A gansa que colocava ovos de ouro – História Infantil

0

A gansa que colocava ovos de ouro, ensina verdades que precisam ser aprendidas por todos nós. Prosperar é bom, no entanto, não podemos nos deixar ser levados pela avareza.

Quanto mais riquezas  possuímos, maior é o desejo de possuir mais. Não existe nada de mal na riqueza, mas a ganancia é um veneno. Administrar com sabedoria o que possuímos, é melhor, do que desejar dar pulos altos de uma só vez. Pois poderemos quebrar as pernas!

 

A gansa que colocava ovos de ouro

– Conte vovó, conte para nós o que aconteceu com a filha da  Cassilda, quando ela ficou sozinha lá no sítio do riacho, conta!

-Está bem, mas não é para ficarem impressionados, é só uma fábula meus gancinhos!

– Conta logo vovó!

– Era uma vez, um casal de camponeses passava por muitas dificuldades financeiras. Tendo que vender todos animais que possuíam para sua manutenção, lhes sobrou apenas uma gansa branca, a qual ninguém se interessou em comprar.

Uma solução na crise

Passados vários dias, e sem mais nada para se alimentarem, a mulher sugeriu ao marido que pegasse a gansa para que a preparasse para a refeição:

– Marido, não temos mais nada para o jantar! O jeito é pegar a gansa branca para assar!

-Mulher, a gansa é muito estranha, as pessoas sempre a olhavam e nunca a quiseram comprar, parece que ela não presta, nem para comer e nem para botar!

– Deixa de conversa homem! Ainda bem que não a compraram, não fosse isso, não teríamos o jantar. Vá logo pegar a gansa que água está fervendo para a depenar!

O homem então foi até o local onde a gansa estava deitada, e ao levantar-se, ele observou que algo estranho estava debaixo dela. Mais do que depressa,  abaixou-se e pegou o objeto. Era ouro! Como isso poderia ser possível?

Ainda assustado, no entanto muito contente, o homem pegou o ovo de ouro e a gansa. Correndo até sua esposa, mostrou-lhe entusiasmado a descoberta:

– Mulher! Veja isso, é surreal! A gansa branca bota ovos de ouro! Ainda bem que não a vendemos!

– Vamos esperar, para ver se ela vai continuar, ou é apenas uma coincidência!

O homem pegou o ovo de ouro, levou ao mercado, comprou tudo o que precisava e preparou um banquete. No outro dia, no mesmo horário, o homem foi até a gansa, e lá estava! Outro lindo ovo de ouro! E foi assim por muitos dias. Eles pagaram suas dívidas, enriqueceram e ficaram muito abastados.

O preço da Ganancia

No entanto, em um belo dia, o homem chamou sua mulher e comentou:

– Mulher, sabe o que eu estava pensando? Se a gansa bota ovos de ouro, ela deve ter uma mina dentro dela! Se nós a matarmos, seremos os donos do tesouro, e não precisaremos mais de esperar ovo por ovo!

– Boa ideia marido!

E lá foram os dois. Pegaram a gansa branca e a degolaram. Quando a abriram, surpresa!A gansa era como qualquer outra ave, e nada possuía de anormal. A triste notícia era que, por causa da ganancia, perdeu a sua provedora.

– Pucha vovó, isso é uma lição e tanta! Não devemos ser gananciosos não é mesmo?

– Meus netinhos, ser agradecido pelo o que se possui, é uma virtude que poucos conhecem!

Moral da história: ” Os gananciosos que querem sempre mais, acabam perdendo até o que possuem”!

  Autor: Esopo – Adaptação: Eline Costa

Autor da fábula: A gansa que colocava ovos de ouro

Esopo, foi realmente fabuloso! É sitado como um grande estoriador, que viveu na Grécia no século 6 antes de Cristo. Contudo, sua fama foi tão grande, que levou a invejosos, a preparem uma cilada para matá-lo. Entretanto, suas histórias não morreram, elas atravessaram os séculos e chegaram até nós.

Exercício de leitura para o fundamental I

Temos aqui alguns exercícios para ajudá-lo na interpretação de texto, portanto, faça tudo com atenção e boa sorte!

  1. Escreva com suas palavras qual a lição que você pode tirar dessa história
  2. Escreva no caderno os adjetivos encontrados no texto
  3. Escreva o sinônimo de: Tesouro e degolaram.
  4. Dê o antônimo das palavras: Anormal e Ganancioso
  5. Por qual motivo mataram a gansa ?
  6. Escreva um parágrafo, explicando: Em seu modo de pensar, como eles poderiam ter feito com a gansa.
  7. Se eles tivessem outra oportunidade, fariam diferente?  O que fariam e por qual motivo?

Proposta de atividade – Dinâmica

Após a leitura dessa fábula, uma boa dinâmica seria a brincadeira de passar o anel. Se você não sabe como fazer, nesse link encontrará!

Além do mais, a fábula ensina sobre riquezas e seus valores. A conservação e a perda por falta de prudência. Portanto, esse é um assunto, que você poderá discutir comas crianças.

Uma versão variante da fábula: A gansa que colocava ovos de ouro

Se você desejar conhecer uma versão diferente dessa fábula, abaixo temos um vídeo. Portanto, aproveite e vamos nos divertir com a gansa que botava ovos de ouro!

Fim

Aqui deixamos mais uma fábula de Esopo: A gansa que botava ovos de ouro.Contudo, não ficaremos por aqui, iremos mais adiante. Portanto, não deixe de nos acompanhar. Cada atividade, possui um gostinho de felicidade, por compartilhar com vocês o que construímos.

Curta nossa publicação e compartilhe com os amigos, enquanto você faz isso, distribui conhecimento e prazer de encontrar nas letras o saber. Por isso continuaremos a trazer o melhor para você!

Abraço e até breve!