Você conhece os tipos de vegetação brasileiros? Por todo o território nacional, é possível encontrar diferentes tipos de vegetação. Vegetação é tudo o que se refere a vida vegetal de uma região, as características de solo, de flora e de espécies que aquela superfície é capaz de suportar.  

Tipos de vegetação brasileiras para sala de aula

O estudo das características de cada tipo de vegetação é feita pela Geografia. Este estudo possibilita não só a sobrevivência de cada região, como também a melhor forma de manutenção desta natureza 

Definições de tipos de vegetação 

Hoje, vamos nos ater principalmente as vegetações presentes em nosso país e mais completamente, em partes da américa do sul.  

Possuímos no Brasil o total de nove tipos de vegetação, são elas: mata de cocais, mangues, pantanal, cerrado, caatinga, campos sulinos, mata atlântica, floresta amazônica e mata araucária.  

Tipos de vegetação: Mata dos cocais 

Mata dos cocais ou zona dos cocais se refere a um inter-espaço entre a floresta Amazônica, o cerrado e a caatinga.  

Está situada em os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Pará e Tocantins. Seu ápice de desenvolvimento aconteceu durante a ditadura militar (1964-1984). O principal motivo para este aumento foi o aumento da manufatura. 

Desenvolvimento da indústria da química, a metalúrgica, a siderúrgica, o mercado de mineração e da madeira, além de construções histórias, como o mercado Ver-o-peso.  

A mata dos cocais é uma zona de relevo, entremeadas por planícies, depressões e planaltos. Constitui e abriga as reservas ecológicas de Tapirapé e Gurupi.  

É também, produtora de babaçu, carnaúba, oiticica, açaí, palmeiras e arbustos nativos.  

Tipos de vegetação: Mangues 

Ecossistema costeiro de transição entre o marinho e o terrestre, está é a definição de Mangue. É uma região úmida, proveniente da instalação de substratos residuais devido a ação das marés de agua salgada ou no mínimo, salobras.  

O solo do mangue é, portanto, úmido, salgado e lodoso, muito pobre em oxigênio, porém rico em nutrientes. Este tipo de solo é o habitat ideal para crustáceos, e vegetais halófilos.  

A pesca de crustáceos é fonte de renda para diversas famílias. Este ecossistema complexo e fértil está presente em toda a extensão de costa do território brasileiro.  

Tipos de vegetação: Pantanal 

O pantanal é um bioma constituído por uma savana estépica alagada. Com uma altitude média de 100 metros, ele ocupa cerca de 250 mil metros quadrados de extensão.  

Considerada Patrimônio Natural Mundial, o Pantanal está presente em três países que são o Brasil, a Bolívia e o Paraguai.  

Por possuir um terreno plano, e lentidão de drenagem do solo, a região fica extremamente alagada. Mesmo assim, é o habitat do peixe linguado, do peixe dourado e do pacu.  

Tipos de vegetação: Cerrado 

O cerrado é um bioma que pode ser descrito como uma savana, uma província florística ou um domínio morfoclimático dependendo do geógrafo.  Esse impasse de sá pelo fato do cerrado possuir diversas variações fisionômicas. 

É o segundo maior domínio brasileiro e possuí cerca de 1,5 de km² tendo uma biodiversidade muito extensa porem, menor do que a mata atlântica.  

Sua vegetação é geralmente composta por gramíneas, arbustos e árvores esparsas que possuem longas raízes e caules retorcidos para facilitar a absorção de água.  

O pantanal possuí clima tropical sazonal com inverno seco e também, um relevo acidentado com poucas partes realmente planas.  

Pode-se encontrar a vegetação de cerrado nos estados de Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso Do Sul, Piauí e Distrito Federal.  

Tipos de vegetação: Caatinga 

Exclusivamente brasileira, a caatinga é um patrimônio biológico. Nos períodos secos sua paisagem torna-se característica parecendo totalmente esbranquiçada.  

Seu terreno predominantemente em relevo, ocupa cerca de 850 mil km² sendo subdividido entre sertão e agreste.  

Possui plantas típicas que se adaptam ao clima quente e seco da caatinga, tais como o cacto, umbuzeiro, a palma e o cajuzeiro.  

Tipos de vegetação: Campos Sulinos 

Os campos sulinos são conhecidos como a região dos pampas do sul do Brasil. É uma região de grande predominância natural e pastoril. Subdivide-se ainda com a mata Atlântica.  

Sua vegetação é composta por gramíneas, plantas rasteiras, árvores e arbustos, possuindo um solo fértil e propício a agropecuária. É característico o clima temperado subtropical com verões quentes e invernos rigorosos.  

Tipos de vegetação: Mata Atlântica 

Bioma de floresta tropical, a mata atlântica é ocupada por humanos há quase 10.000 anos. Da floresta original restam apenas 20% de sua estrutura.  

É composta por uma formação vegeta l heterogênea com campos abertos e regiões montanhosas.  

É a mais rica em biodiversidade e está presente no Brasil, na Argentina e no Paraguai. 

Tipos de vegetação: Floresta Amazônica 

Conhecida como pulmão do mundo a floresta amazônica está entre as maiores florestas do mundo, ocupando 5.500 km². 

Seu clima equatoriano oferece altas temperaturas e fortes chuvas, apesar disso, seu solo é bastante pobre de nutrientes, mas rico em matéria orgânica.  

A densidade e a altura das árvores, não permite que haja vegetação rasteira nesse bioma.  

Tipos de vegetação: Mata Araucária 

A mata araucária é conhecida também como floresta ombrófila ou araucaieto, possui uma grande extensão chegando a 216.000 km².  

Seu ecossistema possui grande quantidade de chuva o ano todo, caracterizando seu clima como subtropical, mas com estações bem definidas é uma ecorregião pertencente a Mata Atlântica.  

Seu terreno é em declive, com solo fértil e localizada nos estados do Paraná e de Santa Catarina.  

Vídeo para assimilação do conteúdo: Vegetação

Para que o conteúdo possa ser fixado de maneira mais abrangente, dividimos com os vocês um vídeo sobre vegetação.

Tipos de vegetação: Exercícios de fixação

1- O Brasil, devido sua localização e grande extensão territorial, abriga diversos tipos de cobertura vegetal, sendo que cada Região brasileira apresenta um bioma predominante. Nesse sentido, relacione o estado ou região ao tipo de vegetação predominante.

2- Vegetação típica de regiões costeiras, sendo uma área de encontro das águas do mar com as águas doces dos rios. A principal espécie encontrada nesse bioma é o caranguejo. Essas características são do:

a) Cerrado

b) Mata de Cocais

c) Mangue

d) Caatinga

e) Pantanal

3- O texto abaixo refere-se à qual formação vegetal?
“De origem bastante discutida, essa formação é característica das áreas onde o clima apresenta duas estações bem marcadas: uma seca e outra chuvosa, como no Planalto Central. Ela apresenta 2 estratos nítidos: uma arbóreo-arbustivo, onde as espécies tortuosas têm os caules geralmente revestidos de casca espessa, e outro herbáceo, geralmente dispostos em tufos”.

a) Floresta tropical

b) Caatinga

c) Formação do Pantanal

d) Mata semiúmida

e) Cerrado

4- O Brasil, em razão de sua grande extensão territorial, possui diversos tipos de vegetação, apresentando um complexo mostruário das principais paisagens e ecologias do planeta. Cite os principais biomas existentes no território brasileiro.

5- De acordo com o texto e os seus conhecimentos, aponte as principais características dos seguintes biomas brasileiros:

a) Caatinga

b) Cerrado

c) Pantanal

d) Mata Atlântica

e) Floresta Amazônica

Vamos desenhar o nosso corpo para o verão? Super campanha para quem quer emagrecer por um preço digno de verão: 47,00 REAIS! Clique aqui! COMPRE AGORA: EBOOK + 6 BÔNUS + LISTA VIP do ZAP + LISTA VIP do FACE

A Dieta é composta por um e-book com instruções de reeducação alimentar, 6 bônus e uma Lista Vip de Transmissão no WhatsApp onde as meninas recebem dicas e instruções para seguir a dieta e Grupo VIP de Membros no Facebook onde são postadas as dúvidas, refeições e elas são motivadas, tudo isso para as meninas que comprarem.

O produto foi exatamente pensado em pessoas que não possuem muito tempo, estão insatisfeitas com o peso atual e desejam uma forma objetiva e pratica de seguirem uma reeducação alimentar para emagrecerem de forma saudável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.