in , ,

A águia e a gralha – História Infantil

A águia e a gralha - História Infantil 8

A águia e a gralha é uma fábula,  a qual nos ensina que, não devemos por orgulho ou vaidade, tentar realizar proezas, das quais não estamos habilitados. Cada pessoa possui suas habilidades específicas. Portanto, nada de ficar se comparando aos outros, ou tentar ir além dos limites. Isso poderá ocasionar embaraços e decepções.

A gralha não era menos importante que a águia, porém, não nasceu para capturar presas como a outra ave. Suas garras eram menores e despreparadas para o ataque, se ela reconhecesse isso, iria encontrar sua utilidade, por isso, não  precisaria ser humilhada.

A águia e a gralha- Fábula de Esopo

Em uma bela manhã de sol, uma gralha próxima do campo, observava um rebanho que pastava tranquilamente. Porém algo estranho apontava, vindo da montanha.

A águia e a gralha - História Infantil 1A águia e a gralha - História Infantil 2

De repente, um animal forte e veloz desceu em um voo extraordinário, e com suas garras, segurou uma das ovelhinhas, levando-a consigo. O pastor viu a cena, contudo, nada pode fazer.

A águia e a gralha - História Infantil 3

Era uma águia, que com sua capacidade de captura, levou mais uma de suas vítimas. Impressionada com o que havia visto, a gralha pensou: – Que interessante! Essa ave foi sensacional, como foi que ela conseguiu essa façanha?  Ah! Mas eu também consigo!

A águia e a gralha - História Infantil 4

A gralha então, decidiu tentar. Preparou-se para voar, levantou as asas, e lá foi a ave tentando capturar outra ovelhinha. Só que ao colocar suas garras na presa, elas se embaraçaram na lã do animal, ficando ali agarrada. Portanto, não poderia voar.

A águia e a gralha - História Infantil 5

 O pastor do rebanho, ao presenciar tal cena, foi até a ave, e para soltá-la da ovelha, cortou suas asas. Como ele tinha filhos pequenos, resolveu levar a ave de asas cortadas de presente para eles brincarem. Ao receberem o estranho animal, as crianças perguntaram: – Papai que animal estranho é esse?

A águia e a gralha - História Infantil 6A águia e a gralha - História Infantil 7

O pai das crianças lhes disse:

-Meus pequenos, essa ave é uma gralha, mas se perguntar para ela, dirá que é uma águia!

Moral da história: “Nossa ambição nunca deve nos levar além de nossos limites!”

Autor: Esopo – Adaptação: Eline Costa

Sobre o autor da Fábula: A águia e a gralha

Essa fábula é atribuída à Esopo, um sábio e velho escravo da Grécia antiga, que educava o povo por meio de suas histórias e fabulas. Ele viveu no 6º século antes de Cristo. Contudo, o mistério sobre sua existência, ainda permanece no mundo.

A águia e a gralha - História Infantil 8

A águia e a gralha- Vídeo

Você poderá assistir A águia e gralha em vídeo, basta seguir acessar esse Link . Essa será uma ótima opção, inclusive em salas com crianças pequenas, ou que tenham deficiência visual. Elas ouvirão a narração da fábula, tirando suas conclusões.

A águia e a gralha –  Exercício de leitura para o fundamental I

  1. O que a história da águia e da gralha pode nos ensinar?
  2. Quais as diferenças  existem entre a águia e a gralha, você sabe ?
  3. Separe as sílabas das palavras: extraordinário, interessante, sensacional, filhote.
  4. Recorte de revistas ou jornais, ou imprima da internet, imagens de diferentes aves ( pode desenhar), em seguida escreva seus nomes, identificando suas espécies e habilidades.
  5. Faça uma lista de cada espécie animal que você conheça e os classifique em: Mamíferos onívoros ou herbíferos.( Pesquise o que isso significa).

A águia e a gralha – Proposta de atividade/ Dinâmica

Nessa divertida dinâmica, veremos quem é águia e quem é gralha!

  1.  Coloque dois caixotes ou caixa de papelão com areia
  2. Faça as ovelhinha com rolo de papel higiênico ( modelo aqui)
  3. Consiga algumas varinhas de bambu e faça anzóis ( que não espetem as crianças)
  4. Realize uma competição de dois a dois alunos
  5. Dois alunos tentarão pescar a ovelha, o que conseguir primeiro, será águia, quem perder será gralha.

Converse com os alunos explicando que essa dinâmica é apenas uma brincadeira. Na verdade todos temos habilidades diferentes. Não devemos invejar ninguém por suas habilidades, pelo contrário, devemos nos ocupar em desenvolver as nossas, que podem ser tão boas quanto de qualquer pessoa.

Fim

E então, gostou da fábula de hoje? Estamos trabalhando para tornar suas aulas o quanto mais divertidas e motivadoras. Afinal,temos nas mãos a nobre responsabilidade de formar pessoas éticas, que desenvolvam o senso de responsabilidade, sejam comprometidas com seu nobre papel em meio a humanidade.

Se desejar ver as outras fábulas e atividades , visite a página. Você encontrará muitas possibilidades de realizar seu trabalho em um clima alegre e produtivo.

Um grande abraço, e até breve!

 

Cavaleiros do Haiti, de Aluísio Azevedo - Poema de bom dia 2

Cavaleiros do Haiti, de Aluísio Azevedo – Poema de bom dia

Lendas japonesas 5

Lendas japonesas