existem alguns postados, e outros que virão! Fique conosco!

Abraço e até breve!

Vamos desenhar o nosso corpo para o verão? Super campanha para quem quer emagrecer por um preço digno de verão: 47,00 REAIS! Clique aqui! COMPRE AGORA: EBOOK + 6 BÔNUS + LISTA VIP do ZAP + LISTA VIP do FACE

A Dieta é composta por um e-book com instruções de reeducação alimentar, 6 bônus e uma Lista Vip de Transmissão no WhatsApp onde as meninas recebem dicas e instruções para seguir a dieta e Grupo VIP de Membros no Facebook onde são postadas as dúvidas, refeições e elas são motivadas, tudo isso para as meninas que comprarem.

O produto foi exatamente pensado em pessoas que não possuem muito tempo, estão insatisfeitas com o peso atual e desejam uma forma objetiva e pratica de seguirem uma reeducação alimentar para emagrecerem de forma saudável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.