Olá pessoal, estamos aqui para mais uma galeria incrível de Atividades diagnósticas de Sondagem para Alfabetização para professores.

9 Atividades diagnósticas de Sondagem para Alfabetização

Olá pessoal, o Demonstre vai falar sobre sondagem diagnóstica para Alfabetização. A sondagem é uma importante ferramenta de identificação do nível de rendimento e o nível de habilidade ou conhecimento apreendido pelos alunos.

A sondagem deve ser realizada como instrumento de diagnóstico idealmente no início, no meio e no final do ano letivo. No início do ano, a sondagem diagnóstica, ela permite ao professor saber qual é o nível dos alunos antes de ele iniciar o conteúdo de fato.

Através da sondagem o professor saberá as deficiências que cada aluno possui. Dessa forma, ele poderá adaptar o planejamento já existente para a disciplina à turma, lógico que dentro das limitações e flexibilidade existente. Também é um ponto de partida para pensar nas intervenções que podem ser feitas para desenvolver os alunos que esão mais atrasados. É uma ferramenta imprescindível para garantir o bom desenvolvimento e aprendizado dos alunos ao longo do ano letivo.

Esse é o mês da consciência negra no Brasil. Você conhece as leis que se relacionam com a história dos negros no Brasil?

E aí, você acha que a pedagogia de Paulo Freire é Marxista? Veja isto!

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

Confira também as entrevistas que estamos realizando no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

 

Categorias das 9 Atividades diagnósticas de Sondagem para Alfabetização

Na alfabetização é necessário a realização da sondagem durante o ano escolar, como em qualquer outro ano escolar. Cada aluno possui seu próprio ritmo de aprendizado e sondagem identifica em que nível cada um se encontra. As atividades propostas por esse post trabalham diferentes habilidades e aptidões dos alunos.

A sondagem diagnóstica na alfabetização tem a função de dizer em que nível a habilidade de escrita dos alunos se encontra. E ela dar essa informação em forma de categorias: Pré silábico, silábico sem valor, silábico com valor, silábico-alfabética e alfabética. Se o aluno ainda não associa o que é falado à escrita, mesmo que ela diferencie as letras de desenhos ela é categorizada como pré silábico.

Quando a criança consegue perceber que é possível representar os fonemas na forma escrita, mas seu conhecimento do alfabeto é muito limitado e ela utiliza letras que não representam necessariamente o seu respectivo som, ela é categorizada como silábica sem valor (sonoro). Se ela possui um conhecimento mais vasto do alfabeto, tenta escrever de acordo com o som, mas ainda escreve palavras utilizando uma letra só ou palavras com letras a mais, ela é categorizada como silábica com valor (sonoro).

Se o aluno alterna entre representar uma sílaba como uma letra e conseguir representar cada fonema, ele é encaixado na categoria silábico-alfabética. E quando a criança consegue relacionar cada fonema a uma letra, mesmo que escreva com erros, ela é considerada na categoria alfabética.

Galerias das 9 Atividades diagnósticas de Sondagem para Alfabetização

Por esse motivo o Demonstre escolheu 9 atividades de sondagem diagnósticas para vocês! A ideia é submeter o aluno a desenhos e perguntas do seu cotidiano e deixá-lo expressar livremente. Todas as atividades têm as categorias para o professor já na avaliação categorizar a sondagem.

Para um conhecimento mais aprofundado você pode ler o texto da Nova escola.

Vamos as 9 Atividades diagnósticas de Sondagem para Alfabetização?

FIM

Bom pessoal, muito obrigado por acompanhar o post até aqui.

Encontrei essas atividades na fanpage Educação e Transformação. Confira lá e tudo de bom para vocês!

Também não deixe de seguir a nossa fanpage!

Obs: Se por algum motivo você for o dono desse material e não estiver de acordo com essa postagem, por favor entre em contato que retirarei imediatamente esse material do blog. Nosso objetivo aqui é compartilhar boas ideias produzidas por professores na rede social facebook.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.