A Brincadeira do Comprimento – Quebrando o gelo

0
1021
Jô-Quem-Pô - Aprenda uma brincadeira oriental 1

A brincadeira do comprimento – Quebrando o gelo

Você deve estar se perguntando sobre como seria a brincadeira do comprimento… Bom, a escola pode ser um lugar muito estranho no primeiro dia para muitas crianças, seja aquelas que começaram a estudar recentemente, seja aquelas que vieram de outros colégios ou mesmo outras turmas, e que agora se sentem destacadas das outras crianças por não estar quebrando o gelo. Isto é bem comum e característico de qualquer pessoa, em qualquer idade.

Mas vamos nos ater aos pequenos aqui. O primeiro dia de aula pode ser uma ótima oportunidade para estreitar os laços entre os alunos, e uma forma muito simples e divertida de fazer isso, através das brincadeiras, de preferência aquelas que envolvem todos os alunos sem distinção em grupos.

Para mostrar como isto pode ser fácil de fazer, vamos mostrar a brincadeira do comprimento. Também conhecido como Gato e Rato, ela é muito fácil de ser organizada entre os alunos.

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

O grande sonho da maior parte dos docentes é passar em um concurso, e sem dúvidas a maior dificuldade está em entender a prova e aprender a estudar para o certame. Por isso, sendo eu concursado e tendo passado por isso, quero indicar um curso que realmente faz a diferença:

Centro do ConcurseiroClique aqui para fazer o curso do Pietro Frazon e conquiste sua vaga.

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminha o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Quebrando o Gelo com A Brincadeira do Comprimento

Quebrando o gelo - Comprimento

  • Público alvo: a atividade está destinada a grupos de crianças menores de 7 anos.
  • Idade: a partir dos 4 anos de idade.
  • Recursos: para realizar essa atividade não será necessário nenhum material.
  • Objetivo: o objetivo da brincadeira é integrar e socializar os alunos no primeiro dia de classe.

Passo a passo:

  1. O professor forma uma roda e deixa um aluno dentro e outro fora.
  2. O que está dentro é o rato e o que está fora é o gato.
  3. O aluno que ficou fora deve perguntar; O rato está?
  4. Todas as crianças da rosa respondem: não, não está!
  5. Nesse espaço de tempo a roda gira e o gato tenta passar para pegar o rato.

A brincadeira é muito dinâmica por não limitar o gato e o rato para apenas um aluno. A cada nova rodada, é possível escolher novos alunos, ou ainda inventar novas regras, como um “Rei da Mesa”, por exemplo, trocando apenas o gato ou apenas o rato, até um deles ser pego e trocar o capturado ou captor. Assim como os alunos podem se divertir com a variedade, você também pode se permitindo ser mais criativo. Desta forma, o primeiro dia de aula será inesquecível par eles.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here