9 tipos de vegetação

0
938
9 tipos de vegetação 13

Você conhece os tipos de vegetação brasileiros? Por todo o território nacional, é possível encontrar diferentes tipos de vegetação. Vegetação é tudo o que se refere a vida vegetal de uma região, as características de solo, de flora e de espécies que aquela superfície é capaz de suportar.  

Tipos de vegetação brasileiras para sala de aula

O estudo das características de cada tipo de vegetação é feita pela Geografia. Este estudo possibilita não só a sobrevivência de cada região, como também a melhor forma de manutenção desta natureza 

Definições de tipos de vegetação 

Hoje, vamos nos ater principalmente as vegetações presentes em nosso país e mais completamente, em partes da américa do sul.  

Possuímos no Brasil o total de nove tipos de vegetação, são elas: mata de cocais, mangues, pantanal, cerrado, caatinga, campos sulinos, mata atlântica, floresta amazônica e mata araucária.  

Tipos de vegetação: Mata dos cocais 

Mata dos cocais ou zona dos cocais se refere a um inter-espaço entre a floresta Amazônica, o cerrado e a caatinga.  

Está situada em os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Pará e Tocantins. Seu ápice de desenvolvimento aconteceu durante a ditadura militar (1964-1984). O principal motivo para este aumento foi o aumento da manufatura. 

Desenvolvimento da indústria da química, a metalúrgica, a siderúrgica, o mercado de mineração e da madeira, além de construções histórias, como o mercado Ver-o-peso.  

A mata dos cocais é uma zona de relevo, entremeadas por planícies, depressões e planaltos. Constitui e abriga as reservas ecológicas de Tapirapé e Gurupi.  

É também, produtora de babaçu, carnaúba, oiticica, açaí, palmeiras e arbustos nativos.  

Tipos de vegetação: Mangues 

Ecossistema costeiro de transição entre o marinho e o terrestre, está é a definição de Mangue. É uma região úmida, proveniente da instalação de substratos residuais devido a ação das marés de agua salgada ou no mínimo, salobras.  

O solo do mangue é, portanto, úmido, salgado e lodoso, muito pobre em oxigênio, porém rico em nutrientes. Este tipo de solo é o habitat ideal para crustáceos, e vegetais halófilos.  

A pesca de crustáceos é fonte de renda para diversas famílias. Este ecossistema complexo e fértil está presente em toda a extensão de costa do território brasileiro.  

Tipos de vegetação: Pantanal 

O pantanal é um bioma constituído por uma savana estépica alagada. Com uma altitude média de 100 metros, ele ocupa cerca de 250 mil metros quadrados de extensão.  

Considerada Patrimônio Natural Mundial, o Pantanal está presente em três países que são o Brasil, a Bolívia e o Paraguai.  

Por possuir um terreno plano, e lentidão de drenagem do solo, a região fica extremamente alagada. Mesmo assim, é o habitat do peixe linguado, do peixe dourado e do pacu.  

Tipos de vegetação: Cerrado 

O cerrado é um bioma que pode ser descrito como uma savana, uma província florística ou um domínio morfoclimático dependendo do geógrafo.  Esse impasse de sá pelo fato do cerrado possuir diversas variações fisionômicas. 

É o segundo maior domínio brasileiro e possuí cerca de 1,5 de km² tendo uma biodiversidade muito extensa porem, menor do que a mata atlântica.  

Sua vegetação é geralmente composta por gramíneas, arbustos e árvores esparsas que possuem longas raízes e caules retorcidos para facilitar a absorção de água.  

O pantanal possuí clima tropical sazonal com inverno seco e também, um relevo acidentado com poucas partes realmente planas.  

Pode-se encontrar a vegetação de cerrado nos estados de Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso Do Sul, Piauí e Distrito Federal.  

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

O grande sonho da maior parte dos docentes é passar em um concurso, e sem dúvidas a maior dificuldade está em entender a prova e aprender a estudar para o certame. Por isso, sendo eu concursado e tendo passado por isso, quero indicar um curso que realmente faz a diferença:

Centro do ConcurseiroClique aqui para fazer o curso do Pietro Frazon e conquiste sua vaga.

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminha o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Tipos de vegetação: Caatinga 

Exclusivamente brasileira, a caatinga é um patrimônio biológico. Nos períodos secos sua paisagem torna-se característica parecendo totalmente esbranquiçada.  

Seu terreno predominantemente em relevo, ocupa cerca de 850 mil km² sendo subdividido entre sertão e agreste.  

Possui plantas típicas que se adaptam ao clima quente e seco da caatinga, tais como o cacto, umbuzeiro, a palma e o cajuzeiro.  

Tipos de vegetação: Campos Sulinos 

Os campos sulinos são conhecidos como a região dos pampas do sul do Brasil. É uma região de grande predominância natural e pastoril. Subdivide-se ainda com a mata Atlântica.  

Sua vegetação é composta por gramíneas, plantas rasteiras, árvores e arbustos, possuindo um solo fértil e propício a agropecuária. É característico o clima temperado subtropical com verões quentes e invernos rigorosos.  

Tipos de vegetação: Mata Atlântica 

Bioma de floresta tropical, a mata atlântica é ocupada por humanos há quase 10.000 anos. Da floresta original restam apenas 20% de sua estrutura.  

É composta por uma formação vegeta l heterogênea com campos abertos e regiões montanhosas.  

É a mais rica em biodiversidade e está presente no Brasil, na Argentina e no Paraguai. 

Tipos de vegetação: Floresta Amazônica 

Conhecida como pulmão do mundo a floresta amazônica está entre as maiores florestas do mundo, ocupando 5.500 km². 

Seu clima equatoriano oferece altas temperaturas e fortes chuvas, apesar disso, seu solo é bastante pobre de nutrientes, mas rico em matéria orgânica.  

A densidade e a altura das árvores, não permite que haja vegetação rasteira nesse bioma.  

Tipos de vegetação: Mata Araucária 

A mata araucária é conhecida também como floresta ombrófila ou araucaieto, possui uma grande extensão chegando a 216.000 km².  

Seu ecossistema possui grande quantidade de chuva o ano todo, caracterizando seu clima como subtropical, mas com estações bem definidas é uma ecorregião pertencente a Mata Atlântica.  

Seu terreno é em declive, com solo fértil e localizada nos estados do Paraná e de Santa Catarina.  

Vídeo para assimilação do conteúdo: Vegetação

Para que o conteúdo possa ser fixado de maneira mais abrangente, dividimos com os vocês um vídeo sobre vegetação.

Tipos de vegetação: Exercícios de fixação

1- O Brasil, devido sua localização e grande extensão territorial, abriga diversos tipos de cobertura vegetal, sendo que cada Região brasileira apresenta um bioma predominante. Nesse sentido, relacione o estado ou região ao tipo de vegetação predominante.

2- Vegetação típica de regiões costeiras, sendo uma área de encontro das águas do mar com as águas doces dos rios. A principal espécie encontrada nesse bioma é o caranguejo. Essas características são do:

a) Cerrado

b) Mata de Cocais

c) Mangue

d) Caatinga

e) Pantanal

3- O texto abaixo refere-se à qual formação vegetal?
“De origem bastante discutida, essa formação é característica das áreas onde o clima apresenta duas estações bem marcadas: uma seca e outra chuvosa, como no Planalto Central. Ela apresenta 2 estratos nítidos: uma arbóreo-arbustivo, onde as espécies tortuosas têm os caules geralmente revestidos de casca espessa, e outro herbáceo, geralmente dispostos em tufos”.

a) Floresta tropical

b) Caatinga

c) Formação do Pantanal

d) Mata semiúmida

e) Cerrado

4- O Brasil, em razão de sua grande extensão territorial, possui diversos tipos de vegetação, apresentando um complexo mostruário das principais paisagens e ecologias do planeta. Cite os principais biomas existentes no território brasileiro.

5- De acordo com o texto e os seus conhecimentos, aponte as principais características dos seguintes biomas brasileiros:

a) Caatinga

b) Cerrado

c) Pantanal

d) Mata Atlântica

e) Floresta Amazônica

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here