A Forca – Brincadeiras folclóricas

As brincadeiras folclóricas sobreviveram ao tempo e às mudanças culturais, pelo fato de muitos pais transmitirem aos filhos o que aprenderam com seus avós. Na realidade, até hoje os meninos sonham em empinar uma pipa, e quase todas as meninas se encantam pelas bonecas de pano feitas à mão. Sem falar nas brincadeiras animadíssimas. Como demonstração do que poderá ser feito, trouxemos aqui A Forca e outras brincadeiras folclóricas.

A Forca

São muito utilizadas na educação infantil pois além de divertirem, trabalham com a cognição, a coordenação, a criatividade, a concentração e desenvolve a interação social das crianças. As brincadeiras folclóricas são passadas de geração em geração e normalmente não possuem um autor definido. Elas podem sofrer algumas modificações, seja no nome ou nas regras, dependendo da região do país.

Brincadeiras folclóricas

Elas acompanharam o crescimento de muita gente. Devido à vasta expansão do uso tecnológico, as crianças de hoje, se não forem estimuladas, acabam perdendo a oportunidade de aproveitarem os benefícios das brincadeiras folclóricas. Para que possam conhece-las, sugerimos aqui algumas delas.

A Forca – Brincadeiras folclóricas

Uma brincadeira folclórica super interessante e muito proveitosa para o desenvolvimento intelectual de crianças, jovens e adultos. Ela provoca o raciocínio, na busca de palavras para preencher as linhas.  Se não quiser que seu bonequinho seja enforcado, precisará pensar, e isso é muito produtivo.

Recursos para a brincadeira folclórica: A Forca

  • Público alvo: Crianças a partir da segunda série do ensino fundamental à qualquer nível de formação acadêmica.
  • Idade: A partir de 7 anos.
  • Recursos: Folhas de papel, lápis, caneta.
  • Objetivo: Levar o participante  a pensar respostas para problemas encaixando as idéias, resolvendo enigmas.

Passo a passo da brincadeira: A Forca

  1. Esta brincadeira, poderá ser feita em dupla, para melhor aproveitamento. Um dos participantes deve  escolher uma palavra ocasional e desenha uma forca e diversos traços pequenos no papel, para serem completados.
  2. O número de traços obedece à quantidade de letras que a palavra a ser descoberta possui.
  3. A pessoa que vai tentar adivinhar deve falar uma sugestão de letra por vez.
  4. Se acertar, o traço é preenchido com a letra. Se errar, é desenhada a primeira parte do boneco, e assim por diante.
  5. Cada vez que errar a palavra, vai sendo desenhados a cabeça, corpo, braços e pernas… Se errar até terminar de construir o boneco, ele será enforcado.  Se acertar, ele direcionará a brincadeira
  6. O objetivo aqui é acertar a palavra antes que seja enforcado.

É uma ótima brincadeira para se utilizar enquanto estiver treinado para prova. Uma sugestão é estudar um capitulo por exemplo do livro de história ou geografia, filosofia, qualquer disciplina e construir a forca com base em palavras que respondam certas perguntas.

Exemplo: Faça uma pergunta dando um enigma, “ Trata-se de uma estação do ano”     ___   _____ ___ ___ ___ ____  ___ A.   Se a criança for esperta, verá que outono, inverno e verão terminam com “O”  logo então, se a palavra termina com A, só poderá ser primavera.

Use a criatividade e aproveite para enriquecer os conhecimentos enquanto brincam.

Fim da brincadeira A Forca

Se você gostou das brincadeiras, compartilhe a ideia, deixe seu comentário ou crítica.

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou dessa lista de brincadeiras, e quer mais, temos diversas outras brincadeiras para alegrar a garotada. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!

Add Comment