A formiga e a Pomba

0

A formiga e a pomba fala como usar de bondade para com as aqueles que estão em apuros, pode ter seu momento de recompensa. Jamais devemos olhar o sofrimento alheio e se fazer de desapercebido.Portanto, fica a dica: ‘Tudo o o que se plantar será colhido”

A formiga e a pomba – História infantil

São pequenos detalhes de cuidado e consideração, que precedem atos  de amor e gratidão. Uma pomba se importou com uma simples formiga, que foi sua defensora, livrando da morte sua vida!

A formiga e a pomba – Fábula de Esopo

Uma formiga delicadamente passeava a beira do rio, com muita sede! Procurando um jeitinho para descer e beber um pouco de água, contudo, o rio era muito perigoso, ja cansada falou:

 

– Ufa! O sol está tão quente! minha pequena gargante está ardendo e necessito urgentemente de água, caso contrário, acabarei morrendo!

A pequenina foi se aproximando mais e mais das margens, até que uma forte corrente a arrastou, deixando a minúscula formiga a lutar para sobreviver.

Uma pomba que de longe avistou a formiguinha tentando nadar, foi até uma árvore, e colhendo uma folha, a deixou cair na água. A formiga mais do que depressa, apegou-se à folha e conseguiu se salvar!

Passando alguns dias, a bondosa pomba estava em um de seus voos, portanto, pousou em uma árvore. Quando um  caçador, que por ali passava a viu, com sagacidade aproximou-se, lançando-lhe a rede. Quando a pobre pomba estava quase totalmente presa, a formiga subiu até o colarinho do caçador dendo-lhe uma generosa mordida:

-aí!!!  O que foi que aconteceu, utilizando a mão para se proteger da mordida, o caçador acabou soltando sem querer a pomba. A mesma voou rapidamente escapando da prisão.

A formiguinha satisfeita olhou de longe sua parceira, na felicidade de conseguir retribuir o bem que um dia recebeu!

Moral da história: ” O bem que fazemos,  quando menos se espera de novo o teremos!”

Fábula de Esopo – Adaptação: Elaine Costa

Sobre o autor da Fábula – Esopo

Essa fábula é atribuída à Esopo, um sábio e velho escravo da Grécia antiga, que educava o povo por meio de suas histórias e fabulas. Ele viveu no 6º século antes de Cristo, contudo, pela inveja que possuíam dele, o entregarão para ser morto, no entanto, sua sabedoria se espalhou no mundo.

Exercícios de leitura para fundamental I

  1. Qual a lição que aprendemos com essa história?
  2. Como a pomba recebeu sua recompensa?
  3. Circule as atitudes da formiguinha para com a ação da pomba

A formiga:

Ignorou a pomba

morreu afogada

ajudou a pomba

subiu até o colarinho do caçador e o mordeu

A gratidão é uma virtude, portanto precisamos reconhecer o bem que nos é feito

Proposta de atividade/dinâmica

A formiguinha quase morreu, porque precisava tomar água. Portanto, sabendo que é importante, vamos saber por qual motivo precisamos beber água?

Agora portanto, te desafio! Após ouvir nossos artistas abaixo, vamos fazer uma competição?

  1.  Separe os grupos, contudo, não deverão ter muitos componentes
  2. Cada grupo deverá fazer uma paródia, onde o tema principal, será a importância de beber água!
  3. Combinem o dia para a apresentação, contudo, é bom que criem um corpo de jurados, para escolherem a melhor apresentação.
  4. Vamos ver que consegue ganhar o concurso ? Portanto, mãos à obra!

Uma versão da história infantil, a formiga e a pomba em vídeo

Vejam a incrível versão da Demonstre da fábula a formiga e a pomba, e desta forma faça sua avaliação. Contudo não esqueça de comentar sobre a lição aprendida.

Fim

Gostou da fábula: a formiga e a pomba? Portanto, Se desejar ler mais fábulas de Esopo, temos diversas outras no blog, portanto, não perca tempo! Mergulhe no mundo de sabedoria, o qual pode ser encontrado, nas lições de moral, que embora sejam histórias infantis, carregam um mundo verdades, das quais todos nós precisamos conhecer!

Um grande abraço, e até a próxima!