in

A Educação Medieval – História da Educação

A Educação Medieval - História da Educação

Hoje vamos apresentar um texto onde mostra trabalhos de diferentes representações e neste poste vamos falar um pouco mais aprofundado de “A Educação Medieval – História da Educação” mostrando seus pontos principais.

Os pontos principais da história da educação mostrando como pode ser aplicada na educação de crianças e jovens.

A Educação Medieval – História da Educação

A educação medieval  era desenvolvida em estreita simbiose com a Igreja, com a fé cristã e com as instituições eclesiásticas que – enquanto acolhiam os oratores – eram as únicas delegadas (com as corporações no plano profissional) a educar, a formar, a conformar.

A Educação Medieval - História da Educação 1

A partir da Igreja partiram os modelos educativos e as práticas de formação, organizavam-se as instituições ad hoc e programavam-se as intervenções, como também nela se discutiam tanto as práticas como os modelos.

A Patrística

A escola Patrística, foi uma corrente filosófica e período da filosofia, coincidindo com os primeiros séculos da era cristã, em que o desenvolvimento filosófico foi realizado por filósofos padres da Igreja Católica, designando um grupo de padres ou um trabalho por eles desenvolvido.

Resultado de imagem para Patrística

Tendo em Agostinho de Hipona seu principal filósofo, tinha como um de seus principais objetivos a racionalização da fé cristã. A patrística foi também uma reação ao desenvolvimento filosófico e teológico dos árabes, que já desenvolviam a muito uma relação próxima com a filosofia de Aristóteles.

Contribuição para a Pedagogia

A escola Patrística deu se a importância da inteligência e do conhecimento se dá na medida em que devemos evitar a adesão a fé seja passiva ou injustificada. Portanto, a razão deverá moderar a inteligência humana para justificar e compreender a fé.

Vídeo Sobre a Patrística:

Princípios da Pedagogia Escolástica

O método escolástico consistia em leitura critica de obras selecionadas, aprendendo a apreciar as teorias do autor, por meio do estudo minucioso de seu pensamento e das consequências deste.

Resultado de imagem para Pedagogia Escolástica

A partir da comparação entre o texto da obra e os documentos a ela relacionados, especialmente documentos da igreja e análises de estudiosos anteriores, se produzia as sententiae, curtas sentenças nas quais eram listadas as discordâncias entre fontes diversas, acerca dos temas tratados na obra em estudo.

Diretrizes da Pedagogia Escolástica

O primeiro período, permanece ligado à filosofia de Agostinho e ao platonismo, neste período destaca-se a ausência de distinção entre natural e sobrenatural, a forte prevalência da fé sobre a razão, bem como uma separação ainda não muito clara entre filosofia e teologia, embora esta ultima já comece a se distinguir como disciplina independente no período patrístico.

Vídeo Sobre os Princípios e Diretrizes da Pedagogia Escolástica:

O Surgimento das Universidades

A primeira universidade de que se tem notícia é a de Bolonha, Itália, criada em 1150. Naquela época o conhecimento era privilégio de poucos e apenas quem podia pagar se associava a outros interessados para contratar um professor sobre algum dos temas das chamadas “essências universais”. Daí o nome de “universidade”.

Resultado de imagem para Universidades antiga de paris

Essas universidade se desenvolveram ao longo dos tempos com diversos estudo no fim do século XII a universidade de Bolonha incorporou o primeiro curso de Direito com as disciplinas de retórica, gramática e lógica.

Evolução das Universidades

Primeiramente as únicas instituições comparáveis às universidades eram os mosteiros que se dedicavam ao estudo da teologia, filosofia, literatura e eventos naturais sob o ponto de vista da religião, mas que, por muito tempo, foram os responsáveis pela preservação da cultura e dos conhecimentos da época.

Em 1158, os alunos de Bolonha, que eram em sua maioria estrangeiros, ganharam imunidade contra algumas prisões, foram dispensados de pagar impostos e do serviço militar. Na Universidade de Paris, eles eram poupados da Justiça Comum e, conquanto não cometessem heresia ou ateísmo, só podiam ser julgados por tribunais eclesiásticos.

O surgimento das universidades na Europa possibilitou a disseminação do pensamento crítico que acabaria por desencadear o Renascimento e, mais tarde o Iluminismo.

Vídeo Sobre o Surgimento e a Evolução das Universidades:

A educação Cavalheiresca

Educação cavalheiresca é uma tal concepção não se circunscreveu só ao período histórico-mitológico abrangido pelos feitos da Ilíada e da Odisséia: em todo o tempo que se seguiu às façanhas da guerra de Tróia, até à decadência da civilização helênica;

Resultado de imagem para educação Cavalheiresca

O cavalo montado ou atrelado a uma carruagem sempre esteve à disposição do guerreiro e do ginasta gregos para lhes dar grandiosidade na guerra e nas competições esportivas.

Disciplina Social

A disciplina é de grande importância em várias circunstâncias da existência, à medida que garante a execução de metas e objetivos. Assim, a disciplina social é feita por uma composição de comportamentos que englobam diversas áreas da vida inclusive a educação.

Vídeo Sobre a educação Cavalheiresca – Disciplina Social:

FIM

Chegamos ao fim de uma lista que foi recheada de conteúdos, e hoje falamos de A Educação Medieval – História da Educação com suas características. Se você gostou do assunto e do texto, compartilha nas redes sociais, e ajude a divulgar nossos trabalhos. Você também pode acessar as nossas redes sociais.

20 Curiosidades sobre a água 1

20 Curiosidades sobre a água

O que é autismo?

O que é autismo?